Taxas da UE a dar frutos? Empresas chinesas de elétricos perderam terreno na Europa

67 Comentários

Com a imposição de taxas aduaneiras sobre os carros elétricos fabricados na China, a União Europeia (UE) procurava travar o seu sucesso por cá. Agora, os primeiros dados desde a implementação provisória indicam que a medida do bloco está a dar frutos.

BYD SEAL U DM-i

Apesar de não serem unânime para os próprios Estados-membros, a UE impôs taxas aduaneiras extra aos carros elétricos oriundos da China, por forma a travar aquilo que a sua investigação concluiu ser concorrência desleal.

De facto, as taxas provisórias da UE elevaram os valores associados à importação dos carros vindos da China em 48% no caso de algumas fabricantes.

Agora, sabe-se que estas taxas estarão a dar os frutos que a UE esperava, pois, em julho, fizeram abrandar o ritmo da chegada de veículos elétricos fabricados na China.

Segundo dados da Dataforce, citados pelo Automotive News Europe, o número de novos veículos elétricos que as fabricantes chinesas, como a BYD e a SAIC MG, registaram na UE no mês passado caiu 45% em relação a junho.

Os dados reúnem os resultados dos 16 países membros que comunicaram os números de julho até à data, incluindo os maiores mercados da UE, como a Alemanha, França e Itália – os resultados relativos a todos os 27 países estarão disponíveis no final deste mês.

Apesar de relevante, esta queda poderá explicar-se pela pressa das fabricantes chinesas em fazer chegar os veículos elétricos aos concessionários antes da entrada em vigor das taxas adicionais, que ocorreu a 5 de julho.

Vimos um grande impulso das fabricantes chinesas [em esvaziar os seus stocks em junho]. Isso provavelmente causou uma reduzção de stock.

Disse Matthias Schmidt, um analista automóvel independente baseado perto de Hamburgo, acrescentando que o pico de junho foi menos pronunciado para as empresas ocidentais, uma vez que foram mais cautelosas na gestão dos seus stocks.

Ainda assim, segundo a Dataforce, em julho, na Alemanha, as marcas chinesas representaram 8% dos registos de veículos, contra 13% em junho; e, em França, a queda foi de 8% para 5%.

Navios de transporte de carros da SAIC

 

Carros elétricos chineses na Europa

Desde o início em 2019, a MG, a BYD e outras fabricantes têm crescido de forma constante. Aliás, a sua quota no mercado de carros elétricos da UE situou-se em 8,5% em julho, com base nos números da Dataforce, acima dos 7,4% do ano anterior.

A BYD vendeu três vezes mais veículos elétricos nos 16 mercados em julho do que no ano anterior. Por sua vez, a MG, parte da empresa estatal chinesa SAIC, registou uma queda de 20% em julho em relação ao ano anterior, enquanto as vendas da Polestar diminuíram 42%.

De acordo com Julian Litzinger, analista da Dataforce, “os aumentos da BYD estão realmente a suavizar a queda” das marcas chinesas.

 

Leia também:

China faz queixa da UE por causa das taxas sobre os seus carros elétricos

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Frutos? É só ridículo andarem a controlar o mercado só porque não conseguem competir.

    1. Avatar de Aldo
      Aldo

      na china, nada é controlado.. e não fazem nada para proteger o mercado chinês. Será que o povo chinês é contra essas medidas que beneficiam o seu pais? Talvez os Europeus deviam ser mais Europeus em vez de ser chineses.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Pois… Só que na China os fabricantes clássicos, europeus e japoneses, eram muito caros que is chineses, por isso o seu sucesso, e os consumidores ganharam com isso.
        Na Europa é ao contrário, cortando os chineses, muito mais baratos, quem perde somos nós

        1. Avatar de GM
          GM

          Perdemos, ou ganhamos? Penso que é a segunda hipótese. Se a China jogasse com as mesmas armas, com as mesmas regras, ok. Mas não. Não joga.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Nem mais!

  2. Avatar de Barta
    Barta

    Ridículo, quem fica penalizado é o consumidor final. Normal quando os políticos são uma cambada de corruptos a favor dos grandes interesses económicos.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Porque não vais trabalhar por um prato de arroz na China?
      Se lá é tão bom.
      Prefiro dar dinheiro aos europeus do que depois ter o carro parado na oficina por falta de peças

      1. Avatar de daniel
        daniel

        mas esse argumento do prato de arroz encaixa onde!! wtf

      2. Avatar de opas
        opas

        Provavelmente ganha mais um Chinês por mês do que tu…

        1. Avatar de Rei leao
          Rei leao

          Provavelmente ate pode ser verdade, mas eles não tem ferias, dormem na fabrica e trabalham 18 horas por dia….queres? Vai para la

      3. Avatar de Barta
        Barta

        Nota-se que não tens a mínima noção do que dizes, visto que neste momento tem melhor qualidade de vida do que nós e muitos outros países europeus.
        Carro parado na oficina por falta de peças??? A sério? É que nem comento mais nada, é aquele ditado “Falar é prata, calar é ouro”.

