TDT está aquém das expectativas e há conflito de interesses

50 Comentários

A TDT (Televisão Digital) chegou a Portugal em outubro de 2008, em emissão experimental, a partir do retransmissor de Palmela. Depois de ultrapassadas várias barreiras tecnológicas e de mercado, a TDT chegou aos portugueses em 2012 e, desde essa data, que têm sido várias as reclamações do serviço.

Um estudo recente revela que em Portugal a TDT tem ficado aquém das expectativas e alerta para conflitos de interesses da MEO.


O estudo foi publicado no site da Autoridade Nacional para as Comunicações (ANACOM) e revela que “até ao momento, em termos comerciais e de oferta de serviços, a TDT tem ficado aquém do que eram as expectativas iniciais da plataforma”.

O documento refere ainda que se tudo se mantiver como está, “a penetração irá continuar a decrescer e os utilizadores da TDT serão indubitavelmente as populações de menor rendimento disponível, do interior e com menos apetência tecnológica”.

O estudo revela ainda que a oferta de pacotes que combinem TV + Internet (em parceria com operadores de banda larga) “pode ser atrativo para o mercado da TDT, indo buscar clientes à faixa de utilizadores do cabo que consomem os pacotes mais básicos” e que a “TDT deveria equacionar a apresentação de uma oferta competitiva com a inclusão” da visualização não linear de conteúdos, uma vez que “as outras plataformas alternativas apresentam de uma forma massiva” e é cada vez mais procurada pelos utilizadores.

Há conflito de interesses?

Quanto aos canais televisivos, o estudo refere que “a taxa de crescimento do share da RTP3 quando entrou na TDT pode ser um bom indício do interesse dos canais na plataforma”.

Os autores do estudo lembram que a nível internacional foram identificadas novas ofertas de serviço, “baseadas em novos modelos de negócio de canais baseados em vendas, em entretenimento/jogos ou em publicidade, que muitas vezes sustentam operações de TDT e em que os canais tradicionais são remunerados (ou pagam valores reduzidos) para estarem presentes nessas plataformas e serem apenas “geradores” de tráfego”.

Ao nível do operador de TDT, os autores do estudo sublinham que “não parece possível que o atual detentor do DUF [Direito de Utilização das Frequências] tenha qualquer incentivo para o alargamento da oferta, a introdução de novos canais e serviços ou a valorização da plataforma no seu todo. Isto porque o modelo de negócio definido (em termos das regras de pricing) e o seu claro conflito de interesses (por ser também detentor de uma plataforma concorrente) assim o determinam”.

Ao nível do conflito de interesses, o estudo refere que “deve ser ainda analisada e equacionada a implicação, em termos de conflitos de interesse, da MEO – empresa titular do DUF – ser a mesma (ou estar inserida no mesmo grupo de empresas) que um operador concorrente à TDT – o operador de TV por cabo e satélite da MEO”. “Acresce a este facto que a MEO formalizou ainda uma oferta sobre o Grupo Media Capital, onde se encontra a TVI, um dos clientes do serviço do titular do DUF”.

O “Estudo sobre alargamento adicional da oferta de serviços de programas na televisão digital terrestre (TDT)”, foi realizado, na sequência de concurso público para o efeito lançado, pela Leadership Business Consulting, em parceria com a LS Telcom e a DLA Pipper.

Novos Canais?

O ministro da Cultura afirmou recentemente que, este mês, começam a ser analisados os processos de regularização dos trabalhadores com vínculos precários da agência Lusa e da RTP, e admitiu avançar com concursos para dois canais privados de televisão.

Estudo sobre TDT

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    Desde há vários anos que defendo um claro caso de conflito de interesse mesmo antes da sua implementacão. É mais do que óbvio quando entregaram o projeto à empresa detentora de um servico de subscricão mensal. Qual seria o objectivo ou motivacão para fornecerem um bom servico e gratuito para os utilizadores? Nenhum… e como se nota bem há várias zonas do país em que a qualidade de rececão é praticamente nula

    1. Avatar de Fernando Alves
      Fernando Alves

      Claro que sim. Tem toda a razão. O espetáculo disto é que parece que este estudo descobriu a pólvora!!

