Tarifas: EUA isentam telemóveis, computadores e componentes

28 Comentários

O mundo está pressionado com a “Tarifas Trump”! No entanto, os EUA abriram agora uma exceção e vão isentar as importações de telemóveis, computadores e componentes.

Tarifas: EUA isentam telemóveis, computadores e componentes


Tarifas Trump: decisão no contexto de negociações entre os EUA e a China

​Recentemente, a administração Trump anunciou a isenção de tarifas para diversos produtos eletrónicos, incluindo telemóveis, computadores e componentes. Esta decisão surge no contexto de negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, visando aliviar tensões e evitar aumentos de preços para os consumidores americanos.

Tarifas: EUA isentam telemóveis, computadores e componentes

Analistas do setor tecnológico consideram esta decisão uma boa notícia e um “alívio massivo” para o mercado tecnológico e para as ações das empresas do setor.

Apesar destas isenções, de notar que outras categorias de produtos, como vestuário e calçado, continuarão sujeitas a tarifas elevadas. Esta abordagem seletiva reflete as complexidades políticas e económicas nas decisões de política comercial em curso.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    Um dinossauro que nada percebe do mundo moderno a querer mandar nesse mundo, vai correr bem…

  2. Avatar de Vasco BB
    Vasco BB

    Este Gajo, simplesmente Não tem noção do Ridículo…

  3. Avatar de Vasco BB
    Vasco BB

    As tecnologicas foram apertar lhe os NUTS e ele cainhou… Só quer protagonismo … Shame

  4. Avatar de Max
    Max

    O EUA vão isentar … durante 90 dias.
    O quê? 20 produtos eletrónicos como smartphones computadores e chips.
    De que taxas? Da taxa de 125% se fabricados na China e da taxa de 10% se fabricados noutro país.
    E porquê? O post diz que é devido a negociações entre os EUA e a China. Deve ter sido antes porque na ida á casa de banho alguém lhe falou das consequências da taxa sobre produtos da China (de 145% porque há uma de 20% a somar à de 125%) teria sobre a Apple e outras empresas e o preço nos consumidores.
    A China ainda não disse nada quanto alterações à sua taxa de retaliação, de 125%, sobre produtos dos EUA.

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Lá se foi a festa dos non apple

    1. Avatar de abaptista
      abaptista

      Comentário ridículo de quem usa palas…

  6. Avatar de eis
    eis

    Num dia diz que as tecnológicas têm que investir nos EUA e que nunca mudará a política tarifária.
    No outro isenta smartphones, computadores, chips e alguns outros produtos eletrónicos da taxa de 125% sobre produtos fabricados na China e de 10% se fabricados noutro país.
    Enfim.

  7. Avatar de Wilson Luz
    Wilson Luz

    Aqui no Brasil, Lula devia fazer o mesmo.

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Que palhaçada!
    O Trump só se enterra!

  9. Avatar de Arménio
    Arménio

    vai na volta e não aplica tarifas nenhumas

  10. Avatar de João
    João

    Enfim as voltas que este tolinho já deu em pouco tempo!

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      É tolinho mas sabe ganhar os seus milhões. Ele é uma pessoa de negócios não é de política. Por isso é que faz o que faz.

      1. Avatar de X
        X

        Entrou no negócio dos casinos e foi à falência, é a nata da nata este macaco!

      2. Avatar de Zé Gato
        Zé Gato

        Não sei se sabe ganhar assim tantos milhões. No Ranking da Forbes a viúva do Américo Amorim tem mais dinheiro que o Trump.
        A matemática não é o seu forte, tal como os negócios e muito menos a política. Digo eu…

        1. Avatar de Max
          Max

          Lista da Forbes de 01/04/2025:
          – Maria Fernanda Amorim: 597º lugar
          – Donald Trump: 700º lugar – e isto graças à muita trafulhice que fez no último ano que lhe permitiu duplicar a fortuna
          https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/04/01/lista-de-bilionarios-da-forbes-donald-trump-dobra-sua-fortuna-em-um-ano.ghtml

  11. Avatar de Inculto
    Inculto

    A agenda w@ke e os impostos que pagamos para manter a Europa é que é bom… Vou ver mais um joguinho de futebol e já volto…

  12. Avatar de Max
    Max

    Vejam se repescam o meu comentário que termina em “sIto é caótico. Aceitam-se apostas do que é que acontece nos próximos 90 dias”, com o ponmto de situação das taxas da China e sobre produtos eletrónicos

    1. Avatar de Max
      Max

      Então, para não escrever tudo outra vez – nos próximos 90 dias, nos EUA, os smartphones, computadores, chips e outros produtos eletrónicos, :
      – produzidos na China continuam a pagar 20% (a taxa fentanil). Saiu a taxa de 125%
      – nos restantes países, em que a respetiva “tarifa recíproca” (20% no caso da UE) foi substituída pela taxa de 10% (a taxa mínima) os produtos mencionados ficaram isentos por 90 dias
      E que acontece no fim dos 90 dias? Como Trump foi obrigado a recuar por pressão dos mercados – em particular a subida das “yield bond” (juros exigidos pelos investidores para comprar títulos de dívida dos EUA), Trump não se atreve a criar outra tempestade. Repor as “tarifas recíprocas” acabou-se.

