TDT em Portugal terá mais quatro canais… diz ministro

71 Comentários

A TDT – televisão digital terrestre – é uma tecnologia de tele-difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que substituiu a tele-difusão analógica terrestre (televisão “tradicional”). Actualmente em Portugal estão disponíveis 5 canais: RTP1, RTP2, SIC, TVI e o canal Parlamento. Contudo, irão agora fazer parte da oferta 4 novos canais.

Este anúncio foi feito por Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura.

TDT em Portugal


Os 4 canais que irão fazer parte da grelha da TDT serão dois canais públicos e dois canais privados. Os públicos avançam numa primeira fase, e os privados numa outra fase do processo de alargamento da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) que o Governo vai levar a cabo com o apoio do Parlamento.

Esta informação foi veiculada por Luís Filipe Castro Mendes durante a audição parlamentar no tema dedicado à defesa dos direitos e liberdades da comunicação social. Na próxima semana, os partidos BE, PEV, PCP e PS irão apresentar ao parlamento quatro propostas à abertura da TDT a mais canais para além dos cinco actuais.

TDT em Portugal

“Na comunicação social, este Governo já alargou as verbas da Lusa de maneira” a que esta agência de notícias “pudesse respirar e ganhar o seu papel importante de circulação das notícias entre os países de língua portuguesa” e também de dar notícias ao resto do mundo destes países, referiu.

“Estamos satisfeitos com os projetos que foram apresentados”, acrescentou.

Após serem criados os dois canais públicos que irão fazer parte da nova grelha da TDT e consultadas as “entidades competentes, reguladoras e operadoras”, irá seguir-se a abertura do concurso às empresas privadas para a alocação de mais dois canais de TDT.

Apesar de vários problemas ao longo dos últimos anos, a TDT tem actualmente uma melhor cobertura à escala nacional e, segundo a ANACOM, a disponibilidade é de quase 100%.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alguem
    Alguem

    RTP1 FHD, RTP2 FHD, Sic FHD, TVI FHD? Mal posso esperar! 😀

    1. Avatar de Ui...
      Ui…

      Sim sim. Para juntar à palhaçada contem é com o Canal Panda, Baby TV, Disney Channel e outro do género

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Ver para crer…..
    Que canais? Canal do PEV, do PS, do PCP e do BE? 🙂

  3. Avatar de Frederico
    Frederico

    Uma aposta assim ao calhas! RTP3, SIC Noticias, TVI 24 e Porto Canal… Mas esperemos que não se confirme e seja contemplado o Canal Q, era bem fixe!…

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Se são 2 públicos e 2 privados, deverão ser a RTP3, RTP Memória, SIC Notícias e TVI 24.

  4. Avatar de L_730
    L_730

    Isto é uma vergonha. Vejam o que se passa aqui ao lado em Espanha.
    http://www.tdt1.com/
    http://tdt.gratis/

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Têm medo de mexer com o oligopolio das comunicações.

    2. Avatar de Nome
      Nome

      Os portugueses que vivem ou passam férias perto de Espanha são uns sortudos.

      1. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Basta viver perto de Espanha e já apanhas estes canais.

      2. Avatar de Tdt mlg
        Tdt mlg

        Vivi ao lado de Espanha e por exemplo até ao ano passado até conseguias ver a formula 1 em canal aberto na tdt espanhola!!!

      3. Avatar de Zé

        Não é preciso estar muito perto. No centro do “Reino Maravilhoso”, mais propriamente em Mirandela é possível apanhar mais 5 ou 6 canais espanhóis.

      4. Avatar de SC
        SC

        As emissoras de TV privadas em Espanha pertencem apenas a 2grandes grupos económicos.

    3. Avatar de Flavio
      Flavio

      Eu vivo em inglaterra e aqui tambem tambem dezenas de canais gratis. Pra nao dizer centenas. Claro que a maioria nao interessa mas ate ha varios canais de desporto gratis. Eu tenho na minha televisao cerca de 70/80 canais completamente gratis. Basta ter uma box digital e ela vai apanhar os canais. Dependendo da zona ate apanha mais.

