Ciclos de substituição do iPhone desaceleram para quatro anos e são uma ameaça

38 Comentários

Cada vez mais um iPhone está mais tempo atualizado e com um desempenho aceitável. As últimas versões do iOS têm trazido estabilidade e melhorado o desempenho, o que até poderá trazer problemas para a Apple. O mercado não perdoa!

Segundo os analistas, os novos ciclos de substituição do iPhone, agora em quatro anos, representam uma ameaça aos serviços e à receita da empresa.

Quanto mais anos durar um iPhone, menos a Apple poderá ganhar


Melhor desempenho do iPhone e iOS significa menos receita?

Um dos analistas mais conhecidos da Apple diz que a venda do iPhone vai causar mais dores de cabeça do que os investidores pensam.

Segundo Toni Sacconaghi, da Bernstein, os iPhones comprados novos provavelmente serão mantidos por quatro anos, se não mais. Desta forma, no ano fiscal de 2019, estima-se que apenas 16% da base de instalação do iPhone será substituída. Isso irá contribuir o tal declínio de 19% nas vendas anuais.

Em comparação, o ano fiscal de 2015 viu aproximadamente um terço da base de instalação comprar novo hardware.

 

Cresce o uso de iPhone recondicionados e usados

Atualmente, cerca de 32% dos iPhones em uso podem ser modelos de segunda mão ou recondicionados. Eventualmente, isto permitirá que estes utilizadores tirem todo o proveito do sistema sem necessidade de trocar para um novo iPhone.

As taxas atuais de atualização diminuíram drasticamente e podem ser menores que do que os investidores estimam.

Escreveu Sacconaghi na nota publicada pela Business Insider.

 

Desaceleração da venda do iPhone pode mesmo desacelerar o crescimento da Apple

Não há dúvidas que o principal negócio da Apple é a venda do iPhone. Assim, esta tendência das vendas do iPhone pode desacelerar o crescimento do florescente negócio de serviços da Apple.

Não só a empresa poderá perder ao nível das vendas diretas, mas irá pôr em causa os serviços. Isto porque a gigante de Cupertino poderá perder na subscrição de serviços como o Apple Music ou Apple News.

 

A receita da Apple depende das subscrições dentro do seu ecossistema

Mesmo para projetos futuros, como a investida no mercado da TV, a empresa necessita de vincular serviços dentro das suas plataformas de hardware.

Se não colocar mais unidades, pode haver um limite até onde a Apple consegue crescer, isto porque se acredita que os utilizadores de equipamentos em segunda mão, estão menos propensos a subscrever e usar estes serviços.

A receita de serviços da Apple provavelmente crescerá apenas 15% no ano fiscal de 2019, concluiu Sacconaghi, o que vai contra mais de 20% em cada um dos três anos anteriores.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    A apple tem com principais vendas os Iphones. A maior parte dos outros produtos e serviços dependem dos iphones.
    Se a apple vender menos iphones porque há menos substituição, mas o número de utilizadores se mantiver, é provável que a apple continue a aumentar os serviços e uma coisa compensa a outra no médio prazo.
    Mas se apple vender menos Iphones porque se opta pela concorrência mais barata, isso pode por em causa o crescimento dos outros serviços e sim ser um problema para a Apple.
    Teremos que esperar pelos próximos trimestres, bem com por ver a estratégia da apple, nomeadamente nna compatibilidade que vai ter o IOS 13, e em ver se a apple vai continuar a apostar na estratégia de aumentar o preço dos Iphones, ou se baixa o preço ou lança outros equipamentos mais baratos.
    Acho que vai ser um ano importante para se perceber como será o futuro da apple.

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    A baixa de vendas dos iPhones não terá antes a ver com o pessoal estar a trocar iPhones por Androides?

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Duvido. Eu troquei o meu iPhone 5s por um Xiaomi Mi Mix 2s… aguentei 1 mês, é muito bom mas não dá, depois de se usar iOS não há como voltar atrás.

      1. Avatar de Fruta para dormir II
        Fruta para dormir II

        Tem piada… Desde que deixei iOS que penso o mesmo.

      2. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Bom, vale o que vale!
        Eu troquei o meu Iphone S4 por um OP3T e adaptei-me perfeitamente e sem dor!
        Em 2018 mudei para um OP6 e estou muitíssimo satisfeito com o desempenho.
        O meu OP3T agora é o telemóvel da minha esposa e estou muito curioso relativamente ao que vai acontecer ao equipamento com o up-grade para o Pie. Aliás, mal posso esperar para ver…!
        Entretanto, é provável que – salvo caso de força maior – o meu OP6 não seja substituído antes de 2020. Pelo menos, creio que o advento do 5G não vai justificar a mudança até lá.

        1. Avatar de Napoléon Bonaparte
          Napoléon Bonaparte

          O iphone era um 4S, obviamente…!

        2. Avatar de Lu
          Lu

          Não existe iPhone S4. Agora se vc está falando do 4s é óbvio que se adaptaria a outro, já q tem 8 modelos de iPhone bem melhores a frente dele. ‍♀️

  3. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    A Apple tem duas ameaças: ela mesma com preços altíssimos e um SO permanentemente limitado; Android praticamente tão bons ou melhor por muito menos.

