SpaceX lança a Polaris Dawn! Tripulação vai tentar realizar primeiro passeio espacial privado

10 Comentários

A missão Polaris Dawn já foi lançada! O objetivo principal passa por efetuar o primeiro passeio espacial da SpaceX, que é uma empresa privada.

Lançamento da missão Polaris Dawn da SpaceX

A missão Polaris Dawn da SpaceX foi lançada, esta terça-feira, a partir da Flórida, num foguetão Falcon 9, que transportou a cápsula Dragon “Resilience” para a órbita da Terra.

Esta é a primeira de três missões, compradas pelo bilionário e fundador da Shift4, Jared Isaacman, à SpaceX em 2022 para o seu esforço de voo espacial humano conhecido como Programa Polaris.

A missão procurará introduzir as empresas privadas aos passeios espaciais. Afinal, apesar de as atividades extraveiculares (em inglês, EVA) serem uma parte regular das missões dos astronautas das agências dos governos, nenhuma empresa privada tentou realizar uma EVA antes.

Prevê-se que esta da SpaceX dure cerca de duas horas.

Lançamento da missão Polaris Dawn da SpaceX

Além do passeio espacial privado, a Polaris Dawn planeia realizar cerca de 40 experiências científicas e de investigação.

Jared Isaacman, que também liderou o histórico voo Inspiration4 em 2021, está a comandar a missão, orientando uma tripulação de quatro pessoas, na qual se incluem as duas primeiras funcionárias da SpaceX a ir para o espaço, Anna Menon e Sarah Gillis.

Depois de vários adiamentos, a Polaris Dawn é a 14.ª missão tripulada da SpaceX até à data, e o seu quinto voo espacial humano privado.

Veja o lançamento:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Meleca
    Meleca

    A uns pedem para poupar energia e evitar desperdícios por causa da poluição. Outros queimam milhões para ir passear!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Queríamos nós que os nossos sistemas de combustão fossem tão eficientes como um motor de um foguetão…

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Os lançadores espaciais poluem, e muito, por isso dou razão ao @Meleca. Atividades no espaço devem ser só de carácter cientifico, estes indivíduos não vão acrescentar nada a ciência.

        1. Avatar de rui
          rui

          Testar novos fatos espaciais e sistemas de comunicação é não acrescentar nada?

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sensacional, existe algum site onde se possa seguir tudo em live mode?

  3. Avatar de SergioJ
    SergioJ

    esses que dizes que vão passear, na realidade estao a financiar novos desenvovimentos

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Porque sendo ou não a mesma missão, comprova o que sempre afirmei no meu livro “TERRA: O PLANETA DOS EQUIVOCADOS” postado para leitura gratuita no blog http://www.pensamentoscronicasepoesias.blogspot.com . Os inteligentes leitores desse conceituado site PPLWARE, perceberão que o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso PLANETA, estabilizador, que ainda chamam primitivamente de LUA: situa-se muito além, dos CINTURÕES DE VAN ALLEN,