Surgiu a primeira falha de segurança no XP após fim do suporte

60 Comentários

Desde o fim do suporte do Windows XP, no dia 08 de Abril, que era previsível o aparecimento de uma falha de segurança. A questão era “quando e em que gravidade?”.

Foi agora anunciado pela Microsoft que existe uma vulnerabilidade no Windows XP a ser explorada por malware que afecta o Internet Explorer 6, o browser usado no Windows XP.

xp_ie6_1

Esta vulnerabilidade, apresentada pela Microsoft no passado Sábado, como um Security Advisory, afecta a totalidade das versões do Internet Explorer, desde a 6 até à 11.

Segundo a empresa de software , todas as versões, com excepção da Internet Explorer 6, vão receber nos próximos dias uma actualização de segurança, menos a versão do Windows XP que vai ficar com o problema por resolver.

É no entanto curioso verificar que a versão do IE 6 que acompanha o Windows Server 2013 será actualizada e que a mesma versão, mas do Windows XP não vai sofrer qualquer actualização.

imagem_internet_exporer_6

Um sistema sem suporte é o mais utilizado no mundo

Este é o primeiro caso de um problema que afecta o Windows XP e que não vai ser resolvido, depois de ter chegado a data anunciada pela Microsoft para o fim do suporte deste sistema operativo. Mesmo depois de ter sido largamente anunciado e alertado o perigo que existe em manter o Windows XP em funcionamento, muitos optaram por não o actualizar.

Qual é a gravidade da falha?

O problema que está a afectar o Internet Explorer assenta numa falha do Flash que depois permite o acesso à memória do IE e que leva a que sejam ultrapassados alguns mecanismos de segurança do próprio Windows.

Segundo a empresa de segurança FireEye, que reportou o problema à Microsoft, este ataque está a ter um impacto maior nos utilizadores das versões mais recentes do IE (da 9 à 11), embora possa ser explorado em qualquer outra versão.

Como resolver este problema?

Foram reveladas e aconselhadas duas formas de mitigar este problema. A primeira, que é bastante óbvia e simples de implementar, assenta na utilização de qualquer outro browser que não o IE. Tanto o Firefox como o Chrome ainda têm suporte para o Windows XP e podem ser usados pelos utilizadores deste sistema operativo.

Uma segunda solução, esta muito mais complexa, mas que consegue eliminar o problema foi anunciada pela própria Microsoft e pode ser usada em qualquer sistema operativo, incluindo o Windows XP.

Todos os utilizadores que decidiram manter o Windows XP em funcionamento sabiam que este dia ia chegar e que ia necessitar de protecção adicional agora que a Microsoft terminou o suporte oficial.

A opção mais lógica continua a ser a actualização para outro SO mais recente, independentemente de ser ou não Windows, mas essa decisão poderá ser apressada e finalmente tomada com o surgir destes problemas de segurança.

Como vão resolver este problema todos os que continuaram com o Windows XP mesmo depois do fim do suporte?

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    “acompanha o Windows Server 20103” Pplware viajando no tempo

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Claro isto covem a empresa microgaitas, incutir o medo nas pessoas… Vou continuar a usar o XP com o Chrome ou firefox!

    1. Avatar de Rafael

      Boa sorte, quando descobrirem uma vulnerabilidade no sistema nenhum antivírus ou navegador vai te proteger.

      Veja:
      https://www.youtube.com/watch?v=tHeU_-Csz44

    2. Avatar de superneo

      Usa linux então, eu gosto da microsoft mas uso mais linux 😛

      1. Avatar de Rafael

        +1

        Se é pra continuar sendo pão duro pelo menos use Linux. Há muitas distribuições bem legais atualmente. Recomendo Fedora ou OpenSUSE. GNOME se você gostar de um ambiente inovador, KDE se prefere algo mais complexo e quer personalizar tudo e XFCE se seu computador for lento.

  3. Avatar de MarioM
    MarioM

    E quem é o gajo que usa o IE6 ?

    1. Avatar de Sara
      Sara

      “afecta a totalidade das versões do Internet Explorer, desde a 6 até à 11″… quem é que ainda usa o Explorer, isso é que é!

