Spotify já está na bolsa de Nova York e conseguiu bater recordes

20 Comentários

O Spotify é o mais conhecido e usado serviços de streaming de música da Internet. Esta empresa estava a preparar-se para entrar em bolsa e isso já aconteceu.

Após apenas 1 dia presente na bolsa de Nova York, a empresa de streaming de música já vale quase mais 30 mil milhões de dólares, com a venda das suas ações.

Spotify bolsa

O processo de entrada em bolsa não foi simples,  nem pacifico para o Spotify. Foi necessário percorrer vários passos para conseguir que a IPO (Initial public offering) desse entrada na bolsa de Nova York.

 

Os valores de entrada em bolsa do Spotify

Com um preço inicial de venda de 132 dólares, a empresa conseguiu crescer no primeiro dia de bolsa, terminando a sessão 12% acima deste preço, atingindo assim os 149,60 dólares por ação.

O valor final de mercado das ações acabou por ficar abaixo dos máximos do dia, com os títulos da empresa a terem estado com um valor acima dos 165,90 dólares. Nesse período o Spotify chegou a ter um valor de mercado de 29,5 mil milhões de dólares.

Spotify bolsa

Na prática, e no final do dia de bolsa, o serviço de música via streaming ficou a valer 26,6 mil milhões de dólares, um salto excelente para a empresa que agora se estreou na bolsa.

 

A entrada na bolsa

Ao contrário do que é normal, a entrada em bolsa do Spotify não foi um simples IPO. A empresa optou por um DPO (Direct public offering), o que significa que a empresa optou por angariar capital diretamente, sem recorrer a outra empresa intermediária e vendendo as suas ações diretamente ao público.

De acordo com as palavras do CEO do Spotify, Daniel Ek, a empresa não está a angariar capital, e os seus acionistas e funcionários têm liberdade para comprar e vender as ações do Spotify há anos. Esta é a razão por estarem a fazer as coisas de forma diferente.

Spotify bolsa

 

A razão da entrada em bolsa do Spotify

Apesar do Spotify afirmar que não está a angariar capital a verdade é que esta capitalização é bem-vinda. A empresa encaixa 5 mil milhões de dólares anualmente, todos os anos em receitas, gasta mais de três quartos desse valor em pagamentos a editoras, produtores e artistas.

Estes compromissos deixam pouca receita e um valor de lucro próximo do zero vindo dos seus 70 milhões de utilizadores pagantes. Com 90 milhões de utilizadores do plano gratuito, a empresa apenas consegue 10% da sua receita anual da publicidade destes utilizadores.

É por isso muito importante para o Spotify que esta entrada em bolsa corra de forma perfeita, para assim conseguir um crescimento económico essencial para conseguir evoluir.

Leia mais informações sobre o Spotify

2 milhões de utilizadores usam o Spotify Premium sem pagar

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dajosova
    dajosova

    Alternativa grátis para app móvel?
    O Spotify grátis é muito limitador.
    Qual a vossa opinião?

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      A minha opinião é juntar mais 5 pessoas e pagar o Spotify na modalidade Family. Fica a 21,98€ por ano, por pessoa, e deixa de ser limitador.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      A mim o facto de ter de ouvir os álbuns em shuffle dá-me um nó no cérebro. As restantes limitações não me fazem grande diferença mas o shuffle tira-me a vontade de viver 🙂

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Podes crer!
        Além de não deixar rebobinar a música que estás a ouvir nem retroceder para uma anterior… e depois chega a esse cúmulo que já nem te deixa avançar para uma próxima música e tens de levar com o que eles decidem.
        No pc ainda escapa, agora no móvel estou prestes a desinstalar a app mas para já ainda não encontrei nenhuma alternativa decente.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu não sei, mas há quem diga que podes pesquisar no google “spotify premium mod”…

          1. Avatar de The Onee
            The Onee

            Sabes lá o que esses mods trazem a mais… melhor não arriscar.

          2. Avatar de dajosova
            dajosova

            yep… eu sei 😉
            …mas o que o The Onee adverte faz sentido.
            os apk’s fora da Play Store são uma roleta russa

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Verdade. Nem as apps oficias são de confiança às vezes quanto mais.
            No meu caso estou totalmente à vontadinha, pois para além de bloquear TODAS as permissões é muito pouco provável que alguém me saquem alguma informação realmente importante do smartphone.

          4. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            Tanta fantasia e articulação, para não se pagar por um serviço do qual são utilizadores e apreciam. Não estamos a falar de um custo tão avultado que seja incomportável.

          5. Avatar de dajosova
            dajosova

            @Hugo:
            exato, pelo menos no Android podes configurar as permissões por app.

            @José Carlos da Silva:

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Obvio que vai descer imenso…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        porque está altissimo. desatou tudo a comprar. FB, SC, etc.

  3. Avatar de Borges
    Borges

    Desculpem a ignorância antes de mais.
    Uma empresa tem n associados, porquê ao entrar para a bolsa passa a vale mais ? Algum dos socios vai ter de largar parte da sua cota para ser vendida na bolsa certo ?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      financiamento alternativo aos bancos. certo mas ficam com a maioria do capital.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      A % de participação diminui mas o valor total aumenta logo o valor de cada particição é superior.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        E não tem necessariamente de valer mais (regra geral sim, passa a valer mais. Caso contrario seria uma grande cagada da entidade financeira que processou a saída para a bolsa). Passa a valer mais porque os mercados mostram confiança nessa mesma empresa e porque passa a dispor de mais capital.

  4. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    O que eu não gosto no Spotify:
    -Não reproduz sem acesso a net. ” Não tem sentido, se guardo um álbum……)
    – Em ” tou libraey” devia ter a opção ” Músicas/ Alguns baixados” em vez de “recently played)”

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Apple Music resolve essas duas situações.