TAP já não vai avançar para a frota com carros da BMW

82 Comentários

Ontem surgiu a notícia que a TAP iria encomendar 50 veículos BMW para administradores/diretores. Com todas as dificuldades que Portugal atravessa, face ao que está a acontecer no mundo, foram várias as vozes que se mostraram contra tal “negócio”.

Hoje a Comissão Executiva da TAP informou, em comunicado, que vai procurar manter a atual frota automóvel pelo período máximo de um ano, por compreender o “sentimento geral dos portugueses”, após polémica sobre carros de luxo.

TAP já não vai avançar para a frota com carros da BMW


TAP disse compreender o sentimento dos portugueses

A TAP ia encomendar uma nova frota de automóveis BMW corporativa, substituindo os da Peugeot, que terão um valor de mercado a partir dos 52 e dos 65 mil euros. A revelação foi feita pela TVI/CNN Portugal e pelo portal Away e as reações foram quase instantâneas. Na mensagem interna e explicações, a TAP explica que a atual frota é maioritariamente de 2017 e atinge o máximo de prorrogações possíveis em contrato no próximo ano.

Segundo a empresa, “esta opção [para veículos da marca BMW] representa uma poupança superior a 20% do valor mensal da renda e tributação, relativamente a novos contratos de renting para viaturas com características semelhantes às atuais (gasóleo), estando em linha com o plano de reestruturação uma vez que representa o menor custo possível em sede de concurso no mercado”, apresentando “também melhores prazos previstos para entrega das viaturas”.

TAP já não vai avançar para a frota com carros da BMW

Já hoje, a Comissão Executiva da TAP disse compreender o sentimento dos portugueses e decidiu recuar na decisão. Numa nota enviada à comunicação social é referido que…

A Comissão Executiva da TAP compreende o sentimento geral dos portugueses e, apesar da decisão que tomou quanto à frota automóvel ser a menos onerosa para a Companhia nas atuais condições de mercado, a TAP procurará manter a atual frota durante um período máximo de um ano, enquanto reavalia a política de mobilidade da empresa

O caso levou o Presidente da República a apontar à companhia aérea portuguesa “um problema de bom-senso”, defendendo contenção em tempos difíceis.

A Lusa questionou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação sobre o tema, mas ainda não obteve resposta.

Partilhar:

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Normalmente, em renting, como deve ser o caso, os carros de marca dita premium são mais baratos em termos de renda mensal do que os carros de outra marca. Seria interessante conhecer os dados do negócio, os custos atuais e as propostas alternativas e ao mesmo tempo eliminar o ruido à volta deste assunto. Só que …

    1. Avatar de João
      João

      .. só que uma empresa que tem os prejuízos que a tap tem não deve premiar os administradores com carros de marca premium.
      Não estamos a falar de empresas lucrativas , mas sim de empresas cujos administradores nunca em ano algum conseguiram por a empresa a dar um único cêntimo de lucro.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nenhuma empresa do estado devia dar carrinhos de presente a administradores e altos quadros. O estado devia proibir isso para todas. O estado não dá e nunca deu carrinhos a médicos, profs catedráticos, investigadores, cientistas, juízes, e nunca teve problemas em recrutá-los. Por que raio vai agora dá-los à casta privilegiada que coloca nas empresas públicas?

        1. Avatar de António Jorge
          António Jorge

          É assim que querem gestores de topo???
          Enquanto se preocuparem com acessórios e esquecerem os verdadeiros problemas…
          A inveja é muito feia!!!

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Gestores de topo nunca aqui houve nem haverá, há gestores de trapo. Nem se fabricam assim tão facilmente dando-lhes presentes deste valor.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Inveja?
            É falta de noção. Não quero acreditar que a motivação de um gestor de topo seja o ter um carro de luxo pago pela empresa.
            Numa altura em que se está a reduzir custos isso tem de tocar a todos!
            O renting está a acabar? Paciência passem a usar os carros próprios (tal como a grande maioria dos funcionários) ou tente-se reduzir a frota.

          3. Avatar de GM
            GM

            Seriam de topo se a empresa desse lucro. Como não dá, o comum contribuinte fica a pensar que até ele faria igual, a ganhar metade.
            Simplesmente não entregam o que prometem e é esperado. Desde há umas dezenas de anos.

