Symbian^4 – Um olhar sobre o futuro

20 Comentários

Ainda o Symbian^3 não saiu, e já se prepara a nova versão. A Nokia não pára, nem pode. Depois de um vice da gigante finlandesa ter vindo a público afirmar que “o N97 foi um fracasso em termos tecnológicos, mas não voltaremos a cometer o mesmo erro” ficámos mesmo com a sensação que a Nokia aprendeu. Apesar de estes serem dois simples vídeos, merecem um olhar atento.

Porque é difícil falar da nova versão sem conhecer a antiga, aqui fica o primeiro vídeo da nova versão da plataforma Symbian, agora Open source.

O homescreen, que já estava refinado, está agora melhor. O tão adorado multitouch chegou ao Symbian, uma UI super simples e mais uma mão cheia de novidades, que já existem nas outras plataformas. Ok, a Nokia está a tentar fazer um SO requintado adoptando o que há de melhor em todos os sistemas de topo do mercado. Isso não é mau mas esperava algo mais.

Agora vem o Symbian^4. O facto da Nokia ter dito que a versão 4 iria levar uma completa renovação na UI, pareceu-me um bom começo. Sou da opinião de que é preciso renovar e o que é verdade é que a UI se tem mantido idêntica, sem muitas modificações. Os vídeos, apesar de não comprovarem praticamente nada, vêm mostrar mais algumas novidades que me agradam. Aqui ficam e já vamos tirar algumas conclusões.

Reconheço que os vídeos podem ser decepcionantes. Conhecendo o MAEMO como conheço, parece-me que está num patamar acima do Symbian, apesar desta nova versão já mostrar diversas alterações interessantes. A UI está realmente muito minimalista, o que pode ser um pau de dois bicos pois vai agradar a uns e desagradar a outros tantos. Vejo alguns melhoramentos no homescreen, e na galeria. Esta tem algo novo. O que é óptimo e é um bom presságio.

O mercado, para além de algo sólido, precisa de novidades, algo que se destaque e, sobretudo, venda. Acredito, como é óbvio, nas capacidades na Nokia e gostava que a partir da versão 3 do Symbian voltássemos a ver a Nokia a regressar mais uma vez para o seu lugar, que é na vanguarda da tecnologia.

Fonte: Engadget

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    têm o mesmo vídeo em baixo.

    1. Avatar de Stênio
      Stênio

      Deve ter dado ctrl+v d+ =D

  2. Avatar de Groove

    Pessoalmente acho decepcionante o rumo que a nokia está a levar e a ficar para trás no mercado apenas porque primeiro demorou a arrancar com os touch screens e agora teima em não evoluir o seu sistema operativo, acho que para quem foi o nº1 em telemóveis deveria ter um departamento de pesquisa mas activo… parece que esta gigante é demasiadamente conservadora para o mercado em que se encontra.

    será que o facto de ter tornado o ovi maps gratuito é um bom sinal?? ou foi apenas mais uma jogada de propaganda??

    Não querendo fazer disto uma discução open source, mas na minha opinião os sistemas open source vão vingar num futuro muito próximo sendo o android o sistema operativo de referencia nos telemóveis.

    1. Avatar de scheldon
      scheldon

      Sybian É opensouce cidadão, o android diz ser, mas a controvérsias.

    2. Avatar de Shadow
      Shadow

      Concordo mas não façam confusão entre telemóvel e smartphone, nos smartphones realmente a nokia ficou um pouco para trás, agora em telemóveis continua muito bem.

    3. Avatar de Ailton pires guimaraes
      Ailton pires guimaraes

      o simbiam ultimamente tem sido criticado duramente, não vejo por que , um sistema tão sólido, muito seguro , roda muito bem seus aplicativos boa personalização e etc. o android sem duvida veio para revolucionar o mercado mas ainda tem que comer muito feijão com arroz para bater o simbiam , primeiro o uso de um OS no celular é questão de gosto cada um tem o seu, segundo instalar jogos no android , falo jogos razoaveis , não aqueles negócios do android market. jogos bons do android só rodam em smartphones parrudos como samsung galaxy s(2,000 R$), galaxy tab mesmo preço do s, milestone 2( 1,500R$)google nexus one(2,000R$)e por ai vai , alem do mais rodar jogos java nem em sonhos. ja o simbiam tem lá suas falhas sim , personalização das telas , facilidades de atalhos wigtes , mas em tudo isso o simbiam é mais estavel e seguro que o android disso não tenham duvida, alem do mais as atualizações do android fornecidos pelos fabricantes geralmente é uma novela , ja no simbiam a nokia sempre renova seu software, para mim o android é tipo um windows 7 para rodar sem erros ou travamentos tem que ter hardware e bota hardware nisso para vcs terem ideia o uso do 2.2 froyo nos androids ja chega a 57% , e o seu substituto o 2.3 gingebeard vai exigir 1.2 ghz de processador no minimo e 512 de RAM. ai haja money. vou de simbiam mesmo. ou seja Nokia N8 na veia.

