Técnico de informática rouba para depois reparar

62 Comentários

Numa economia com um elevado grau de competição e a crise a apertar o negócio de algumas pessoas, estas têm que começar a ser criativas. Contudo, convém não levar a criatividade a níveis extremos senão pode-se estar perante um caso de aptidão desenvolvida na área do ilusionismo com contornos de burla!

image_tecrobrep_01

É um verdadeiro conto do vigário protagonizado pelo senhor Kevin Andrew Lutes, técnico de informática que parecia ter o plano perfeito (tirando a parte de ser apanhado).

Este senhor engendrou um plano que consistia em forçar a entrada dos escritórios da empresa Action Realty e simular um mero roubo. No entanto não era um furto qualquer que pretendia perpetuar. A ideia era não dar nas vistas, então o roubo não poderia ser previsível, visando assim um componente, o disco rígido.

Agora e para dar por completo o plano, este certificava-se que era chamado pela mesma empresa para resolver o problema entretanto detectado. Este senhor era tão bom no seu ramo de negócio que quando recorriam aos seus préstimos, este garantia que não só conseguia reparar o computador visado pelo furto, como recuperar todos os seus dados!!!

Sim acredito que estão abismados com as capacidades supremas da nobre arte de engenharia aplicada ao hardware. Claro que tal proeza não poderia ficar barata, vinda de um autêntico guru com poderes sobrenaturais no ramo informático. Este técnico de informática depois de repor o disco que havia roubado, cobrava 50 dólares (36,70 euros) por hora, resultando numa factura que incluía 40 horas de trabalho a um preço de 2000 dólares (1468 euros).

Muitos são apanhados neste conto… mas não são todos apanhado! O responsável pela Action Realty estranhou a situação e telefonou ao fabricante do computador, este depois de receber toda a informação reportada informou que não era possível recuperar os dados sem se estar na posse do próprio disco rígido.

E já devem adivinhar o fim desta proeza quase perfeita. Queixa apresentada na polícia, que conseguiu mais tarde identificar o veículo do senhor Kevin Lutes, como o mesmo automóvel que tinha estado estacionado à frente da empresa na noite do roubo.

Agora o senhor Kevin Lutes, terá muito tempo para fazer truques de ilusionismo no estabelecimento prisional de Pennsylvania. Não deixo de salientar numa sociedade cada vez mais informatizada a importância que as pessoas andem mais informadas de modo a impedir este tipo de burlas.

Fonte: Gizmodo

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Traga2whiskys
      Traga2whiskys

      Existe sim, mas sendo perfeito ninguém sabe como e quando aconteceu! Daí pensar-se que ele não existe.

      1. Avatar de carlos rajas
        carlos rajas

        pô valeu, gostei da observação ! 😎

      2. Avatar de Alfredo Caiano Silvestre

        Ainda não tinha visto as coisas desse ponto de vista.
        🙂

      3. Avatar de Stênio
        Stênio

        Nem eu. Estou achando que você é expert nisso… 🙂

    2. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      Nao existe? Basta olhares para o caso Meddie. Isso sim é o crime perfeito.O unico local onde nao procuram é na igreja..
      porque raio será..

      1. Avatar de Alfredo Caiano Silvestre

        Sei lá.

        Porque não de candidatas a judite?

        1. Avatar de Nandozs
          Nandozs

          Se recriares o caso como aconteceu, daí tiras as proprias conclusoes e chegas la.

    3. Avatar de Gil
      Gil

      Crime perfeito é praticado todos os dias pelo estado, somos “roubados” e ficamos calados e sem apresentar queixa

  1. Avatar de tiago
    tiago

    Quase o 1º ^_^

    O tipo ganhava bem à hora, com um bocado mais de treino e ganhava tanto como o Ronaldo!!!
    _________________________________________________
    Desafiem-me, quero ver quem me consegue vencer!!!
    http://alphaknuc.mybrute.com

    1. Avatar de kekes

      Não ganhava assim tanto há hora LOL, os mecanicos ganham quase isso, entre outros, demorava era muito tempo a recuperar os dados, da RAM? XD ahahahahah

      http://www.kunamiquefala.com

      1. Avatar de KaiserSoze
        KaiserSoze

        Se me permites, não são os mecânicos que ganham isso mas sim as oficinas. O que pagamos à empresa e o que o empregado recebe tem uma graaande distância

        1. Avatar de lmnd
          lmnd

          Os mecânicos? As oficinas?
          Vejam os preços das peças automóveis… A comissão das oficinas nem é assim tanto.

