Portugal: Supercomputador vai ficar instalado em Riba de Ave

36 Comentários

Portugal vai ter em breve um supercomputador e desta forma ficará também na lista dos países que dispõem de máquinas para supercomputação. O supercomputador já não vai ficar instalado no campus de Gualtar da Universidade do Minho, mas sim no datacenter da REN – subestação de Riba de Ave, que se localiza em Oliveira Santa Maria, V. N. Famalicão.

A inauguração está agendada para esta sexta-feira e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e também do Pplware.

BOB - Supercomputador de 11 milhões de euros ficará instalado em Riba D'Ave


Como já referimos aqui, Portugal foi um dos países escolhidos para instalar um dos oito novos supercomputadores europeus, que vão dar a investigadores e à indústria acesso a capacidade de processamento para projetos em áreas como a medicina e a inteligência artificial.

Esta “nova” máquina, que irá fazer parte do projeto Minho Advanced Computing Centre (MACC), é capaz de realizar mil biliões de operações por segundo, foi cedida pela Universidade do Texas, em Austin (EUA) à Fundação para a Ciência Tecnologia (FCT). Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a supermáquina irá ser instalada no Datacenter da REN, que se localiza em Riba de Ave. De referir que este Datacenter é gerido pela REN e pela operadora NOS.

Este supercomputador tem uma (super) capacidade de memória de 266 Terabytes, uma capacidade de armazenamento que ronda 1 Petabytes e 1 PFlop no que diz respeito à capacidade de cálculo computacional. Ao todo são 800 nós de super computação. Esta nova infraestrutura de computação vai incluir vinte bastidores da plataforma de computação avançada STAMPEDE 1.

Além de Portugal, os restantes sete computadores serão instalados na Bulgária, República Checa, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Eslovénia e Espanha.

Em breve poderá ser instalado outro supercomputador com o nome Deucalion, que garante um poder computacional de 10 PetaFlops.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Albano Silva
    Albano Silva

    Na Antiga Lixeira?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, na antiga (melhorada) Central Elétrica. Que tem agora uma das mais modernas instalações do país.

      1. Avatar de Andre Alves
        Andre Alves

        top!!!!

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Subestacao sff e sim fica ao lado fe uma sucata 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Tal como diz no texto, a dita estrutura sita no datacenter da REN – subestação de Riba de Ave, que se localiza em Oliveira Santa Maria, V. N. Famalicão. Portanto, se de um lado tem uma sucata, do outro o rio e em volta o sítio onde treina a Sara Moreira e onde a malta dá umas corridas, isso é acessório 😉 o que importa é que a modernidade mora lá.

          1. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            Paga com dinheiros públicos mas sob a alçada de privados. Acho que Riba d’Ave é uma excelente escolha, mas gostaria de saber quanto é que o estado vai pagar aos privados por este ‘favor’.

          2. Avatar de Vítor M.

            Este investimento, face ao que acontece em Lisboa e Porto, realmente é substancial, porque na capital são uns pobres, no que toca ao investimento público para benefício privado. 😉

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Pedro Ferreira – parece a conversa dos hospitais publicos com com PPP. Acho que o que interessa ao utente é onde é melhor serviço pelo mesmo preço investido dos seus impostos. Aqui é o mesmo caso – se os custos do estado forem os mesmos que ter no seu datacenter e ficarem mais bem servidos, então porque não. Lembro que este tipo de máquinas consome imensa energia. Provavelmente só por ser num datacenter da REN ficará mais barato do que num qualquer datacenter próprio. Além disso, desconheço se no estado existe algum datacenter desta dimensão e que seja fora de Lisboa e Porto (acho muito bem investirem fora dos grandes centros).

          4. Avatar de jose
            jose

            O rio tem muita importância.

  2. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    e na terra aonde está sediada a pplware

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Coimbra?

      1. Avatar de Vítor M.

        Boa nota a geografia!!!

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Este súper computador e então o disposal de uma universidade americana?