  2. Avatar de ahramis
    ahramis

    Alguém me esclareça, foi mesmo necessário realizar um estudo para se chegar a estas conclusões????

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Convém ficar escrito, senão não existe.

    2. Avatar de Fernando Alves
      Fernando Alves

      Sim, parece que foi. O próximo estudo vai descobrir que o rio Tejo desagua no mar!

      1. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Mentira, desagua no oceano! Foi o que o estudo determinou. ahahah

  3. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    era mesmo preciso um estudo para chegar à conclusão que existe um conflito de interesses?

    1. Avatar de Fernando Alves
      Fernando Alves

      Juro. É fantástico não é?! Assim se vê porque é que o desemprego está em fase descendente. Imagine, se até para isto andou gente a trabalhar?!

  4. Avatar de Leandro
    Leandro

    Foi preciso um estudo para descobrir o óbvio? LOL

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Foi, apesar de bastar ler a secção de comentários de qualquer coisa relacionada com o TDT em Portugal para compreender que existem pessoas que já tinha compreendido a marosca aos anos! Mas para a Anacom fez-se luz agora… a mesma Anacom que deixou a Portugal Telecom ficar com o dinheiro que deveria ter dado ao estado por ter perdido subitamente o interesse em colocar canais extra no TDT… primeiro andou à luta com as outras empresas para que não ficassem com essa parte do negócio e logo a seguir disse que afinal aquilo não era preciso… embora certamente a MEO não tenha falta de dezenas de canais e de irem acrescentando novos ao longo dos anos… mas para o TDT não era necessário… conflito de interesses? Não! É uma questão de mercado… primeiro não deixam ninguém mais entrar no mercado e depois dizem que o mercado não quer… é a comédia!

      É preciso é que não restem dúvidas que isto é culpa dos políticos! A Anacom andava sempre com a conversa que não dava para meter mais canais, mas mal os políticos exigiram que o canal do parlamento estivesse no TDT até ao dia tal, arranjaram logo maneira de colocar o canal no TDT! É impressionante a velocidade com que se ultrapassam as dificuldades técnicas quando os políticos colocam-lhes os pés em cima das cabeças e exigem que façam o que eles querem a bem ou a mal.

  5. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ai a minha antena analogica era tao boa

  6. Avatar de Virus
    Virus

    desde que haja cerveja e futebol, está tudo bem.

    1. Avatar de rand
      rand

      O problema é que com TDT raramente tens futebol 😉

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Mas tens mais dinheiro para a cerveja

        1. Avatar de Joao ptt
          Joao ptt

          Para esquecer que não consegue ver o futebol no TDT nem sequer a pagar.

  7. Avatar de Manel
    Manel

    Foi preciso tanto tempo para chegar ao óbvio? Comparado com a grelha TDT da Espanha e da França, a nossa é muito pobre e fracamente diversificada em termos de conteúdos.

    1. Avatar de ThornC
      ThornC

      Ou de Italia… Onde os operadores tradicionais (rai mediaset) aumentaram a oferta (com diversos canais tematicos) disponivel em relaçāo ao analogico.
      A mediaset tambem usou o tdt para criar uma alternativa ao pay-tv que acabou com o monopolio da sky,.

      Em Portugal simplesmente passou-se de um sistema para outro sem mais nenhum benificio para o mercado…

      1. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Isso não é verdade, o mercado da televisão por subscrição onde a MEO está presente e por mera coincidência pertence ao grupo de empresas que explora o TDT, ficou muito beneficiado com a má qualidade do TDT (falha de sinal, sinal fraco, etc.) e com a falta da oferta de canais adicionais que estava inicialmente prevista ser adicionada (nem que fosse a pagar à parte).
        Também se venderam muitos aparelhos conversores, e quem pensava que era só deixar um fio pendurado e apanhava TDT na boa teve muitos amargos de boca, porque afinal aquilo era verdade mas só em alguns locais e na maior parte do país tinha de ter uma boa instalação ou começava a ver as emissões aos quadriculados ou a não ver de todo.