  2. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Tem tanto de genial como de parvo, quando comecei a ler ainda pensai, “olha que artista…”, mas só no final é que percebi que ele nem deixava um disco de substituição do que levava com ele. Estavam todos a pedi-las…

    1. Avatar de jr
      jr

      Para técnico de informática realmente era só parvo.

  3. Avatar de mmick
    mmick

    Tiago, ele ganhava 2000 dolares mas era pela serviço completo 🙂 O “desgraçado” foi preso por roubar 2000 dolares LOL O cristiano ronaldo ganha isso em minutos por dar chutos a uma bola 🙂

    1. Avatar de Samuel Gomes
      Samuel Gomes

      A dar chutos na bola?
      O rapaz vai a casa de banho arrear o calhau e já ganha mais que eu num mês de trabalho!! –‘

  4. Avatar de Kazam
    Kazam

    a necessidade aguça o engenho.

    Pequeno reparo… “…criativas. Com tudo, convém…” Contudo é a palavra adequada =P

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Obrigado pelo reparo, corrigido.

  5. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    ola, bom dia pessoal, aqui começamos o dia ! 08:42 GMT

    Aqui deve-se ter muito cuidado com os “tecnicús” de informática..a maioria ja tem o diagnóstico na ponta da lingua…”é, tem que formatar..” aí depois, orar para que sua memoria não seja trocada ou sua fonte condenada e por aí vai….
    Ainda bem que não preciso dos serviços dos “tecnicús de plantão”.

    Mas claro que ainda ha gente boa honesta sim !

    1. Avatar de Samuel Gomes
      Samuel Gomes

      O que era do mundo se eles já não existissem!!

      São é uma raça infelizmente em extinção…

      1. Avatar de Alfredo Caiano Silvestre

        Infelizmente?

        Safa!

        Tem que me dizer onde trabalha para nunca lá ir.

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Acho que ele estava a falar da gente honesta

          1. Avatar de Alfredo Caiano Silvestre

            Talvez.

            Mas que me confundiu, confundiu.

    2. Avatar de mmick
      mmick

      Eu já trabalhei numa grande cadeia de lojas de informática (uma que nao é nem a Vobis, nem a Chip7 mas foi criada pela mesma altura desta última) e as indicaçoes que tinhamos era mesmo formatar logo e cobrar 😉 E ainda assim em 95% dos casos (ou mais) era possível salvar a informaçao que normalmente era copiada para o DISCO PESSOAL USB dos meus “colegas” que mais tarde ficavam com os MP3, videos, fotos e documentos pessoais das pessoas…que supostamente nao podiam ser salvos 🙂 Isto acontece diariamente por aí fora e RECOMENDO a toda a gente que no caso do problema ser do disco e terem aí fotos/documentos importantes/passwords NAO ENVIEM Á LOJA. Retirem o disco e comprem um novo e peçam a alguém de confiança que tente recuperar. Caso contrario correm o risco de terem as vossas contas a descoberto e fotos em vários blogs/foruns. Há bons profissionais? Sem dúvida! Mas sao uma fracçao dos maus.

      1. Avatar de Alfredo Caiano Silvestre

        Se diz que nessa firma era prática corrente tenho que acreditar.

        Agora que o rácio bons/maus profissionais seja esse… não acredito.

    3. Avatar de Filipe YaBa Polido

      Vamos supor que pagas 30 euros por hora a um técnico, e tens um grave problema no S.O. mais uns erros em software e um ou dois spywares manhosos e ainda de bónus um rootkit…
      Preferes pagar 60Eur, por clonar, formatar, reposição de dados e re-instalar?!
      Ou pagar 120 pela reparação completa sem formatar a máquina?!
      Há que ter em conta que reparar problema a problema é mais moroso e aborrecido, daí muitos técnicos sugerirem a formatação.
      A diferença… é que há empresas que fazem um clone da informação sem o cliente pedir, e repõe, e outras que nem estão para se chatear com isso…
      Infelizmente, parece que temos aqui informáticos e users que associam a formatação à perca de dados… LOL…

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        Depende do tipo de formatacao 😛 faz la um low format e dp dizme se n associas isso a perca de dados 😀

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido

          É de lamentar tanta ignorância…
          Será que não conheces software de CLONES ?
          que se faz ANTES de formatar o disco do cliente.
          E depois restauram-se os dados REALMENTE importantes, o resto, re-instala-se…
          Entende ou precisa de um desenho?

