Sound Experience – Demasiado real

42 Comentários

Por Diogo Bhovan para o Pplware
Este é um assunto que já aqui destacamos no ano de 2007, mais ou menos por esta altura com um artigo intitulado Som 3D. Hoje voltamos a falar sobre este conceito uma vez que a Vodafone lançou um projecto designado de “Vodafone Sound Experience” que estreou a par com o filme ‘Avatar’ onde os espectadores são convidados a fecharem os olhos e apenas com a audição são envolvidos num ambiente que os faz sentir dentro do próprio filme. Vamos lá experimentar:

Pensem num filme!

Pode ser um filme qualquer, desde que gostem, desde que se lembrem mais ou menos da história. Agora imaginem, como era, se se sentissem dentro do filme, se a vítima, o herói, o protagonista fossemos nós, espectadores do filme.

Era magnífico, sentiam mais a história, tomavam mais atenção, reagiam a cada barulho, movimento, etc…O “vídeo” que vos apresento neste artigo, consegue fazer isso!

Não é propriamente um filme, digamos  que é mais uma demonstração (por sinal, muito bem conseguida), de como esta técnica pode ser utilizada para nos “colocar dentro do filme”.

Mas esperem!

Antes de verem (neste caso, leia-se, ouvirem) este vídeo, devem seguir algumas instruções:

  • Utilizar HeadPhones com som Stéreo.
  • Perceber o mínimo de Inglês e interpretar o que é dito, para se entender a história.
  • Desligar tudo o que provoque ruído externo.
  • Por o Volume no Máximo.
  • Antes de clicarem em “Play”, relaxem um minuto, de olhos fechados e em silêncio.
  • Enquanto ouvem o vídeo devem manter os olhos fechados, sem nunca, repito: NUNCA os abrirem.

Esta é uma técnica, (relativamente) nova, que começou a ser utilizada comercialmente dia 17 de Dezembro nos minutos que antecedem o filme “Avatar”.

Esta primeira “Vodafone Sound Experience” intitula-se “Avião” está a ser exibida em cerca de 96 salas de Cinema digitais e segundo a operadora “representa uma inovação mundial ao nível do entretenimento e da publicidade”

Vão ser ainda criadas várias Vodafone Sound Experiences, com duração entre dois e três minutos cada e com diferentes guiões, sendo que o planeamento de exibição em cinema será feito de acordo com o género de filmes em cartaz e o respectivo público-alvo.

Com tantas evoluções visuais e sonoras, podemos dizer que a pouco e pouco, o Cinema estará mesmo a chegar a um novo patamar.

Como acham que será o cinema do futuro, daqui a 10 anos por exemplo?

Para finalizar, uma vez que este é o meu primeiro Post aqui no Pplware, quero cumprimentar todos os leitores, e felicitar todos os que fazem parte do Staff e que fazem deste, o melhor Blog Nacional sobre Informática e Tecnologia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Muito Bem Diogo !
    Excelente Post!

    Sinto me orgulhoso por ter um colega de turma que escrever, e passo a citar, para “o melhor Blog Nacional sobre Informática e Tecnologia”.

    Parabéns =D

  2. Avatar de Smirnoff
    Smirnoff

    Sem duvida que no futuro e nem é preciso ser daqui a 10 anos até num futuro bem próximo tanto a imagem 3D e o som 3D vão estar presentes em quase todas as grandes salas de cinema, já começam a aparecer os primeiros filmes 3D e o som 3D já existe à alguns anos. Esta intitulada nova técnica é mais um passo para cada vez mais colocar-nos dentro do filme o que vai fazer com que as pessoas vivam o filme de modo diferente.

  3. Avatar de jack
    jack

    Isto já é velhinho..

  4. Avatar de Santa
    Santa

    Já conhecia… está muito fixe!

    Só falta ver o Avatar! 😛

    1. Avatar de Volpix
      Volpix

      Já conhecia isso, é altamente.

      Vou ver o Avatar amanha, se for assim vai ser lindo *.*

      1. Avatar de techdani
        techdani

        Vi ontem. Simplesmente o filme da década.

        1. Avatar de Afrsa
          Afrsa

          Vi ontem… o filme é os efeitos especiais… de resto, uma porcaria pegada! É o Danças com Lobos no espaço… de rir! Como é possível haver um tal desprezo pelo argumento hoje em dia em Hollywood… é de bradar aos céus. A história é do mais básico possível… os clichés estão lá todos… todos. Do mais previsível que eu já vi… enfim.

  5. Avatar de zeit
    zeit

    Também já conhecia, e lembro-me de ver outro vídeo do género, mas não estou a encontrar…

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      há muitos vídeos com este tipo de sons (bi-neurais, se não me engano..:P), e há muito tempo! Mas não deixa de ser algo sempre altamente de se ouvir!

