SpaceX lança os primeiros 60 satélites de Internet Starlink

11 Comentários

Foi esta noite que, finalmente, a SpaceX lançou sucesso os satélites de Internet do sistema Starlink. O objetivo da empresa de Elon Musk passa por fornecer Internet a partir do Espaço.

Com isto, não significa que o sistema de Internet espacial fique a funcionar em breve. Serão necessários, pelo menos, 800 satélites Starlink.


60 satélites de Internet Starlink confirmados

Com a primeira data de lançamento marcada para 16 de maio e depois para 17, foi esta quinta-feira, pelas 22h30 (02h30 de Lisboa), que a missão foi finalmente alcançada.

Os primeiros 60 satélites do sistema Starklink foram lançados esta noite, a partir do Cabo Cañaveral, na Flórida. Agora serão estes satélites de 227 quilos cada, que se irão posicionar sozinhos em órbita, a 550 km.

Um longo processo da SpaceX

Em fevereiro a SpaceX já tinha lançado dois satélites ao espaço: eram eles o Tintin A e Tintin B. A ideia era exatamente testar a tecnologia da rede Starlink, usando para isso esses equipamentos de teste.

Este primeiro lançamento é apenas uma pequena parte de um longo processo, de acordo com o planeado pela empresa.

A SpaceX poderá lançar até 12 mil satélites em diferentes órbitas, segundo a aprovação do governo norte-americano. No entanto, a empresa considera que o sistema Starlink será viável apenas com 1000.

Ainda assim, para que o sistema fique a funcionar, terão que ser ativados 800 satélites.

Tendo em conta que já existem mais de 2000 satélites à volta do mundo, para que não existam acidentes, estes novos satélites estão equipados com uma tecnologia anticolisão.

Segundo Musk, a empresa deverá ter estes 800 satélites prontos a comunicar entre si, dentro de 1 ano e meio… já se sabe que as previsões de Musk nunca são certeiras, por isso vamos aguardar.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Lancem lá mais 800 rápido a ver se um gajo larga a porcaria das operadores e apenas com um serviço fica com Internet em todo o lado do mundo casa, casa de férias, carro etc

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      exatamente, sempre foi o mais acertado, dificil mas correto. No entando por cabo será sempre mais rápido.

      1. Avatar de John Doe
        John Doe

        E quiçá mais seguro para a saúde?

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Isso é certamente, embora pareça preocupação secundária. O que interessa agora é o Carpe Diem medido em milisegundos.

  2. Avatar de FG
    FG

    Eu sei que haverá súbito alguém a chamar-me nomes de inculto e palerma (os mais simpáticos) mas mesmo assim vou arriscar….

    Sou só eu ou há mais alguém que acha isto um “tudo-nada” parecido com o filme do Extreminador ?
    Starlink e Skynet é mesmo muito parecido…
    lol…. coincidências….

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eu vou chamar-te de ponderado e cauteloso e cético saudável.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nada a ver. Isto é uma rede de satélites para difundir Internet pelo planeta. A Skynet era uma rede de computadores com IA, que tomou conta do mundo.

      1. Avatar de Movimento Português de Prevenção do Electrosmog
        Movimento Português de Prevenção do Electrosmog

        Exactamente, o 5G é um IA enabler.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    toda essa tecnologia para vermos raparigas sem roupa com internet via satelite.

  4. Avatar de TopografiaSC
    TopografiaSC

    Uma correção… Existem mais de 16 mil satélites em torno da órbita da Terra.
    Podem ver aqui:
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=385617211941404&id=163190887517372