SpaceX consegue pousar propulsor do foguetão Starship (com vídeo)

36 Comentários

Muitos se tem falado sobre Elon Musk, viagens espaciais e a significativa evolução da tecnologia. Hoje foi um dia que ficará para a história. A SpaceX conseguiu pousar o propulsor do foguetão Starship, podendo assim ser reutilizado.


Foi hoje! SpaceX consegue passo importante para exploração espacial

Foi este domingo que a SpaceX conseguiu algo que já procurava há algum tempo. A SpaceX conseguiu pousar com sucesso o propulsor (designado de Super Heavy) do foguetão Starship, um passo fundamental para a evolução e se começar a pensar nas viagens espaciais comerciais. Conseguindo a SpaceX o regresso com sucesso do propulsor, este pode ser reutilizado. De referir que o Super Heavy é um propulsor com 33 motores.

Segundo as informações, além do feito, a SpaceX também conseguiu aterrar, de forma controlada, a nave no Oceano Índico.

Este foi o quinto voo de testes e a primeira tentativa de conseguir que propulsor fosse “apanhado” utilizando os braços robotizados gigantes da plataforma de lançamento.

A SpaceX (Space Exploration Technologies Corp.) é uma empresa americana de exploração espacial fundada por Elon Musk em 2002. A empresa tem como objetivo reduzir os custos de acesso ao espaço e, eventualmente, possibilitar a colonização de Marte.

A SpaceX destacou-se já por vários feitos tecnológicos e inovações no setor aeroespacial, como o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis.

A Starship é uma nave de próxima geração, desenvolvida pela SpaceX, com o objetivo de ser totalmente reutilizável e capaz de realizar missões espaciais de longa distância, como viagens à Lua, Marte e além.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elonao
    Elonao

    Bravo. Bravo. Bravo.

  2. Avatar de Joca
    Joca

    Está excelente a forma como foi feita a “aterragem” flutuante por assim dizer…

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Fantástico.

  4. Avatar de jota
    jota

    Aquilo que muitos chamam de um grande avanço, a mim parece-me algo arcaico e débil!

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      o Arcaico e débil que nunca foi feito.

      Apesar de não concordar com metade das parvoices do musk tenho de tirar o chapeu na spacex

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Idem.
        Nem a NASA ou Roscosmos conseguiram fazer o que a SpaceX tem estado a fazer: reutilizar os modulos propulsores dos foguetões.
        Ele não tem medo de errar e voltar a tentar, ao contrario das outras agencias espaciais.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          +1. É grotesco a quantidade de desinformação e ódio junto dos média e redes sociais acerca dele e dos trabalhadores das empresas dele; porque aqui o mérito divide-se por muita gente. Principalmente entre os mais jovens, a lavagem cerebral é via web e pelos vistos nas escolas vindo de alguns professores também. Um dia destes em nome do ” progressismo” voltamos á idade média. Apoiar terrorismo bárbaro agora também é uma ” cena in, e cool “. Não sei o que se passa, muito honestamente, não dá para perceber. Digo em forma de profundo desabafo, sem ” partidarites “.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Aqui esta um bom exemplo porque que as empresas têm margem de lucro, quantos milhões foram “torrados” até acertarem, certamente dava para todos sermos muito felizes o resto das nossas vidas a fazermos o que mais gostamos.
            Só um aparte, a NASA tem fundos estatais, logo não pode gastar a fortuna que é gasta pelos privados nem sei como reagiriam os contribuintes a cada falhanço, penso que é um ponto a ter em consideração em relação a NASA.

          2. Avatar de Filpe
            Filpe

            Barão Sim mas o orçamento da NASA tem diminuído nos ultimos anos mas é infinitamente superior ao da SpaceX, isto é só mais um exemplo de que se a SpaceX tivesse o orçamento da Nasa já tínhamos colonizado metade do sistema solar há pelo menos 10 anos.
            A Nasa por exemplo desenvolveu outro foguetão o SLS que não é reutilizável e ao longo dos anos já custou aos contribuintes mais de 30 billiões e cada vez que é lançado custa mais 2 e agora olhamos para isto e questionamos se SLS já não está totalmente desactualizado ainda antes de entrar em serviço.
            O grande problema da Nasa é mesmo ser publica sempre dependeu de vontades do estado a cada 4 anos o presidente muda e mudam-se as vontades, na minha opinião a nasa tem de deixar a engenharia dos foguetões e capsulas para os privados tal como fez com Dragon e Lunar Lander e focar-se em tecnologias para usar na Lua e em Marte que é nisso que eles são bons e deixarem o transporte para outros.

