SuperCarregador Tesla já está a ser instalado na Guarda

31 Comentários

Como é do conhecimento público, Portugal irá ter em funcionamento várias estações com supercarregadores. Atualmente já estão em funcionamento o SuC de Fátima e Montemor o Novo.

Entretanto as obras da terceira instalação de um SuperCarregador em Portugal já iniciaram… e será na Guarda!

Tesla


Já estão a decorrer as obras da instalação do terceiro SuperCarregador da Tesla. Desta vez a localidade escolhida foi a cidade mais alta do país,a cidade dos 5 éfes (F) – Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa – a Guarda.

Os8 postos de carregamento (Stalls)ficarão no Hotel Lusitânia, localizado próximo de um nó de cruzamento entre duas autoestradas, A23eA25.

A partir deste local, a distância ao SuperCarregador mais próximo, em Tordesillas, fica reduzida a cerca de 250 km, facilmente alcançável por qualquer modelo Tesla, e Portugal ficará ligado à rede europeia da Tesla.

De momento, ainda não existe data prevista para a ligação deste SuC.

No mundo a Tesla tem cerca de 4800 supercarregadores sendo que na Europa existem 261 postos. A título de curiosidade, efetuando um carregamento com os supercarregadores da Tesla durante 30 minutos é garantida uma autonomia de 270 km. No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.

Quais os preços?

De acordo com informações da própria Tesla, após os primeiros 400 kWh, que são gratuitos, o preço será de 0,24€/kWh (o mesmo preço em vigor que Espanha).

Até ao final de 2018, a Tesla tem previsões para instalar mais cinco estações de supercarregadores que ficarão localizadas em Braga, Vila Real, Guarda, Castro Verde e Faro. A empresa relembra também que existem 44 locais com Carregamento no Destino em Portugal, que se encontram dispersos pelo e que permitem adicionar uma autonomia de 80 quilómetros.

Via UVE

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    O mesmo preço por kw que em espanha, muito bem, o gasóleo devia ser igual

    1. Avatar de GM
      GM

      Tens razão, mas enquanto na electricidade existe o MIBEL – mercado ibérico da electricidade, nos combustíveis fósseis ainda não existe, por enquanto. E depois existe a diferença no ISP, e no IVA, e na dupla tributação, e na …etc, etc. Lá chegaremos, um dia.

    2. Avatar de int3
      int3

      o preço é definido no mercado MIBEL.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Eu sei que são coisas diferentes, disse que devia ser igual 🙂

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ai meu rico tesla nunca mais chegas

  3. Avatar de carlos p
    carlos p

    pensa ser muito caro o tesla. podiam fazer uma versão mais barata. mas lindo é.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Model 3, mas continua a ser caro..

      1. Avatar de GM
        GM

        Seria altura de uma start-up portuguesa desenvolver um protótipo / modelo capaz de entrar em linha de produção. Com o apoio do CEIIA, seria meio caminho andado para o desenvolvimento. E não me refiro a um veículo de nichos, como o VEECO ou o FUTI, mas um veículo de massas. Que fosse espartano no início, traduzido em valores comedidos, que permitisse angariar capital para auto-financiamento em I&D.

      2. Avatar de int3
        int3

        isso é relativo. há quem gaste 200€ por mês em tabaco e reclama de pagar + 0,30€ de IUC este ano.

      3. Avatar de Louro
        Louro

        @Miguel,
        Diz lá qual é a marca e o modelo mais barato que o Model3 na mesma gama e com a mesma tecnologia.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Está ai um pequeno erro, a maior parte dos Tesla em portugal tem carregamento nestes postos gratuito para sempre. Ou porque são anteriores a 1 de Janeiro de 2017 ou porque foram adquiridos com base a código de referencia. Só os Tesla model 3 pagaram na pratica esse valor (e para esses não existe os 400kWh “oferecidos”).

  5. Avatar de Unknown
    Unknown

    Como é que há quem diga que já compensa, 24 cent Kw são precisos mais ou menos 20Kw para percorrer 100 km ora isso dá 4.8€/100km. Um carro a diesel de hoje em dia fica 6.5/100km. 2€ de diferença nem isso, dá para eu fazer km a minha vida toda que nao consigo recuperar o investimento se for um tesla então..

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Tirando o facto que SuperChargers não são o tipo de carregador para se utilizar no dia a dia. Se o carregar em casa durante a noite vê valores diferentes.

      1. Avatar de Telmo M.
        Telmo M.

        Tirando também o facto que o carro a fósseis tem manutenções caras que tornam o preço por Km muito mais elevado que os 8,45€/100Km em Diesel (consumos de 6,5L a 1,30€ o litro).
        E mais, conforme o tempo passa, é bem possível que se torne cada vez mais difícil vender um carro Diesel/Gasolina.

        1. Avatar de Telmo M.
          Telmo M.

          E tirando o fato que os eléctricos ficarão mais baratos ao ponto de não ser lógico comprar eléctrico, daqui a 4 anos.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          É preciso rever essas contas. 6,5 litros aos 100Km faço eu com um BMW de 177 cavalos, 2.0ccm e 10 anos! Não sei se acredita ou não, mas há realmente carros que fazem médias de 4 litros aos 100km!
          Também é preciso ver que um diesel que faça 4l/100km custa menos de metade de um Tesla!!!!!
          Já que fala em manutenção, diga-se lá quanto custa a manutenção do Tesla? Se não souber eu ajudo: https://www.tesla.com/pt_PT/support/maintenance-plans
          Bem sei que quem paga 50.000€ por um Tesla isso são trocos, mas olhe que o BMW tem uma manutenção mais barata que o Tesla.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Depende do carro que comparares, se comparares com um da mesma gama…nop o tesla fica mais barato…

            Mercedes E63 e um Tesla P85D aqui em casa.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Estou a comparar um 320D E92 coupé de 50.000€ de 2007, que actualizado para os dias de hoje dará facilmente mais de 60.000€, é esse carro que estou a comparar! E olha que não tenho piedade com o acelerador, porque se tiver, a média medida em 850km baixa para 5,5 litros aos 100km!!!!