        Por isso o mercado beneficiou… mas as pessoas não. É como dizia o outro o país está melhor mas as pessoas ficaram pior. (Se é que isto faz algum sentido…)

  8. Avatar de josé lopes
    josé lopes

    Pagámos para ter …aquilo que já tinhamos….de borla….. enfim….

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Pior, muitos tiveram de mudar porque o sinal de TDT estava constantemente a falhar por todo o país ou o sinal era pior, e muitas vezes, por mera coincidência, as empresas de televisão por cabo telefonavam para as zonas afectadas a propor a mudança para eles.

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Continua-se a confundir a plataforma TDT com os serviços dos operadores de telecomunicações , essa é a essência do problema .
    Tudo fica resolvido quando as licenças radio elétricas forem atribuídas as estações de televisão nacionais e não a uma empresa de telecomunicação , nem a classe política sabe executar leis progressistas pois a RTP,SIC,TVI precisarem de uma autorização governamental para colocar o seus canais em sinal aberto , o que não faz sentido , pois as estações já possuem licenças para transmitir em sinal aberto , o problema aqui é a interpretação o que é uma estação televisão de um canal de televisão , se classe política souber diferenciar vai chegar a conclusão que a atribuição de um MUX (canal radio elétrico ) a cada estação nacional “RTP,SIC,TVI” é o mais lógico , se assim for deixa de fazer sentido a necessidade de autorização governamental para se colocar os canais temáticos das estações nacionais “RTP,SIC,TVI” em sinal aberto .

    1. Avatar de poiou
      poiou

      No inicio foram criados 6 mux, 1 para a TDT pública e os outros 5 para a TDT paga que supostamente iria aparecer.
      Isso não faz muito sentido porque um mux transporta vários canais.
      Não faz sentido por exemplo entregar um mux (com capacidade para uns 10 canais em SD, dependendo da taxa de transmissão)à euronews(só 1 canal), que só iria usar uma pequena parte do mux para transmitir.
      Tem de haver sempre uma entidade para gerir o espectro, tal como acontece com as rádios é a anacom que diz a rádio x emite nos 90.4FM, a anacom podia fazer o mesmo com a TDT.
      Eu sou da opinião que a TDT podia ter pelomenos mais 3/4 canais neste mux:
      – TV Record (numa consulta pública há uns tempos mostrou interesse se abrisse concurso)
      – CMTV (numa consulta pública há uns tempos mostrou interesse se abrisse concurso)
      – Euronews
      – Canal regional (tipo1 por distrito, entregue às universidades/politécnicos (têm experiência, existem politécnicos/universidades em todos os distritos, e algumas instituições já têm o seu próprio canal, por isso já têm meios/know how), com programas produzidos na área de influência do canal)

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        “Isso não faz muito sentido porque um mux transporta vários canais.
        Não faz sentido por exemplo entregar um mux (com capacidade para uns 10 canais em SD, dependendo da taxa de transmissão)à euronews(só 1 canal), que só iria usar uma pequena parte do mux para transmitir.”

        Acha isso que escreveu tem lógica ?
        Qual a parte escrevi, descreve que é só um canal por Mux ?

        Este o problema que falo , e parece que há gente que não entende , continua a não entender .
        repito:
        “Continua-se a confundir a plataforma TDT com os serviços dos operadores de telecomunicações , essa é a essência do problema .”

