Sony: departamento responsável pelos smartphones perde a autonomia

8 Comentários

Em virtude da recente cobertura aos desígnios da Sony, damos agora conta de um novo desenvolvimento. O departamento responsável pelos smartphones Android perdeu a autonomia, ou seja, passará a responder perante uma nova divisão. Será uma tentativa de recuperar, ou acabar de vez com os dispositivos Xperia?

Ainda que a empresa já tenha reiterado o seu compromisso em não abandonar o mercado de smartphones, ano após ano este departamento continua a dar prejuízo. Por conseguinte, urge encontrar uma solução eficaz.

Sony Xperia smartphones Android

Mesmo que não esteja aqui a ser debatido ou questionado o mérito dos smartphone Sony Xperia, a verdade é que o mercado não os procura. Por outro lado, a empresa possui vários segmentos ou divisões que, na sua grande maioria, trazem lucros para o grupo nipónico, um deles sendo o das televisões, áudio e fotografia.

O novo segmento – Produtos e Soluções Eletrónicas

Este é nome do novo segmento que engloba o antigo departamento mobile, bem como o setor das televisões, áudio e câmaras. Daqui em diante, será a casa dos smartphone Sony Xperia, para além de várias outras soluções multimédia e soluções de áudio e imagem. Ou seja, é uma profunda reestruturação no seio da marca.

Com o intuito de aumentar a sinergia, troca de ideias e know-how entre os departamentos, a gigante tecnológica acaba de incluir os seus smartphones Android juntamente com vários outros produtos. Assim, esperam também reduzir custos de produção, investigação e até mesmo os custos de produção.

Sony smartphones Android Xperia

Uma decisão que não nos espanta por causa dos míseros números de vendas. A propósito, recordamos que em 2017 a Sony vendeu um total de 13,5 milhões de smartphones Xperia em 2017. Já em 2018, as previsões da própria marca apontavam para 7 milhões de smartphones Android, cerca de metade face ao valor de 2017.

O destino dos seus smartphones Android

Incerto. A palavra certa para descrever o clima de descontentamento em torno dos Xperia. Veja-se, por exemplo, o encerramento de uma grande linha de produção da Sony em Pequim. Agora, a marca fez saber, através de uma nota à imprensa, que as mudanças vão continuar para que seja atingido o equilíbrio fiscal.

Os Xperia só têm trazido prejuízos à empresa. Veja-se, por exemplo, o desfalque de 913 milhões de dólares durante os quatro últimos trimestres. Pelo contrário, o departamento de TVs e áudio trouxeram 714 milhões de dólares em lucros operacionais no mesmo período fiscal. Aliás, só o departamento de câmaras trouxe 804 milhões de dólares, por exemplo.

Sony Xperia smartphones Android

Com a grande maioria dos segmentos a trazer sólidos lucros à empresa, era uma questão de tempo até a questão “Xperia” ser resolvida. Ainda que este setor tenha tentado reduzir custos, isto só veio mitigar o já de si parco interesse nos seus smartphones Android. Agora, numa última tentativa, temos a sua nova alocação.

Os dispositivos Sony Xperia

São bem construídos e apresentam boas caraterísticas. Pontos que nunca estiveram sequer em debate, porém, o ciclo de lançamentos semestral condenou o seu sucesso. Ao acelerar a desvalorização do produto no mercado, além de mitigar o potencial de inovação entre diferentes gerações. Os resultados estão à vista.

Com a nova gestão já em plenas funções, Kenichiro Yoshida não deverá tolerar por muito mais tempo uma família de produtos contraproducente. Ainda assim, a esperança reside agora na nova revolução 5G. Uma última oportunidade para singrarem no mercado mobile. Ou será tarde demais?

Sony: o futuro cada vez mais incerto dos seus smartphones Xperia

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruce Frederico
    Bruce Frederico

    O problema é o disign … já o disse á anos atrás e continuo a dizer.

    1. Avatar de Vtms
      Vtms

      Não somos todos iguais e temos que respeitar isso. Eu em particular adoro o disign quadradao dos smartphones da Sony, o que se torna uma distinção em relação aos demais. Do meu ponto de vista o problema da Sony é não aplicar todo o seu potencial tecnológico nos seus smartphones. No fundo quase que dá a sensação de que se produzem smartphones sony sem a própria empresa ter conhecimento.

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        Tenho a mesma perspetiva. Uma empresa que se distingue pela inovação e qualidade daquilo que produz em audio, fotografia, e som, e não apresentar um smartphone que se distinga da concorrência pelo menos nesses aspetos, algo vai mal. Para não falar de tudo o resto, marketing, ciclo do produto, enfim… Empresas muito grandes têm as suas vantagens por causa das sinergias, mas quando existem setores a olharem para o seu umbigo…

    2. Avatar de iFernando
      iFernando

      O melhor é o design….já o disse há anos e continuo a dizer.

    3. Avatar de jon
      jon

      O design? Diria mais o Marketing e integração com os seus restantes produtos… sim existe a PlayStation, sistemas dj audio, fotografia que inegrado no produto valorizavam bem mais.

      Contudo estes sao uma empresa nipónica e como tal são sempre mais conservadores que os Sul Coreanos e os Chineses no que toca a manobras de Marketing. Por que é que acham que agora há tanta gente a preferir os Huawei sobre os Samsung? E o que é que os faz só olharem p essas marcas e ignorarem por completo um da Sony que por vezes nem está identificado como tal? Experia!? E lembram-se do que aconteceu com os Vaios? E a Sony Ericsson? … nao mata mas mói o bom nome da marca.

  2. Avatar de carlitos
    carlitos

    O problema dos smartphones da Sony é não serem Sony.

  3. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Eu sou apaixonada pelo xperia sao celulares ótimos duradouros maravilhosos

  4. Avatar de Carlos Rogerio
    Carlos Rogerio

    SOU DOIDO POR XPERIA SEMPRE GOSTEI DOS CELULARES DA SONY ANTES O MEU CELULAR ERA NOKIA MAS A SONY É MELHOR MARCA QUE TEM PARA SMARTPHONE