Atenção: Tecnologia é responsável por 32% dos acidentes

11 Comentários

A segurança rodoviária deve ser uma preocupação de todos! No entanto, nesta era altamente tecnológica, as distrações são mais que muitas.

De acordo com a  Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP), em 2018 a tecnologia contribuiu para 32% dos acidentes.

Atenção: Tecnologia é responsável por 32% dos acidentes


Deixa a tecnologia “em paz” enquanto conduz

Apesar dos muitos alertas e campanhas de sensibilização, as distrações ao volante continuam a fazer vítimas. Segundo dados estatísticos da APCAP, os acidentes que aconteceram por distrações em 2018, nomeadamente devido ao uso da tecnologia, como telemóveis e soluções multimédia dos automóveis, aumentaram quase 10% face a 2017.

A associação refere também que já em 2017 cerca de 23% dos acidentes foram provocados por distração, um aumento de 7% relativamente ao ano de 2016.

Atenção: Tecnologia é responsável por 32% dos acidentes

O relatório de 2018 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) relativo à sinistralidade rodoviária, incluindo vítimas no local do acidente, a caminho do hospital e no hospital nos 30 dias após o acidente, indica que se registaram 675 vítimas mortais, o número mais elevado desde 2012.

Em relação a 2017, o número de mortos nas estradas em 2018 aumentou 12,1%, com mais 73 vítimas mortais registadas.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
  • Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
  • Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
  • Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
  • Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
  • Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
  • Má avaliação da velocidade;
  • Redução do campo de visão;
  • Tendência para não parar nas passagens de peões;
  • Aumento do stress por atender ou telefonar;

Leia também…

Podemos usar o telemóvel em alta voz enquanto conduzimos?

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XI
    XI

    Estudos sem nenhuma validade científica, pagos aos amigos por ajuste direto, para
    o faz de conta que fazem um estudo 😉

  2. Avatar de lino
    lino

    as pessoas sao demasiado estúpidas para andarem para aí a conduzir livremente. que venha a condução autonoma

  3. Avatar de Fixo
    Fixo

    O que a PSP diz dos acidentes do primeiro semestre de 2019:

    “ Em 2.280 inquéritos abertos para analisar as causas dos acidentes registados no primeiro semestre de 2019 ficou provado que a distração foi um dos fatores identificados em 508 casos, associada ou não ao uso do telemóvel. Segundo os dados, destes acidentes 38 foram mesmo atribuídos à utilização de telemóvel ao volante”

    Então vamos lá a pôr a coisa como deve ser:
    – 502 dos 2.280 (22%) foram por distração, podendo ou não ser tido provocado por telemóveis
    – tem-se a certeza que em 38 (1,7%) o acidente foi provocada pelo uso do telemóvel. Pode ter sido mais, mas não estou a ver como é que se chega aos 32% do título.

    1. Avatar de Regis
      Regis

      O post não fala em telemóveis, mas sim em tecnologia. Certo?

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        O título diz “tecnologia é responsável por 32% dos acidentes”.
        No post já é “ontribuiu para 32% dos acidentes” – pode ser 2%, 3%.
        Nem quis ir por aí.
        No post fala-se em telemóveis com uma referência a “soluções multimédia” que não estão nas estatísticas da PSP.
        O problema aqui é identificar os distraídos só com os que usam telemóvel ou soluções multimédia.

        NO QUE IMPORTA – ANDA PORRADARIA DE GENTE DISTRAÍDA A CONDUZIR
        – QUER COM TELEMÓVEL, QUER SEM TELEMÓVEL.

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Distração inclui fazer festinhas na perna da companheira, etc eheh

      2. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Certo, mas mesmo asshm, acidentes 2208, 502 foram por distração (22%) e não 32% conforme indica o título

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    E o carros agora que têm infoenternaiment com ecrãs de 7, 8 e 10″ ? Não contribuem tambem?

    Sempre a bater no ceguinho ( no telemovel… ) tb já enjoa… não digo que nao distrai mas culparem o telemovel por tudo… humm… deixa.me pouco a acreditar…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      como podem contribuir? so se for por usar o GPS nele

    2. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      + 1 uso o telefone as vezes em mãos livres através do Infotainment system que tem car play. Mas o equipamento em si concordo, é uma grande distração talvez mais que um telemovel.

  5. Avatar de Raul Esteves
    Raul Esteves

    Essa imagem dos teslas mostra bem o problema, querem fazer dos carros um mediaroom em movimento, depois é o que dá!…