          4. Avatar de Helder Lopes
            Helder Lopes

            Também deve ser gestor ou familiar deles, quem pensa como você devia imigrar, mas não lhe digo para onde.

        2. Avatar de há cada gajo
          há cada gajo

          O estado não tem problemas a recrutar médicos? Tens de te ligar á realidade.

          1. Avatar de Ó que catano...
            Ó que catano…

            A realidade só é como é porque o Estado não quer pagar um salário decent aos médicos. Daí eles (e muitos outros profissionais) estarem a ir para fora.

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não, os médicos são,tal como os juízes um caso à parte. Funcionam muito bem como corporação. E só querem o que todos querem : dinheirinho ao fim do mês. E nunca vai chegar. Não vai ter ninguem em lado algum a dizer ao patrão : “não me pague mais que acho que já recebo muito”. Os médicos não querem a exclusivida que o estado lhes pede. Percebes porquê ?? Porque no limite vais andar como Estado a pagar a médicos que trabalham nos privados 80% do tempo e recebem do estado os outros 20% como se lá estivessem a 100%. Não sei se me fiz entender ?

    2. Avatar de paulo
      paulo

      o mesmo disparate de novo?

    3. Avatar de José Orlando
      José Orlando

      Bom dia. Mesmo que seja renting a questão premente é a ética moral disto tudo. Nós somos uma população que gosta de sofrer. Somos responsáveis por estes comportamentos da TAP, BES, EDP, Governos, etc que continuam a agir como se os seus atos egoístas, irresponsáveis não têm resposta forte da nossa parte, ou seja, é um nicho de pessoas que age sem medo de represálias. Eu sou contra a violência mas quando somos vítimas de violência, porque para mim isto é violência, numa forma diferente da violência física, temos de ensina-los a perceber que eles trabalham para nós e não ao contrário. Eu vou ser sincero aqui pois não compreendo como é que essas pessoas são melhores gestores e ganham tantas regalias. Os salários são altos, são tratados como meninos mimados, nenhum subordinado pode dizer-lhes alguma coisa porque senão são despedidos ou enviados para um outro serviço. Têm direito a carro, com motorista, combustível pago, seguros de saúde, etc. Não falam com as pessoas dos níveis mais baixos. Nem andam pelos lugares mais recônditos da empresa para perceber o estado de saúde da empresa. O senhor Nabeiro, com a quarta classe, é bem melhor gestor que qualquer um porque começou por baixo, não esqueceu como começou e com quem. Fala com os empregados, a sua família que gere a empresa fez um processo semelhante.
      Para terminar. Uns anos atrás um administrador de uma empresa alemã quis mudar a produção da empresa para outra geografia. Presumo que milhares de pessoas iriam perder o emprego. Foi raptado pelos empregados. Não o mataram. Pergunto-vos acham que esse administrador ou outros de outras empresas depois quando pensavam em algo semelhante ou tipo comprar uma frota de 50 carros para os administradores eles não iam pensar melhor?

    4. Avatar de José Orlando
      José Orlando

      Mais ainda digo. Durão Barroso, quando primeiro ministro de Portugal aceitou que os EUA e Inglaterra invadissem o Iraque com com documentos falsos. Como prêmio, abandonou o seu cargo, ou seja, traiu o povo português que votou nele e foi para a União Europeia. Antonio Guterres como primeiro ministros na primeira oportunidade foi se embora, com um aumento brutal da dívida pública portuguesa. Sócrates como secretário de estado, ministro e depois como primeiro ministro fez atos contra o bem geral da população portuguesa, Passos Coelho como primeiro ministro indicou numa reunião com empresários chineses que deviam vir para Portugal porque temos salários baixos, que o povo português é muito calmo a fazer manisfestações e para rematar teve a audácia de não fazer a sua declaração de IRS corretamente e dizer isso em público. Portanto com tantas situações em que podíamos agir o que fizemos?

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Uma vergonha, andamos a pagar para os meninos andarem de BMW topo de gama…
    Querem poupar? Renault Zoe, etc…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Qual Zoe? Passe e transportes públicos, que existem em barda em todas as zonas em que a TAP tem escritórios.

      1. Avatar de António Jorge
        António Jorge

        Sr. Grunho
        O Sr. o que faz? Provavelmente é um desocupado que só comenta com uma dose muito elevada de inveja. Vá trabalhar que isso passa!

