TDT: Calendário da migração da faixa 700 MHz “será impossível de cumprir”

13 Comentários

A Altice Portugal fez saber que vai impugnar a decisão da Anacom relativa à alteração das condições associadas ao Direito de Utilização de Frequências (DUF). Para a operadora, o calendário da migração da faixa 700 MHz da TDT “será impossível de cumprir”.

Alexandre Fonseca pediu já a demissão do presidente da ANACOM.

TDT: Calendário da migração da faixa 700 MHz "será impossível de cumprir"


A ANACOM aprovou recentemente o plano de desenvolvimento da migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) com vista à libertação da faixa dos 700 MHz e o respetivo calendário, a cumprir pela MEO. No entanto, numa nota de esclarecimento enviada à Lusa, a Altice salienta que “continuam a existir considerações que suscitam muita preocupação e demonstram um grande desnorte”.

E explica: “Desde logo, a alteração que a Anacom introduziu na decisão, face ao SPD [sentido provável de decisão], relativa à alteração das condições associadas ao Direito de Utilização de Frequências TDT”.

Perante isso, “a Altice Portugal já comunicou ao regulador, ao Governo e ao Presidente da República que vai avançar juridicamente com impugnação desta decisão junto do Tribunal Administrativo”, refere a dona da MEO, na nota de esclarecimento.

Em entrevista à TSF, o presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca pediu já a demissão do presidente da ANACOM, João Cadete de Matos.

Se temos o Governo a dar recados graves e bem incisivos à postura do regulador, se temos os governos regionais preocupados, se temos os fabricantes tecnológicos a nível mundial a dizerem que Portugal está irremediavelmente atrasado, parece-me evidente que se devem tirar as respetivas conclusões […] eu, no lugar do regulador , obviamente tiraria as minhas ilações, e neste caso particular obviamente que me demitiria

TDT: Calendário da migração da faixa 700 MHz "será impossível de cumprir"

Relativamente ao calendário de migração aprovado – as alterações dos emissores que compõem a rede de TDT começam entre a terceira semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro, terminando em 30 de junho de 2020.

A Altice Portugal reafirma que se trata de um calendário que será impossível de cumprir, apontando para a terceira semana de julho como prazo final.

 

Leia também…

ANACOM: Foi aprovado plano de migração da rede de TDT

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Costa
    José Costa

    Qualquer comentário por parte da Altice em desacordo com o regulador só confirma que esta está a proceder bem! O senhor da Altice ainda vive no mundo em que a PT tinha monopólio em Portugal. TDT tem de sair das garras deste operador !

    1. Avatar de Jorge Raposo
      Jorge Raposo

      Não diria melhor.
      Excelente comentário.
      Inteiramente de acordo.
      Acrescento apenas que o regulador deveria, tendo os recursos adequados, ir ainda mais além.

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Um MUX ” canal radio eléctrico” atribuído a cada estação nacional “RTP,SIC,TVI” abrir concurso publico para atribuição de MUXs a estações regionais e locais exclusivo a região ou local pertence essa candidatura , todas as estações nacionais,regionais, locais , ficariam com total liberdade de gerir os seus próprios MUXs.
    Desvincular o serviço TDT complementar da entidade que a gere neste momento , abrir concurso publico para plataforma de satelite de livre acesso ou em sinal abeto via satelite .
    Assegurar regulamentos para existência de redes 5G exclusivas para transmissão de televisão e radio em sinal aberto e serviços video e audio , a recepção das mesma redes em todos dispositivos com capacidade de receber redes 5G .
    Aqui têm a maneira para acabar com este lóbi da altice .

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      E subsídios aos velhotes, que dependem da TD, para comprar parabólicas para ver a TV por satélite e equipamentos 5G – nada?
      Já te disseram isto num post recente mas continuas a confundir o umbigo com o resto do mundo.

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    La fora a TDT é para ricos e pobres , cá tristemente a TDT é a televisão dos idosos e pobres .
    A isso se chama-se exclusão social .
    Noutros países identidades privadas ofereciam receptores TDT aos seus mais desfavorecidos , cá espera-se por subsídios do estado .

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O estado deveria era terminar simplesmente o serviço de TDT.
    Deixava os privados tratar disso. Retiravam é claro a taxa da electricidade relativamente à RTP.

    Em alternativa o estado pode comprar e meter no espaço uns quantos satélites (uns 8 deles, agrupados para redundância de posição) e depois utilizá-los para distribuir o sinal de televisão e rádios nacionais em sinal aberto. Se os privados andam a lançar satélites às dezenas de milhares, certamente que o estado consegue meter lá uns 8 na boa.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Sem noção .

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Com a noção de que para ter qualidade, tem de ser por satélite, via terrestre é uma dor de cabeça ter o TDT a funcionar bem de forma continuada no tempo, quando funciona sequer!

    2. Avatar de maxgiger
      maxgiger

      não dizes nada de jeito.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        maxgiger sem argumentos.
        Próximo.

  5. Avatar de A. Matos
    A. Matos

    Se o 5G está atrasado a Altice não deveria dar uma ajudinha a acelerar o processo?

  6. Avatar de sakura
    sakura

    A “Altice Portugal” vai concorrer contra a “Altice Portugal”
    LOL…. não sei mas os Tugas no minimo São Burros.

    1. Avatar de nop90
      nop90

      alguns, nem todos, os piores exportamos para o Brasil