Taxa de carbono aumenta em Portugal! Preço dos combustíveis vai aumentar

35 Comentários

Foi no início de 2019 que o Governo baixou o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). No entanto, quatro dias depois, o Governo aumentou a taxa de carbono sobre os combustíveis, o que significa… aumentos!

O aumento da taxa de carbono deverá “anular” a descida dos preços que aconteceu no início do ano.


A nova taxa de carbono sobre os combustíveis (que estabelece que alguns produtos petrolíferos e energéticos estão sujeitos a um adicionamento sobre as emissões de CO2) foi publicada esta sexta-feira.

Segundo a portaria, a taxa de carbono vai sofrer um agravamento que chegará aos 1,5 cêntimos por litro no gasóleo. A atualização estava já prevista no Orçamento do Estado, mas só foi aplicada quatro dias depois de ter descido o imposto petrolífero da gasolina.

Segundo o observador, com a atualização desta taxa e o aumento previsto por causa das condições de mercado, que irá variar entre 1,5 cêntimos no gasóleo e os 2 cêntimos por litro na gasolina, a descida dos preços sentida no início do ano deverá ficar anulada. Isto no caso da gasolina, pois no gasóleo, o efeito será mais penalizador já que este combustível não beneficiou da descida do ISP. 

Os aumentos dos preços pode ser acompanhados no Portal “Preço dos Combustíveis Online“.

Esta medida promove a transição tendencial para uma economia de baixo carbono, objetivo que tem assumido grande relevância no plano nacional, em linha com o contexto internacional.

Os aumentos, que serão aplicados já na próxima semana, irão acabar com um ciclo de 11 semanas de baixas consecutivas nos preços finais da gasolina e do gasóleo.

Leia também…

Gasolina mais cara que o gasóleo? Isso é em Portugal…

 

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MarioM
    MarioM

    E pronto como os Combustíveis baixaram logo aumentam outro imposto.
    E Depois os políticos neste País admiram-se de a gente lhes chamar que são um bando de ladrões , e dos povos estarem fartos dos esquemas e mentiras deles.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E enquanto lhes andarem a chamar nomes é para o lado que eles dormem melhor.

  2. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    é a tal da chico-espertice, mas aposto que ainda virão pessoas comentar que acham isto muito bem porque é feito em nome da “defesa do ambiente”. Fosse invertido o número de carros eléctricos com os movidos a combustíveis fósseis inventavam logo um imposto sobre os eléctricos. A bem da verdade, se forem ponderados os impactos ambientais da construção de um veículo eléctrico, principalmente o das suas baterias, bem como os meios de produção dessa mesma energia, que em Portugal ainda é fortemente dependente da energia fóssil, chegaríamos à conclusão que o carro eléctrico é muito mais poluente do que os carros a diesel a gasolina e gpl da actualidade.

  3. Avatar de Armindoalves
    Armindoalves

    Istoeumaveronha

  4. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Isto realmente até mete nojo.
    Que cartelização.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    “Esta medida promove a transição tendencial para uma economia de baixo carbono, objetivo que tem assumido grande relevância no plano nacional, em linha com o contexto internacional.”

    Esta medida só promove a cobrança excessiva de impostos ao povo, objetivo da classe política desde…sempre!

    Andavam por aí a dizer que sem impostos o combustível custa cerca de 0,65€, ainda é preciso mais aumentos?

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      O interesse nacional é contribuir o mais possível no empobrecimento do povo porque assim essa gente politica e mais alguns podem continuar a ser os donos disto tudo.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isto é devido ao acordo de Paris, o mesmo ia acontecer em França, só que lá partiram a loiça toda. O acordo de Paris vai-nos sair bem caro, e não fazer nada pelo aquecimento global.

    1. Avatar de aware
      aware

      Então queres ver que afinal o Trump nao é estúpido

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Vê a explicação porque o acordo de Paris não serve para nada, além de um desperdício de dinheiro

        https://www.youtube.com/watch?v=Gl7S3bwEUF4

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A loiça deles não se partiu somente devido a isto. Foi apenas um dos fatores.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Num pais onde enche mais uma cidade quando um clube de futebol é campeao nacional do que numa manifestação por uma vida melhor está tudo dito.

