Stalker ataca jovem cantora depois de obter a sua localização revelada pelo reflexo no olho

15 Comentários

Há histórias que parecem filmes saídos de uma realidade paralela. Como exemplo, num caso que nos chega do Japão, um Stalker usou imagens tiradas com excelente definição, partilhadas numa rede social. Depois, cruzou-as com imagens do Google Street View e perseguiu e agrediu uma cantora da qual era fã.

Segundo as suas declarações, o homem fez um verdadeiro trabalho de investigação para conseguir aproximar-se da jovem cantora pop.

Imagem de reflexo do olho revelador da morada de cantora


Reflexo no olho captado por uma selfie revela localização de cantora

Um homem japonês de 26 anos está acusado de perseguir e abusar sexualmente de uma cantora pop. Segundo afirmou à polícia, este “fã” conseguiu localizar a vítima através do reflexo nos seus olhos que apareceu numa foto.

Após ser preso, o homem de 26 anos — identificado pela polícia como Hibiki Sato, que se declara um grande “ávido fã da artista” — contou que analisou minuciosamente uma selfie que ela postou nas redes sociais. Com o propósito de recolher informação útil, a imagem foi ampliada e estudada detalhadamente. O detalhe permitiu assim que o atacante visse nos olhos da vítima que esta estava a fotografar-se numa estação de comboios.

Através do serviço Google Street View, que tem disponíveis imagens de ruas e pontos de referência ao redor do mundo, foi feito um cruzamento das imagens obtidas.

De acordo com a imprensa, que também analisou os vídeos que ela gravou no seu apartamento, foram conseguidos pormenores reveladores. Imagens como a posição das cortinas e a direção da luz natural que entrava pela janela — levou a que o homem triangulasse imagens para tentar determinar a morada da cantora.

Após ter algumas pistas, o homem passou a frequentar a estação que determinou ser onde a jovem se fotografou. Assim, algum tempo depois, conseguiu encontrar a cantora de 21 anos. Segundo a polícia, na noite de 1 de setembro, o Stalker seguiu a cantora até à sua casa e molestou-a.

10 fotos dos seus filhos que não deve publicar na Internet

 

Detetive virtual

Este caso está a levantar algum debate em torno da ameaça da “perseguição virtual”. De acordo com informações, este ataque levanta questões sobre os riscos inconscientemente assumidos pelos utilizadores das redes sociais que publicam fotos em alta definição a documentar as suas vidas.

Tal como já havíamos explicado, as imagens atualmente trazem incorporadas muitas informações “invisíveis”. Isto é, há pormenores nas imagens que passam despercebidas ao crivo do autor. Imagens que mostram indícios das suas posses, sítios que frequenta, horários que está fora de casa, alturas do ano que deixa a casa sem ninguém, hábitos de vida e outros dados digitais.

Sobre os dados digitais, como podemos ver aqui, são informações que os dispositivos modernos incorporam nas fotografias. Junto a uma imagem podem estar a sua localização geográfica (coordenadas GPS), data e hora da captação, tipo de dispositivo usado e outras informações igualmente reveladoras.

 

Não faltam exemplos pelo mundo fora

Se usar o seu smartphone para captar uma imagem, este irá agregar toda a informação atrás revelada. Se a partilha for feita numa plataforma que não “limpe” estes dados, poderá estar a revelar muito sobre si, sobre os seus filhos ou sobre a sua profissão.

Certa imprensa usa e abusa dos detalhes das imagens que as figuras públicas publicam (por vezes com relevações intencionais). Assim, tudo o que é mostrado é estudado ao pormenor. Portanto, quem faz esse tipo de publicações tem a obrigação de se proteger.

Apesar de todo este trabalho de perícia, Hibiki Sato foi preso no dia 17 de setembro acusado de atacar Matsuoka. De acordo com a imprensa nipónica, a cantora faz parte do grupo de J-pop Tenshitsukinukeniyomi. Contudo, este caso não é o único de abuso por fãs-stalkers.

