TDT: realidade da cobertura dos canais está longe da anunciada

31 Comentários

O projecto TDT em Portugal sempre teve várias análises sobre a sua qualidade. A entidade reguladora, a ANACOM, desde Fevereiro de 2016 que divulga informação diária no seu portal, relativa à disponibilidade e estabilidade das emissões de TDT. Esta informação é recolhida numa rede de sondas espalhadas por Portugal e os relatórios divulgados apresentam sempre conclusões positivas da implementação da tecnologia no país. Mas será mesmo assim?

Na verdade, a situação é bem menos positiva, há mesmo casos onde o serviço é mau.

TDT: realidade da cobertura dos canais está longe da anunciada


Segundo os dados recolhidos pela DECO, feitas as medições em 10 regiões de Norte a Sul do País, foi verificado que a realidade, face ao que se tem sido pintado, é bem diferente. Há casos com alguns problemas e há outros em que a TDT não serve, de forma alguma, o que havia sido prometido. A DECO dá vários exemplos.

O caso mais flagrante registou-se em Monte Gordo: apesar de a MEO, a detentora da licença, e a ANACOM apresentarem uma total ausência de problemas, nos nove locais onde foram efectuadas medições, foram registados valores de potência insuficientes e níveis elevados de ruído que não permitem uma recepção estável. Como se trata de uma zona sem canais alternativos para sintonizar, os consumidores ficam sem solução.

A qualidade do sinal TDT na rede de frequência única (canal 56) está longe de mostrar um bom desempenho, ao contrário do divulgado pela MEO e pela ANACOM. Nas medições em multifrequência (que permite o uso de canais alternativos ao 56), os resultados foram mais positivos. Mas, nalguns locais, a DECO registou algumas divergências entre os canais alternativos anunciados e os que garantiam a melhor recepção.

Por exemplo, embora o mapa da ANACOM indique que Penalva do Castelo está servida pelo canal 48, não foi conseguido detectar esse canal. Mas encontraram o canal 46 (emissor da Lousã). Uma sugestão que é deixada aos consumidores é para que estes sintonizem os diferentes canais até encontrarem o que garante melhor imagem.

 

A realidade

De facto e segundo os dados recolhidos das medições levadas a cabo nas 10 regiões portuguesas, o panorama não é nada positivo, o desempenho, como é referido no relatório da DECO, está longe de apresentar um bom desempenho. Além disso, as evidências mostram que o mapa de cobertura da MEO continua a não ser um indicador fiável. Já as sondas da ANACOM são apenas uma ferramenta que ajuda o regulador a identificar quebras na recepção. Já no que toca à licença de utilização atribuída à MEO, esta termina em Junho de 2023, tornando-se assim imprescindível que o processo de migração para a rede de multifrequências fique concluído antes dessa data. Para tal, a operadora tem de terminar a reestruturação da rede, com a qual se comprometeu.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    A ideia por detrás da TDT sempre foi a de abrir mercado para os operadores privados que fornecem serviços de TV. mas alguém tem dúvidas?

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      A ideia era o estado ganhar dinheiro com a venda de algo que não é seu, o “espectro rádio” deixado livre pela encerramento das emissões analógicas. Essa era a principal razão.
      A melhoria da qualidade de imagem era outra suposta vantagem.
      A abertura de mais canais (pagos) seria outra vantagem.
      Infelizmente entregaram a exploração a uma empresa que tem precisamente uma unidade de negócios dedicada à televisão por cabo… tinha tudo para correr mal! Deveria ter sido uma empresa pública.

      1. Avatar de censo
        censo

        E achas que houve ingenuidade nesse processo?

        1. Avatar de Joao 2348
          Joao 2348

          Acho que sim… se a memória não me falha a PT já não tinha a TV Cabo na altura por causa do negócio falhado da Sonae e ainda não tinha o MEO que acabou por criar algum tempo depois de ter ganho a infra-estrutura do TDT… mas o contrato deveria ter ressalvado que a empresa à qual fosse entregue a infra-estrutura não poderia operar directa ou indirectamente em Portugal qualquer espécie de concorrente ao sistema TDT (ou seja distribuir sinal de TV em qualquer circunstância pelo qual seja remunerada por tal de alguma maneira relacionada com tal prestação de serviço).
          Mas o que me parece claro é que deve ter havido corrupção, porque uma vez que a PT não estava a cumprir com a qualidade do sinal, e ainda por cima desistiu da disponibilização dos canais pagos após anos em guerra nos tribunais com a outra concorrente a esse direito (ao mesmo tempo que para ser pago através da MEO já não achavam que fosse mau)… e devolveram-lhes a caução! Se não houve corrupção então tais incompetentes deveriam no mínimo pagar do bolso a cada português os pacotes de televisão que tiveram de subscrever por causa da TDT ter sido tão mal executada desde o início.