        Estações de televisão não são canais de televisão, RTP1, RTP2, RTP3, Antena 1 ,Antena 2, Antena 3, etc.. são canais pertencentes a estação de televisão RTP , uma estação de televisão defini-se como tendo os seus próprios meios para transmitir os seus canais , por isso na era analógica era assim , com este modelo da TDT ” TDT uma designação” a TDT não é um serviço , é sim meio de transmissão de televisão por antena terrestre , a PT ” ou seja la nome que for ” , foi atribuído radio frequências a PT e não as estações de televisão como era assim na era analógica , pois como o espectro radio elétrico é publico requer autorização governamental para atribuição de licenças .
        Para mim existe aqui um problema pois não se garante a imparcialidade do sinal , pois esse sinal pode ser cortado por uma empresa e assim ter autoridade a qual não lhe foi atribuída .
        Os políticos, pois isto é uma questão de lei , não seguiram a mesma analogia da era analógica ” atribuição de frequências radio elétricas as estações” , os mesmos levando a ma interpretação das atribuições das licenças .
        Também se esquece de MUXs regionais e locais , na era analógica ouve uma tentativa de criação de canais televisivos locais e regionais isto aconteceu nos anos 80 de século passado , na era digital podia-se lançar .

        Seguir o modelo da tdt espanhola é errado “numero de canais anglo-saxónicos” , pois via terrestre deve-se dar prioridade a cultura nacional .

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      LOL!
      Estás a falas em confusão e ignorância.
      Pobre ingénuo.
      A legislação foi feita assim de propósito para beneficiar a PT!
      É como aqueles “estudos” de tráfego que projetam que a autoestrada entre nenhures e parte nenhuma vai ter 100000 viaturas por dia e depois quando só tem 10 lá estamos nós a pagar a diferença ao concessionário.

  10. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Novidades há?

  11. Avatar de poiou
    poiou

    Vamos fazer uma vaquinha para oferecer um despertador à ANACOM a ver se acordam mais cedo

    1. Avatar de Fernando Alves
      Fernando Alves

      Mande o NIB!!!

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Com 92 canais a TDT Espanhola quase que bate aos pontos a TDT Portuguesa

  13. Avatar de Marco
    Marco

    TV !? Isso usa-se ?! … em pleno 2020 aí à porta.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Consta que nos EUA a miudagem pensam que a “TDT” de lá é um serviço ilegal, porque dá para ver televisão gratuita! Imagine-se, ver canais sem pagar nada de forma gratuita… só pode ser ilegal.

  14. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Lembro-me de ter assinado várias petições, e de ter ajudado a divulgar o problema na altura.
    Lembro-me inclusivamente que uma delas chegou ao parlamento, mas simplesmente não fizeram nada. Houve ainda um investigador que denunciou a situação e ia sendo crucificado.
    Vários anos depois aparece um estudo a dizer o que é obvio… Qual é a novidade?

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      A novidade é que é um estudo. Alguém estudou, e a Anacom divulgou.

  15. Avatar de Luiz
    Luiz

    Conflito de interesses?! A sério?! Em Portugal não há, pelo menos o Zé Povinho não tem problema nenhum. Agora para os senhores do poder têm conflitos, todos querem tacho e até bulham para o ter. Em relação às TDT, quando se pode cobrar um serviço por mais, para quê oferecer? Por falar nisso: quem tem por cabo não deveria estar isento de pagar taxa de audiovisual? Como o povo é muito pacífico deixa andar. Com isto não tarda vamos começar a utilizar a rúpia indiana como moeda, já que a mentalidade que manda é de lá. Os meus pêsames a tal mentalidade

  16. Avatar de pedro
    pedro

    quanto foi pago por esse estudo, em que quase todos os portugueses sabiam?

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Ó “pedro”,mas você acha que com os gatunões que fizeram esse estudo alguma vez o povo vai saber quanto é que se pagou por ele ?? Abra os olhos,homem.Só no dia de S.NUNCA !! 😀 😀 😀

      1. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Dizem, que o dia de S.Nunca é o no dia 1 de novembro. Será que vamos saber?

  17. Avatar de mavidoor
    mavidoor

    E, passados tantos anos….a vergonha continua,com o aval das classes politicas e da subjugação da autoridade reguladora.
    Estamos ha muitos anos,mesmo neste contexto,governados pelos mesmos politos….e o pior de tudo é que os mais á esquerda não inspiram confiança porque não se actualizam.No caso da TDT…não tenho palavras….a não ser revolta.