        1. Avatar de Rei leao
          Rei leao

          Melhor qualidade de vida que na europa? Fontes? Da tua cabeca certo? Viver num pais onde o governo e que diz o que podes instalar no teu smartphone e tao bom not

          1. Avatar de Barta
            Barta

            Da cabeça não, de ter familiares lá e de lá ir em trabalho. Ninguém falou de liberdades, baseado no “prato de arroz”. Queres que te diga cá em portugal trabalhos em que trabalhas mais horas? Onde se explora das 8h às 22h??? Mas que sabes tu? Já lá foste?

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Sim parado na oficina..
          Byds por exemplo. Pois não comentes….
          Os chineses melhor qualidade de vida? E se cá falam que são controlados, não queiram ir á China.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu já fui à China, qual é o problema ? teve problemas quando lá foi ?

          2. Avatar de Barta
            Barta

            Eu tenho familia lá e vou lá em trabalho. Sim, vou a Taiwan e tem mais qualidade de vida lá do que cá. Igualmente em muitas outras cidades. Andas atrasado no tempo. Acorda.

      4. Avatar de JL
        JL

        Os chineses já ganham mais que a média dos europeus.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Já foi? De certeza? Se calhar em sonhos. Diz que foi e não foi coisa nenhuma. Entao sabe o que é o wechat? Sabe que eles são controlados pelo governo por essa aplicação.
          Eles são embaixadores dos direitos humanos não são?
          Por isso é que nem a Microsoft pode operar no país.

          1. Avatar de JL
            JL

            Basta pesquisar, como você costuma dizer.

            Você é que está a ser controlado.

            Tanto que pode que opera:

            https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/microsoft-proibe-smartphones-android-aos-funcionarios-na-china-e-obriga-a-usar-iphone/amp/

            Eu não sei tudo, e quando não sei não invento como você.

          2. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Reallity Check!! A Microsoft ainda opera na China.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Você sabe tudo. É um Deus.

        3. Avatar de Rei leao
          Rei leao

          Opa o JL queres atencao? O pib per capita da china e inferior ao da moldavia o mais pobre da europa. Pib per capita chines e de 7000 dollares, em portugal e de 31000

      5. Avatar de Ivo
        Ivo

        Se acha que trabalhar na China é tão ruim, por que tantas empresas europeias dependem de peças fabricadas lá? A realidade é que a China tem uma economia forte e competitiva. Além disso, as condições de trabalho estão melhorando e muitas pessoas escolhem trabalhar lá por causa das oportunidades. Cada país tem seus desafios, mas desvalorizar o trabalho dos outros não ajuda ninguém. E, já agora, quando é que foi a última vez que visitou a China? Eu vou lá muitas vezes, por ter familiar a viver e trabalhar lá (Shangai), conheço a realidade atual, e não a realidade “fabricada e distorcida” pelos “média” do mundo Saxónica (EUA + UK). Ultimamente, muitos turistas europeus ou americanos, após a visita a China, todos comentaram que aquilo que encontraram lá é exatamente o oposto dos relatos pelos ditos “média”. Tenho alguns amigos também pensavam como o Mário, mas depois de uma visita recente a China, mudou completamente o discurso.

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Não não é.
      A China não compete de igual pra igual, não cumpre as mesmas regras, não paga o mesmo, não cumpre limite de poluição, copia tecnologia sem se preocupar com patentes.
      Se as empresas europeias fecharem por falta de vendas quem perde são os europeus porque é tudo despedido e deixa de existir produção que por sua vez não mexe e economia, passas a importar do que exportar o que significa que gastas mais do que recebes.
      afinal quem perde, é o cliente final?

  3. Avatar de opas
    opas

    Calma… Como tudo o que a Comissão Europeia tem feito nos últimos anos, isto vai ser mais um tiro nos pés.

  4. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Acredito que a direita não se importava nada de competir com a China nos mesmo termos, tirando direitos aos trabalhadores europeus e pagando-lhes uma miséria, tipo os migrantes. Deve ser por isso que anda prai muita choradeira que a UE anda proteger demasiado os seus interesses etc, querem-nos por a pão e água.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Esperava mais dos Chinos, afinal ainda tiveram uma semana em Julho para despejarem todos os stocks na UE.