        1. Avatar de Ó que catano...
          Ó que catano…

          E o Sr. António o que faz? É um reformado certamente com essa mentalidade de velho.

          1. Avatar de Jonas
            Jonas

            O Sr. Toni deve é ser administrador da TAP, não faz nada e tem tempo de sobra para vir para aqui comentar!

    2. Avatar de António Jorge
      António Jorge

      Querem poupar???
      Paguem a quem sabe!!! ou então chamem “know how”
      “O barato sai caro” é ditado popular que poucas vezes o consideramos.
      Vergonha? é termos deficit de trabalhadores com empresas a recrutar e um nível alto de desemprego, é pagar 500% mais por energia produzida a carvão quendo fechamos as nossas centrais, é ter o maior ministerio (com maior orçamento) o ministério da dívida.
      “Estudasses”

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    nos últimos dias apresentam justificações de que ate ficaria mais em conta, agora voltam atrás?
    Ou seja, não sabem fazer contas ou não quiser mais humilhação publica.

    O mais grave disto tudo é ter uma instituição que custa aos portugueses 3 mil milhoes, a corrigir ações porque a imprensa os chamou à atenção.

  4. Avatar de Hugo Marafona
    Hugo Marafona

    Isto é estupidez de quem não percebe nada do assunto.

    Isto era renting e não compra, ou seja iam pagar 500€ por mês por veículos plugin e com manutenção inclusive.
    Ia sair mais barato do que a frota actual a diesel pois os modelos fazem uns bons quilómetros em modo elétrico. E a carregar em casa e na sede da TAP ia sair a uns trocos tipo 2€ cada 100km.

    Eu sei de empresas que pagam 350€ por carrinhas Renault express a diesel, por isso 500€ por gama premium plugin é um excelente negócio.

    Mas o pessoal prefere os 125€ do costa que vão ser mais mal gastos que estes 500€ mas enfim…

    Dia 31 de janeiro onde vocês estavam?

    1. Avatar de João
      João

      Acham mesmo que alguém acredita que um renting de um BMW como os que estavam a pensar comprar custa o mesmo que o renting de um Renault clio.
      A justificação de serem 50 também serve para modelos de gama mais baixa.
      O mais grave de tudo isto é sabermos que há 50 administradores na TAP…

      1. Avatar de António Jorge
        António Jorge

        Sr. João
        Informe-se!!!
        Fale apenas do que conhece efetivamente, se sabe o que isso significa.
        Inveja é muito feia!!!

        1. Avatar de Zé

          Falta de sentido crítico e mania de que se é mais do que os outros só porque se tirou um curso… os senhores administradores ( e outros), deveriam como outros utilizar os transportes públicos, assim davam exemplo, e não demonstravam desrespeito com o dinheiro que muitos se viram privados para salvar uma empresa (falida mas gerida por estes senhores/as). Em relação à inveja sim é uma coisa feia, mas comparada com a mania das grandezas ?! Venha o diabo e escolha. Principalmente quando é assim.

      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Tudo dito….
        Era ai que queria chegar

      3. Avatar de GM
        GM

        …e ainda assim continua na lama. Belos administradores/gestores.

      4. Avatar de John Doe
        John Doe

        Quase um administrador por cada piloto. Bem-vindos a Portugal!

      5. Avatar de ruben
        ruben

        onde é que leste que há 50 administradores?
        é com cada um….

    2. Avatar de Elektro
      Elektro

      ” 50 veículos BMW para administradores/diretores” explica-me porquê que neste nível hierárquico precisa de veículo de empresa… Mais, porquê que tinha de ser BMW e não outra marca mais barata ?

      Em uma empresa, uma coisa é melhorar condições de trabalho, outra é comprar luxo só porque sim (como aparentava ser o caso), fora da empresa já existe diferença salarial suficiente para os diretores comprarem o seu BMW ou Mercedes AMG xpto.

      Neste momento como investidor involuntario da TAP, não quero investir em carrinhos para os diretores, façam isso quando venderem a TAP!