    2. Avatar de Bruno M.

      Parece mentira mas ainda há muitas pessoas que recusam-se a actualizar os sistemas. Há inclusivé, informáticos (ou pseudo-..) que não actualizam porque acham que não é, simplesmente, necessário!

      1. Avatar de DansVC

        E é isso que mata a web. IE antigos têm linguagens javascript totalmente fora do sistema e da W3C que obriga programadores a criar debbugers e muitas mais linhas só para conseguir o suporte em todos os Navegadores.

      2. Avatar de Armando
        Armando

        Se fores cuidadoso, não precisarás de actualizações, de anti-vírus, de cleaners e de mais o quer que seja, e poderás ser feliz e impressionar os teus amigos com a velocidade da tua máquina. Esse é o “segredo”. 🙂

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Shhhh, isso não se diz, senão depois o ppl de helpdesk/TI fica com pouco serviço 🙂 🙂 🙂 Deixa-os clicar em tudo que pisca.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      há muitas aplicações empresariais assentes sobre o IE6

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não vai ser o fim do suporte da Microsoft a ditar a morte do Windows XP, mas sim a falta de suporte dos fabricantes de hardware e periféricos.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      +1
      Até que enfim um comentário de alguém que sabe o que diz.
      Mas olha que o inverso também acontece e se há coisa aborrecida é explicar ao cliente que a impressora que sempre funcionou, agora no Windows 8.1 é para esquecer 🙂
      Mas concordo plenamente, ter updates ou não passa ao lados de muitos utilizadores, agora, esse mesmo utilizador comprar um periférico novo e não funcionar no XP é que será o factor decisivo para começar a procurar alternativas.

  5. Avatar de Paulo Almeida
    Paulo Almeida

    Não tenho problemas nenhuns com o meu XP, em casa só tem acesso à rede local e não à internet, não me afecta em nada e gosto muito do XP para os meus jogos vintage 🙂

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Essa situação deve descrever, aproximadamente, 0.0000000001% da população que utiliza um computador . . . loool

      1. Avatar de DSpinola
      2. Avatar de Vidiks
        Vidiks

        olha que não são assim tão poucos. a malta nova esquece-se que há gente com mais uns anitos. Eu pertenço á geração do inicio dos PC’s. Comecei pelos 48k, passei pelos amiga, e tenho acompanhado os tempos através das varias versões do wondiws. Hoje em dia, uso o Win 8.1 como OS. Mas sendo gamer desde o 48k, tenho uma colecção de jogos enorme (+ de 500) para as mais diversas plataformas e OS, e gosto muito dos meus jogos old-school. Muitos deles só correm em sistemas operativos mais antigos, um dos mais importantes sendo o XP. Como tal, preciso de ter um XP a funcionar.

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Não vejo a gravidade… por 2 motivos:
    – Pode-se usar outro browser concorrente
    – Pode-se actualizar manualmente o browser

    O que acontece é que o Windows Update do XP, deixou de funcionar. O utilizador pode actualizar manualmente todo o que for compatível com o XP.

    Alem disso, se tivermos em conta que talvez a maioria dos que ainda utilizam o XP, é uma versão pirata… talvez não devem conseguir fazer actualizações algum tempo…

    1. Avatar de Rafael

      Assista o vídeo do meu comentário acima.

    2. Avatar de Vanda
      Vanda

      é mesmo isso.
      criou-se um alarido á volta disto como se fosse algo de outro mundo.

      eu uso o xp no meu desktop e estou muito bem. que palhacada de alarido. parece que o mundo vai acabar porque o xp deixou de ter suporte.

  7. Avatar de Fernando Rocha
    Fernando Rocha

    Boicote ao Windows, mudar para outro SO e nunca mais comprar nada da Microsoft, assim nunca mais seremos traídos.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Traídos? LOL! 12 anos de suporte não te chegam? Queres também actualizações para o Windows 98? E já agora, tens uma licença genuína do XP ou tens só por acaso porque veio junto com o computador? Ou nem tens nada?

      1. Avatar de EuTech
        EuTech

        se calhar na chega xD, muitos com Xp pirata e ainda refilam, parados no tempoo

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Deixa de ser urso.
      Se vais boicotar o windows só porque a Microsoft deixou de dar suporte ao XP, então estás muito lixado. É que 13 anos de suporte é muito tempo e mais ninguém te vai dar tanto.