      Abraço

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    altamente era ter os filmes totalmente com este tipo de audio..

    dps nos cinemas era uns phonezinhos ligados a cada cadeira.
    ate lhes saia mais barato, dado q os phones sao apenas stereo em vez de grandes sistemas de som (mas convinha sempre la deixar um subwooferzinho so para sentir os graves:P)

    cumps!

    1. Avatar de pinho
      pinho

      Nao ha nada como ter um bom conjunto de altifalantes a reproduzir todas as frequencias audiveis no sitio exacto, com o devido subwofer, capaz de chegar aos 5hz com alguns decibeis para dar corpo ao cenario. Acho admiravel a evoluçao do que se consegue fazer com o stereo, mas 7.1 e mais alem sao “a coisa a serio”.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        ja vi mts filmes com sistemas 5.1 e inclusive 7.1 e nunca senti tanto realismo como neste exemplo do barbeiro(e nao estou a falar de sistemas de pce etc).

        cumps

        1. Avatar de L.Mata
          L.Mata

          porque não tem a haver com a forma como reproduzes mas a forma como gravas.

          Basicamente o que se está a falar é de no meio do cvenário começares a ter gravação de som usando esta tecnica. Em suma… estares no meio da acção no que toca ao som. Imagina isto com oculos 3D e já estou a ver a taxa de ataques cardiacos a disparar.

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            ya eu sei q tem a ver com o metodo de gravaçao.. e nem é mt complexo segundo ja li.
            de forma simples consiste em ter varios micros posicionados em varios sitios diferentes..

            mm, isto com 3d era qlqr coisa

          2. Avatar de L.Mata
            L.Mata

            Tambem implica uma forma especial de codificação.

  7. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    muito a frente, por acaso eu um conceito novo para mim, mas parece estar muito bem conseguido… ver um filme com este tipo de ambiente sonoro dará mesmo muito aspecto de estar-mos mesmo dentro do filme…

    off.:feliz natal para todos 🙂

  8. Avatar de poisadon
    poisadon

    muito porreiro, adquiri um LCD 32LH7030 e estava pensar comprar um sistema 5.1 home cinema ou só colunas, conhecem algum equipamento porreiro que não seja muito caro ??? Obrigado

  9. Avatar de rsl
    rsl

    Acho que existe um album produzido pelos Simple Red que usa esta tecnologia.

  10. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Incrivel!

    Adorei!

  11. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    epa, sobre isto nao sei, nao tenho phones agora aqui pra testar!
    mas sei que nos vodafone best seats de algumas salas da zon lusomundo, faz bastante diferença em termos de som, relativamente a outros lugares na mesma sala! Alem disso, ofercem as pipocas! 😉

    Grandes iniciativas da Vodafone!!! 🙂

  12. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Já conhecia… na verdade esta tecnologia não assim tão recente.
    Epá, aquela parte em que ele sussurra no nosso ouvido esquerdo é sensacional (e assustadora!!!). Está muito bem feito.

  13. Avatar de Redin
    Redin

    Também já conhecia isto muito antes de conhecer o 5.1
    Era eu um amante da quadrifonia onde aprendi a ouvir os Pink Floyd e mais tarde começaram a aparecer os equipamentos surround.
    Assim dou o meu contributo onde poderão retirar todas as sensações que os sistema surround permitem e onde eu aprendi a usar a minha audição com toda a fidelidade que eles merecem.
    Aqui: http://www.sr.se/sida/default.aspx?ProgramId=2446
    e neste procurando explicar tecnicamente o que esta por tras disto tudo. http://www.5dot1.com/
    Cumprimentos e boas festas.

  14. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Muito bom.. muito bom! Não é novo mas não deixa de ser um artigo interessante por isso!

    Isto agora também varia com as placas que temos etc… mas a tecnologia é sem sombra de duvida muito boa mesmo!

    Quem tem placas HD 24-bit 128hz ainda vai sentir mais o realismo, e hoje em dia isso nas placas é banal mesmo…

    Qualquer placa Realtek HD já trás isso… e essas são as placas mais banais nos portateis e onboard dos computadores. Não vem é activo por definição mas nada como irem às definições e activar 😉

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      128hz.. lol.. correção 192000Hz!

  15. Avatar de joni21
    joni21

    Fantástico…

    já existe no you tube uma versão em brasileiro para quem não percebe muito de inglês, mas sim, excelente post!

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É um bom artigo mas isto ja esta um bocadinho ultrapassado, ja andou a circular pela internet inteira ha uns 2 anos +-.