    3. Avatar de ERUS
      ERUS

      Não amigo você é que não percebe nada do assunto, o problema aqui é que os administradores nem deviam ter carros de empresa, para o que recebem deviam usar o seu própria carro, e pagar todas as outras despesas como qualquer outro trabalhador, ai é que as coisas andavam equilibradas e se poupava, assim é gastar e gastar só porque sim. e nós a pagar empresas a dar prejuízo.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      À 4 anos, custavam no mínimo 750€ versões a diesel, o híbridos são mais caros, logo nunca poderá ficar a 500€ por mês. Agora considerar que 500€ é um bom negócio quando falas de carrinhas a 350€, para mim não é um bom negócio. É que sou eu que pago aqueles carros, mas não tenho o direito a andar neles.
      E achas mesmo que os srs. diretores vão carregar os carrinhas da empresa em casa do seu próprio bolso? Que anedota.

      Mas tb é certo que prolongar um renting sai mais caro do que “comprar” carros novos.

      1. Avatar de John Doe
        John Doe

        À =/= Há

    5. Avatar de Andre
      Andre

      Mas porque os senhores administradores nao usam os carros deles para ir para o trabalho e voltar!
      Ja ganham um porrada de dinheiro e tem que ser a empresa a suportar o passeio dos meninos?

      Sim, ter lá carros se eles tiverem que se deslocar em trabalho, estou plenamente de acordo. Agora para andar ai a passear, ganham o suficiente para meter gasóleo do bolso deles como eu faço! é um vergonha é o que é.
      Se a Tap tivesse a dar lucro , era uma decisao deles, agora estou ano apos ano com prejuízos e ainda andamos com os bolsos cheios!

    6. Avatar de Grunho
      Grunho

      Deixa-me rir! 500€ de renda por mês para bimmers plugin, só para a amortização do preço do carro não chegam 10 anos. E nesse entretanto a bateria tinha que ser substituída. Quanto mais para a manutenção, seguro, ISV e despesas administrativas.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Mais um que diz algo de jeito…….

      2. Avatar de grunhao
        grunhao

        @grunho, renting está incluido o que falas e dizer que a bateria tem de ser trocada ao fim de 10 anos é não perceber patavina

        o pplware vai barrar a minha reposta mas ok

    7. Avatar de GM
      GM

      Excelente negócio era, terminando os contratos rentingem curso, não há mais carros pois a crise aperta e tem de ser paga por todos, a começar por quem tem de dar o (bom) exemplo.

    8. Avatar de John Doe
      John Doe

      Não há renting de dacias spring? São eléctricos e baratuchos. Esses gajos não têm carro próprio?

    9. Avatar de kendimen.c
      kendimen.c

      Fiquei curioso. Onde leu que os BMW são híbridos?
      Neste artido diz isto:
      “viaturas com características semelhantes às atuais (gasóleo)”

    10. Avatar de mamba
      mamba

      mas então administradores de um empresa PÚBLICA que não gera lucro nenhum, bem pelo contrário, já foram ali afundados milhares de milhões de euros PÚBLICOS, devem agora andar com carrões pagos por todos nós? mas andamos a brincar ou quê?
      eles que andem com os carros pessoais. Ou arranjem carros mais modestos e baratos.
      Não venhas dizer que andarem de BMW é mais barato do que andarem de Clio.. seja elétrico ou não. Não adamos aqui a comer gelados com a testa.

      Eu votei e voto sempre, mas os boyz lá tiveram a maioria e cuidam deles e dos seus..

    11. Avatar de a verdade
      a verdade

      Isso que diz não é verdade!

      1. O valor de renting que “chuta” é falso! Segundo simulação, 500€ é um serie 1, 600€ um serie 3, … Sendo que, na encomenda estavam 530e e o X3 xDrive30e e o mais comum BMW X2 xDrive25e. Tudo alta gama e alta cilindrada. Lá pelo meio, poderia haver um serie 1 pois dava jeito para a comunidação do valor e servia para algum estagiário filhinho do papa.
      2. Nenhum administrador ia ligar o carro em casa à tomada
      3. Nenhum administrador ia esperar 3 ou 4h num posto de carregamento para circular 40 ou 50km (dados bmw)

      Portanto, iam continuam a consumir combustíveis fósseis, manter o mesmo plafound para combustíveis fósseis…

      Sendo a única diferença de que iam ser premiados com um BMW pelo seu mau desempenho enquanto gestores da empresa.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Um país cada vez mais ridículo.
    Números, onde estão os números?

    1. Avatar de João
      João

      Se os números fossem verdadeiros a aquisição não era cancelada.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Nada mais ilógico. Digamos que a empresa foi vítima de uma espécie de bullying coletivo. Ninguém quer saber dos números por mesquinhez e porque corre o risco de ter de dar a mão á palmatória. Enfim…viva ao poder do povo!

