SpaceX foi selecionada pela NASA para acabar com a Estação Espacial Internacional

14 Comentários

A NASA selecionou a SpaceX para a nobre tarefa de acabar com a Estação Espacial Internacional, um dos maiores projetos de cooperação entre países da história.


 

Mais de 30 anos em órbita

A SpaceX foi selecionada para desenvolver e entregar à NASA uma nave para desorbitar a Estação Espacial Internacional (EEI) de forma controlada no final da sua vida útil em 2030.

A SpaceX receberá 843 milhões de dólares por este contrato pontual, mas a NASA ficará com a propriedade do veículo uma vez em órbita. Espera-se também que a SpaceX receba um contrato no futuro para o lançamento da nova nave espacial.

A nave espacial desenvolvida pela SpaceX será utilizada para “rebocar” a estação espacial para um local longe de qualquer população, onde poderá reentrar em segurança. A NASA espera que a maior parte da EEI, bem como o veículo, se desintegrem na atmosfera durante a reentrada, presumivelmente sobre o Oceano Pacífico.

Lançada em novembro de 1998, a Estação Espacial Internacional é um laboratório de microgravidade operado por cinco agências espaciais. Para além da NASA, participam a Agência Espacial Canadiana (AEC), a Agência Espacial Europeia (AEE), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (AEAJ) e a Corporação Espacial Estatal Russa (Roscosmos).

A Rússia comprometeu-se a continuar a operar a estação até, pelo menos, 2028, enquanto os Estados Unidos, o Japão, o Canadá e os participantes da AEE se comprometeram a continuar até 2030.

 

Estação Espacial Internacional está a chegar ao fim da sua vida útil

O aparecimento de várias fissuras no segmento russo mostra que a Estação Espacial Internacional está a chegar ao fim da sua vida útil, especialmente devido à fadiga dos materiais.

A NASA considerou a possibilidade de elevar a estação para uma órbita mais alta para continuar a operá-la em segurança, mas rejeitou essa hipótese porque o mesmo impulso poderia destruir as suas estruturas envelhecidas.

E mesmo que isso não acontecesse, há outras razões para abandonar o projeto, como a probabilidade crescente de impactos com detritos espaciais e os custos de manutenção extremamente elevados.

As estações comerciais já em preparação permitirão às agências espaciais concentrarem-se em missões tripuladas para além da órbita terrestre baixa, como o programa Artemis e futuras viagens a Marte.

 

Leia também:

Família pede à NASA 74 mil euros por objeto espacial que atingiu a sua casa

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      Obrigada pela correção!

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Até que ponto é que estes 800 milhoes vão mesmo para um veiculo para esta função é que a starship já está bem avançada nos seus testes mais ano menos estará preparada para este tipo de missão e penso que poderá ser usada para este tipo de serviço portanto a spaceX pode só meter este dinheiro onde quiser ou tem mesmo a obrigatoriedade de construir um novo veiculo só com este propósito

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Esse dinheiro vai ser injectado na Starship
      , isto porque a Starship é um fiasco e a spacex já gastou todo o dinheiro que a NASA lhes deu pra meter a nave na lua este ano quando mal ainda consegui voar!!

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Ahahahah já chegou a orbita por 2 vezes e ainda vão nos voos de teste ahahah um fiasco claramente não fazes a mínima ideia do que estás a falar ahah, para alem disso a spacex já estava a desenvolver a starship antes da nasa os ter selecionado o dinheiro e os projetos é apenas um bónus e não cobre nem 1/10 dos custos

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Dificilmente seria outra, a spacex já tem um veiculo em testes (até já chegou a orbita por 2 vezes) que dá para qualquer tipo de trabalho que apareça enquanto os concorrentes teria um desenho de um suposto veiculo dificilmente ganharia a algo já em testes

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ui o pessoal do sofá a dar em maluco, mais um contrato de milhões para o Musk.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      hhahahahahaah

  4. Avatar de rui
    rui

    Fico curioso se com a Starship não seria até viável desmontar a estação e trazer para terra e colocar espalhado por museus…

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Porque raio iam fazer isso se eles têm uma réplica da estação na terra?
      Depois tens a noção do custo sem qualquer tipo de retorno!!!

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Mas rebocar aquele cangalho espacial até poder ser incinerado na atmosfera já é de borla…

        Dai-me paciência…

      2. Avatar de rui
        rui

        Com a starship podia não ser assim tão elevado e podia haver entidades privadas interessadas em financiar a coisa.
        E uma replica não é o mesmo que o original…

  5. Avatar de Tôlo
    Tôlo

    Adoro adquirir conhecimento transmitido através dos comentários destes grandes génios. Obrigado por me fazerem perceber a figura que faço quando falo sobre assuntos em que não percebo um cara%/* do que se está a falar.

  6. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    óbvio que tinha de se chamar o especialista em criar lixo espacial. tentem fazer observações à noite se estar sempre a ver os starlinks a passar