  18. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Este serviço é miserável !! Acho que é dos maiores fiascos de sempre !! E ainda por cima o que os revendedores ganharam com as “falinhas mansas” de quererem vender ao “zé povinho” os chamados descodificadores da TDT !! Pra quê ?? Para o povo ver meia dúzia de canais e mal !! Que aberração !! Basta atravessar a fronteira(ou nem isso pois quem mora na raia também beneficia),e logo ali em Espanha até canais TDT em HD são às mãos cheias !! Fora as rádios que também recebem por TDT.Em França a oferta nem se fala,meus senhores !! Que revolta que isto me dá.Eu fico enervado para caramba com este assunto,a falar a sério.

  19. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Eu também queria saber para que raio é que pagamos todos os meses a chamada “Contribuição Audiovisual” na factura da EDP ?? Para quem são esses mais de 3 euros ?? Para os chulos da RTP ?? Para os financiar,essa corja de ladrões ?? Vejam lá—»”Em 2018,o Executivo prevê uma verba de 186,2 milhões de euros para a estação pública,mais 1,4% face a 2017.” Vi isto neste artigo—»(http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/valor-da-taxa-audiovisual-mantem-se-em-2018.At)é andei para cair pró lado !! “A taxa audiovisual representa 80% do financiamento da RTP.” Como ?? Com tantos milhões e temos uma estação pública de televisão com uns poucos de canais e a programação é degradante ?? Mas quem é que hoje em dia vê a RTP 1(“O preço certo”,”Agora nós”,”A praça” ?? Isto são programas para pôr burras as pessoas,de tão fracos serem !! A RTP 2(onde metade da programação do dia é para a criançada da pré-primária) ?? A RTP 3(para meter os amigos dos amigos,pois este é que é o canal das cunhas !! ) ?? A RTP Memória(dos programas da pré-história) ?? É para isto que o povo paga milhões e milhões de euros ?? Olhem,mandem-nos mas é à *erda !! É só chupar o povo até ao tutano !! É indecente,sem dúvida alguma.Isto é triste.Que país do terceiro mundo neste aspecto.Enfim…

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      “Que país do terceiro mundo neste aspecto.Enfim”
      A RTP não é a unica estação publica da Europa , alias é a que menos recebe na Europa .
      Já ouviu falar da TVE ?
      já ouviu falar da ZDF ?
      Etc…
      Existem coisas mal na RTP isso é evidente , mas você apontou o que a RTP tem de melhor ou seja a sua programação , mas entendo o seu gosto pelo pimba da SIC & TVI.

  20. Avatar de lololllll
    lololllll

    O que faz o rui vitoria a instalar uma antena?

  21. Avatar de Cristóvão N.
    Cristóvão N.

    Se não colocassem entraves e liberalizassem o mercado, haveria muito mais oferta. Como gostam de regular e taxar, não se admirem se ninguém se interessar em investir cá. Ainda por cima num mercado em que mais de 3/4 da população tem TV por cabo (ainda falam em pobreza)…

  22. Avatar de Joao MM
    Joao MM

    o estudo é completamente tendencioso e esta questão é mais uma vergonha no nosso país. A ANACOM fez sempre de conta e olhou para o lado. A questão principal é que a qualidade do TDT é, e sempre foi fraca e nunca chegou a todos os sítios nomeadamente ao interior do país. E por ser uma porcaria as pessoas foram “obrigadas” a contratar um operador que lhes leva um dinheirão para poderem ver TV num país europeu. Por isso os lucros dos operadores dispararam. Falta ainda a questão das antenas e boxes TDT que foram mais um negócio para roubar aos reformados, com um pseudo desconto cheio de burocracias que levavam as pessoas a desistir. Este assunto revolta-me e já passaram tantos anos. Está tudo na mesma.