 

Pela tua foto sei onde moras, onde estudas e o que fazes

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silva
    Silva

    Para mim nada de mais…Simplesmente um juntar de “situações” a tecnologia de hoje + a sabedoria (inteligência de cada um …sim as vezes serve bem utilizar esta ferramenta nativa dos humanos) para encontrar uma soluçao foi o que este jovem fez….Megapixels das fotos + o conhecimento adquirido/fornecido de onde poderia estar a dita a artista…basta um bom conhecedor da área onde iria estar….Para mim nada de novo e extraordinário….Info sensacionalista

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Boa informação a ver se as pessoas abrem os olhos.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Gostei dessa: “A ver se as pessoas abrem os olhos.” 😀

    2. Avatar de Rafael Duque Da Mata
      Rafael Duque Da Mata

      ahahah, é mas é para ver se as pessoas fecham os olhos! 🙂

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É para vocês verem onde chega o atrofio mental destas novas gerações !! Tenho dito.

    1. Avatar de Amadeus
      Amadeus

      Sim, porque antes ninguém agredia, perseguia, molestava, consumia drogas. Bons tempos de facto.

    2. Avatar de BC
      BC

      Podes crer. Antigamente é que era. Queimar bruxas na fogueira era realmente pacífico. Destruir aldeias e violar as mulheres também era top. Agora é que está tudo estragado, raios parta esta geração!

      1. Avatar de JMonte
        JMonte

        ahahahahahahahahah, muito bom 🙂

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Bom artigo.
    Retenham isto: ” este ataque levanta questões sobre os riscos inconscientemente assumidos pelos utilizadores das redes sociais que publicam fotos, DE TUDO E MAIS ALGUMA COISA, em alta definição a documentar as suas vidas.”

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Como cada vez mais as pessoas precisam de exposição ao mundo, tudo se mostra e, até o olho revela mais do que se queria…os tempos não são melhores ou piores, apenas facilitam o que noutros tempos era muito mais difícil logo, obriga a pensar mais antes de se exporem….o que, lá está, como a vontade é tanta, não sei se será possível

  6. Avatar de Rodrigo Da Silva
    Rodrigo Da Silva

    Nao estou surprendido.. No Japao eles tem uma cultura completamente diferente da nossa!
    Ve la que la os telemoveis sao obrigados a fazerem som quando tira uma foto – mesmo em modo silencio.
    Isto porque havia homens que tiravam fotos clandestinas de raparigas que usavam saia

    1. Avatar de PBatista
      PBatista

      Cá também é obrigatório.

      Não são só os Japoneses que são tarados, os Tugas também, pela tua lógica.

  7. Avatar de Lucas
    Lucas

    Isso é o que dá quando uma japonesa abre os olhos…

  8. Avatar de JMonte
    JMonte

    Infelizmente são várias as mulheres atacadas nesse país:

    “Entretanto, no Japão, apela-se a maior protecção às celebridades femininas depois de vários ataques cometidos contra algumas vedetas nos últimos anos.

    Em Janeiro deste ano, a cantora Maho Yamaguchi que integrou a girls band NGT48 contou ter sido agredida por dois homens que entraram na sua casa, depois de terem obtido a sua morada através de outros elementos da banda pop.

    Em 2016, a cantora Mayu Tomita foi atacada por um homem à porta de uma casa de espectáculos onde deveria actuar. Foi esfaqueada no pescoço, no peito e noutras partes do corpo por um fã obcecado por ela. Mayu Tomita acabou por processar o Governo Metropolitano de Tóquio por não ter feito nada para a proteger, apesar de ela ter denunciado o atacante alguns dias antes da agressão.”

    in zap.aeiou.pt

  9. Avatar de Andre
    Andre

    Ah e tal. Publicou no facebook. Então nao publicasse. Eu fui acusado por sms, que era stalker, por comentar uma publicação num daqueles grupos de (Eu moro na cidade XXx, eu já estou nesse grupo desde 2015) de uma rapariga que até estava interessada.

    A pessoa em questão faz a vida normal, ontem mandou a sms acusar de stalker e nao obteve resposta, e eu é que sou stalker? Não querem comentários as publicações, não publiquem.

    Eu nao sei o que esperam das redes sociais, criam privacidade é isso? Eu chego ao meu facebook, e procuro Angelina Jolie, e vejo tudo sobre Angelina Jolie. Se a Angelina Jolie não quer, não publique.

    Mas não há só stalkers para o mal, para o bem também os há.