    1. Avatar de Nono
      Nono

      Pois mas isto são processos logísticos que demoram sobretudo pela dimensão que tem, se não houvesse a burocracia isto já estava tudo a andar com eletricos chineses…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Demoram mas era um facto anunciado há meses.
        Qd saírem os números de Agosto é q se vai ter a real noção do impacto da medida.

  6. Avatar de Mais um velho
    Mais um velho

    O mais triste é que nitidamente não aprendemos nada com a história… o que eles estão a fazer com os chineses já fizeram com as marcas japonesas nos anos 70. O conceito não é novo e ainda mais triste que isto é que a UE está a fazer isto para criar e proteger os empregos dos primeiros que atiram a pedra à política.
    As povo europeu tem de se mentalizar de uma vez que cada vez que compra um produto barato de um país e asiático só está a cavar a cova de um europeu. A Europa não pode viver só de turismo e serviços.

    Ou vocês acham que a Europa não está cheia de “AutoEuropa’s?”

    1. Avatar de Quantum
      Quantum

      Desde quando a UE defende os interesses dos contribuintes Europeus?

      1. Avatar de Mais um velho
        Mais um velho

        Estás a ver o problema na perspectiva errada. O interesse deles é garantir que assalariado tenha emprego para poder continuar a contribuir em impostos…
        Não trazes riqueza à Europa se andas sempre a comprar fora.

      2. Avatar de Ivo
        Ivo

        Gostei do comentário do Quantum: “Desde quando a UE defende os interesses dos contribuintes Europeus?”.
        Neste momento, a UE está a defender os interesses geopolíticos Americanos com todos os dentes, não dos Europeus.

        1. Avatar de Quantum
          Quantum

          Há anos que a EU não passa de um vassalo dos EUA. Basta ver: Huawei, TikTok (que não é Chinês), obrigar a ASMC a não vender equipamentos e dessa forma perder biliões e fechar fábricas (Na Europa), embargo obrigatório á venda de chips, financiar basicamente a 100% a Tesla com o dinheiro dos contribuintes Europeus, não comprar Gás ou Petróleo á Rússia e com isto ver a inflação Europeia a disparar mais de 40% e agora é a taxação de VE Chineses que são de longe superiores a qualquer VE dos construtores Europeus.
          Mas calma, eu é que sou maluco porque não tenho qualquer interesse em financiar Guerras dos EUA no Continente Europeu, ou um grupo de amiguinhos (sim, são sempre os mesmos) corruptos em Bruxelas. Devo ser comuna ou pior…

          1. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Quantum , está na cara… Defender a Russia , que é de longe o pior regime que um pais pode ter (muito pior que o chinês) é passado, muito passado

          2. Avatar de Mais um velho
            Mais um velho

            E não acabas por ser sempre o vassalo de quem te protege as costas? Ou já esqueceste o motivo pelo qual não falas alemão?

  7. Avatar de abilio+silva
    abilio+silva

    Toda e qualquer chinesice avaria, enferruja ou apodrece passados 15 dias.

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Are you sure? Se for o caso, a UE não tem que travar uma guerra comercial para impedir a chegada dos carros chineses. O próprio produto vai deteriorar por si. Só os infantis é que pensam como o senhor.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Por acaso o que não falta são reports de carros chineses atacados pela ferrugem em diversos pontos mais sensíveis.
        Ainda não aprofundei os porquês, mas quem tiver interesse num, o melhor é verificar isso, caso queira manter o carro por mais que um ou dois anos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc está a brincar ?
            Ao menos leia o que posta. Audis com 30anos e sem pinga de ferrugem é mato.
            Claro que se for acidentado e reconstruído com painéis chinos baratuchos, não há milagres. Nesse caso vai ter uma deterioração semelhante
            a um carro chino nas areas afectadas.

          2. Avatar de JL
            JL

            30 ?

            “Audi Canada always refused to fix my left fender even if it started to rust when the car was only 4 year old”

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se recusou foi pq teve razão para isso. Painel não original , endireitar no bate-chapa da esquina. Não sabe ler?

          4. Avatar de JL
            JL

            Se fosse tesla é que não tinha razão nenhuma. LOOOOL

            De certeza…. lol

        1. Avatar de Ivo
          Ivo

          Será que é um por acaso, também os Tesla têm os seus problemas. Tenho 2 primos, ambos possuem BYD há mais de 2 anos (ambos trabalham e vivem na China/Shangai), e estão bastantes satisfeitos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Normal, estes carros só dão problemas a quem não os tem.

