Cuidado, o Spotify está a dar cabo do seu SSD

46 Comentários

As unidades de armazenamento continuam a ter um papel fundamental na performance e design de qualquer sistema.

Cada vez mais, os dispositivos têm uma maior capacidade de armazenamento, atingindo hoje os Terabytes, e são cada vez mais pequenos. As drives SSD têm sido uma alternativa aos discos mecânicos, para quem necessita de performance, mas há algumas desvantagens.

Sabe-se agora que uma falha do Spotify pode estar a dar cabo do seu SSD. Saiba porquê!

ssd_02

Depois do Firefox, há agora informaçãoque o Spotify poderá estar a danificar/encurtar a vida do seu SSD e o problema é sempre o mesmo… uso excessivo! A “falha” tem sido reportada e debatida por vários utilizadores no Reddit e Hackers News e afecta as versões da app para Windows, Mac OS e GNU/Linux.

Na prática, e de acordo com os utilizadores, o Spotify chega mesmo a gravar mais de 10 GB de dados em apenas uma hora o que significa, em alguns casos, mais de 700 GB dia como reportado.

ssd_01

As últimas informações revelam que o problema está associado a uma função que realiza a compactação contínua da base de dados. Os responsáveis pelo serviço já reconheceram a falha e referiram que a versão 1.0.42 corrige o problema. Esta actualização estará disponível nos próximos dias.

Entretanto, dependendo do sistema, podem ver o espaço em uso pelo Spotify nas seguintes localizações:

  • Windows: C:\Users\USERNAME\AppData\Local\Spotify\Storage
  • Mac OS: /Users/USERNAME/Library/Caches/com.spotify.client/Storage/
  • GNU/Linux: ~/.cache/spotify/Storage/

Caso seja utilizador do Spotify e tenha uma drive SSD, esteja atento à disponibilização da nova actualização que passa a resolver (esperemos), de forma definitiva, este problema.

Via: arstechnica

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Angelo Almeida
    Angelo Almeida

    A minha pasta está com 300mb, o que penso que seja o normal do programa.

    1. Avatar de Patricio
      Patricio

      versao web sem ads e sem problemas…so os nabos usam a versao desktop. O skype é igual..a app funciona bem melhor e sem ads

      1. Avatar de João
        João

        “só os nabos”. Deves pensar que temos todos “maquinões”. Enquanto o navegador come-me um monte de RAM, app usa o minímo possível.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          e comprares um slot de 8gb de ram que custa 40euros é mto? aposto que es daqueles que compra um ultrabook com 4gb de ram por 1500euros e dps queixa se

          1. Avatar de João
            João

            Ou se calhar é daqueles que tem um PC com anos e provavelmente tem as slots já ocupadas. É só inteligentes. Isto para não falar que muitos são miúdos e o que tem, são os pais que lhes dão.

          2. Avatar de Telmo
            Telmo

            @João
            Sim, coitado, e não pode substituí-las por novas… “É só inteligentes”

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        A razão de muitos usarem/preferirem a versão web é simplesmente pela possibilidade de usar o Adblock que corta os ads.

      3. Avatar de DW
        DW

        Muito melhor ter de ter mais meia dúzia de tabs abertas, uma para o spotify, para o Skype, para o Outlook, para o Gmail… para quê ter programas? Vamos carregar tudo no browser, os browsers só por si não gastam RAM nenhuma

        /sarcasm

      4. Avatar de T
        T

        Nabos só na sopa…..que comentário mais desnecessário.
        O skype para desktop funciona perfeitamente e, na minha opinião está muito melhor visualmente que a app diria que mais intuitivo até.
        Relativamente ao spotify + SSD …não uso logo não tenho o problema apresentado nem com o firefox+SSD, que uso, e cujo problema é semelhante e foi falado aqui anteriormente.

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      O problema não são os 300 Mb. É a quantidade de vezes que esses 300 Mb são escritos no disco.
      Num disco mecânico não deve haver problema, mas num SSD, onde os ciclos de escrita são limitados, pode reduzir substancialmente a longevidade.

  2. Avatar de The Onee
    The Onee

    Fui verificar o espaço dessa pasta e não ocupa mais de 200kb lol

    1. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      +1 (228 KB)

    2. Avatar de FilipeOS
      1. Avatar de PilotEyes737
        PilotEyes737

        Ou comprem a cópia do CD do album… Apenas ocupa espaço para o guardar na prateleira.

        1. Avatar de MAFF
          MAFF

          Ora bem a minha lista de música é prai uma musica de 20 bandas diferentes….bora comprar 20 CDs para ouvir só uma faixa de cada. @sarcasm

  3. Avatar de Marcelo Santos
    Marcelo Santos

    A minha tem 300Kb. E uso o spotify neste SSD muito antes de ter saido em Portugal 🙂

    1. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      What ?????

      Não li pplware, mas li hacker news e no forum no spotify, o que se trata é a escrita de dados, não o tamanho da tua pasta! O programa poderia recrescer o mesmo ficheiro 1000x e ainda assim teria o mesmo tamanho.