    No entanto e muito bom para quem ainda nao conhecia, lembro-me na altura que andava tudo maluco com isto quando ouvia. Esta tecnica ja e usada em varios filmes ha algum tempo.

  17. Avatar de popy
    popy

    isso da Sound Experience pode ser nova, mas a técnica usada no o Virtual Barber Shop julgo não ter nada a ver com essa nova expriencia nova nos cinema

    o som do Virtual Barber Shop é gravado unicamente por UM microfone holofonico/binaural que simula a a cabeça de um ser humano e grava tal qual aquilo que ouvimos.

    tal como somos capazes de detectar de onde vem o som na nossa vida diária, nesta gravação do Barber Shop é usado um microfone especifico. e depois de gravado, só é possivel tirar partido dessa gravação usando auscultadores.

    sim realmente https://pplware.sitedev.pt/2007/12/24/som-3d/ aqui explica tudo.

    este Sound Experience NADA tem a ver com som holofonico/binaural.

    http://www.youtube.com/watch?v=ecOrBqQAuXg ouçam este

    http://www.youtube.com/watch?v=yN2KEyEtWWY&feature=player_embedded#

    ou…

    http://www.youtube.com/watch?v=YlOJr1csOR4

    por isso não confundam as coisas

    1. Avatar de Scolari
      Scolari

      Nao vi diferença nenhuma entre o que mostraste e o apresentado aqui no Post…

  18. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Quem perdeu o concerto que os Blasted Mechanism deram no dia 28 de Novembro no coliseu, não sabe o que perdeu! 😛
    Foi um concerto, com um sistema de som surround, em que as colunas estavam em circulo circundando todo o publico à volta do coliseu e por cima da audiencia, onde o som vinha literalmente de todos os lados! 😛

  19. Avatar de ProDrifter
    ProDrifter

    Porra isso ja’ e’ mais velho que o judas a C*gar no deserto .
    Ao menos punham um diferente Sound Experience da pista de descolagem, ou da cidade.
    O site dos criados dessa magnifica experiência existe e está disponível em : http://www.qsound.com com mais DEMOS do estilo do mesmo referido no POST.

  20. Avatar de Alex Ribeiro

    Os sons da tesoura e da maquinhinha me dão arrepios, como no mundo real.

  21. Avatar de Ice
    Ice

    “Por o Volume no Máximo.” ???

    Isto é que eu decididamente não aconselho a menos claro que alguém aqui queira ficar definitivamente surdo!!!

    Acho que deviam ter mais cuidado com determinadas “dicas”, porque senão aí é que as pessoas não vão poder ouvir o cinema no futuro, com os tímpanos furados é um bocado impossível… :-/

  22. Avatar de Johnny
    Johnny

    Quando o tipo estava a meter o saco plástico, a minha namorada veio (sem que eu a visse, claro) e tocou-me no pescoço… não imaginam o salto que dei 😛

    Não conhecia. Muito porreiro. Realmente aquele sussurro no final é fantástico.

    Boas Festas.

  23. Avatar de lourenço
    lourenço

    Incrivel era os filmes serem em audio…

    imaginem n haver imagem!..

    nós neste caso conseguimos saber onde ele estava…, toda a acção, o manuel q estava num piso superior a nós, e isso é a magia da coisa..

    era engraçado sairmos de uma sala de cinema onde o unico filme vistou foi criado pelo nosso cerebro com o auxilio de um sistema de som assim, e comentarmos a saida que foi fix a parte da presseguição, ver aquela gente toda a fugir, o pessoal a cair, o bater do carro, as montras a serem desvastadas.., o salto de paraquedas.., sei la…, tudo isto só e apenas com som…, mas isto sou só eu a soltar a minha creactividade… XD era girO!…

  24. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Quando comecei a ler a noticia lembrei-me de fazer referencia ao “Virtual Barber Shop”, fiquei surpreso por estarem a fazer referência ao mesmo. De qualquer das formas, excelente trabalho. 🙂

  25. Avatar de NewGen
    NewGen

    era capaz de ficar a ouvir algo do genero durante horas!!!

    Consigo mesmo imaginar-me a entrar num mundo virtual, imaginar o barbeiro a arrastar a cadeira, a por a saca na cabeça, até me arrepiei quando “senti” a maquina a passar na cabeça

    esta simplesmente incrivel!

  26. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Isto é MUITO velho.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Acho que a questão aqui não é ser velho ou novo. O post pretende mostrar a tecnologia (independentemente da sua idade) e como vai ser usada (no PRESENTE) pela Vodafone e pelo Cinema.

  27. Avatar de alain
    alain

    impressionante 🙂