  2. Avatar de ..
    ..

    Sou de Penalva do Castelo, de uma aldeia do concelho aliás, e é verdade que a qualidade do sinal nem sempre é a melhor, mas em vez de ficar a reclamar, comprei um amplificador de sinal, 19 euros, o que me garante recepção a 100% do sinal em 99% do tempo. Já o tinha com o analógico e continuei a usa-lo depois da transição para a TDT. Simples, barato e sem ser preciso esperar que o estado o viesse fazer por mim.

    1. Avatar de Isheep
      Isheep

      Pois .mas o problema é que competia á empresa que instalou a TDT garantir a qualidade do sinal

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu também tenho amplificador, mas o meu não faz milagres, sem amplificador ficaria a 40%

  3. Avatar de rui
    rui

    Acham que interessa à MEO ter TDT a funcionar?

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Não só há MEO como às restantes.

    2. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Interessou na altura ao governo que ela ganhasse o concurso (e que se pudesse candidatar sequer).

    3. Avatar de tiago
      tiago

      Exacto e o mais interessante no meio disso tudo é que em zonas onde o TDT não trabalha a 100%, alguma operadora está lá a trabalhar e em alguns casos, em fibra! É o tipico de portugal…enganar o povo com a peneira que tapa o sol (ou tenta…)

  4. Avatar de Xis
    Xis

    No país onde vivemos existem várias categorias de pessoas, infelizmente é a realidade…

  5. Avatar de Micael Amaral
    Micael Amaral

    Aumentaram o número de canais, no TDT, para quê? Se não se consegue ver nenhum minimamente? Tinha sido preferível que o TDT fosse melhorado para que todos tivessem oportunidade de ligar a sua TV. Não se podem esquecer que são os cidadãos deste país, OS DA 3ª IDADE, que predominantemente só têm o TDT para ver TV.
    As situações de má cobertura não são pontuais!.. Paços de Ferreira está a 25 Km do Porto e a 11 Km de Penafiel (em linha recta) e na verdade não é possível captar qualquer emissora!.. Só imagens quadriculadas coloridas (surrealista) desde Novembro. Quando temos baixas temperaturas ou chuva com vento, a TDT não chega. Conclusão: Durante o Inverno quem tem apenas o TDT (os da 3ª IDADE) não têm direito, neste Portugal dito democrático, de se distrair. Até quando?.. UMA VERGONHA.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Para esses casos teria de ter sido o TDT via satélite, que só permitem a quem supostamente está fora de cobertura… e tem de se registar… na MEO… onde é claro tentam vender os produtos da MEO :p

  6. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Acho piada dizerem “Não pode nunca ser o consumidor a pagar tais custos.”, mas quem acaba sempre por pagar a factura de uma forma ou outra é o desgraçado do consumidor…

    1. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Não é o consumidor, é o contribuinte. Há muito contribuinte que não é consumidor da TDT (ou porque não quer ou porque não pode). Mas paga na mesma.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Miguem paga a TDT , o que se paga é uma contribuição para a RTP .

    2. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Quem paga são as televisões que estão no TDT.
      As pessoas são apenas mal servidas pelo TDT e ponto final.

