Submarino desaparece na Antártida após descobrir estruturas desconhecidas sob o gelo

40 Comentários

O submarino Ran desapareceu sem deixar rasto quando transitava sob a plataforma de gelo Dotson, uma região nunca explorada na Antártida Ocidental.

Imagem do submarino Ran na Antártida


Submarino Ran desapareceu na Antártida sem deixar rasto

No início de 2024, um submarino chamado Ran desapareceu ao largo da plataforma de Dotson, na Antártida Ocidental, após a descoberta de uma série de estruturas desconhecidas no gelo sob o Oceano Austral.

O veículo subaquático autónomo de seis metros de comprimento foi colocado no mar em 2022 por uma equipa internacional de cientistas da International Thwaites Glacier Collaboration (ITGC) para explorar a parte inferior desta plataforma primitiva, uma área que nenhum ser humano tinha visto antes.

A causa exata do seu desaparecimento continua por esclarecer.

É um pouco como ver o lado escuro da Lua.

Disse Anna Wåhlin, autora principal do estudo e professora de física oceanográfica na Universidade de Gotemburgo.

Anteriormente, os cientistas tinham utilizado satélites e núcleos de gelo para explorar esta plataforma. O Ran permitiu-lhes, pela primeira vez, navegar na zona oculta do oceano que se situa entre o fundo do mar e o gelo.

O submarino obteve mapas de alta resolução da parte inferior do gelo que revelaram estruturas nunca antes observadas.

O veículo subaquático autónomo Ran foi programado para realizar missões sob a plataforma de gelo. Um sonar multifeixe avançado foi utilizado para mapear a base do gelo a uma distância de cerca de 50 metros. Ilustração: Anna Wåhlin/Science Advances

Ran viajou mais de 16 quilómetros diretamente para a cavidade por baixo da plataforma. Equipado com um sonar avançado, o veículo produziu mapas de alta resolução da parte inferior do gelo.

As estruturas descobertas pelos seus sensores tinham caraterísticas físicas estranhas, sob a forma de planaltos gelados em forma de lágrima e padrões de erosão intrincados que os cientistas não esperavam.

De facto, Wåhlin diz que estas estruturas mostram que os modelos atuais de fusão do gelo não conseguem explicar o que os cientistas descobriram.

Chave para compreender o gelo terrestre

O objetivo da equipa do ITGC era utilizar o Ran para recolher dados sobre a mecânica da fusão dos glaciares nesta região, particularmente em relação às correntes submarinas, e para mapear a topografia por baixo do gelo.

A sua principal missão era compreender por que razão a parte oriental da plataforma de gelo Dotson é mais espessa e derrete mais lentamente do que a parte ocidental.

Os dados recolhidos, publicados na revista científica Science, indicam que esta diferença pode ser atribuída à influência das águas profundas circumpolares, uma mistura de líquido dos oceanos Pacífico e Índico que afeta a base de gelo de forma diferente na plataforma.

Este fenómeno pode ser um fator-chave para as diferentes taxas de fusão do gelo, dizem os cientistas: águas mais quentes e turbulentas corroem a parte ocidental mais rapidamente do que a parte oriental, que não tem essa exposição.

Diagrama do modus operandi de Ran retirado do artigo de investigação (Science).

O veículo cartografou cerca de 130 quilómetros quadrados de gelo, revelando uma estrutura mais intrincada do que os cientistas tinham modelado, segundo Wåhlin:

O mapeamento deu-nos muitos novos dados que precisamos de analisar mais detalhadamente. É claro que muitas suposições anteriores sobre o derretimento da parte inferior dos glaciares estão aquém da realidade.

Os modelos atuais não conseguem explicar os padrões complexos que observamos.

O ambiente extremo impede a comunicação em tempo real com o Ran, tornando impossível o uso de GPS ou outros sistemas de localização. As missões do veículo, em termos de duração, variam entre algumas horas e mais de um dia, o que torna a navegação e a recolha de dados particularmente complexas. Apesar do grande desafio destas condições, o Ran completou 14 missões em 2022.