          3. Avatar de AlexS
            AlexS

            “NASA tem fundos estatais, logo não pode gastar a fortuna que é gasta pelos privados ”

            A NASA é rica, tem muito dinheiro. Com o tempo ficou um paquiderme burocrático e politizado. A função deixou de ser a conquista do Espaço.

          4. Avatar de SVR
            SVR

            Nesse ponto eu já disse várias vezes para mim existe o Musk no seu lado profissional que é um inventor incrível, génio atrevia me a dizer, arriscado, ousado, de ritmo mesmo. E depois existe o lado pessoal do ser que é um verdadeiro degredo em todos os aspectos…

            Não posso com o ser não quer dizer que não de muito valor ao seu trabalho

      2. Avatar de om
        om

        anda a ver muito Star Trek.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Então faz tu realmente algo que seja um grande avanço.
      Realmente a NET é lixada andam os engenheiros a estudar anos e anos a fazer testes sem conta a fazer algo que nunca foi feito por ninguém agarrar um foguetão de 70 metros com uma faca e um garfo no topo de um torre para o jota que nunca fez nada na vida dizer que é arcaico ahahahahah

      1. Avatar de CIdadao Comum
        CIdadao Comum

        Quem e o jota? Preocupamo-nos demais com as opinioes do cidadao comum…o verdadeiro problema da internet. 😀

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      arcaico – adjectivo
      1. Que é muito antigo (ex.: cultura arcaica). = VELHO ≠ MODERNO

      2. Que já não se usa há muito tempo; que caiu em desuso (ex.: termo arcaico). = ANTIQUADO, OBSOLETO ≠ MODERNO, NOVO.

      Se é arcaico há quantos anos é que está tecnologia existe?

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      És livre de ter uma opinião, mesmo que estúpida.

    5. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ok senhor engenheiro ficamos a espera da sua experiência na LEGO.

      Fdx o Musk conseguiu algo nunca visto nem a NASA nem os russos com décadas disto acreditavam ser possível, mas pronto…

    6. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Tu é que és bom jota.. tu é que és o génio, o que já desenvolveste conta lá aqui ao pessoal?

    7. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      O que é para si um grande avanço?
      Porque acha este feito arcaico e débil?

    8. Avatar de Anung
      Anung

      Tu é que és bom, o maior avanço já presenciado pelo ser humano.

    9. Avatar de Mango
      Mango

      faz melhor jota

  5. Avatar de Zé

    Acho um grande feito em termos tecnológicos, especialmente pela absurda precisão necessária. Nunca pensei que fosso possível controlar o pouso de um “foguetão” desta forma. Continuo com reservas, mas há esperança.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aquele maçarico ali na lateral junto aos motores não me parece normal. De qualquer forma deve ser algo que é fácilmente solucionável, possivelmente foi purga de linhas que incendiou.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Possivelmente evacuar excesso de potência?

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      valvula do QD que estava a dar passagem, ao ligar os motores incendiou o metano que estava a sair por lá…

    3. Avatar de Zé

      Pode simplesmente ser um propulsor de manobra. Não estou familiarizado como desenho do charuto, mas precisa de algum tipo de “força” lateral para manobrar. Não acredito que manobre apenas com o foguete principal.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Lateralmente é com jatos de azoto, jatos rápidos e precisos. Aquilo não era nada disso. Parecia ser uma fuga numa linha de metano ou até purga de metano que acabou por incendiar.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Realmente é um feito extraordinário.
    Aquilo vem lá dos altos dos infernos e acerta num pequeno espaço.
    É notável.
    Faço ideia quantas vezes tentaram antes de conseguirem a maneira certa…. Mas é assim mesmo.
    Parabéns aos Engenheiros e a quem os instruiu por este caminho, o Musk.

    Por certo por cá tb temos muitos engenheiros capazes para uma façanha destas.
    Um deles, classificado de super hiper inteligente, só anda a fazer porcaria na ONU depois de rebentar com Portugal.
    Ora vamos lá a fazer as contas, 5% de não sei quanto, é….começa a sair fumo pelas orelhas e não sabe a resposta.
    Dia seguinte, um lacaio veio dizer que ele estava muito cansado…imagino.