    Bastidatores = racks?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, bastidores é a palavra portuguesa. E disposal o que é?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Resumidamente, lixo. Aquilo que alguém deita fora…

  4. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Sim, muito fixe mas……….
    Corre o Windows XP!?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Sim mas com muita dificuldade 🙂 🙂 🙂

  5. Avatar de Feliciano Cidade
    Feliciano Cidade

    Sim em Riba de Ave. A minha terra. Se isso vós faz muita comichão no cotovelo, ide tomar Rennie. Tanto podia ser em Riba de Ave como noutra freguesia qualquer. Mas não. Escolheram a mais desenvolvida estação da REN em Portugal.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Mas alguém se queixou? o.O Este deve ter a mania a perseguição… A partir do momento que Portugal seja escolhido, até poderia ter sido instalado no cumo da serra da Estrela!!!

    2. Avatar de alc
      alc

      Riba de Ave… Onde eu ***** muita miúda na minha juventude! hihihih

  6. Avatar de Pedro Couto
    Pedro Couto

    Can it run Crysis thought?

  7. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Bom 1 Petaflop consegue-se hoje em dia com apenas 1 Rack.

  8. Avatar de Duarte
    Duarte

    But can it run Crysis?

  9. Avatar de nop90
    nop90

    Mas já lá está? Ou à conta de andarem a preparar o terreno é que houve o apagão em Braga?

  10. Avatar de Andre
    Andre

    Rig de criptomoeda naquela central sff. Obrigado

  11. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Acho muito bem que fique em Riba d’Ave, mas sob total controlo público. Estas empresas privadas se quisessem o supercomputador que o paguem (REN’s, EDP’s). E não consigo perceber como é que os governantes deste país permitem estas coisas, quando é o erário público que paga. Super preocupante estes contractos cheios de divida estatal perpetua.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Onte leu isso o Pedro? O computador é para ser usado pela comunidade científica portuguesa. A REN/NOS apenas cedem/vendem o espaço e condições físicas para o mesmo. Desde que eu, como utilizador e pagador de impostos o possa usar, não me interessa que esteja em Lisboa, Braga ou no Alentejo. Venham é lá esses PFlops para produzir ciência em .PT

  12. Avatar de jose
    jose

    No big deal, qualquer empresa com 100k marmanjos tem mais poder computacional que isso.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O José é tuga mesmo! Sempre a menosprezar o que é nosso. Não admira depois que estajamos como estamos com pessoas como o sr.

      Já agora deveria ler a notícia original, onde são indicados 11 milhões de euros:

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/supercomputador-11-milhoes-portugal/

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    O José é tuga mesmo! Sempre a menosprezar o que é nosso. Não admira depois que estajamos como estamos com pessoas como o sr.

    Já agora deveria ler a notícia original, onde são indicados 11 milhões de euros:

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/supercomputador-11-milhoes-portugal/

  14. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Qual o sistema operacional a ser usado neste supercomputer….?

  15. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    isto é, favor informar caracteristicas no geral, como o fazem outros paises quando tem estas novidades….

  16. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Dá para jogar Minecraft?

  17. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Dá para ninar Bitcoin para aproveitar os desperdícios de computação? Pelo menos era uma pequena ajuda para pagar a ENORME conta de electricidade que estes “bichos” comem. É que ter computadores destes calibre para serem usados a 30 ou 50% do seu poder de cálculo é um verdadeiro desperdício de recursos e má gestão que é o que mais abunda neste nosso país , de pobres , tesos e remediados.

  18. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    Tenho que fazer um reparo ao PPLWARE: essa subvenção não é em Riba D’Ave, mas sim em Oliveira Santa Maria, que nada têm haver com Riba D’Ave.
    Portanto, seria de bom tom, invés de publicitar Riba D’Ave, devia publicitar em título o nome da terra que está a subvenção.

    1. Avatar de Bruno Nogueira
      Bruno Nogueira

      Eu sei que vocês frisaram isso no texto, mas pelo menos (e a ser justo) diriam que é em Vila Nova de Famalicão.