Quando retomaram o trabalho dois anos depois, o veículo desapareceu sem deixar rasto logo na sua primeira missão. A equipa não sabe o que causou o desaparecimento do Ran na Antártida e só pode especular. Poderá ter encalhado, sofrido o ataque de alguma forma biológica ou talvez tenha havido uma avaria mecânica, mas o certo é que não chegou ao ponto de encontro programado e não foi encontrado qualquer vestígio.

Ainda que tenhamos obtido dados valiosos, não conseguimos tudo o que esperávamos. Os avanços foram possíveis graças ao submersível único que era o Ran. A investigação é necessária para compreender o futuro da camada de gelo da Antártida, e esperamos poder substituir o Ran para continuar este importante trabalho.

Concluiu Wåhlin.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Obviamente, o submarino foi abatido ou capturado por seres extraterrestres.

    1. Avatar de X
      X

      E se forem extraterrestres que se instalaram debaixo do mar à mais tempo que existe humanos na terra, se calhar já comeram muita sopa de cá e os corpos já são terrestres mas continuam com feições extraterrestres, pensa nisso!

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Sim, pode pensar nisso.
        Também pode pensar que tudo isso que escreveste, não passa de um sonho. Ou de passar muitas horas a ver aqueles programas na tv, lol.
        Vai, leva a cana de pesca e vê se encontras algum.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Na verdade são ideias já usadas em filmes 😛

          1. Avatar de X
            X

            As pessoas não percebem as referencias, acrescentei a parte da sopa para comic relief mas mesmo assim anda tudo muito rigido!

        2. Avatar de Inculto
          Inculto

          Você veio do Adão… 🙂 ou do Macaco…

  2. Avatar de r41m31
    r41m31

    Segundo consta, deve ter entrado pelo quintal de um ET que vive nos polos debaixo do gelo e levou tiro de caçadeira… 🙂

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Oh, eu a pensar que era o local de treino do predador vs alien.

  4. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Chegou ao bordo da terra e caiu. ahahah

  5. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    “sofrido o ataque de alguma forma biológica” Não me admiro. Os cientistas dizem que pouco conhecemos o fundo dos oceanos por isso podem haver entidades que nunca foram vistas até aos dias de hoje e que tenham atacado este submarino. Para ele desaparecer sem deixar rasto é porque alguma coisa aconteceu. Se for o caso de alguma forma biológica é porque há algo que o fez desaparecer.

    1. Avatar de Boica
      Boica

      Mau funcionamento também pode ser a solução

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Meg 3?

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Não.
      Consta que foi uma lula.

      1. Avatar de Fnando
        Fnando

        Já cá falta o fanatismo político – religioso.. Kkk vai lá dar banho aos porcos que partilham dessas teorias e retóricas e leva os para o teu curral palhaço… Kkkk é com cada um… Kkk o cérebro é algo maravilhoso e todos deviam ter um… Kkk lol

      2. Avatar de Lolita Nunes
        Lolita Nunes

        foi o Aquaman!

  7. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    nao se preocupem vai voltar num dia de nevoeiro…..:-)

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para a proxima atem uma corda, depois é só puxar de volta!

    1. Avatar de AC
      AC

      Isso não, porque, como diria o Raul Solnado, parte-se a corda, perde-se o submarino, e é tudo prejuízo. =)

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    claramente foi destruído pelo megalodon

  10. Avatar de Jose
    Jose

    Como descobriram se ja existe há milhares de anos

    1. Avatar de Vítor M.

      Como sabes que são milhares de anos?

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Fui um krill gigante

    1. Avatar de Silva
      Silva

      A curiosidade matou o gato

  12. Avatar de nome
    nome

    Antes de desapareceu ouviu-se: “RELEASE THE KRAKEN!!”