      1. Avatar de Bruno M.

        12 ou 13 anos de suporte muito tempo? É tempo em excesso… Se a microsoft tivesse feito isto há 5 anos, tinha sido a melhor coisa que tinha feito!

    3. Avatar de Carla
      Carla

      Tens razão, a MS deixou de suportar a tua versão pirata do SO… isso não se faz.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Como é que sabes que a versão do XP dele é pirata?

        1. Avatar de Rui C.
          Rui C.

          Os 2 usam a mesma lol 😀

          1. Avatar de B13
            B13

            aha boa resposta!

    4. Avatar de Spysky
      Spysky

      O fabricante do seu carro/telefone… também lhe deu 13 anos de garantia (suporte para corrigir problemas)?

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    Também gostava de ter suporte para o 1º portátil que comprei com o Win 98. para o meu N95, para o meu PDA, etc.
    Mas a verdade é que os tempos mudam e as coisas evoluem. Se querem ficar parados no tempo então fiquem.
    Conheço pessoas que tiveram suporte durante mais de 10 anos (incrivel)no seu XP pirata e ainda reclamam. 😮

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Mas quem tem o XP deveria estar com o IE8 ou já tirou o IE e pós outro.

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Soluções empresárias que assentam no IE6…

      Posso dar um exemplo de um dos maiores bancos espanhol ainda a coisa de 2 anos quando desenvolvia para eles era obrigado a desenvolver com compatibilidade com IE 6, porque eles tinham toda uma estrutura assente em IE6 que era muito custoso migrar…

      Cumprimentos

      1. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        Custoso nao significa impossivel. Ja pensaste se todos pensassem assim ainda andavamos em carrocas puxadas por burros?

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Que argumento de treta.
          A diferença de uma carroça+burro para um automóvel e abismal comparada com um sistema operativo.
          Para determinadas aplicações correrem tanto dá que seja XP, 98 ou 7.
          Não compensa em todos os casos…
          Já o carro+gasolina+manutenção, em relação às vantagens sobre a carroça+burro, é óbvio que compensa… ou seja… argumento de treta de quem tem euros no bolso para gastar porque gosta de andar na “berra” da moda.
          Olha, o meu PC de trabalho: XP, o pessoal, dual-boot com 7 e Ubuntu.
          Do 8 e 8.1…. distância…

  10. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Malta que ainda utiliza o IE6… temos pena 🙂

  11. Avatar de Ricardo Pedroso
    Ricardo Pedroso

    Fazem tudo e de tudo para que o Windows 8 ou/e 8.l seja vendido e dê lucros à Microsoft. Por mim, vou contiunuar com o XP e com o Firefox. Não será por esta forma que me fazem mudar de SO, embora saiba que mais cedo do que mais tarde irão inventar outra porcaria qualquer para, através do medo, fazer que o Windows 8 ou/e 8.1 lhes dê os lucros que ambicionam.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se fizeram todas as actualizações automáticas, quem tiver XP tem o IE8 instalado.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O problema afecta todas as versões do IE, não só o IE6. Ou seja, o IE8 sofre do mesmo problema.

  13. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Acho que não é uma coisa, são duas:

    1ª – A vulnerabilidade afecta o IE do 6 ao 11 – e a Microsoft ainda não tem patch.

    2ª – Quando a Microsoft tiver o patch, não vai ser instalado no Windows XP através do Windows Update, porque o suporte cessou, vai ter que ser instalado manualmente.

    Com o título a remeter diretamente para a 2ª, eventualmente salta-se a primeira.

    No caso, o mais fácil é usar o Chrome/ Firefox.

    http://arstechnica.com/security/2014/04/active-0day-attack-hijacking-ie-users-threatens-a-quarter-of-browser-market/

  14. Avatar de dedro
    dedro

    Pedro Simões, não se limitem a copiar e a traduzir qualquer notícias.
    Lendo o artigo fico na dúvida se o problema é do XP, como é explicito no tópico da notícia como no primeiro paragrafo da mesma, do IE ou do Flash? 😀
    Tentem continuar coerentes e não sensacionalistas… a mim, isso tira-vos o mérito de fontes de informação de confiança.