            Fique atento e veja se não é assim.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os Telas tb são chinos, logo não é de admirar que estejam ao mesmo nível.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não, são americanos, senão todas as marcas europeias também não chinas.

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Atendendo que 70 a 75% do que compra com marca ocidental é feito lá , o que diz é um disparate

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Mas como há muitos “espertos” vamos manter o disparate em criar desemprego aos europeus para “encher” o ego fos outros que para cúmulo não actuam com as mesmas regras que nós!

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Só se for o seu Tesla eng⁰ @António. A começar na bateria e a acabar no tablet.

        1. Avatar de JL
          JL

          O dele é um long range, portanto não.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há MYLR’s chinos

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, não há nenhum, continuam todos a ser Americanos, fabricados na China.

            Os Porches fabricados na China são Chinos?

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah, a bateria do LR é Tesla.

  8. Avatar de Marko
    Marko

    Acho graça á hipocrisia dos defensores dos direitos humanos, que compram carros europeus fabricados na China também e com componentes vindos de lá… Enfim…
    O problema não são os direitos humanos, o problema é que eles fazem preços reais com lucros bons, e na UE fazem preços irreais com lucros extrato esféricos. O resto são histórias e cada um acredita no que quiser… Já a história dos carregadores dos smartphones era para defender o ambiente… Há com cada dahhhh que até assusta!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Eu, chinês, nem um prego compro. E vejam só a minha casa é bastante moderna, ao ponto de usar domotica actualizada e com controlo de tudo que é eléctrico em casa! Já deixei de comprar certos bens por virem com o “Made In China”!

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Sim sim, tal e qual… A minha também é tão avançada que se fez sozinha, e quando vou de férias desligo-a ela enfia-se debaixo da terra para ninguém a roubar vê lá!

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Eu admiro tanto licenciado não fazer ideia do que diz!!!!!

    A China é um mercado fechado, só deixa entrar empresas estrangeiras, se for uma chinesa a representá-los ou então criarem uma nova empresa local com os chineses! Os trabalhadores chineses têem muito piores condições de trabalho que qualquer europeu, desde horas trabalhadas por dia aos 6 dias por semana, 44 horas por semana e só têem direito a 10 dias de férias por ano! O salário mínimo é de 300 dólares mensais!!!!!

    Obviamente que qualquer empresa chinesa tem uma enorme vantagem sobre qualquer empresa europeia!!!! Se não houver protecção às importações, o que acontece é que as empresas europeias deixam de vender e fecham portas. Nessa altura vão pedir emprego a quem? Aos chineses a 300 dólares por mês!?!?!?

    Puxem pela cabeça seus preguiçosos! Reclamam porque pagam impostos, como se um Hospital tivesse voluntários a trabalharem de borla, ou as estradas não custassem nada, ou as Escolas……..
    Não querem pagar, mas gostam de exigir……..

    Vão comprar roupa caríssima, feita na Turquia, Bangladesh ou Índia, com custo de 1€ por peça, chega à Europa e uma marca conhecida e sem nenhuma fábrica coloca um logotipo da Adidas, Lacoste, Dior…….. e acham normal……

    A Europa se não produzir nada e cada vez pagar salários mais altos, pergunto eu, acham que vai ter um fim feliz?
    Querem tudo o mais barato possível, e ao mesmo tempo exigem os salários mais altos do mundo…… meus caros, isso não é compatível e nem possível!!!!!

    1. Avatar de Rei leao
      Rei leao

      Eu so quero salario europeu e comprar tudo chines barato….nem que para isso tenham de andar miudos de 10 anos chineses a trabalharem para o meu estilo de vida. Adoro luxo e marcas, ai bixas

    2. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      Concordo contigo que disse, mas mais uma vez o capitalismo fala mais alto.
      Não é só a questão da roupa que vem da Ásia pelo preço do kilo de arroz, mas o patronato que quer fazer lucro de forma desmesurada fazer dinheiro sem querer saber das consequências.

    3. Avatar de André
      André

      Agora só te falta pesquisar se o salario mínimo significa alguma coisa ou se de tão baixo que é toda a gente acaba por ganhar mais.

  10. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Isto é economia circular, estamos a ver a China a industrializar a Europa, comprando várias antigas fábricas automóveis, para fugirem aos impostos.

  11. Avatar de iFernando
    iFernando

    O Ocidente deve diversificar os países fabricantes, buscando alternativas à China e apoiando o desenvolvimento de outras nações asiáticas e africanas.