      2. Avatar de Yuy
        Yuy

        Em caso de Malware é SEMPRE recomendável a formatação completa do disco… e se a bios for actualizável via ambiente do sistema operativo, então é melhor mudar também a motherboard (se puderem assim que comprarem a motherboard certifiquem-se de que a mesma tem a actualização da bios desligada, a menos que desejem realmente actualizá-la… e depois devem desactivar novamente). E certificarem-se de que a memória fica fora das ranhuras durante alguns minutos.

        É que com a quantidade de Malware e criatividade vocês nunca sabem se não tem algo de maligno escondido algures pronto a atacar de novo mal volte ao trabalho.

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido

          Muito bem visto, não vão tardar a surgir (já existe em “laboratório”) malware que infectam a BIOS. Boa dica 😉

        2. Avatar de Bruno Braz
          Bruno Braz

          Mais vale usar cadernos e calculadoreas… mas ter cuidado para usar luvas e nao espirrar pra cima deles!

        3. Avatar de Bruno Braz
          Bruno Braz

          Ah, e fuja do tecnico de informatica… porque ja sabe… ele vai querer assalta-lo!!!

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido

            A que propósito comentários descabidos e sem ponta por onde se lhe pegue?! Basta ter bom senso e o minimo de cuidado e não há spammer, malware, spyware, etc… que nos infecte o PC.
            E já nem entro na parte de usar S.O. menos vulneráveis 😉

  6. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Bastou alguém que percebesse minimamente do assunto para perceber que recuperar dados num computador sem disco era no mínimo difícil 😛

    1. Avatar de Yuy
      Yuy

      A não ser é claro, que se tenha roubado o disco original 😛 se tenha gamado os dados via programa instalado, ou exista uma cópia dos dados on-line/off-line algures.

  7. Avatar de Shogun
    Shogun

    N sei se se trata de uma kestao de alg perceber, a mim pareceme mais k a empresa tem mt dinheiro e q ng se preocupou em pensar no minimo 2m para perceber k n e possivel.De kk das maneiras, o gajo n cobrava mt.

  8. Avatar de crazy_ghost

    ÉTICA PROFISSIONAL= ver um cliente que procura o seu problema profissionalmente e eficazmente resolvido, e não
    a via para aumentar os seus proventos económicos.

    É triste muito triste, sim á “tecnicús” de informática, “medicús”, advogadús( mesmo muitos, diga-se de passagem), juizús( acho que isto não era para dizer…)…(…)., “jornalistús”, digam-me a primeira profissão que não tem esta mancha negra, queria dizer nódoa negra, eu afirmo todos!, umas mais, outras menos.

    Quando pessoalmente não existe dignidade pessoal, não pode existir dignidade profissional, é um facto, e nos momentos que correm…

    Acho, no meu ver, que só á uma classe, que foge a esta triste condição humana e social, os voluntários, os que vão para a Africa, Ásia, …darem o melhor de si, pondo a sua vida em muitas vezes em risco, e que de coração trabalham.

    SIM, a muitos bons profissionais na área de Informática, na área de Medicina, SIM á muitos bons profissionais em todos os ramos, O QUE SERIA DESDE MUNDO SE SÓ EXISTE-SE BISCATEIROS.
    Eu não tinha nascido bem, não tinha bons professores, bons assistentes de cadeira, bons prof…… Obviamente que já passaram pela minha vida alguns BISCATEIROS, que só me facturaram uma vez e passei palavra.
    Obviamente que começa por nós, a razão de existir destes biscateiros e ao final de algum tempo, teriam que ir “biscatar” para outra profissão.
    Não quero e não me possa me alongar mais, mas gostaria de acrescentar o seguinte, quem é que disse! que os bons profissionais estão na Vobis, Chip7, grandes superfícies,
    é mentira, não estão. O pessoal que trabalha nas assistências desdes grandes espaços são profissionais que não tiveram lugar em mais num lado. Saíram de cursos do Centro de Emprego ou outros similares e têm pouca ou nenhuma experiência e tem que se sujeitar a baixos salários, não lhe é dada formação continua, sim, muitas vezes vão as apresentações de novos produtos na óptica de vendas.

    ….

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      Amigo Crazy Ghost, isso foi bonito, sim senhor ! apalusos para você ! :-))

      1. Avatar de carlos rajas
        carlos rajas

        ops…quis dizer aplausos…

  9. Avatar de PauloAraújo

    LOL sinceramente esse Sr. devia ir para o ilusionismo

  10. Avatar de NanoFerias.com

    Que esquema… tinha de ser Made in USA 🙂


    http://www.nanoferias.com – os preços mais baratos em hoteis

    1. Avatar de Yuy
      Yuy

      Mas podia ter acontecido aqui em Portugal em qualquer lado. Claro que o pessoal tal como lá, ia desconfiar desse milagre… se não tem o disco original, como raio vai reaver a informação? lol

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Há uns 10 anos, em Inglaterra, uma revista fez este teste: oferecia um disco rígido grátis, por download(!); resultado: de ~2.000 que acederam à página, metade caíu que nem patinhos!

