Som 3D… nem vai acreditar no que ouve

47 Comentários

Este é um tema que o futuro se encarregará de trazer ao vosso ouvido. Para já não vamos adiantar muito mais, coloquem os auscultadores, soim médio/algo e fechem os olhos.

Chama-se gravação binaural e basicamente passa por colocar microfones junto das “orelhas da cabeça de um manequim” e debitar um palco sonoro fantástico.



O material utilizado numa gravação típica é composto por 2 microfones de alta fidelidade montados numa cabeça de manequim, inseridos em moldes de orelhas para capturar a totalidade das frequências áudio.

Tal como recorre a uma técnica de gravação especifica também requer algumas condições muito especificas para uma audição correcta. Assim, não pode ser utilizado com colunas e apenas funciona com headphones e com som stereo.

Vamos então mergulhar na nossa experiência. A condição para poderem ter a mesma experiência é colocarem um headphones que não sejam maus demais, que fechem os olhos para que não se distraiam, o som elevado (mas não em demasia) e que não parem a experiência antes dela ter terminado. Concentrem-se no que vão fazer.

 

Som 3D – Não se assuste

Aqui temos alguém a sussurrar-nos aos ouvidos. Conseguem dizer onde ela está??

Vamos então secar o cabelo, mas não se assustem que não queima

Finalmente vamos cortar o cabelo. Este é mais longo porque o serviço é completo!

Quero saber quantos de vós não jogaram a mão à cabeça!!

Esta técnica tem sido utilizada em alguns álbuns de musica de artistas que todos conhecemos. A titulo de exemplo:

  • Pink Floyd, “The Final Cut” (1982)
  • Psychic TV, “Dreams Less Sweet” (1983)
  • Roger Waters, “The Pros and Cons of Hitchhiking” (1984)
  • Pearl Jam, “Binaural” (2000).

Exemplos de gravações podem ser encontradas nos links abaixo (algumas são as apresentadas aqui):

Eu fiquei de boca aberta e a pensar que não era possível. Gostava de saber qual a vossa reacção!

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de brosman
    brosman

    “…Tenho este post na gaveta à quase 6 meses…” Por favor corrijam com urgência: Tenho este post na gaveta há quase 6 meses… É importante corrigir, dá a impressão que os portugueses de hoje não sabem escrever porque não lêem livros…

    1. Avatar de PABLO
  2. Avatar de Bluedragon

    Muito interessante!

    Porém os sons estão trocados, não estão pela ordem que escreveste.

    FELIZ NATAL! 😉

  3. Avatar de slider
    slider

    Boas,

    brosman, por acaso, até está bem escrito, neste caso era suposto ser usado um determinante o qual foi “à” e bem usado, e não um verbo ou seja o “há”.

    Mas em relação ao post, quem tem headsets 5.1, não nota grande diferença.

    1. Avatar de neeto
      neeto

      eu comprei um surround cara!!!!!!!
      muiro loko esses sons 3e

  4. Avatar de Bluedragon

    @slider

    Até mesmo com as colunas do Pc, se nota..

    😉

  5. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @slider
    Estás muito enganado, o brosman tinha razão, neste caso seria “há” em vez de “à”, tudo o que se refere a tempo é do verbo haver, como no caso “há seis meses”. Passo a citar uma frase de ambas as formas: “Há algum tempo atrás”, o mesmo seria “Havia algum tempo atrás”. Sempre que uma pessoa se refere ao tempo, é “há” pois usa-se o verbo haver.
    Já agora, aproveito para apontar para a “reação” que na verdade é “reacção”. 😉

  6. Avatar de Vítor M.
  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Trollitito.. o @slider tem razão..

    ..a forma que tu estás a usar está errada porque “há algum tempo” quer dizer, como o Manuel Machado diria, “que existe uma porção de meses/dias/horas/minutos/segundos limitados”..lol

    ..agora quando te referes a alguma coisa, a qualquer coisa tens que usar um determinante..por exemplo..”atendi o telemovel à mesa de jantar”..”fui pa praia à noite”..pronto, são alguns exemplos..

    ..uma boa forma de “decorares” se o “A” leva “H” ou não é substituires o “A” por “existe”..e consoante o objectivo que queres, usas com “H” ou sem..exemplo..”ontem fui “existe” praia”..hum, não tem nexo nenhum, então leva o “à”..”na serra da estrela “existe” muita neve no inverno”..soa bem, então é com “H”..

    fica bem..

  8. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Lol, sim, eu gostei, principalmente o do barbeiro, ficou muito fixe. 😀
    Não era um “desconhecedor” do som 3D, pois a minha placa de som (e tantas outras, certamente) já o permite e dá um toque requintado às músicas (e a isto junto o DFX plugin), na minha opinião fica um som maravilhoso mesmo.
    E claro, ouvir estes sons aqui postados dá um ambiente realista aqui à minha cabeça. 😛

  9. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Não tenho outras palavras a não ser esta: FANTÁSTICO!!!!

  10. Avatar de marote
    marote

    É relaxante.