          3. Avatar de Telmo M.
            Telmo M.

            Gostava de saber que carro com mais de 300 Kw consome menos de 6,5L/100Km. Estou a ser modesto com a potência e consumo. Temos que comparar equivalentes, senão vou comparar o seu BMW com um Fiat Panda e dizer que Panda é melhor máquina. Segmentos diferentes não se misturam. O seu carro de 177 cavalos comparado com um Model S por favor… nem é comparação…

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Telmo, o que quero referir é que um Tesla não é adquirido por qualquer um!!!! E quem vier dizer-me que vai poupar uma pipa de massa e tal…… pois, mas já gastou 70.000€ num carro em que a manutenção não é muito barata e o preço para carregar o carro também não é barato! Para começar tens de ter em casa mais potência que o normal, depois só te compensa se tiveres tarifário tri-horário, para carregares à noite, caso contrário, conta sempre com o kwh a partir de 16 cêntimos mais IVA.
            Depois também há outro factor que ainda ninguém pensou, quanto vale um Tesla usado com 6 ou 8 anos? Ou um Leaf?…….

  6. Avatar de censo
    censo

    Tenho muitas reservas quanto ao futuro dos carros eléctricos, porque isto de andar a carregar o carro como se carrega um telefone…enfim… só por questão de moda. Vejo com outros olhos os carros a hidrogênio, já para não falar da questão ambiental destes.

    1. Avatar de GM
      GM

      Tem razão, Censo. O óbice, para já dos veículos a células de combustível / hidrogénio, está na obtenção deste, que para já os métodos de obtenção ainda gastam demasiada energia para a que obtêm. Pelo menos, do que tenho lido acerca do tema.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Eu também sou céptico em relação aos eléctricos por vários motivos:
      – Potência instalada para carregar tanto carro e pasme-se gerada por centrais a carvão!!!!!!
      – A manutenção do famoso Tesla é mais cara do que do meu BMW!!!!!! (manutenção de 30 em 30.000km e custo entre 400 a 750€, já incluindo substituição de discos, calços, óleo, filtros…….)
      – O preço dos eléctricos ainda é elevado em comparação com carros a combustão;
      – As casas dos potenciais compradores, têem potência instalada suficiente para alimentar um carro eléctrico? Não é qualquer casa que pode ter tomadas com mais de 30 amperes!!!!!!

      1. Avatar de Louro
        Louro

        – Cada vez mais geramos mais e mais energia limpa, o que significa que em breve praticamente 100% da energia gerada pelos países será limpa.
        – Como disse acima, nao é verdade…nao podes comparar um Serie 1 com um Tesla model S ou X.
        – Nem sempre sao mais elevados, mais uma vez depende do que estiveres a comparar, se queres comparar um Clio entao deves de ir para um Leaf nos electricos.
        – Isso também se muda, e nisso Portugal está um bocado atrasado.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Meu caro, comparei com um BMW que custou 50.000€ em 2007, o BMW E92 coupé diesel de 177cv e 2.000ccm. E garanto-te que a manutenção é mais barata hoje, já com 250.000km do que a da Tesla, de qualquer modelo Tesla!!!!!!

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Lembrar que o Tesla foi desenhado para mercados onde a electricidade é diferente.
        Por exemplo no Reino unido facilmente podes ter tomadas com mais de 30 amperes e consegues tarifários a pagar 8 cent Kw.
        Embora ainda se utilize centrais a carvão há excepcao dos states é algo que está a ser reduzido e vai acabar

      3. Avatar de Telmo M.
        Telmo M.

        Nem que fosse energia gerada 100% a partir de fósseis, era ainda assim mais eficiente conduzir carros 100% eléctricos do que carros ICE.

      4. Avatar de JJ
        JJ

        Se dizes ter um custo entre os 400€/750€ a cada 30.000km, no Testa a diferença não é assim tão grande… estará 500€/800€.

        Mas, e se a caixa de velocidades tiver de ser substituída, qual é o preço para o teu BMW? E se a correia de distribuição tiver de ser substituída, qual é o preço? E se for diesel, se o Turbo tiver de ser trocado? Se já tiver filtro de partículas e tiver de ser trocado, qual é o preço?

        Actualmente, nos novos carros, só em óleo é capaz de custar uns 100€/200€ cada troca… se usarem o óleo recomendado.

        Um carro de combustível a manutenção não é apenas discos, calços, óleo e filtros, existem muitas outras coisas, que a serem substituídas/reparadas, o valor das revisões aumentam.

        Dito por profissionais que trabalham na área, um carro eléctrico requer sempre menor manutenção. Logo, com a massificação dos carros eléctricos o valor dessa manutenção vai sendo reduzida.

        Alem disso, actualmente um carro de 2017/2018… gastar uns 500€ na sua primeira revisão não é nada de outro mundo. E por incrível que pareça, os carros com mais de 7/8 anos, se for só uma manutenção regular, tem uma despesa inferior aos carros com 2/3 anos.

        Resumindo, não se pode comparar a manutenção regular de um carro com 10 anos, com um carro de 1/2 anos. O mercado esta totalmente diferente e o valor de manutenção dos carros novos esta alto.

  7. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Só me falta o Tesla…