Sony prepara ofensiva com conceitos inovadores

28 Comentários

Há uns tempos para cá temos visto o mercado tecnológico centrado em torno de certos e determinados players, onde não está incluída a Sony… isso é estranho e nada normal! A Sony é conhecida por trazer para o mercado produtos com um certo toque de ingenuidade e de inovação principalmente no sector dedicado aos computadores pessoais. Além da Playstation nada mais temos visto da Sony mas isso não quer significar que estejam adormecidos.

Segundo informações avançadas no Sonyinsider a Sony irá lançar uma portátil híbrido. É apontado como “híbrido” pois é equipado por dois importantes componentes. O portátil em causa é super fino e traz incorporado uma recente tecnologia, usada pela Apple no MacBook PRO, o Thunderbolt.

Para ter uma ideia das especificações aqui presentes, trata-se de um laptop com Intel Wireless Display, processador i7, disco SSD, interface HDMI com suporte 3D, uma autonomia entre 8 a 16.5 horas e tudo isto com um peso de 1.13 KG.

O segundo componente que será único deste VAIO, quando ligado, trará:

  • Um discreto GPU (AMD Whistler-XT com 1 GB VRAM)
  • Drive Blu-ray disc (leitor/gravador)
  • Saída de vídeo HDMI
  • Saída de vídeo VGA
  • Porta de rede RJ45
  • Portas USB
  • Peso a rondar os 680 grama

A forma como se acopla este componente externo faz lembrar um pouco uma drive de DVD externa, sendo apenas necessário ligá-lo à interface Thunderbolt e a uma fonte de energia.

Existem para já imagens do laptop, bastante bonito esteticamente, mas ainda não há qualquer informação de como será, esteticamente, o componente “suplementar”.

A outra aposta da Sony: VAIO with Chrome OS

A Sony quer aproveitar o timing de lançamento do Chrome OS para o incluir, em primeira mão, no seu novo VAIO com aparência de netbook. As suas características serão:

  • Plataforma Nvidia Tegra 2 (250)
  • Ecrã LCD de 11.6″ (1366×768)
  • 1 GB de memória RAM
  • 16 GB eMMC
  • Wireless WAN
  • Teclado Wide (18mm) semelhante ao teclado presente no laptop Google Chrome Cr-48
  • Dimensões: 29.8 x 21.5 x 1.99 [mm]
  • Peso: ~1KG
  • Autonomia: 8 horas

Supõe-se que sejam disponibilizadas características como Bluetooth e GPS, mas apenas mais à frente, após o seu lançamento. Esperam-se também funcionalidades agradáveis inerentes ao Chrome OS como arranque bastante rápido e actualizações automáticas.

Ambos os lançamentos são esperados no próximo verão.

Parecem-lhe promissoras estas novas apostas da Sony?

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de djx
    djx

    WTF?!
    datas de lançamento?! SONY FTW!

  2. Avatar de cris.
    cris.

    Nunca duvidei da qualidade da Sony duvido sim é do seu preço, que é quase sempre a doer, espero para ver !

    Sempre me agradou os portateis com base de acoplagem, simplesmente pratico, lembro-me dum colega com aquele podre (potente na altura) IBM Thinkpad com base a loucura.

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    olhaaaaa é o fim da sony….. ja comecam a desistir da consola e estao virar-se para portateis :S
    Ate aqui nao ha nada de inovador…. e um portatil apenas. ate pensei q fosse um controlador super hyper mega inovador para fazer frente ao kinect.

    1. Avatar de António
      António

      ??? o invulgar há anos foi a sony virar-se para as consolas

      ah, já sei, tens 12 anos

  4. Avatar de andre
    andre

    aleluia que começam a chegar portateis de longa autonomia sem ser Mac!!

    1. Avatar de Bis
      Bis

      Podes ser comprar uma bateria mais potente à parte. Normalmente os fabricantes trazem baterias mais fracas apenas por serem mais baratas.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Isso é mentira o meu Asus tem 10 horas reais de autonomia e não é um netbook.

      Cumps

  5. Avatar de Tuga
    Tuga

    Grande máquina 😀

  6. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    um pequeno reparo
    “toque de ingenuidade”, acho que querias dizer engenho. ingenuidade vem de ingénuo!

    1. Avatar de Zé Miguel
      Zé Miguel

      Estava a pensar exactamente isso. 😉

    2. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      Um pequeno lapso de tradução 😛

      Tal como “um discreto GPU” 😉

  7. Avatar de Tiago Dias

    Embora cara, a Sony represente a grande maioria das vezes qualidade! Tem sem dúvida produtos muito bons, e particularmente nos computadores tem máquinas com grandes performance, não se limitando a despejar componentes lá para dentro, mas fazendo também algum trabalho de casa.