    1. Avatar de X
      X

      Cthulhu come krakens ao pequeno-almoço!

  13. Avatar de Francisco Costa Freitas
    Francisco Costa Freitas

    Devia ser assim em todo o planeta os cientistas tanto querem saber que destroem todo ecossistemas da terra e depois vêem se queixar que o ser humano está a destruir o planeta eles são os primeiros.

  14. Avatar de Zé

    Deve ter descoberto um portal para as estruturas de kms debaixo das pirâmides descobertas à pouco tempo.

  15. Avatar de Fumarento
    Fumarento

    Já alguém pensou que pode ter acabado o gasoil… já foram ver á Cepsa de Braga

  16. Avatar de Irene
    Irene

    Se querem saber, arranjem 1 ou 2 submarinos, mais pequenos, com outras características para localizar o Ran. Se desaparecerem os 2 é porque há algo fishy…
    O que é certo é que o Ran fez uma série de incursões. O que normalmente acontece é que o chefe da missão é garganeiro e pôs o pobre do Ran a trabalhar demais. E o submarino fritou, ou melhor, gelou.

  17. Avatar de Zózimo
    Zózimo

    Oceano Austral???

    1. Avatar de Vítor M.

      O Oceano Austral (ou Oceano Antártico) é o corpo de água que cerca a Antártida, no extremo sul do planeta. Ele é o quinto oceano do mundo, oficialmente reconhecido pela Organização Hidrográfica Internacional em 2000.

  18. Avatar de Inculto
    Inculto

    Todos já devíamos saber que os Aliens somos nós… Nós humanos com vários cruzamentos e experiências demos o que somos hoje… O planeta é um jardim zoológico do universo onde se testa tudo… Nós já vamos na 7 geração a caminho da próxima… Essa área do planeta não nos pertence e os únicos autorizados quer o pessoal goste ou não é os USA… Eu disse autorizados
    .. o mundo não é o que vos contaram na escola nem o que dá na TV… A vida de todos acontece quando todos dormimos porque é aí que a nossa energia daí do corpo para esses locais… Esse submarino desapareceu mas vai aparecer de novo assim como muitas coisas antes… As pessoas vão andar meses sem abrir a boca tal como já aconteceu antes… O problema é o espaço/ tempo…. Para eles passa 10 segundos mas para nós 10 anos

    1. Avatar de Fnando
      Fnando

      Kkk kkk… Lol

    2. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      E como drscobriu esse mundo que nos foi ensinado na escola e que nos é mostrado na TV?
      Vá lá, conte-nos lá para nos rirmis um bocadinho.

  19. Avatar de António Durval
    António Durval

    Ao “Inculto” dou os meus parabéns pelas suas palavras. Ainda bem que não sou só eu a manifestar-me. Julgo que teremos muito que falar, se o desejar claro. Receba um grande abraço do António Durval. “https://adurval.wixsite.com/cultura”

  20. Avatar de Julio
    Julio

    Acidentes imprevistos por falha de funcionamento ou combustível são as origens desta perda. Os contatos perdidos entre a nave e o navio base deverão ser analisados de novo, para e antes de ser programada uma nova missao. Receitas há muitas mais se existirem financiamentos para esse fim.

    1. Avatar de Martinho Diogo
      Martinho Diogo

      E se aí for a casa do leviatã?

  21. Avatar de Selma
    Selma

    Algo tão grande seria detectado do espaço então creio nos falta informações!

  22. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    ^ Hoje, dia 17 de junho de 2025 já Se sabe que afinal foram mesmos os extra Terrestres, mas não se preocupem, São amigáveis e muito tímidos e não querem atrapalhar mais a vida dos humanos !

    1. Avatar de José
      José

      Mas nas praias ja ouvi: “olhó E.T. fritinho! Com uma bejeca fresca desce que é um miminho!