    4. Avatar de int3
      int3

      espanha é só mais 6x maior que portugal.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Tudo certo. As casas em Portugal também deviam ser 6x mais pequenas então. Com televisões 6x mais pequenas.

        Não me parece que haja qualquer relação. A não ser nos preços. Se calhar são 6x mais puxados para compensar ser um país mais pequeno.

    5. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ó L_730,nem me ponha mais doente !! Eu estive a ver nos links que você disponibilizou e eles na Espanha até canais em HD têm em TDT !! E têm dezenas de canais !! Uma pessoa até fica doida ao comparar Portugal com Espanha,nem me falem !! 🙁

      1. Avatar de Alex
        Alex

        O mais estranho é muitas das pessoas nem saberem o que é a TDT nem que aqui ao lado têm canais locais, regionais e nacionais há cidades como Madrid e Barcelona que têm 45 canais mais os canais de rádio… Canais Infantis, canais de música, séries, desporto etc etc veja lá a TDT de Marrocos até eles têm mais que nós, com um canal dedicado ao cinema (Aflam) e outro ao desporto, é simplesmente uma vergonha o que se vive neste país quanto ao panorama televisivo, uma licença que é entregue a uma empresa que detém uma plataforma por cabo é deveras conflituoso e assim continuamos… ao menos que agora as pessoas percebem o que nos têm roubado ao longo de largos anos com 4 canais da tanga, em que só dois se aproveitam minimamente, um em part-time (artv) e um canal HD considerado o melhor da Europa por estar sem imagem lol

  5. Avatar de RP
    RP

    RTP Madeira, RTP Açores, RTP África, RTP internacional

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Parece-me óbvio: RTP 3, RTP Memória, SIC Notícias e TVI 24.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Correcto!

  7. Avatar de POBox
    POBox

    Mas afinal, que novidade está implícita nesta notícia?
    Sinceramente.
    A TDT podia acabar que nem se notava.

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Claro. Se toda a gente tivesse um rendimento como o teu, pra quê a TDT.
      Acabava-se com a TDT e mudávamos todos para o cabo.
      És um visionário!

      1. Avatar de A Meo
        A Meo

        Diz-me o que dá na TDT de espetáculo aponta-me a programação boa na TDT!!!!

      2. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Por acaso não é preciso ter rendimento como o dele. Basta ires a algumas freguesias, por exemplo, do concelho de Armamar, para saberes que nem sequer TDT há, nem com antena exterior!

        Logo, ou tens de ter algum pouco rendimento para teres TV ou então simplesmente não há TV!

      3. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Como pensas que a MEO conseguiu um aumento enorme no número de assinantes? E porque é que será que foi a MEO a implementar o sistema?

        Coincidências???? Em algum lugar tinham de recuperar os 900M sumidos no ex-BES à conta de alguém cujo nome não lembra, nem faz ideia como foi feito o empréstimo ao banco sem ele saber….

    2. Avatar de André
      André

      As operadoras de cabo bem querem que isso aconteça… cada pessoa a arrotar 50 euros por mês para poder ver televisão é um grande negócio. Por alguma razão as operadoras Portuguesas investiram quase 2000 milhões a obter contratos com clubes de futebol. O lucro líquido de cada cliente é 500% acima do que os espanhóis conseguem fazer.

    3. Avatar de Rui Dias
      Rui Dias

      Claramente não vives numa aldeia no interior, onde a população é envelhecida e vivem das suas reformas irrisórias. TV cabo ainda é um luxo para muita gente.

    4. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Em que planeta vive?
      Cerca de um milhão de Portugueses não têm TV por cabo; sabia?
      Os políticos portugueses são os piores do mundo; Sabia? Bastava que os políticos tivessem uma qualidade mediana para termos uma TDT equivalente à Espanha, e não é pedir muito.
      A seguir ao aborto ortográfico e o escândalo da banca é a maior trafulhice do século XXI
      E para acabar, neste prédio a TDT tem uma qualidade muito superior à fibra.