  11. Avatar de MagiNcia
    MagiNcia

    Por acaso descobri este som do barbeiro neste verão… o que também faz por volta de 6 meses. Descobri como quem diz, o meu pai reencaminhou-me um e-mail com este som. Só sei que quando o ouvi, cheguei a olhar para trás umas quantas vezes a ver se não estava lá ninguém XDD A minha placa de som, tal como o Trollitito disse, já me tinha permitido assistir a este tipo de sons nas minhas músicas, mas à conta de outros instrumentos ou sons electrónicos, nunca se tem noção da diferença que faz. E faz… muita X’D

  12. Avatar de goten
    goten

    a da menina, arrepia ;D

  13. Avatar de tjah
    tjah

    Este tipo de gravação pode ser usado para estimular o cérebro e provocar efeitos semelhantes ao efeito de drogas mas sem os maleficios das mesmas. Procurem no google por idoser e surpreendam-se.

    P.S. – Eu nunca experimentei por isso não sei se faz mesmo efeito, só relatei o que li aqui há uns tempos.

  14. Avatar de RwR
    RwR

    Baralharam isto tudo com uma confusão por causa de um H…
    Quanto ao post, o som principal (o do cabelo) já é um pouco velho, mas ainda bem que o postaram porque na altura que o descobri os meus auscultadores estavam estragados (só um é que dava :P)

  15. Avatar de space-shiva
    space-shiva

    Estou sem palavras… :S

  16. Avatar de Kaixas

    Bom Natal

    P.S. É “há seis meses”… tudo que seja relativo a tempo, é com “h”.

  17. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    muito legal, e por favor portugas do coração…o brosman está absolutamente certo e não se fala mais nisso…………será que o pessoal aqui do brasil vai ter que ensinar como se escreve a lingua mãe corretamente ?

  18. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Filipe
    Eu não vou discutir mais isso, eu, e pelo que li muitos outros, já o disseram e muito bem: sempre que se refere a TEMPO, é com H. Todos os outros exemplos que deste, “atendi o telemóvel à mesa”, estão correctos. Se disseres “há 5 minutos atrás” é com H, pois refere-se a tempo, ou seja, usas o verbo haver (e não existir): “havia 5 minutos atrás”. Nem vou discutir mais este assunto, quem não tiver certezas, que se dirige a uma escola e pergunte aos professores. Ainda sou novo, mas sou daqueles que não dá erros e sempre “respeita” o nosso português.

    Cumprimentos.

  19. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    @slider

    A ideia da tecnologia aqui é pegar num headset stereo ou 2.1 como quiseres, e criar um ambiente 3D coisa que já obtens com sistemas 5.1, 7.1 etc..

    Experimenta lá a pores o headset em 2.1 (o meu tem essa hipótese) vais obter o “mesmo” resultado se tivesses numa aplicação que utilizasse 5.1 para 3D.

    Hasta!

  20. Avatar de Tp
    Tp

    Boas,

    Já conhecia todos esses exemplos. O da barbearia está excelente.

    Cumps.

  21. Avatar de popy
    popy

    tb ja conhecia estes sons 3D

    com colunas funciona bem, mas a finalidade disto é de ouvir com os headphones. ai sim se tira realmente partido deste som 3D….

  22. Avatar de bueno
    bueno

    de mais nunca tinha ouvido algo gravado tão real muito 10

  23. Avatar de Graymalking

    Fantástico. O exemplo do barbeiro é melhor com fones de ouvido. Não consegui deixar de me rir sozinha.

    PS: slider e Filipe = par de analfabetos. O Lindley Cintra deve estar às contorcer-se no túmulo, por amor de Deus! O Trollito está certo.

  24. Avatar de zé Miguel
    zé Miguel

    BRUTAL
    parecia que estava mesmo lá fantastico mesmo

  25. Avatar de deonplayground

    Que espectáculo!! a do barbeiro até senti arrepios na espinha. (,”)

  26. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Meus senhores…. É muito importante não se darem pontapés na gramática! “Há algum tempo” é que está correcto!

  27. Avatar de Filipe
    Filipe

    ..então expliquem me como se vê a diferença na seguinte afirmação consoante o objectivo:

    “Há algum tempo.” algum tempo atrás..
    “Há algum tempo.” tenho algum tempo para fazer qualquer coisa..

    ..a primeira afirmação está errada..

    ..epa, eu n me quero chatear com ninguem..tamos aqui pa discutir ideias..a falar..n é pa mandar boquinhas..

  28. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Filipe
    Já vi que és daqueles que aprendeu x e morres com x, acredita no que te digo pois eu pensava do mesmo modo que tu e só aqueles acima de mim é que me fizeram perceber.
    Eu cito a frase de outra maneira: “Tinha havido algum tempo atrás”, “Havia algum tempo atrás”, “Houve um tempo atrás”, “Há algum tempo atrás”, precisas de mais exemplos? Tudo isso é o verbo haver, o “há” é uma forma do verbo haver. É como tudo, em tudo há excepções, há regras diferentes e esta é uma delas: sempre que se refere a tempo, é há de haver.
    E acredita que há muitas afirmações em que se escreve da mesma maneira, lê-se da mesma maneira e tem significados diferentes, a isto chama-se Palavras Parónimas.