      1. Avatar de Nando
        Nando

        Concordo plenamente e N8 será!!

        1. Avatar de Diga
          Diga

          Cara.. IOS 5 poe todos no bolso..

    4. Avatar de Roney
      Roney

      Venho do futuro informar que de fato o android é agora o sistema operativo mais difundido no mundo, isso comparando até com o windows para PC.
      O iOS da Apple está em segundo lugar para smartphones, enquanto o Symbian não existe mais.
      A nokia fez outra besteira de apostar no Windows phone, mesmo sabendo que quase ninguém gosta pois acaba sendo um OS limitado também. Porém a nokia insistiu até sumir do mapa…
      Há boatos de que em breve voltará com android também, porém estou aguardando, pois só acredito vendo

  3. Avatar de mmick
    mmick

    A Nokia anda a prometer muito há muito tempo (Qt, SF^x, etc) e até agora nao se viu nada de jeito. Os únicos modelos verdadeiramente interessantes foram o N900 e o 5800XM, o primeiro pela qualidade de construção e SO muito prometedor (ainda que agora esteja um bocado parado) e o último porque com o amadurecimento do S60v5 ficou um telemóvel rápido e com muitas specs boas para o preço.
    Agora em 2010 a Nokia tem que lançar um fantástico telemóvel para compensar mas fico decepcionado porque nao se estao a comprometer muito com o SO: o SF^3 ainda nao saiu (e parece-me MUITO igual ao S60v5) e a Nokia anda a falar do SF^4 que…nem está acabado, nem parece muito bonito de momento. A ver vamos porque ainda o jogo está no inicio.
    Quero ver rapidamente telemóveis Nokia com 720p, 12MP e xenon, Flash 10.1 e aceleração OpenGL 2.0 ES, com uma loja de jogos/videos/musica em condições ao nível da App Store. O que existe na Ovi Store actualmente é uma autentica palhaçada e quase se pode dizer que é mesmo para dizer que existe…enfim!

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Para que 12MP? O que interessa neste momento será o zoom optico, e melhores lentes/focos. Mega-pixeis já os tenho em modo suficiente para um telemovel… 8MP vs 12MP em termos qualidade é nada!

  4. Avatar de Felino Acabrito
    Felino Acabrito

    Independentemente de ser melhor ou não, houve um antes e um depois do iPhone OS. Desde Julho de 2007.

  5. Avatar de tymonn

    Mas que versão “pimba” do Android, muito decepcionante mesmo.. Sinceramente acho que a Nokia não devia combater o android mas sim juntar-se a ele, neste momento, HTC, LGs, Motorolas estão todos com Android, e a nokia a tentar lutar contra ele… não vai ter sucesso

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Concordo plenamente. A Nokia está a seguir um caminho errado ao insistir na plataforma Symbian. O futuro é Android.

      1. Avatar de Nando
        Nando

        A Nokia não está a seguir o caminho errado, simplesmente não está com muita pressa. Eles estão na fase “final” de desenvolvimento do MeeGo que vão começar a usar nos smartphones de topo(série N) deixando o Symbian para utilizar nos telemóveis mais baratos. Agora resta saber se irá resultar e se o MeeGo será bem aproveitado(e para quando…).

  6. Avatar de dajosova
    dajosova

    Sinceramente só vi que seguem a linha de outras marcas de referência no que diz respeito ao UI, como é o caso da HTC + Android e iPhone OS…
    … mas com o novo sistema linux na forja, aí sim acredito que ganharão adeptos destas bandas.

    Contudo, devemos falar da Nokia com respeito porque é um player muito importante e com um histórico “invejável”.

  7. Avatar de scheldon
    scheldon

    Alguém me explica o porque de toda essa antipatia pelo symbian… bem eu sei a resposta, mas não quero confusão(não muita).

    Mas porque todo mundo aqui baba ovo do java, digo, android???

  8. Avatar de Granada
    Granada

    É só engenheiros no pplware!
    Sabem sempre mais.

  9. Avatar de koiso
    koiso

    verifikei uma coisa k em ecras d toke nao funciona la mt bem pk e mt facil errar e pouco pratico; sao os menus escritos em coluna :S

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Rico Português koiso… Felizmente que deverão manter a escrita inteligente nesta versão…