  8. Avatar de Mota
    Mota

    Mais dois canais pra espetar com novelas.

  9. Avatar de Luis F.
    Luis F.

    Por canais TDT até podiam pôr mais 20 canais “livres”, pois com a alteração para o digital ficaram livres muuuita bandas de frequência que estão a ser usadas por rtp3, tvi24, parlamento etc etc…

  10. Avatar de Nome
    Nome

    Não acredito numa única palavra desses aldrabões, no entanto, acredito que nos obriguem a comprar descodificadores e televisões novos ao mudarem para DVB-T2. Já agora, não li nenhuma data para o suposto alargamento da TDT.

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Os ministros como têem o MEO e afins , pouco se preocupam com a TDT , nem entendem das potencialidades da TDT .
    Alias sera tal ministro lucidar em defender os seus próprios direitos como cliente das operadoras de telecomunicações com serviços de tv ?
    La fora não há tanta discussão em relação a televisão por antena terrestre , la fora pela antena terrestre já se testa o UHD , cá nem HD .

    ““Estamos satisfeitos com os projetos que foram apresentados”, acrescentou.”

    Estamos , eu não estou .

    A coisa só resolve quando for atribuído um canal radio eléctrico” Mux” a cada estação nacional “RTP,SIC.TVI”
    Ate la mais estudos e mais estudos e mais discussões , e nos a ficar para trás em relação a Europa .

    Quem fica a ganhar são as operadoras de telecomunicações , e quem perde são os Portugueses pois fica restritos as regras das operadores de telecomunicações na forma como vêem televisão .

    1. Avatar de André
      André

      O problema são os contratos. É que em 2012 as operadoras conseguiram um negócio brutal ao verem o canal HD ser reconhecido como canal oficial. O conhecido canal fantasma foi introduzido no contrato como sendo obrigatório. O governo da altura nem questionou o porquê de um canal que não dá nada, ser reconhecido como sendo o canal 8 em HD do mux A. As operadoras de cabo bateram palmas… entretanto o canal Parlamento está com uma definição muito acima do necessário. Nalguns países o nosso canal Parlamento já entrava na alta definição.
      Agora para o alterarem, será preciso usar alguma das claúsulas.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mais 4 canais ???? Lol mais 30 anos à espera!!!
    Quando esta história chegar ao fim eu já estarei tão velho ,que nem vou usufruir desse lixo! Só peço que ponham um LCD é um receptor TDT-2 na minha campa!

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ah,ah,ah,és tu e eu. 🙂 🙂

  13. Avatar de Pedro Rocha
    Pedro Rocha

    Ver para crer….

  14. Avatar de José Teixeira
    José Teixeira

    Só agora!?!? Moro em Valença, e em espanha, em sinal aberto, mais de 30 canais, dos quais mais de 10 em HD. Há mais de 5 anos que temos mais de 20 canais TDT em sinal aberto em Espanha – Exemplos: Disney, discovery, Canal filmes, canal desporto, etc.. E parece que em Portugal vão agora fazer qualquer coisa de jeito. Até dá vontade de rir.

  15. Avatar de Wazer
    Wazer

    a disponibilidade é de quase 100%.., mas de péssima qualidade em muitos locais. Disto ninguém quer falar.

    1. Avatar de André
      André

      Estão a incluir a cobertura satélite. Algo que foi aprovado pelo governo em 2014, em que a cobertura por satélite passou a fazer parte das contas da cobertura base da TDT por todo o país.

  16. Avatar de JPT
    JPT

    Eu acredito que agora vai ser uma realidade, pois as operadoras já fizeram o seu Boom de clientes, há muito menos interesse em travar. O que poderá complicar isto será a SIC e a TVI pois têm de partilhar mais rendimentos de publicidade.