    Como excepto geeks ninguém liga a benchmark, a Apple não está com boa cara.

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      os ifans ligam. se fores ao grupo pplware apple.. e fizer uma pesquisa.. vais encontrar centenas a gabarem-se dos scores dos iphones recentes.. que fazem scores melhor que um pc desktop i7…………

      1. Avatar de Vítor M.

        Renato Nismo tu também é uns iFan. Basta ver o que tanto recolhes e absorves dos conteúdos Apple 😉 Isso é bom, temos de perceber de tudo um pouco, mas é revelador, no teu caso, de uma tendência.

        Bom fim de seamana 😉

        1. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          óbvio, assim posso andar a dizer factos,
          já houve quem dissesse que androids são vírus e não duram nem 2 anos, são de quem não recolhe e absorve nada 😉

          1. Avatar de Vítor M.

            Claro que sim, apenas não tenhas uma visão tão protetora. 😉

    2. Avatar de Security
      Security

      A segurança, estabilidade, longevidade e qualidade do produto não entra nas contas? Quanto android vs iOS mostraste nada entender. Possivelmente nem sabes que corre numa VM é que custos e implicações isso tem para um dispositivo.

  4. Avatar de Fruta para dormir II
    Fruta para dormir II

    Apple = A nova Nokia

      1. Avatar de Marques
        Marques

        +1 oh +1 às tantas a Samsung não fez o mesmo com os preços de venda dos novos.. aí aí aí .. e eu a pensar que palermices era só no trânsito..

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Há dois dias 😉
      Microsoft: 807,65 mM
      Apple: 806,03 mM
      Amazon: 792,98 mM
      Alphabet (Google): 766,49 mM

      Está à beira de se voltar a ser a empresa mais valiosa do mundo. E a um ano do bilião de dólares outra vez.
      Teve uma queda, normal .. e uns trouxas que, enfim, gostavam que falisse como a Nokia (e os smartphones da Microsoft e os fabricados pela Google … 🙂

  5. Avatar de Girlan
    Girlan

    A única vantagem que o iPhone oferece para valer tanto atualmente é ser atualizado por muitos anos, visto que o outro atrativo, que era o ecossistema que garantia a maior pontuação nos benchmarks com o antutu já está superado pelos novos aparelhos que irão portar os SoCs SnapDragon 855. Melhor tela: Samsung, melhor câmera: Huawei. Por que pagar a mais em um produto que o outro da concorrência, 25% mais barato, faz a mesma coisa, ou faz melhor?

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Porque se gosta?
      Eu para explicar aos meus clientes a diferença entre o IOS e o android: ambos são carros com faróis, motor, cx velocidades etc. Qualquer um faz a mesma viagem, – Mas um e tracção à frente e outro traseira, ou seja, a condução e completamente diferente com os seus prós e contras, por isso cada um deve usar o que é mais fácil para si.
      Não me venham com limitações IOS e liberdade Android porque para mim no mundo empresarial é uma grande treta, se prefiro a segurança do IOS e não me preocupo em mudar os ícones, é de facto um modo de estar. Já quem passa a vida a mexer no telemóvel e a por coisinhas, ver pirataria, etc, o Android é a escolha perfeita. Mas isso é a minha opinião. pagar o preço mais caro? bom posso comer um peixe num restaurante 3 estrelas e o mesmo peixe em um de 5, e cada um cobra o seu preço, só vai quem quer ou pode ok? – sem guerras IOS e Android – o único verdadeiramente bom para cada um é o que satisfaz as suas necessidades. Ainda estive esta semana com dois clientes que tinham windows phone e choram por não existir modelos novos. eles adoram o Win Phone.
      Um trocou IOS e o outro por Xiaomi, mas preferem WP.

      1. Avatar de Lelo
        Lelo

        O único comentário a reter de tanta palermice que aqui se lê.
        Tive Android muitos anos como máquina principal, gosto e continuo a gostar. Nunca instalei muitas aplicações e não tenho paciência personalizações, coisinhas e roots. E também so instalava coisas da store. Atualmente o meu pessoal é um IPhone e também gosto imenso, mas não deixei de gostar de Android por isso.

        O meu telefone de trabalho é um Hawuei e detesto o raio da personalização deles. Os meus Androids sempre foram ‘puros’, e faz me confusão aquilo. Mas de resto é boa máquina e funciona bem.

  6. Avatar de Gysaaaaa
    Gysaaaaa

    Eu amoooo iPhone e voltar a usar os outros modelos pra mim não presta

  7. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Para possuidores de iPhone, devemos ter em medida que a Apple pode muito bem se lembrar como as outras e colocar limite nas actualizações de 2 anos…
    Depois da garantia lá se vai o suporte daquele modelo de iPhone.
    Para já eu penso manter o iPhone por 4 anos no mínimo.

  8. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    O “tempo atualizado e com um desempenho aceitável” sempre foi uma característica do iPhone e nunca isso impediu os utilizadores os trocarem pelos recem-lançados, em busca das inovações que marcavam diferença.