  8. Avatar de rgj
    rgj

    São as “fintas” do chamado CR7 das finanças! Fazer aos políticos o que se fazem aos frangos era pouco…

  9. Avatar de JonyK
    JonyK

    Típica filha putice, do modo de ser e vida levada por um político, que alimenta uma corja de inúmeros funcionáros públicos sempre de mãos estendidas.

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      mas olha que a maior parte do FP ganham mal o problema esta que esta lá muita gente que devia levar um pontapé e depois os outros levam por tabela.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O imposto chama-se “Taxa de carbono sobre os combustíveis” GPL é combustão na mesma penso que será também afetado, mas não tenho a certeza. Terás que ver se este imposto é aplicado em GPL que acredito que sim

  10. Avatar de alex
    alex

    por isso vou a espanha…

  11. Avatar de Paulo Morgado
    Paulo Morgado

    Muita revolta mas acções zero! Fosse isto em França ou Espanha é eles já não faziam isto, mas o povo fala fala..e nada

  12. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    isto é apenas mais um imposto, e nem sequer é com este dinheiro que vão tapar buracos no ozono. Mais, a maioria das pessoas usa a sua viatura pessoal (seja carro ou moto) porque tem necessidade de o fazer, não por simples capricho, ou seja, isto terá um impacto muito diminuto no tráfego, apenas servirá para sacar mais umas coroas, sendo que o sector automóvel já contribui com cerca de 1/4 da receita fiscal total. É um abuso. Querem diminuir o uso do transporte pessoal melhorem o transporte público ao ponto de o seu uso ser mais vantajoso a nível de tempo de deslocação e custo. Mais, aqui em Lisboa (e provavelmente não só) ainda tem um factor adicional: a câmara acha que vai reduzir o tráfego e a entrada de carros na cidade por decreto, então tem andado a suprimir faixas de rodagem, suprimir um dos sentidos ou até mesmo eliminar a circulação de viaturas em algumas zonas. Resultado? Não entram menos carros, temos sim mais congestionamento e por consequência, imagine-se, mais poluição.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O Ozono não tem nada a ver com isto e já nem é considerado um problema.
      Tanto não é que o que não falta são medidas para voltar a rebentar com o ozono.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Mas parece que “viver” em Portugal é um capricho, no entanto só algumas classes escolhidas da sociedade têm direito a quantias avultadas de dinheiro.

  13. Avatar de Alberto
    Alberto

    É pura vergonha é só roubar o se povinho

  14. Avatar de hsff
    hsff

    A fraude continua, tudo são pretextos para aumentar os impostos e diminuir a mobilidade. Os portugueses papam tudo e se nada fizerem vão continuar a ser papados.

  15. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Ainda dizem que a austeridade acabou. Se fosse no tempo do Coelho os comunas e os bloquistas ladravam. Como apoiam o Costa fingem que não aconteceu nada.

  16. Avatar de Eu
    Eu

    Bando de gatunos “políticos”.

  17. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    ah ah depois de uma semana de propaganda nos “orgãos oficiais” i.e. meios comunicação* (*alguns) a dizer que iamos poupar quase 300 euros em 2019 com os combustiveis!!! tomá lá uma taxinha carbonária…
    já agora falta tb falar naquilo das centrais solares que o anterior secretário de estado da energia disse que não iam ter subsidios o gajo foi demitido veio o galamba – sim o galamga agora é secretário da energia!!!- e pimba toma lá subsidios outra vez e garantidos por 15 aninhos olarilas vai buscar eh esta hein?!!!
    logo aumenta o défice tarifario. logo a divida para pagar-mos e claro contrapartida em ano de eleições para baixar um café no preço da luz a edp paga a taxinha da troika que o meu pai reformado já pagou á anos …

  18. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    O governo dá com uma mão e tira com a outra.

  19. Avatar de Tiago Castilho
    Tiago Castilho

    É bem feita para a Malta que votou no Costa e nesse bando de esquerdalhos

    1. Avatar de Marco Rua
      Marco Rua

      Estavas melhor com os anteriores estavas………

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na realidade quem venceu não foi ele, não foi o partido mais votado.

  20. Avatar de Mario Machado
    Mario Machado

    Isso bem típico em governo de esquerda, dá com uma mão e toma com as duas.