Spotify fechou acordo secreto com a Google que lhe permite não pagar taxas da Play Store

5 Comentários

O Spotify fez um acordo especial com a Google que lhe permite não pagar qualquer comissão quando as pessoas se subscrevem através do seu próprio sistema de pagamento no Android. O assunto ganha vida graças a um novo testemunho no julgamento Epic v. Google.


 

Como parte do mesmo acordo, o Spotify pagava à Google apenas 4 % de comissão se os utilizadores se inscrevessem no serviço através da Google, muito menos do que a maioria das outras aplicações que normalmente pagam 15 % pelas subscrições através da Play Store.

Ouvir música é um dos principais objetivos [do smartphone]… se não tivermos o Spotify a funcionar corretamente nos serviços Play e nos serviços principais, as pessoas não comprarão smartphones Android.

Terá dito em tribunal Don Harrison, responsável pelas parcerias da Google. Tanto a Google como o Spotify também concordaram em colocar 50 milhões de dólares cada num “fundo de sucesso” como parte do acordo.

 

Epic alega que Play Store da Google no Android é um monopólio ilegal

As observações foram feitas como parte de uma ação judicial movida contra a Google pela Epic Games, fabricante do popular Fortnite, em 2020.

A Epic alegou que a Play Store da Google no Android era um monopólio ilegal que forçava os fabricantes de aplicações a desfazerem-se de grandes quantidades de dinheiro em troca de oferecer aos utilizadores compras na aplicação por meio da Play Store. A Epic entrou com um processo semelhante contra a Apple em 2021, que perdeu.

Um pequeno número de desenvolvedores que investem mais diretamente no Android e no Play pode ter taxas de serviço diferentes como parte de uma parceria mais ampla que inclui investimentos financeiros substanciais e integrações de produtos em diferentes fatores de forma.

Estas parcerias de investimento fundamentais permitem-nos trazer mais utilizadores para o Android e para o Play, melhorando continuamente a experiência de todos os utilizadores e criando novas oportunidades para todos os programadores.

Disse Dan Jackson, porta-voz da Google.

 

O Spotify apoiou, inicialmente, a Epic na sua luta contra a Google e a Apple

Contudo, em 2022, a empresa começou a usar um programa da Google chamado User Choice Billing, que permitia que as aplicações Android usassem os seus próprios sistemas de pagamento em troca de dar uma parte reduzida à Google. O acordo especial revelado em tribunal mostrou que a Google estava disposta a abrir ainda mais exceções para aplicações populares como o Spotify.

 

Leia também…

O YouTube estará a funcionar mais lento quando os utilizadores usam o Firefox

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lol
    Lol

    No fim alguém acaba sempre se vendendo….Quem manda é o dinheiro!

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Google presta um serviço válido.
    No Android os utilizadores têm realmente a opção de instalar fora da loja de aplicações da Google.
    No Android é possível instalar outra loja de aplicações se a pessoa quiser.
    No Android é possível instalar directamente de um ficheiro de instalação da aplicação sem lojas de aplicativos.

    É natural que não se possa alegar monopólio, quando é dada aos utilizadores a hipótese de fazer as coisas fora da loja de aplicações oficial da Google das duas maneiras que referi acima.

    A elevada percentagem até faz algum sentido porque não estão só a fornecer um meio de pagamento, estão também a desenvolver a loja virtual, estão a incluir a distribuição do ficheiro, estão a verificar o ficheiro (pelo menos de forma automatizada). Não que ache justo a percentagem ser tão alta, mas apenas que consigo entender o valor no contexto global onde está a ser utilizado.

    No iPhone da Apple é outra conversa porque só permitem instalar coisas via loja de aplicativos da Apple. E até que a Apple permita outras lojas de aplicativos e a instalação directa até lá está realmente a ocorrer um monopólio.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Novidade. No iPhone a união Europeia está a fazer com que a Apple seja obrigada a disponibilizar outras lojas de aplicações de forma a reduzir esse monopólio. Não sei se é bom se é mau. Mas que me faz pensar que talvez só porque sim compre um iphone visto que apks (ou outro tipo semelhante) terão de ser compatíveis.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      O artigo fala sobre pagamento de subscrições dentro da aplicação, não tem a ver com instalação de aplicações.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Estas coisas começo sempre a desconfiar, mas o que me preocupa mais é se a Goggle começa a pensar em comprar o Spotify.
    YouTube Music ninguem quer saber, e com a compra do Spotify, era mais um mercado que poderia competir com a Apple.