  15. Avatar de Antonio Matos
    Antonio Matos

    O Bill sem gaita esta a precisar de uma lição!!!! Existem outros sistemas operativos mais seguros que o windows seja qual for a versão!!! Se nos habituamos aos windows também nos habituaremos a outros!! Vejam o exemplo dos Chineses estão a fazer tudo para não ficarem refens da Microsoft!! Actualmente tenho o Windows 7 Professional. Estou seriamente a pensar em deixar a Microsoft. Nuinguem me diz que daqui por um ano ou dois não fazem o mesmo a esta versão de sistema operativo!!!
    Quando compramos um sistema operativo nuinguem sabe durante quanto tempo ele vai ter ssistência!!!!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O Windows XP teve 13 anos, o Windows Vista vai a caminho de 8 anos, o Windows 7 já vai a caminho dos 6. Diz-me qual outro sistema operativo que tenha um suporte tão extenso. E em muitos casos, nem metade do tempo que o Windows 7 já leva

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ninguém sabe?

      É um mistério?

      http://bit.ly/1rEVOCE

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O tempo de assistência do windows sabe-se antes deste ser comercializado. No teu caso vais ter suporte até ao inicio de 2020. Grande parte das distribuições linux também têm um tempo pré estabelecido de suporte antes do SO ser lançado.

      O único SO que eu conheço que não tem uma politica muito clara quanto ao tempo de suporte é o Mac OS. Apenas sabemos no próprio momento em que a Apple deixa de lançar actualizações.

  16. Avatar de Nuinguem
    Nuinguem

    QUEM É? Nuinguem

  17. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    E desde quando é que esse IE 6 nunca teve falhas..!!!

    Alguem ainda usa isso?

    1. Avatar de Medo de represálias
      Medo de represálias

      Várias direções da empresa onde trabalho (uma gigante nacional)usa IE6 devido à (in)compatibilidade com um aplicativo….

      1. Avatar de J
        J

        Devemos trabalhar na mesma empresa! LOL

      2. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        E esse aplicativo é desenvolvido internamente?
        A empresa não presta suporte ao mesmo?
        Desapareceu do mercado?
        Não existem alternativas?

        Mesmo sem indicar nomes ou grandes pormenores, podes dizer que género de software é ?!
        Obg.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          existem montes de situaçoes identicas

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            E existem montes de programadores desempregados… bah…

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Instalar o EMET não é nada difícil, e é Microsoft que recomenda a instalação.

    E a alternativa de ativar o “Modo Protegido Avançado” também não.

    Ambos têm a vantagem de proteger desta falha e poderem proteger de outras que não se conheçam ainda.

    E pode-se fazer as duas coisas, para ter ainda mais segurança.

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Epah, “IE 6, ainda alguém usa isso?”.. sim há que use, apesar de a pessoa ter um computador e estar ligado à internet, nem todos usufruem da mesma tecnologia ou avanços da mesma (e até porque o problema existe em versões mais recentes a correr no XP). Depois temos que, provavelmente muitos milhares de pessoas ainda usam o XP, e esta foi a primeira falha de segurança depois de acabar o suporte ao XP.

    Toda a gente que usa o XP para internet deveria estar um pouco preocupado.

    Leiam/informem-se sobre as coisas e não venham «apenas fazer um post»

  20. Avatar de João
    João

    O Problema com o final da actualização do XP é estar a “forçar” muita gente a mudar… E não se pode simplesmente comprar o Windows 7 ou 8 e instalar nas maquinas que tinha o XP a correr porque o Hardware não aguenta, logo é estar a forçar as pessoas\empresas a investir em material… Se num particular trata se de investir talvez numa torre nova, imaginem uma empresa com 10 máquinas que já vive imensas dificuldades financeiras e que, de repente, teria de investir em 10 máquinas novas…
    Claro que a Microsoft não e obrigada a dar suporte para sempre, mas deveria ter em conta situações destas, talvez lançando uma versão light do Windows 7 que corressem em P4, que ainda se vê muitos por esse mundo a fora, ou pelo menos, por Portugal a fora… Mas obvio que sabemos que isso não vai acontecer até porque a Microsoft tem de rentabilizar o Windows 8…