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Sairia mais barato umas bicicletas electricas. Va la descam ao nivel do pessoal sejam pobres como nos e sintam a nossa dor.

  7. Avatar de Sem nome
    Sem nome

    Só os locais onde trabalhamos não fornecem uma viatura para irmos de casa até ao trabalho e fazermos a nossa vida diária.
    Apesar das regalias acho que cada um tem o seu próprio veículo e pode muito bem usá-lo para as deslocações como qualquer outro cidadão.

    O sistema de ranting deveria ser mais utilizado por empresas que utilizam os veículos como forma de “trabalho” isto envolveria e não só transportadoras etc..

    Mas vamos as críticas que é a melhor coisa que existe na internet.

    Em relação a mencionarem os 125€ do costa infelizmente o português é assim e agora ficam a contar com o dinheiro para alguma extravagância em vez de o guardarem como se nunca tivesse existido (apesar de não ser muito sempre ajuda no peteiro) mas depois de tanto tempo vemos sondagens em que mais de 50% dos que votaram no costa não votariam nele atualmente.

    Só quando acontecer algo grave é que Portugal vai mudar.

  8. Avatar de jota
    jota

    Imperou o bom senso! Mas se ninguém dissesse nada…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Mas qual bom senso ? Qual foi a razão lógica para toa esta contestação ? A compra de 50 BMW. Ninguem sabe quais são os valores envolvidos, quais foram as alternativas, quanto custa prolongar o contrato atual…nada! Puro “botabaixismo” do mais reles que pode haver, a começar pelo opinador-mor do reino, que faz imenso ruído mas não diz nada que se aproveite : o PR, que ou diz nada parecendo que diz muito (o povo, como iletrado que é, continua a achar que ele é o maior) ou quando fala, fala mesmo e, nesse caso…é para ajudar alguns amigos mais chegados. O rei vai nu, ninguem notou. Com esta história da TAP, desprovida de qualquer matéria de facto que não a censura infundamentada, conseguiu o PR desviar a atenção das suspeitas que se começavam a levantar sobre o caso Ornelas, com a ajuda da imprensa, claro. Agora está por demonstrar a suposta irracionalidade económica ou de gestão deste caso da TAP. Ninguém quer saber da verdade, ninguém quer conhecer a verdade e toda a gente tem medo da verdade. O país vai definhando à medida que se desliga de valores fundamentais e passa-se a viver da suspeição infundada com base em mentiras que se tornam verdades apenas porque são sucessivamente repetidas. Muito lamentável.

  9. Avatar de poiou
    poiou

    Então ora bem, cancelaram a renovação para poupar.
    Sou eu que sou burro ou a minha professora primária não me ensinou a fazer contas?
    Então com este cancelamento vai-se gastar a mais, a diferença entre o preço atual, e os 500€, mais a indemnização à BMW que ao que parece o co trato já estava feito.
    Como vêm é uma enorme poupança.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Como já disse, ninguém quer saber. O que interessa é deitar abaixo. É triste.

  10. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Acabem lá com essas mordomias!

  11. Avatar de M.
    M.

    Para um renting o importante é o valor residual previsto a 36, 48 ou outro prazo selecionado. Nas marcas premium este é sempre mais alto que nas generalistas, se a opção fosse um Mercedes-Benz e à proporção seria ainda mais barato (tudo tem a ver com a apetência a prazo pela marca e modelo no mercado de usados).
    Com um VR alto, tipo 50% a 36 meses, há menos valor de viatura para financiar numa marca premium que numa generalista que não pratica VR desta grandeza, ou seja as rendas financeiras que se praticam são mais competitivas.
    Se acrescentarmos o facto de uma viatura PHEV com autonomia de pelo menos 50 kms conseguir ser tributada no escalão inferior quando comparado com um modelo tradicional a combustão (vulgarmente um ICE) e atendendo ao facto de parte dos kms serem percorridos em modo elétrico, tal resulta num TCO (total cost of ownership) que favorece um híbrido plug-in face a um ICE generalista, daí a confusão que surge neste tipo de artigo onde quem os escreve não elucida quem lê e quem lê por vezes não tem conhecimento suficiente para entender.

    1. Avatar de M.
      M.

      Quando falo em tributação, tal corresponde há tributação autónoma e aos escalões que são aplicados às viaturas de serviço das empresa.