      Se todos os prejudicados tivessem a manifestar-se ao longo do ano, da mesma maneira que os prejudicados do BES, o problema já teria sido resolvido, mas o povo não se manifesta e então os políticos dizem que a ANACOM e a MEO garantem que está tudo óptimo, é porque deve estar e quem disser o contrário é mentiroso. Claro que se fossem milhares de pessoas todos os dias a protestar talvez a coisa piasse mais fino.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fiz uma reclamação à ANACOM, em junho de 2016, pela má qualidade de sinal numa aldeia do interior do país, pelo facto de a casa em questão estar numa zona TDT, conforme retangulo geometricamente desenhado no mapa de cobertura, numa zona em que as casas próximas estão numa zona DTH. Os prejudicados poderiam beneficiar de comparticipação na compra dos recetores DTH se a localização da casa estivesse classificada com zona DTH. Depois de alguns contactos, apenas foram ao local fazer medições no final do ano. Até à data, se não fosse uma box DTH, que dificilmente se conseguiu adquirir, era impossível ver Televisão. De referir que o sistema TDT funcionou inicialmente e se verifica que o sinal até tem cobertura (Potencia +/- 90% e Qualidade +/- 70%), no entanto, há alturas em que se consegue ver TV com normalidade, outras vezes o sinal está sempre com quebras constantes. Espero ter uma resposta da ANACOM ainda este ano.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Espere sentado… melhor mesmo é ir dormir.
      A Anacom poderia ser renomeada para MEO subsidiary, porque até a garantia bancária lhes devolveram mesmo depois do péssimo serviço! Mesmo depois de terem desistido de colocar canais pagos, apesar de terem andado à guerra com a outra empresa estrangeira para ficarem com a concessão para logo a seguir desistirem do negócio… mas curiosamente o MEO aí contínua, pago e para tal já acharam que havia mercado… dois pesos e duas medidas.

  8. Avatar de luis
    luis

    A TDT foi uma das maiores vigarices feitas em Portugal. Se não fosse a TDT espanhola com os seus mais de 30 canais, muita gente ficava sem ver televisão.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      ou os ditos receptores piratas via satélite… a MEO deveria ser obrigada a oferecer o pacote completo (excepto canais adultos) a todos os portugueses, sem limitações de caixas descodificadoras e a pagar tudo do bolso dos administradores e accionistas até 2033… só para as próximas empresas pensarem bem antes de fazerem vigarices deste género.
      Ah! E alterações dos canais teriam de ser aprovadas pelos portugueses em referendo… que é para de repente não desaparecerem todos os canais como “uma melhoria da oferta”, que esta empresa certamente não hesitaria em fazer imediatamente… e de cento e tal canais eram bem capazes de reduzir para meia dúzia ou até menos!

  9. Avatar de MArcos Silva
    MArcos Silva

    bem para quem tem duvidas…
    VCI porto!!! sinal 30% a flutuar em dias bons!! dias chuvosos 10 a 15% de sinal se alguem quiser um video com provas digam.
    aparelho mitsai tdt antena metronic 40db flat indoor antena!! 40db Porto meio da vci dos radares… nao vale nada

    1. Avatar de Johnny be good
      Johnny be good

      Epah no Porto? a serio? Apontem lá a antena para o sitio certo….

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Percebe-se, o pessoal fartou-se de ver, ouvir e ler que até uma antena pendurada dentro de casa seria suficiente para receber o TDT… e em alguns locais até é mesmo assim, mas na maioria dos casos é preciso uma instalação profissional e rezar muito para que a propagação de sinal e reflexos não se alterem porque pode dar bem agora e daqui a 3 horas estar um sinal péssimo.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Aqui na zona de São Marinho da Gandara (Oliveira de AZEMEIS) e em Macieira de Souto(Santa Maria da Feira) o sinal está sempre em contantes quebras quer apontado para Vale de Cambra, quer para o do porto

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Segundo a ANACOM deverá estar sempre bom e a culpa é da instalação. Segundo a MEO o melhor é mudar para um pacote MEO. Segundo o censo comum a TDT é a maior vergonha dos últimos anos.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Em São Martinho da Gandara no local onde tenho a tdt nao há la cobertura segundo a ANACOM

  11. Avatar de Diogo
    Diogo

    È só a mim que acontece ou não tipo recebo um sms no telemovel e fico sem sinal tdt 0.o?

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Algo nessa instalação está mal feita… o sinal da rede móvel não deveria interferir tanto… tem daquelas antenas interiores? É melhor contactar um instalador profissional para ver o que é que se passa com isso.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      A sua antena TDT talvez necessite de um bloqueador de sinal 4G, tente falar com um tecnico instalador pois devera estar a ter interferencias das frequencias de 4G, coisa que muita gente tambem tem e a Anacom não fala 😉