  17. Avatar de PPrates
    PPrates

    Televendas todo o dia, e quais são os outros 3?

  18. Avatar de antonio
    antonio

    ate que enfim uma luzinha, ate pensei que a tdt pt tinha morrido

  19. Avatar de Anibal Assis
    Anibal Assis

    Sport TV 1, 2, todos HD e BTV HD, free era boa ideia.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      No dia de S.NUNCA,ah,ah.Era bom,era !! 🙂 🙂

  20. Avatar de Andre
    Andre

    Vivo perto de Espanha e apanha bastantes canais cerca de 51 canais (alguns repetidos) e também apanha os canais generalistas marroquinos só com a tdt. Os canais espanhóis são:
    Telecinco
    Quatro
    Fdf
    La sexta
    Divinity
    Energy
    Antena3
    Nova
    Neox
    La1
    La2
    Clan
    24h
    13 tv
    Canal estremadura
    Ten
    Dkiss
    Bemad
    Energy
    Mega
    Paramount channel
    Disney channel
    Discovery max
    Gol
    Realmadrid tv
    Boing
    Atresseries
    Canal sur1;2;3)
    Revendas
    Tdp hd
    E ainda os 9 canais marroquinos.

  21. Avatar de alb
    alb

    Ver para crer! Aos anos que falam de que vão haver mais canais…

  22. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Sport TV 1, 2, todos HD e BTV HD, free era boa ideia.

    Pior comentário que já vi na vida. Para quê? Para servir os costumes dos portugueses, que se fascinam por bolas a rodar? Eu cá não vou muito nessa onda.
    SIC Notícias, TVI Ficção, RTP3 e um novo canal RTP destinado à minorias, mas com conteúdos que satisfizessem a maioria, era o ideal.

    1. Avatar de Marco N.
      Marco N.

      Lol, até estavas a falar bem mas estragaste tudo com a tvi ficção. Mais lixo da tvi, não obrigado!

      1. Avatar de TDT PT a verborreia!
        TDT PT a verborreia!

        Lol mesmo! Tvi ficção?! Isso é canal das novelas e outros conteúdos, que só ajudam a estragar o QI… poupem od neurónios sff!

  23. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Nos últimos 8 meses passei umas 8 horas a ver tv, média de 1 hora por mês. Chamem-me aquilo que quiser. Na minha opinião em vez de expandir a tv podiam acabar com ela, afinal de contas apenas 1% do contúdo é realmente informativo/cultural que vale a pena ver. Os outros 99% consitem de: 50% publicidade, 30% da qual é feita durante os próprios programas; 15% de notícias que falam só daquilo que lhes apetece, 24% de novelas, 10% do absurdo futebol.

    1. Avatar de Bruno Costa
      Bruno Costa

      Mas vá vou pensar um bocadinho nos outros e dizer que faz falta a quem não tem ou não pode ter acesso á internet

  24. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    “Sport TV 1, 2, todos HD e BTV HD, free era boa ideia.”

    Pior comentário que já vi/li na vida. Para quê? Para servir os costumes dos portugueses, que se fascinam por bolas a rodar? Eu cá não vou muito nessa onda.
    SIC Notícias, TVI Ficção, RTP3 e um novo canal RTP com conteúdos alternativos, que, ainda assim, satisfizessem a maioria, era o ideal. (por exemplo, todo o tipo de desportos, e não só o futebol, que é o que predomina nas tv, conteúdos de música logo para iniciar a manhã, notícias em horas mais alternativas, do género, principais blocos às 10h, 18h e 24h, cinema europeu, americano às horas em que os outros canais emitem os principais blocos noticiosos, documentários de qualidade a horas decentes, sitcoms e britcoms (já que acabaram com elas nos outros canais), programas de negócios e empreendedorismo, magazines de cariz utilitário, meteorologia mais minuciosa (como lá fora, conduzido por meteorologistas do IPMA com informações sobre UV, a precipitação, a probabilidade de ocorrer, as frentes que originam esse estado, muito mais pormenorizado. )

    1. Avatar de antonio
      antonio

      para isso tens a bola tv

  25. Avatar de Mike
    Mike

    Pagamos pelo menos quase 3 euros para ter uma qualidade muito má de TDT, então se tivermos uma TV FHD 😛

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Mas o que pagas na factura da luz é para a RTP e não par a TDT .

