SNS: Exames Médicos disponíveis na Área do Cidadão

8 Comentários

“Exames Sem Papel” constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde e visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.

Esta nova funcionalidade foi anunciada no início de agosto e está agora disponível na Área do Cidadão do Portal SNS.


Cada vez mais o papel tem vindo a ser abandonado em vários serviços dando espaço às soluções digitais. Relativamente à área da saúde, há muitos serviços onde o papel já não se usa e cada vez mais os utentes têm a informação comodamente em digital.

Exames Sem Papel visa reduzir o desperdício, assegurando que:

  • Todos os exames prescritos são armazenados centralmente numa base de dados central nacional;
  • As Entidades acedem à Base de Dados Central Nacional para aceder a uma determinada prescrição e registar qualquer procedimento efetuado;
  • Os resultados dos exames de diagnósticos são disponibilizados a todos os médicos e utentes, através do Registo de Saúde Eletrónico;
  • Interações com a base de dados central nacional aciona notificações para o paciente e para o médico de família;
  • A faturação dos prestadores para o SNS é efetuada por via eletrónica;
  • Todos os exames fornecidos devem ser feitos para ter um contrato entre os prestadores de serviços assinados e com SLAs específicos em vigor.

http://videos.sapo.pt/psMtTD6oFOb9emZ4R5F3

Quando os resultados são disponibilizados na Área do Cidadão, o utente recebe um e-mail de alerta, no entanto, tal ação só é possível se o utente estiver devidamente registado na Área do Cidadão do Portal SNS.

A Lista de Prestadores Convencionados que já aderiram ao projeto poderá ser consultada aqui

Via

Leia também…

Serviço de Saúde lança Cartão de Atividade Física! Tenha já o seu

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Algo está errado nesta noticia. Recentemente fui informado no meu posto médico que iam passar a cobrar a recepção de análises, exames… etc
    E ao fazer análises fui informado que já não podiam eles entregar no centro de saúde, que tinha que ser o paciente a entregar.

    Será que vamos pagar para um funcionário passar do papel e estar a colocar isto online? Que desperdício de tempo…

  2. Avatar de B80
    B80

    Vai ser uma maravilha quando esta base de dados for hackada e os dados forem parar às seguradoras. Ou quando um funcionário descontente resolver vender os dados a terceiros…

    Também sou contra o papel, nas este tipo de coisas deixa-me sempre de pé atrás, principalmente em Portugal onde a segurança destas infraestruturas deixa a desejar e onde certos tipos de “amiguismos” tornam o sistema vulnerável. Ah! e sabemos que em portugal os sla’s são mesmo para cumprir…pois claro.

  3. Avatar de hsff
    hsff

    Isto é um abuso, os exames são das pessoas não dos hospitais ou dos governos. Qualquer sistema que não notifique o titular relativamente à manipulação dos seus dados é um sistema ilegítimo, espanta a ligeireza com que se faz tudo isto.

  4. Avatar de hommer
    hommer

    acho muito bem, o Privado já funciona assim há que tempos, finalmente o SNS pensou no mesmo, só as chatices que isto poupa…

  5. Avatar de NunoR
    NunoR

    A ideia é boa… na teoria! Mas na prática:
    – As plataformas informáticas do SNS e dos prestadores privados não comunicam entre si, e portanto… a ideia boa não vai funcionar!
    – Não está assegurada a segurança e integridade da chamada Base de Dados Central Nacional, nem a sua independência a Governo, Seguradoras, etc

    Não sei se alguém sabe (eu não sei!) onde está essa “Base de Dados Central Nacional” ou quem a gere! Suspeito que seja a SPMS, e se assim for… temos todos um problema sério!

  6. Avatar de Fernando Santos
    Fernando Santos

    Recebi a notícia via email pessoal. Nos Brejos do Assa – Palmela, o posto abre duas vezes por semana, ontem não abriu e não se sabe porquê. As marcações das consultas não são possíveis neste posto via internet ou telefone. Marcações só no primeiro dia de cada mês. Depois vêm estes iluminados arvorarem-se com a tecnologia dos exames sem papel. Tudo o resto é um atraso do século passado ou pior.

  7. Avatar de informado
    informado

    No meu centro de saúde não dá. Tenho de ser eu a ir buscar o resultado dos exames e a entregar os exames que fiz.

  8. Avatar de Agostinho Pereira
    Agostinho Pereira

    Tantas modernices e afinal temos um país que continua atrasado em vários aspetos. Atrasado porque muita gente não tem possibilidades de aceder a chaves digitais nem irá ter certamente. Não esquecer as pessoas de idade que vivem em aldeias, muitas vezes sós. Atrasado porque os exames e análises que deveriam constar do Portal da Saúde já não constam. Isto é. Inicialmente estava lá tudo. Agora só algumas coisas. Para que andam a anunciar estas modernices com data de início de funcionamento ( o caso do Portal da Saúde que vai deixar de aceitar a palavra passe para aceitar apenas a chave digital).