  21. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Pois…

    Eu por exemplo tenho que utilizar win xp no portatil do trabalho e o ie todos os dias…mesmo que quisesse mudar o browser as ferramentas web que uso estão todas optimizadas para o ie e nao funcionam em condiçoes no mozilla ou chrome… Para mim só vejo uma saida ou instalam linux na maquina velha ou o boss me da uma maquina nova xD

  22. Avatar de M. Guilherme
    M. Guilherme

    Depois de ler aqui certos comentários, para aqueles, que são ricos, nada custa, mas para quem há 12 anos, fez uma promessa, de ajudar alunos tanto das Escolas Preparatória e Secundária, sem o mínimo lucro, montei no meu estúdio fotográfico, 12 PCs com o Windows XP, TUDO LEGAL, 6 com o “velhinho” Adobe Photoshop 7.0, e, os outros 6 com o “velhinho” Adobe Première 6.5, que vinham no pacote das 6 placas de captura Matrox RTX 100, para quem saiba, montar 12 máquinas com tudo legal, custou uma pipa de nota, e, como não era, nem sou rico, paguei em prestações (36 meses). De lá até agora foi fazendo uns upgrades, nas 5 máquinas que me restam, pois agora os alunos tem a hipótese de aprender na Escola Profissional, e ainda bem. Só que agora com o “FIM” do Windows XP (Quando comprei, ninguém me disse que não estava fazendo compra, mas sim alugando por 12 anos, acontece, que tive que formatar 2 máquinas, pois apanharam uma “virose” (não sei, se, enviada pela própria Microsoft) que só começou por aparecer o ecrã negro, e com o ponteiro do rato, segundo quem entende da matéria, melhor é formatar, formatei, mas a chave LEGAL não aceita, bom tinha necessidade, dos PCs, pois são as melhores máquinas que tenho, a nível de hardware, comprei 2 licenças Windows 7 Ultimate, tudo a funcionar a 100%, espanto… A Matrox RTX 100, não no Windows 7. Solução, sei qual, mas não tenho dinheiro, para gastar, pois esta crise para mim é mesmo a sério, só não será para o Senhor Gates, e, para certos Banqueiros, e, porque não, para certos políticos.
    Obrigado à MICROSOFT.
    M. Guilherme

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não consegue instalar as drivers em modo de compatibilidade?

  23. Avatar de M. Guilherme
    M. Guilherme

    Depois de ler aqui certos comentários, para aqueles, que são ricos, nada custa, mas para quem há 12 anos, fez uma promessa, de ajudar alunos tanto das Escolas Preparatória e Secundária, sem o mínimo lucro, montei no meu estúdio fotográfico, 12 PCs com o Windows XP, TUDO LEGAL, 6 com o “velhinho” Adobe Photoshop 7.0, e, os outros 6 com o “velhinho” Adobe Première 6.5, que vinham no pacote das 6 placas de captura Matrox RTX 100, para quem saiba, montar 12 máquinas com tudo legal, custou uma pipa de nota, e, como não era, nem sou rico, paguei em prestações (36 meses). De lá até agora foi fazendo uns upgrades, nas 5 máquinas que me restam, pois agora os alunos tem a hipótese de aprender na Escola Profissional, e ainda bem. Só que agora com o “FIM” do Windows XP (Quando comprei, ninguém me disse que não estava fazendo compra, mas sim alugando por 12 anos, acontece, que tive que formatar 2 máquinas, pois apanharam uma “virose” (não sei, se, enviada pela própria Microsoft) que só começou por aparecer o ecrã negro, e com o ponteiro do rato, segundo quem entende da matéria, melhor é formatar, formatei, mas a chave LEGAL não aceita, bom tinha necessidade, dos PCs, pois são as melhores máquinas que tenho, a nível de hardware, comprei 2 licenças Windows 7 Ultimate, tudo a funcionar a 100%, espanto… A Matrox RTX 100, não funfa no Windows 7. Solução, sei qual, mas não tenho dinheiro, para gastar, pois esta crise para mim é mesmo a sério, só não será para o Senhor Gates, e, para certos Banqueiros, e, porque não, para certos políticos.
    Obrigado à MICROSOFT.
    M. Guilherme