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Em caso de renting não existe tributação autónuma.

  12. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Se querem gastar dinheiro que o gastem a melhorar a cibersegurança da empresa.

  13. Avatar de Vasco
    Vasco

    Finalmente, o mea culpa. Carros em empresas públicas só deveriam existir para fins operacionais, e quando muito deveriam ter dois ou três veículos para funções protocolares, usados apenas sob requisição previa e continua os custos muito bem controlados e justificados. Enfim, estilo norte da europa…
    Senhores jornalistas, agora toca a averiguar TODAS as empresas públicas. São excelentes sítios por onde começar a mudar as mentalidades deste país. Toca a saber quem, usando dinheiros públicos, comprou, contractualizou e afinal usa o quê e para que finalidade. Podem continuar o trabalho iniciado na TAP, que o país agradece muito.

  14. Avatar de Papalvo
    Papalvo

    Esperemos por avaliação do tribunal de contas .
    A acreditar nas contas da TAP , esta solução fica mais cara do que a anterior .
    Penso que a admistração da TAP se está a contradizer . Parece ter feito as contas com uma tabuada propria

  15. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Ninguém quer saber a verdade e ninguém está sequer interessado nisso. Importa julgar na praça pública só porque sim e gritar mais alto o que quer que seja dando asas à sua verborreia sibilante., a começar pelo próprio Presidente, para ver se o pessoal se distrai das coisas que realmente interessam. Português a ser mesquinho, como sempre foi. Não sei porque se queixam dos governantes. Queixem-se antes de quem os elegeu.

  16. Avatar de PedroAnt
    PedroAnt

    15% da malta aqui trabalha na TAP estou a ver. Tudo de mãos largas.

  17. Avatar de António Jorge
    António Jorge

    “um problema de bom-senso”, Sua Excelência Sr. Presidente, fale do que sabe e não comente só por comentar!
    “Bom-senso”, seria falar do que realmente é importante para a República Portuguesa e para os seus cidadãos, tal como a fiscalidade associada ao trabalho, que como exemplo da fraude é o que um trabalhador por conta de outrem paga á segurança social. Não são 11%, a mais pura da mentiras ou fraude, são efetivamente 34,75% e isso provoca os baixos salários. Eu sou assalariado mas sei fazer contas!!!

  18. Avatar de Mike
    Mike

    O mais ridículo disto tudo é que os que reclamam agora, se fossem eles os administradores/directores da TAP e lhes fosse atribuído um BMW novo em folha, será que o iam recusar? Este tipo de problemas em empresas públicas ou “subsidiadas” com dinheiros públicos está enraizado nos genes de muito tuga… e infelizmente não se vê grandes mudanças no futuro…

    1. Avatar de John Doe
      John Doe

      Ainda tenho uma coluna vertebral. Já a vossa excelência…

  19. Avatar de Morais
    Morais

    Eu, na minha opinião concordo em absoluto com esta compra; Até o “timing”, está acertado com a crise que se sente atualmente no poder de compra dos trabalhadores em Portugal, mas Portugal claro, não é a TAP, habituada a premiar o prejuízo e a oferecer soberbos e apelativos bónus aos administradores com o dinheiro dos outros, aliás, o nosso dinheiro, dos contribuintes, para que alguns senhores possam circular de BMW novo a estrear ( porque não optaram por Mercedes ? Tinham carta branca para isso) e que infelizmente, não possuem crédito suficiente para possuir uma viatura particular, simples, para se deslocarem do ponto A ao ponto B.

  20. Avatar de John Doe
    John Doe

    Este país é gerido por atrasados.

  21. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Há aqui muitas pessoas com dor de cotovelo!
    Eu não sou gestor e tenho carro de empresa a mais de 6 anos e tal como eu conheço muitos assim, alguns com direito a cartão frota e até via verde, tudo para uso próprio.
    Sim híbridos é completamente normal,devido a dedução do IVA do valor do carro em 4 anos, ou seja após 4 anos Compesa adquirir outro carro.
    Sim BMWs saem mais baratos devido ao valor residual após os 4 anos.
    E porquê trocar de carro, porque a locadora faz um contrato de 4 anos que é o tempo que calcula que pode voltar a vender o carro em bom estado e poucos km, se a empresa quizer manter o carro por mais tempo Vai pagar um Valor mais alto mensal porque no final Vai apresentar um carro com mais km e a locadora Vai ter menos lucro com a venda.
    Dizem que o gestor não devia ter carro da empresa, ok, assim ou vão ter de pagar mais por ele pra compensar ou ele não aceita o cargo por falta de regalias que tinha noutro lado, e compensa mais a empresa dar um carro do que aumentar o ordenado.

