SpaceX lançou 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

7 Comentários

Já ouviu falar no projeto de satélites Starlink? Este projeto tem com principal objetivo criar uma rede mundial de Internet de alta velocidade.

A empresa de Elon Musk já tem 595 em órbita terrestre e hoje, a bordo do foguetão reutilizável Falcon 9, foram lançados mais 57.

SpaceX lançou 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

O lançamento de hoje, que aconteceu da base espacial norte-americana de Cabo Canaveral, na Florida, à 01:12 (hora local, 06:12 em Lisboa), é o 10º desde 2019 ligado ao projeto “Starlink”.

Em 2029 poderão estar 57 mil satélites em órbita terrestre

O número de satélites já parece elevado, mas a SpaceX e outras agências poderão ter até 2029 nada mais nada menos que 57 mil satélites em órbita terrestre. Ou seja, até 2029 iremos ter 10 vezes o número de naves espaciais ativas atualmente.

De acordo com Elon Musk, são necessários entre 400 e 800 satélites para se conseguir um mínimo de cobertura da projetada rede de internet.

Depois de se separar da cápsula contendo os satélites, o foguetão Falcon 9 pousou na plataforma flutuante da SpaceX no Oceano Atlântico, chamada “Of Course I Still Love You”.

Este lançamento, de mais uma constelação de satélites “Starlink”, aconteceu cerca de uma semana depois de a SpaceX ter concluído com êxito a sua primeira missão tripulada à Estação Espacial Internacional (EEI), criando a esperança de voos comerciais ao espaço.

No domingo, a sua cápsula Dragon Endeavour amarou de forma controlada nas águas do Golfo do México, com os astronautas norte-americanos Robert Behnken e Douglas Hurley a regressaram à Terra após dois meses na EEI.

Foi a primeira vez, desde o fim do programa de vaivéns espaciais norte-americano, em 2011, que uma nave descolou e chegou a território americano.

Em 2011, os Estados Unidos passaram a levar astronautas à EEI a bordo da nave russa Soyuz, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

 

Leia também…

57 000 satélites lutarão pelo espaço na órbita da Terra até 2029 (vídeo)

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Quies
    Quies

    Sou so eu a achar que sao demasiados satelites e que vai piorar o problema do lixo espacial?

    1. Avatar de André
      André

      És só tu, mas para não te sentires sozinho acompanham -te nesse pensamento mais 500 milhões de pessoas

  2. Avatar de Alfredo Kurkens
    Alfredo Kurkens

    Simplesmente os cientistas não vão deixar essa quantidade toda ir para os céus e “tapar” a única janela que temos para olhar para fora deste planete.

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      O problema é que na realidade não há nada que os proíbe de fazer isso.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Já vários cientistas falaram contra projectos como este, mas estes não têm poder de impedir que tal aconteça.

  3. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Mais lixo espacial…

  4. Avatar de Vivas
    Vivas

    Está quase hacer lanzada a oferta comercial falaces em 150 dolars por ano com prato inqueluzo