    PorcoDoPunjab, o terror dos incompetentes e corruptos

  8. Avatar de Mike
    Mike

    Digam o que disserem, os chineses a nível tecnológico conseguem desenvolver muito mais rápido que qualquer país ocidental. Um grande exemplo disso são os EV’s. E nesta área, também já estão quase ao mesmo nível da SpaceX, com os testes bem sucedidos que vão dar forma ao LandScape ZQ-3. Reparem que a SpaceX foi fundada em 2002 e a LandScape em 2015 e a SpaceX está a desenvolver o seu sistema de regresso e reutilização da Falcon 9 desde 2011, a LandScape, com menos anos, já está quase no mesmo patamar tecnológico… As empresas ocidentais que continuem a deslocar as suas tecnologias para a China e não tarde nada ficam para trás (se é que já não ficaram, infelizmente!)…
    https://www.globaltimes.cn/page/202409/1319632.shtml

    1. Avatar de Filpe
      Filpe

      Como é que estão no mesmo nível se ainda não aterraram nenhum foguetão orbital 1 única vez ? e os 4 que tentaram meter em orbita falharam 2 vezes não estão nem perto já para não falar que os foguetões são uma copia autentica do falcon 9 e falcon heavy posso concordar em algumas coisas mas nesta área ainda não estão nem perto

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Então como se explica que foram os pioneiros na exploração do lado obscuro da lua, quando os EUA nem chegar novamente à lua conseguem?
        https://www.history.com/news/china-plans-historic-landing-on-dark-side-of-the-moon

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Pronto lá está tal como o nome indica ainda ninguém tinha ido lá porque todos os outros foram ao outro lado eles foram para o outro lado por essa mesma razão para dizerem que foram os primeiros ali vale o que vale.
          Os EUA nunca mais lá voltaram porque perceberam que daquela forma não valia a pena e eu concordo gastar milhoes e milhoes só para ir lá dar uns passinhos não vale a pena se querem ir vão de modo sustentável e de modo a construir uma base lá tal como existe a ISS que é agora construir uma base na lua com a presença constante de pessoas a NASA falhou foi novamente no foguetão o SLS vai ser outro problema no futuro

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Se assim fosse como diz, os EUA não estariam tão preocupados com o avanço tecnológico da China: https://www.theguardian.com/world/article/2024/may/05/the-new-space-race-what-are-chinas-ambitions-and-why-is-the-us-so-concerned
            A maioria tem uma ideia da China de há uma década, onde por exemplo os carros chineses eram construídos com uma cópia de uma frente e uma traseira de equivalentes ocidentais. Hoje em dia já não é assim. E veja-se o desenvolvimento das baterias para os EV’s, quem é que lidera o desenvolvimento nessa área? Duas empresas chinesas (CATL e BYD) que inclusive equipam modelos de EV’s ocidentais. O mesmo acontece com tecnologia de ponta (Huawei), que quando não se consegue acompanhar, cria-se entraves à importação por motivos de “segurança”, tal como agora com os EV’s chineses. Não podemos negar que a China está rapidamente a ultrapassar os EUA (e já ultrapassou a Europa) e tudo por culpa dos empresários do ocidente, que apenas viram lucro fácil e deslocaram as melhores tecnologias e know-how para a China…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os chineses são é ótimos a copiar, não inovam nada. Porque é que antes da Tesla não apareceu nenhuma marca chinesa com carros elétricos bons e acessíveis? Porque é que os chineses não lançaram um equipamento melhor que o iPhone antes da Apple o fazer? Os chineses só sabem ir atrás das ideias das empresas ocidentais.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Isso de copiar era há uma década atrás, a China evoluiu muito na última década (muito à custa da deslocação de tecnologia do ocidente para lá). A China neste momento já lidera mundialmente o número de polos de pesquisa e desenvolvimento (R&D). A China é a pioneira a testar a rede 6G, de onde copiou a tecnologia se ainda ninguém a tem? https://voip.review/2024/07/16/china-pioneers-worlds-first-6g-field-test-network/

  9. Avatar de VaPoC
    VaPoC

    Ainda bem que o Musk pouco ou nada manda na SpaceX. Os engenheiros a sério levam a empresa para a frente.
    O Musk que fique no X a trollar os seus fanboys.