  13. Avatar de Aziado
    Aziado

    O Trumpanete anda, aos papéis. No circo tinha sucesso.

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Fixe era o Xi fazer assim, “oh, obrigado por reduzires as tarifas nesses componentes específicos, de que tanto necessitas. Mas já que gostas tanta de tarifas, toma lá mais uma, agora a China vai meter 145% de tarifas nos telemóveis, componentes e computadores exportados para os EUA.”

    Sim leram bem, tarifas sobre as exportações.
    Conceito económico inventado à pressão por PorcoDoPunjab.

    Só baixas as tarifas no que te dá jeito?
    Então toma lá disto.

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Fixe era os Chineses meterem uma tarifa de 145% sobre as exportações desses componentes para os EUA.
    Só baixas no que te dá mais jeito?
    Então toma lá disto.

    Lá ia a Apple com os porcos, passe o pleonasmo.
    Que tragédia, o horror…

    1. Avatar de Max
      Max

      Pois é, nunca mais se decidem a acabar com o iPhone. Era a ordem na China para os funcionários públicos não comprarem iPhones, afinal não houve, continua a ser vendido alegremente.
      Agora era Trump que lhes ia ferrar com uma taxa de 145%, afinal passou para 20%.
      Não está mal lembrado, se não ferra Trump, ferra a China com 145%, o que é preciso e exterminá-los 😉
      Mas de facto as tarifas de Trump pareciam verdadeiras:
      – O secretário de Comércio Howard Lutnick para o Face the Nation da CBS News no domingo passado: “O exército de milhões e milhões de seres humanos aparafusando pequenos parafusos para fazer iPhones – esse tipo de coisa virá para a América.” Só gostava de saber onde é que iam buscar milhões de norte-americanos para as fábricas.
      – Trump na 4ª Fª: “Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada à China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”.
      Depois de eliminar na 6ª Fª os 125%, alguns dos comentários:
      – Joe Walsh, um ex-congressista republicano e proeminente crítico de Trump: “Mais isenções, então a questão permanece: Se as tarifas são tão boas, porquê tantas isenções?”
      Stephanie Ruhle, apresentadora da MSNB: “Então, essas isenções sobre produtos eletrónicos da China… É assim que devemos ver? “Estamos a impor uma tarifa de 145% sobre todos os produtos chineses – exceto o que compramos.”

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Esse Lutnick deve ser é lunático.
        Desde quando os Aifones são feitos ou aparafusados à mão?
        Mas ele pensa que está na Idade Média ou quê?

        Essas tarefas são feitas por máquinas.
        Enfim, mas como é que esta gente lança pérolas deste género?
        É como a outra, não se pode ter barragens porque a água evapora.
        Claro, até porque sem barragens a água não evapora tb…

        1. Avatar de Max
          Max

          A informação disponível diz que a Foxconn tem mais de 1,3 milhões de trabalhadores na China, a maior parte a trabalhar para a Apple. Contando com outras montadoras, são centenas de milhar os que trabalham para a Apple na China. Para isso as montadoras constroem cidades-dormitório perto das fábricas. Muito do trabalho e sazonal. Já se sabe que as condições de alojamento não são as melhores e os ordenados estão muito abaixo dos nos EUA. Mas não é preciso só pessoal para a montagem, há muitas outras tarefas. Há uma cmpetência que a Apple destaca, os engenheiros de máquinas, que convertem os desenhos de computados das componentes em máquinas para os fabricar. Tim Cook diz que na China, para fabricar o iPhone, “Há muitas habilidades concentradas”.
          É espantosa a burrice dos trumpistas como Lutnick quando fala da construção de fábricas nos EUA para fabricar iPhones, que, além do mais demoram anos a construir. E dizem que cria emprego. Mas a grande questão é que mesmo pagando salários mais altos nem sequer há norte americanos, em número e com as habilidades necessárias, para lá trabalhar. Além disso, é mais de que conhecido que os jovens norte-americanos, especialmente os com maior formação, nem se querem aproximar de uma fábrica.

  16. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Lot of hate around here

  17. Avatar de Yyy
    Yyy

    Os únicos que escapam á guerra das tarifas são os queridos amigos : a Rússia e a Coreia do Norte …esses sim é que são os aliados do Trump…

  18. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Yyy, a Rússia e Coreia do Norte já têm sanções que cheguem.
    Se calhar teve pena deles, sei lá…lol.

  19. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Fixe! Já posso comprar uma RTX 5090 a 3000€.