  26. Avatar de dedro
    dedro

    E para quando o PPLWARE TV? Essa é que era uma grande aposta. 😉

  27. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Mais areia para os olhos…

  28. Avatar de Marco
    Marco

    TV ?! … Já vem tarde … desde que não comecem com a censura online … as TVs são como o correio da manhã … irrelevantes …

  29. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Podem aumentar a quantidade de canais, ou então fazer um favor aos operadores privados de cabo e satélite e terminar com o TDT terrestre e via satélite. Quem quiser ver televisão que pague para tal. E já agora tirem o imposto da conta elétrica.

    Podem aproveitar e colocar também as emissões de rádio em formato digital e também pago, de forma a que ninguém usufrua de música e outros conteúdos difundidos pelas rádios de forma gratuita, dando assim mais uma fonte de rendimento às rádios (as receitas podem ser distribuídas atribuindo uma percentagem do valor pago anualmente a cada rádio ouvida conforme fosse efetivamente sintonizado em tal estação de rádio e pelo tempo que fosse sintonizada na mesma).

    Enfim, só boas ideias para dar dinheiro aos privados… e claro, tentar evitar muitas pessoas tenham acesso ao lixo difundido nas televisões e rádios que tendem a estupidificar ainda mais o povo com tantas novelas, futebol, espetáculos ao vivo degradantes “reality shows”, musica estrangeira, e outras porcarias do género que só desperta e promove o pior nas pessoas e a alienação do melhor da cultura Portuguesa.

  30. Avatar de Joaquim Ramos
    Joaquim Ramos

    Vivo em França e na TDT temos 25 canais disponiveis “gratuitamente” pagamos um imposto todos os anos, mas pronto são 25 canais e não precisas de ter uma box em casa para os ter…. e dos 25 acho que 2 ou 3 não estão em HD

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      quando pagas de imposto? Por cá também pagamos, junto com a conta da Luz.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Cá pagamos a RTP .

  31. Avatar de Safari
    Safari

    RTP 3, RTP Memória, SIC Notícia, TVI 24… E se juntarem a EuroNews até podemos ter financiamento europeu!

  32. Avatar de António
    António

    O ministro falou em mais 4 canais, só não disse é quando …

  33. Avatar de AMS
    AMS

    Em vez de melhorarem os 4 canais grátis e tirarem essas cenas de portugal no coração e o crl … Vao por mais 4 que nao prestam so para dizer que tem mais 4 canais…

  34. Avatar de antonio
    antonio

    bom bom seria a sbording tv kkkkk

  35. Avatar de Zeinal Bava
    Zeinal Bava

    A PT invoca sempre razões de ordem técnica para não alargar a oferta TDT em Portugal. Será que os outros países têm um espectro diferente e conseguem milagres? Vergonha entregar a gestão da TDT à concorrente directa PT! Vergonha!

  36. […] TDT – televisão digital terrestre voltou a ser tema de discussão isto porque, como informamos, além dos cinco canais actualmente disponíveis  vão passar a estar mais quatro. Segundo um […]

  37. Avatar de isabel
    isabel

    Kem tem TDT nao tem direito a ver Tv

    1. Avatar de isabel
      isabel

      neste momento quero ver um pouco de tv e nao consigo est sempre parada, nao somos todos ricos e esse esbanjar de dinheiro ja da para outras despesas essenciais

  38. Avatar de kb
    kb

    Vivo mesmo ao lado de espanha, e apanho mais de 50 canais! 🙂