      Quando não pescas a mecânica da coisa, é fácil caíres em esparrelas que não cabem na cabeça de ninguém!

  11. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Eu não fui!he he

  12. Avatar de Thiago
    Thiago

    Sou Tec em Informatica, e como disse o crazy_ghost, existem ‘biscateiros’ em todos os ramos, mas salva uma nata dos bons profissionais. O que mais faço é formatação e instalação de uma plaquinha aqui, outra a colá. Mas os meus serviços são sempre na casa do cliente. Para que não haja duvidas do serviço, e sempre explicando o que estou a fazer. Com isso, ganhei credibilidade e satisfações dos clientes, porque, o bom tecnico, é aquele que faz um serviços excelente, sem ter que voltar porque esqueceu de instalar isso ou habilitar aquilo. Mas o sujeito que tem a solução de forma a não voltar mais por um bom tempo. Isso é ser profissional, e não ficar esquecendo de coisas para poder voltar mais tarde e cobrar novamente.
    Não que a formatação seja o ‘caminho para a felicidade’ dos tecnicos, mas todos os problemas do cliente pode ser resolvido reinstalando o sistema. Lembrando que o BOM profissional faz backup dos documentos dos clientes. E NÃO SE PERDE NADA!
    Isso valoriza e muito seu profissionalismo, mas existem, é claro, os que não valorizam seu serviço, assim como os ‘Biscateiros’.
    Isso me fez lembrar de uma historinha sobre o valor do profissional. Certa vez um tec. foi chamado para resolver o problema no micro. Foi la o tec. e constatou o problema sem grandes dificuldades. Abriu a maquina na frente do cliente e virou um único parafuso. E lhe cobrou o valor de €1.001,00. O cliente indignado, exclamou: “Que absurdo, tudo isso pra virar um parafuso!?”. O tec. disse: “Não! Para virar o parafuso eu te cobrei €1,00, mas para SABER qual parafuso virar, são €1.000,00”
    Bem, por ultimo darei um conselhos aos tec. iniciantes. Mesmo que não estejam ganhando o salário dos sonhos, faça seu trabalho ESPETACULAR. Até mesmo Ronaldo, começou ganhando salario minimo, mas só por isso não fez GOL contra. Isso colocaria a vida profissional dele em risco, assim como o espertinho estadunidense do post, mas ele fez os seus gol’s ganhando salario minimo, para depois ser reconhecido!
    É isso!

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      beleza thiago !

  13. Avatar de Paulo Henrique
    Paulo Henrique

    so mesmo uma besta quadrada pra acreditar que, um hd despois de roubado, seria possivel recolocar todos os dados novamente!

    é como ter o automovel roubado e “alguem” devolve ele!

  14. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Rui, que bom fazer um belo post que se desenvolve numa boa né ?
    valeu, parabens…!

  15. Avatar de nuteix
    nuteix

    É lamentavel a falta de ética do tipo e a ignorância dos clientes que acreditaram nos “poderes sobrenaturais”.
    Enfim…O_o

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Vê o meu post acima

  16. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    A respeito de técnicos e salvaguardando os bons e honestos, deixo aqui o meu testemunho.

    Quando eu não percebia nada disto e não é que agora perceba muito, o meu pc avariou-se (já lá vão uns 6 ou 7 anos). Levei-o a uma loja que existia ali para o Rio Sul Shopping e o que fizeram foi formatar o disco e instalar um xp dos técnicos (disseram eles).

    Acontece que eu tinha um xp original e tinha-o levado para o instalarem pelo que não percebi o porquê de tal situação.

    Responderam-me então como se fosse algo natural e normal. Então funciona com este que não tem mal nenhum. Mas já precisei actualizar e pede-me uma senha, respondi. Não tem problema vem cá e nós actualizamos. Certo e custos, questionei? Bem, isso temos aí uma tabela com o preço da hora e dos vários trabalhos.

    ah! E que tal estes espertinhos?

    Só a tiro caros amigos, só a tiro! O que faz falta é outra revolução mas agora a sério.

    Bem hajam!

  17. Avatar de Primax
    Primax

    A ruína do ladrão é a ganância!