  9. Avatar de Alan Tull
    Alan Tull

    Antes de qualquer analista pensar a respeito da redução nas vendas de iphones, a empresa já estava se preparando. A questão do futuro da Apple vai muiiiito além do iphone. A empresa gera essa receita e lucros anuais por que possui produtos de qualidade superior, mas acima de tudo, o respeito ao cliente é a jóia da coroa. Neste quesito, ninguém supera a Apple!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Das duas uma:
      1. és pago pela Apple para dizeres essas coisas
      2. Vives num buraco e estás completamente alheado da realidade

      1. Avatar de Vítor M.

        Na verdade ele olha para a Apple com um determinado historial. Embora a Apple no futuro tenha de fazer mais do que aquilo que está a fazer atualmente. Mas recursos e dinheiro não lhes falta é, na área que ele não especificou, que é a área médica e de bem estar, a Apple está já a tratar de um grupo de acessórios que fidelizará os utilizadores pela sua qualidade de dados. Mas tem de fazer muito mais, até porque os seus grandes concorrentes são chineses e são quem poderá dominar o mercado.

      2. Avatar de Vítor M.

        Na verdade ele olha para a Apple com um determinado historial. Embora a Apple no futuro tenha de fazer mais do que aquilo que está a fazer atualmente. Mas recursos e dinheiro não lhes falta é, na área que ele não especificou, que é a área médica e de bem estar, a Apple está já a tratar de um grupo de acessórios que fidelizará os utilizadores pela sua qualidade de dados. Mas tem de fazer muito mais, até porque os seus grandes concorrentes são chineses e são quem poderá dominar o mercado.

  10. Avatar de msuro roberto
    msuro roberto

    Se os fabricante da apple mantence o mesma carcassa do iphone 5S talves venderi muita mas iphone mas com uma polegada de 5’7 de polegadas de demais iphones

  11. Avatar de msuro roberto
    msuro roberto

    O modelos de todos iphone 5/5S sao os mais bonitos de todos os iphone

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Penso que a maior causa da não troca de IPhones para os modelos mais atuais tem a ver com a falta de inovação destes, aliada aos preços abusivos.

    A estabilidade dos modos antigos acaba por ser uma vantagem para que não quer sair do mundo Apple, porque vai ficando sem ter de gastar milhares de euros num equipamento que nada de significativo traz em relação ao anterior.

  13. Avatar de Felipe
    Felipe

    É necessário um ajuste nos preços. Erraram a mão com os preços novos.

  14. Avatar de DJ Welltton Siqueira
    DJ Welltton Siqueira

    Falar coisas assim cheiram o cúmulo do Absurdo! Muitos e muitos com problemas com as atualizações nojentas que nunca resolveram nada e só pioram! O IOS tem sido atualizado tantas e tantas vezes em tão pouco tempo por aquecimento, problemas com baterias, áudio e tantas coisas que eu e muitos já perdemos as contas e mesmo com os Smartphones mais atualizados como os iPh XS Max, XS e XR tem sido vergonha tantas vezes indo as autorizadas.
    As quedas nas vendas é por causa desses inúmeros problemas sem soluções e as faltas de recursos perto de Sony, Huawei, HTC, OPPO, Xiaomi, One Plus e outras com verdadeiros custo benefício.
    Isso é o motivo das mesmíssimas coisas feitas pela maçã mordida, Sami e LG.
    Fatos.

  15. Avatar de Edinho Santos
    Edinho Santos

    Pagar 10 mil reais em um aparelho pra ficar no Whatsapp e Instagram e Facebook não faz sentido , se tirar essas plataformas dos aparelhos , tanto Android e IOS, os aparelhos ficam obsoletos, então me pergunto, se o que manda em um aparelho e ter essas funções citadas acima , então pra que serve o resto ? Agora se a pessoa precisa pra trabalho , onde ela faz tudo que usa em um Notebook aí sim, tirando isso se for só pra rede social aí não vale a pena pagar caro em um aparelho só pra mostrar pros outros que tem um smartphone de marca tal !

  16. Avatar de Graziela
    Graziela

    Desvalorizou demais…

  17. Avatar de Elindro
    Elindro

    iPhone é bom, mas o preço é muito alto, a bateria é ma e o smartphone emite radiação que faz mau a muitos eletrodomésticos

  18. Avatar de luis Carlos
    luis Carlos

    Pessoal sabe porque que o iPhone conquistou o mercado,pela maçã porque o aparelho pode ser bom,mas não o suficiente tem muitos aparelhos com bem mais recursos que o iPhone e bem mais barato,não sou maluco da 3 a 10 mil reais em um aparelho,para vocês verem que nos EUA o iPhone lá está caindo pelo devido preço que são extremamente caros não se iluda com a maçã.

  19. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Apple não é aquela empresa que tem tanto dinheiro que poderia comprar vários pequenos países?
    Uma empresa com milhares de milhões de lucro, que poderiam estar literalmente os próximos 10 anos sem lançar qualquer produto novo e ainda assim seriam mais rentáveis que a maioria das empresas no planeta Terra só com a App Store.