  23. Avatar de Jls
    Jls

    Em tempos tive que me deslocar a uma loja meo para comprar um pacote tdt complementar (tdt por satélite, em zonas do país onde não há cobertura), os funcionários da loja queriam-se recusar a vender o pacote alegando que era obrigatória a subscrição de um qualquer serviço meo para poder ter o direito de comprar o tdt complementar.

    Só depois de terem percebido que eu estava bem ciente da violação dos meus direitos de acesso ao sinal público de tv, e que ia fazer uma reclamação por escrito sobre o sucedido, é que lá cederam e me venderam o dito pacote sem ter tido que incorrer num aterrorizante contrato de 2 anos com aquela empresa, num serviço que não me servia de nada.

    Mesmo assim, no final, depois da reclamação e todo o discurso que fiz sobre o direito público ao sinal televisivo aberto, um dos funcionários ainda teve a lata de dizer “mas podia ter sido só a subscrição de um cartão de telemóvel a 10€ por mês ou assim”, aqueles funcionários estão programados para tentar vender até à última gota de orgulho!

    A política de impingir pacotes recheados de serviços, com obrigações de 24 meses aos portugueses, sem eles precisarem daqueles serviços todos, continua profundamente enraizada nos quadros daquelas empresas.

    Apesar dos avisos da ANACOM, essas empresas (meo e nos) continuam a obrigar os portugueses a sujeitarem-se a pacotes recheados de serviços, que não necessitam, para poderem ter acesso aos serviços essenciais de telecomunicações de que realmente necessitam, estando obrigados a pagarem por uma mão cheia de serviços que não usam!

  24. Avatar de informado
    informado

    Todos sabiam destas conclusões. TDT está neste estado porque quem faz a gestão é a Altice ex Portugal Telecom que é dona da Meo. Nunca se mete a gerir alguém que é concorrente. É como meter a raposa dentro do galinheiro.

  25. Avatar de Bruno Albano
    Bruno Albano

    Agradeçam ao Cavaco os emissores que a RTP construiu e entregou à PT. Link: https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe80/RTPPerdeTaxasERedeDeEmissao/default.htm

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Bela historia.
      O engraçado é que +/- em 1990 existiam 6 grupos interessados em ter canais e ainda a igreja católica… e em vez de atribuírem a todos licenças e depois o mercado decidia quem tinha qualidade/ conseguia enganar melhor os telespectadores… não… decidiram que só abriam 2 canais televisivos… que foi o lixo que se viu.
      Já na altura existiam centenas ou milhares de canais no satélite… mas Portugal não poderia ter mais de 4 canais incluindo os 2 públicos… enfim… de lá para cá a coisa pouco mudou, a não ser claro que podem existir todos os canais e mais alguns mas tem de ser no cabo/ satélite pagos.

  26. Avatar de Ferramentas
    Ferramentas

    Nós somos culpados disso tudo.
    Estamos no país do “é normal”, “tem de ser” e outras mentalidades assim.
    Deixamos que façam conosco aquilo que lhes apetecer e se for preciso ainda batemos palmas…

  27. Avatar de jamm
    jamm

    DEscobriu-se a pólvora meus senhores. já é antigo este artigo mas a situação mantem-se. na altura a TDT funcionava mal e porcamente nas aldeias e quem foi beneficiado foram as empresas como a MEO , NOS e Vodafone porque os velhinhos eram enganados à grande. Tinham de comprar um aparelho com a reforma e até tinham desconto mas depois a TDT nao funcionava e ficavam a ver navios e perdiam os 40€ aproximadamente. Funciona mal passaods tantos anos. este investigador foi ameaçado pela PT na altura que apresentou o estudo. Nunca chegou a ser concretizado. porque seria?

  28. Avatar de Vítor Ferreira
    Vítor Ferreira

    Concordo com o que dizem todos, solução? Não exite!. Tenho neste momento períodos em que nada se vê. …já reclamei várias vezes e nada… solução? PIrataria? Ninguém resolve nada! Assim vai o país ,pequeno e cheio de interesses ,luvas etc.