      E não era coisa pouca, um dos utilizadores o spotify escrevia no SSD 30G por dia, dass!

    2. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      Para além de que a escrita poderia ser feita na pasta temporaria

    3. Avatar de Fábio
      Fábio

      Sim, é o número de vezes que esses dados são escritos. Podes monitorizar isso usando usando o Sysinternals Process Explorer ativando as colunas “Disk Read Bytes” e “Disk Write Bytes”.

  4. Avatar de Akitwo
    Akitwo

    [Mac OS]
    Fui verificar e tinha cerca 10.3 GB -> Move to Trash xD
    Obrigado pela informação.

  5. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Só afeta a versão desktop, certo? Costumo usar a web

    1. Avatar de Rui
      Rui

      a web n é guardada no pc e n tem ads…só um nabo usa o programa

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sò um nabo é que ainda usa flash na web com todos os problemas que isso trás.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Em vez de chamares nabos aos outros podias olhar primeiro para ti, ler a calinada que escreveste e continuar calado.

      2. Avatar de Modem
        Modem

        blá blá blá. Estes putos têm a mania que sabem tudo

  6. Avatar de Unknown
    Unknown

    Verifiquem a pasta C:\Users\USERNAME\AppData\Local\Spotify

  7. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    2.53 MB e sempre a bombar o dia todo.

  8. Avatar de Exemplo
    Exemplo

    Eu já tenho 1.0.42, essa versão já foi lançada pelo menos em Windows e ah uns dias atrás!

    Help -> About Spotify

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Pasta Storage nao existe. So uma Data com 5GB

  10. Avatar de Parrudo
    Parrudo

    A mim não estraga de certeza, não tenho esse lixo na máquina…

  11. Avatar de DW
    DW

    Irem à pasta não diz nada, saquem o Process Explorer do site da Microsoft e vejam quanto IO Reads e IO Writes bytes têm, aí é que dá para ver…

    A sugestão do pplware de ir à pasta é nabice, ele não está a escrever dados novos, ele simplesmente está a re-escrever a DB, logo não têm gigas nessa pasta mas podem ter muitos writes e reads

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uso o Spotify no meu MacBook Pro mas nunca faço download de música, só oiço a música, será que também afecta o meu SSD?

    1. Avatar de bola
      bola

      Lol, a informação fica armazenada onde se a ouves?

  13. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    A vantagem de ser da velha guarda e gostar de Metal, toda a musica no meu disco externo a bombar.

  14. Avatar de Dc
    Dc

    Esta notícia só peca por vir atrasada.

  15. Avatar de 007
    007

    este problema tambem afecta a memoria dos smartphones como iphone?

    1. Avatar de Um gajo qualquer
      Um gajo qualquer

      Não porque o IPhone não tem SSD.

  16. Avatar de Fabrício Moreira
    Fabrício Moreira

    Olá,
    No meu PC eu tenho 2 “discos”, 1 SSD para o sistema operacional (C:) e 1 HD (D:) convencional para os arquivos.
    Antes de montar esta configuração, procurei dentre os programas que eu utilizava, quais poderiam ter um número elevado de I/O e não por acaso encontrei o Spotify e o Thunderbird.
    Não imagina o mesmo para o Firefox pois o espaço alocado era relativamente pequeno.
    Então decidi criar uma junção de diretório para “enganar” os softwares e fazer com que eles gravassem os dados no HD ao invés do SSD. Obs: Os programas deverão estar fechados para realizar este procedimento.
    Para facilitar, criei a mesma estrutura no disco D, ou seja: D:\Users\USERNAME\AppData\Local\
    Também deixei com propriedade Oculto pois não queria esta pasta visível no Explorer.
    Movi as pastas Spotify e Thunderbird da unidade C para a unidade D.
    Em seguida, abri o prompt de comando como Administrador e digitei os seguintes comandos:

    C:..> cd C:\Users\USERNAME\AppData\Local\
    C:..> mklink /J Spotify D:\Users\USERNAME\AppData\Local\Spotify
    C:..> mklink /J Thunderbird D:\Users\USERNAME\AppData\Local\Thunderbird
    C:..> exit

    Pronto, dessa forma podemos economizar uns bons ciclos de I/O do SSD redirecionando as operações para o HD.
    Para quem se interessar mais sobre o assunto, segue este PDF bem interessante:
    http://www.2brightsparks.com/resources/articles/NTFS-Hard-Links-Junctions-and-Symbolic-Links.pdf
    Abraço

  17. Avatar de I.V.
    I.V.

    O Spotify é mais prejudicial no modo web (é necessário instalar o Adobe Flash Player e já ouvi que não traz benefícios nenhuns ao computador) ou no modo programa (que pelo que percebi desgasta a drive)?

    P.S. – Entendo o mínimo de linguagem técnica, mas gostava de entender esta notícia porque por acaso uso o Spotify com frequência. Can somebody help me?

    1. Avatar de DW
      DW

      Usa a app. Tens muito mais integração com hotkeys, etc e a nova versão já trás este problema arranjado