    E eu até acho que existe o crime perfeito! Só não existe é pessoas perfeitas para o reter durante toda a vida.

  18. Avatar de Erich Oliveira
    Erich Oliveira

    Põe guru nisso!!!

    O cara é o Deus Hardware!!!.
    Que haja dados!!!!

  19. Avatar de Organismo Terra

    Por causa destas e de outras é que sou eu quem sempre repara o meu computador. Andam por aí muitos “lobos em pele de cordeiro” e eu já soube de histórias do “arco da velha”.
    Ainda sou daqueles que quando vejo alguém a digitar uma password, viro a cara para o lado sem que mo peçam. É muito fácil ser-se honesto, basta que se queira. Ao contrário do que se pensa, ao sermos honestos com os outros e sobretudo connosco, compensa e muito. Quando prejudicamos os outros, estamos também a fazê-lo a nós próprios, pode não ser de imediato, mas acabamos sempre por colher aquilo que semeamos, e quando a colheita não presta, geralmente perguntamos: – O que foi que eu fiz para merecer isto?
    A isto, Carl Gustav Jung chamava de “Sincronicidade”.

  20. Avatar de Francisco
    Francisco

    os mecânicos já são assim à mto…

    levas para arranjar uma coisa, vêm com 3 quase estragadas, para passado 15 dias estragarem e voltares lá.

    ele so adaptou para a informatica…

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    Crimes perfeitos só mesmo em Portugal. Mas atenção, tem que ser cometidos por estrangeiros. Se por acaso for cometido por um Português e não tenha dinheiro basta uma simples suspeita que vai logo para a prisão. Agora se for ucraniano pode roubar á vontade que só fica com apresentação periódica á esquadra da autoridade mais próxima.
    No caso Meddie, os país desfizeram-se do corpo da menina e ainda por cima ficaram Ricos com os fundos Meddie. E mais, riram-se das nossas polícias. Nem com os cães pisteiros vindos de Inglaterra que provaram o seu crime os mandou para a crisão. Portugal é um paraíso para os criminosos. Não gosto muito do Paulo Portas mas ele ontem disse uma verdade ( incrível não!), quem vem para Portugal trabalhar é bem recebido mas quem roubo era logo mandado para o seus país de origem e proibido de entrar novamente em Portugal. Já chega a escomalha portuguesa agora temos que levar com a escomalha dos outros.

  22. Avatar de Emerson_
    Emerson_

    Sou brasileiro, por isso não entendi uma expressão usada em um dos comentários. Alguém poderia me dizer o que siginifica: “arrear o calhau” ?

    1. Avatar de Alfredo Caiano Silvestre

      Olá Emerson.

      É com muito gosto que inicio aqui uma ponte cultural luso-brasileira.

      “Arrear o calhau” é “dar à calça” ou como definem os dicionários ” Expulsar (os excrementos) pelo ânus.”

  23. Avatar de Afonso
    Afonso

    O responsável pela Action Realty parece ser um tipo pouco inteligente.

  24. Avatar de Gerardo

    Quem sabe resolve, quem não sabe formata. Em cada 100 casos que RESOLVO formato no máximo 10. Isto porque tenho a experiência e os meios necessários para tal. Quando um computador esta muito lento porque tem virus, virus que se protegem das nossas tentativas de remove-lo a maior parte dos técnicos formata. Se tirarem o disco e limparem ligado a outra máquina passando pelo menos 2 AV’s fica o problema resolvido. Este é apenas um exemplo em que se evita formatar a máquina. Quando dizem que salvam a informação do cliente, salvam mesmo tudo??? Todos os programas que ele tinha instalado, costumizações, contas do outlook (alguns nem sabem a pass do e-mail)??? E quantas horas gastam??? Facturam bem, mas o mais certo é não voz voltarem a chamar. É por causa de gentinha como o artista do artigo que a minha profissão está muito mal vista. Mas eu sou muito bom naquilo que faço, digo-o sem falsos preciosismos, e muitas vezes tenho de andar a desfazer a merda que curiosos fazem seja em empresas, seja em particulares.

    Numa escola pública, fui chamado porque estam sem sistema à 2 dias, resolvi em 30m o que a empresa que forneceu o servidor não resolveu em 2 dias!!??

    Certo dia candidatei-me aos serviços de assistência da Worten por diversão e para saber como aquilo funcionava. Pedi 750 euros. Não me chamaram. O meu currículo dava para ser o responsável daquilo tudo, no entanto eles não devem pagar mais de 500 euros. Não se pode esperar muito destes “jovens”…