    Mas claro, muitas vezes os preços são acima da média…

    1. Avatar de Wiiware
      Wiiware

      Vai ser mto caro
      com estas caracteristicas é para esquecer lol

  8. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Tenho algumas dúvidas quanto ao primeiro sair no Verão!
    A Sony só agora é que terá tido acesso ao Thunderbolt e o Windows ainda não tem suporte para tecnologia. Novo hardware e novo software em menos de 6 meses é complicado.

    1. Avatar de santos
      santos

      o mundo tecnologico “transforma-se” de 6 em 6 meses, portanto não acho que seja impossivel

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        O desenvolvimento dum novo produto costuma demorar bem mais do que isso quando aparecem novas tecnologias. Lá por aparecerem novos computadores de 6 em 6 meses não significa que não tenham muito mais tempo de desenvolvimento por trás deles.
        Pouca gente tem experiência com o Thunderbolt, não há drivers no Windows, a própria Intel vaticinou que só deveriam aparecer outros computadores no final do ano, princípio do próximo.

  9. Avatar de Mixer
    Mixer

    Smartphones talvez?

  10. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    Não percebi um coisa, também não estou por dentro do assunto, posso usar o portátil para coisas básicas e depois se quiser melhor performance ligo um componente de hardware, que fica acoplado ao pc?

  11. Avatar de guilherme
    guilherme

    ingenuidade está para ingénuo
    como engenho está para engenhoso..
    de resto está um exelente artigo! 🙂

  12. Avatar de Paulo Moura
    Paulo Moura

    Boas! A sony é uma pessima marca de computadores para alem de sobreaquecimento ecrãs que se partem facilmente, ecrãs que derretem. Uma coisa e certa para a qualidade que apresenta tem um preço muito exorbitante para alem de não te ideias proprias e copiar tudo de Mac.

    Cumprimentos

    1. Avatar de TM
      TM

      Na verdade deves ter tido é muito azar, em termos de marcas a Sony está no top e de qualidade até acima da Apple venha lá quem vier (é das que menos avaria no fim da garantia)

      Mas também comprar portáteis de 500€ não podes pedir que dê para jogar, sim porque conheço muito boa gente que pensa que os portáteis já são para jogar como os PCs e depois esquecem-se do aquecimento.

      E qualidade de ecrã nem se pode falar, simplesmente o melhor.

      1. Avatar de Paulo Moura
        Paulo Moura

        È apenas a minha opinão. Ate os computadores que me refiro nao sao baratos. A uma coisa que a sony tem boa e a reparação e assistencia tecnica. Mas acho que a apple esta muito a cima de qualquer marca.

        Respeito a tua opinião. 🙂

        Abraço

  13. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    configuraçao realmente xcelente vejamos em breve o valor, fora os encargos, impostodo Brasil, esse que o problema da tecnologia de ponta em noso Pais

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tenho um VAIO (VGN-FE 31H , sim já é velhinho)com cerca de 7 anos.
    Posso dizer que está geralmente ligado, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano ! Salvo quando necessito de reiniciar a máquina. O mesmo encontra-se invariavelmente numa mesa de madeira normal. Sobreaquecimento? Não sei o que seja… Premiere, Photoshop, Sony Vegas, a fazer renderizações nunca se queixou a nivel de aquecimento. Sim, não é lá muito rápido, mas faz o que lhe é pedido! Estou a pensar trocar de computador, irei sem duvida escolher Mac mais pelo software que propriamente pelo hardware! Mas falar mal da Sony, nunca o irei fazer !
    Quanto ao portátil acima, parece-me inovador. Pena não ter dinheiro em abundância para comprar um !!

    1. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      Bruno… tenho pena que precises de mudar para Apple (não deixa de ser uma máquina com excelente construção=. Em menos de um ano já vou no segundo VPCF ( o primeiro um 11Z1E B1, que prontamente foi raptado pela minha filha que está na FCT) estou agora com com um VPCF13Z1E B1 (?) e posso garantir que não tenho problemas de aquecimento, ruidos estranhos de ventilador, ecrã tem uma EXCELENTE imagem (1080p) o teclado é suberbo… etc. Só não tem as mariquices que os ASUS ou ACER costumam ter… eh eh, mas os componentes do SONY são perfeitamente acoplados e sem conflitos!

      1. Avatar de CM
        CM

        Esse portátil vem com o melhor monitor que se pode ter num equipamento deste género! Simplesmente fantástico!

        1. Avatar de Jorge Ferreira
          Jorge Ferreira

          Além de que são excelentes máquinas multimédia. Na saída jack 3,5mm para auscultadores está também a saida óptica, que com um adaptador, se pode usar para alimentar o amplificador com sinais digitais em fibra óptica, etc… Eu não abdico deste pc pois para mim é um tudo em um!