    1. Avatar de Tretas
      Tretas

      E que bom trabalho têm feito os “gestores” portugueses, é devido a eles que Portugal está na linha da frente do tecido empresarial europeu e mundial… ah, espera, afinal…

      Sim, as pessoas têm dor de cotovelo: dor de cotovelo de andar a financiar os luxos destes meninos com os seus impostos e os seus sacrifícios e depois nem uma rede de transportes públicos em condições tem, quanto mais sonhar com carro próprio.

      Que as empresas privadas atribuam benesses dessas aos seus quadros é problema delas, empresas públicas não o deveriam de fazer. Servir o Estado deveria de ser uma questão de orgulho pessoal e dever cumprido, mas para isso era necessário que houvesse uma mínima nocão de cidadania. Ao invés o que temos é pessoas que se servem do Estado e questionam porque deveriam de efectuar servico público se no privado ganham mais, e exigem este tipo de regalias.

      O que me ri cada vez que li nestes comentários a expressão “gestores de topo”…

    2. Avatar de Jonas
      Jonas

      Não ficam se não tiverem carro de empresa? Então que se ponham a mexer, falta não fazem. Para uma empresa que dá sempre prejuízo, qualquer gestor serve.

    3. Avatar de John Doe
      John Doe

      És gestor e não sabes a diferença entre a e há? Novas-oportunidades?

  22. Avatar de Je
    Je

    a administração do Banco de Portugal ganha por mês ganha >300.000,00 euros

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Ganha não! Rouba!

  23. Avatar de Infinity
    Infinity

    Ainda bem, assim a lista de espera é mais curta para ver se o meu chega mais depressa

  24. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente obterem carros BMW’s que quase qualquer um obtém, que mau gosto, que coisa tão reles, espero que ao menos a seguir apareçam com Rolls-Royce do género GHOST EXTENDED. Só para mostrar quem é que está acima da relé.
    A empresa pode só viver dos impostos, mas ao menos que se veja esse dinheiro a literalmente circular pelas ruas.
    Assim a malta percebe logo… ali vai o meu dinheiro.

    1. Avatar de RC
      RC

      Lendo os comentários, não só o seu, é a prova que somos um povo mesquinho e apenas levanta a voz para falar sem analisar os factos.

      Portanto a empresa trabalha atualmente com peugeot’s, em aluguer (renting), ao substituir pelos bmw’s, no mesmo modo, aluguer, vai poupar 20% em relação ao anterior contrato.

      Os Portugueses ficam indignados porque meteram lá dinheiro, a empresa faz um contrato onde vai poupar 20% e o tuga fica chateado.

      Portanto, não vamos a lado nenhum, nem sequer queremos……

      1. Avatar de GM
        GM

        A empresa poupa se se abster de fazer contratos. De outra forma, gasta sempre. E gastar aquilo que não tem, chama-se dívida. Por essa razão, por ter dívida, é que o contribuinte injectou os 3500 milhões.

        1. Avatar de RC
          RC

          É isso, e eles vão andar de bicicleta.

  25. Avatar de secalharya
    secalharya

    Deviam andar a pé.

  26. Avatar de Também quero um BM
    Também quero um BM

    Alguém sabe onde me posso candidatar à TAP. Também quero um BMW! Obrigado pela atenção.

  27. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E então portuguesinhos ? Estão contentes ? Já conseguiram estragar um negócio, do qual nada se sabe, apesar de todos comentarem como se soubessem e alem disso, por causa da mesquinhez tuga, a TAP ainda arrisca desembolsar uns trocos de indemnização por não assumir o contrato que terá assinado. Agora está tudo contente, certo ? Ah, afinal era mesmo só por serem BMW, porque agora já não interessa nada… Que povo triste.

    1. Avatar de A
      A

      Vai mas é trabalhar, oh pá!

  28. Avatar de ruben
    ruben

    É certamente uma noticia importante para a sociedade portuguesa, no entanto não percebo qual a relação com tecnologia para ter aqui destaque.