  29. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Correcção: para ser sincero já não me lembro se é mesmo palavras parónimas, sei que homógrafas e homófonas não são, mas de qualquer das formas se tiver errado, corrijam-me. 🙂

  30. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Correcção 2: estou mesmo zarolho, é palavras homónimas, isso sim! Escreve-se da mesma forma, lê-se da mesma forma mas com significados diferentes. 😛

  31. Avatar de -RJ-

    Gostei muito da do corte de cabelo! Amazing!

  32. Avatar de Nipponic-CD-R-80min-700mb

    A sacola era igualzinho ………….

  33. Avatar de Henrique
    Henrique

    Muito real.A parte da sacola me deu arrepios na espinha.Demais!
    Há no youtube uma versão em português vale a pena ver.
    http://br.youtube.com/watch?v=6DSKWPx8VTk

  34. Avatar de T
    T

    O cérebro faz a localização espacial das fontes sonoras medindo a diferença de tempo entre a chegada do som a cada um dos ouvidos. Eventualmente pode mudar o efeito com informação extra do espaço envolvente, mas, como estes exemplos ilustram, não é essencial, serve mais para completar o modelo tanto quanto possivel. Isto não é novo, é sabido há muito em neurologia. A sua aplicação tem sido relativamente vulgar em cinema, jogos, etc. A sua aplicação à musica é que talvez seja mais recente…

    Posto isto, é uma experiência muito interessante =)

  35. Avatar de Karau_Timur
    Karau_Timur

    Correcto: Ele chegou à tarde. Ela foi às aulas hoje. Aqui não entra o “há”.
    Correcto: Há bocado interveio o João. Agora intervim eu. Aqui não entra o à (a+a, ou seja, é apenas a junção da preposição “a” e do artigo “a”).
    Correcto: Há algum tempo atrás. Incorrecto: À algum tempo atrás.

    Haver, quando quer dizer “existir” não fica no plural. Exemplo: há uma pessoa que precisa aprender mais de gramática. OU: havia duas pessoas que precisavam aprender mais de gramática.

    Mano das terras de vera cruz: aqui escrevemos correctamente (com C). Lamento que o acordo ortográfico entre o português europeu e o português do Brasil não tenha chegado ainda a bom porto.
    Ah, e sobre os erros, todos erram na língua portuguesa (é impossível não errar), mas o que se pede a qualquer comum dos mortais é que erre o menos possível.

    Ponto final!

  36. Avatar de Gohwisk
    Gohwisk

    Alguém tem a tradução do Barbeiro?

  37. Avatar de Das-Das-Delas
    Das-Das-Delas

    Hei, pessoal, isto é um post sobre som 3D, não uma aula de gramática. Não fassam o mesmo neste post que o Sócrates faz ao nosso país, hehehehe
    lol (políticas á parte) (mas olhem, agora não comecem a falar de política por causa disto) hahaha

  38. Avatar de Das-Das-Delas
    Das-Das-Delas

    E já agora, eu também dei erros no meu comentário, hahahah

  39. Avatar de rafa

    não tenho mais palavras a não çer essas: legal!! fantastico!!

  40. Avatar de João "ZyLoR" Santos
    João “ZyLoR” Santos

    Os sons estão trocados Vitor!!!

    Mas ta brutal o barbeiro 😀

  41. Avatar de Ricardo Barros
    Ricardo Barros

    Lembro-me de por volta de 95/96 ler pela primeira vez sobre esta técnica de gravação na antiga revista portuguesa Hi-Fi. Embora a técnica seja antiga (acredite-se ou não surgiu no final no sec. XIX), só na 2a metade do séc. XX é que foi mais explorada devido à redução dos custos do hardware e à proliferação (gravação e reprodução) do stereo. Curiosamente, só tive hipótese de ouvir alguns samplers pela 1a vez em 2010, através de uma aplicação para smartphones Nokia chamada “3D Audio Ilusions”, e que contém até alguns dos samplers aqui publicados.
    Para quem quiser ler um pouco mais sobre o assunto, pode consultar, entre muitos outros, o artigo da Wikipedia em inglês.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Binaural_recording

    1. Avatar de Ricardo Barros
      Ricardo Barros

      P. S. – É engraçado comentarmos um artigo que nos aparece a 8/Março/2017 nas publicações do Facebook do PplWare, e só depois com muito espanto, verificarmos que afinal o artigo tem 10 anos. 😐

      1. Avatar de Pedro Simões

        Assim se vê a qualidade das nossas publicações. 10 anos depois ainda tem interesse e pode/deve ser partilhado.

  42. Avatar de Miguel
    Miguel

    imagino isto, com esta qualidade, em jogos como o CS! (houve uma atualização que quer fazer algo “parecido”)