Snowden: NSA está a seguir os utilizadores de Bitcoin

14 Comentários

O Big Brother continua a funcionar. Segundo foi reportado por várias fontes, a NSA, agência de segurança nacional norte-americana está a seguir os utilizadores de Bitcoin. A NSA está a monitorizar o Blockchain da rede Bitcoin e a registar todos os movimentos dos utilizadores nesta rede distribuída.

Snowden Bitcoin


Os Documentos de Edward Snowden

Depois de, em 2013, Edward Snowden ter revelado o sistema de vigilância de massas do governo norte-americano, os jornalistas envolvidos no caso, nomeadamente, Glenn Greenwald e Laura Poitras, decidiram criar uma organização mediática para dar a conhecer ao público informações que muitas vezes são escondidas propositadamente por governos e outras entidades. Chamaram-lhe The Intercept.

Esta semana, o The Intercept, através de documentos obtidos por Edward Snowden, revelou que a agência de segurança dos Estados Unidos está a vigiar todos os utilizadores de Bitcoin ao redor do Mundo. As informações obtidas indicam também que esta é uma das grandes prioridades da NSA neste momento.

NSA segue utilizadores de Bitcoin

Além disso, sabe-se também que o plano da NSA não passa apenas por seguir os utilizadores de Bitcoin no Blockchain. De acordo com as informações reveladas, a agência norte-americana continua a analisar ativamente o tráfego global de dados na Internet e utiliza software que diminui a privacidade dos utilizadores.


OAKSTAR e MONKEYROCKET

Segundo os dados revelados, a NSA tem vindo a monitorizar toda a atividade dos utilizadores de Bitcoin na Internet desde 2013 através de um programa chamado OAKSTAR. Além disso, outra fuga de informação sugere que um subprograma do OAKSTAR chamado MONEYROCKET  está a ser utilizado para identificar os utilizadores que iniciam as transações e também aqueles que recebem as Bitcoins.

Segundo foi reportado, a NSA consegue coletar imensa informação pessoal dos utilizadores de Bitcoin, nomeadamente, palavras-passe, atividade na Internet e identificadores de dispositivos. O famoso sistema XKeyScore, revelado pela primeira vez em 2013, pode também estar envolvido neste esquema. Esta ferramenta funciona como um motor de busca para investigar ao pormenor tudo acerca dos utilizadores de Bitcoin.

Bitcoin


Conclusão

Esta notícia surgiu após o governo norte-americano ter emitido palavras de aviso acerca da utilização de criptomoedas para financiar organizações terroristas e esquemas de lavagem de dinheiro. Eventualmente, os utilizadores de criptomoedas que realmente se importem com a sua privacidade irão optar por utilizar aquelas moedas virtuais que, de facto, sejam capazes de manter a sua verdadeira identidade anónima.

Zcash é uma boa opção…

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de binteseix
    binteseix

    Dash (privacidade opcional) ZCash, Monero, Bytecoin… tudo boas opções com privacidade

    1. Avatar de binteseix
      binteseix

      No entanto, se alguém comprar numa exchange 1M€ e enviar para um “terrorista”, se ele vender 1M€ noutra exchange, não há privacidade na blockchain que lhe valha..

      1. Avatar de sabichão
        sabichão

        Como provas que esse milhão é o mesmo se usares uma moeda em que não se consegue saber quem participou na transação?
        O que descreves é o problema do bitcoin, não do Monero, zcash e companhia.

        1. Avatar de Binteseix
          Binteseix

          Quando és a NSA não precisas de provar. Que o diga o Afeganistão…

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Se consegues validar uma transação e todas as transacções consequentes, consegues seguir ponta a ponta, mesmo que não saibas (naquela altura) quem
          é que transacionou pelo meio. Pensa nos chamados “shadow profiles” do facebook.

      2. Avatar de R
        R

        que teoria da batata…

  2. Avatar de Pintor
    Pintor

    Bitconect é o melhor.

    1. Avatar de Ivo Fernandes
      Ivo Fernandes

      This shit is real ahahah

  3. Avatar de JP
    JP

    E neste caso concordo com a vigilância, das entidades de segurança.

    1. Avatar de jone
      jone

      Não existem agências de segurança. Existem apenas agências de vigilância e controlo das populações. Se algum sai fora da manada, há que o endireitar.
      Vamos esquecer o que nos ensinaram na escola e nos tentam impingir todos os dias por uns momentos.
      Se é verdade que os governos existem para nos dar segurança, porque são eles (estados ou aspirantes a estados) a fazer as guerras onde morrem sempre inocentes (mesmo os militares acabam por ser inocentes porque a das vezes estão ali obrigados)?
      Já reparou que se tirarmos as guerras feitas pelos estados, apenas ficam os problemas entre vizinhos, amantes, etc?

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “capazes de manter a sua verdadeira identidade anónima.”
    Tudo o que se liga à “rede”, a partir desse momento deixa de existir o que é dito na frase acima.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é desculpa para não te preocupares o suficiente.

  5. Avatar de blabla
    blabla

    “Zcash é uma boa opção…”

    Que shilling é este?

    Pplware a descer a níveis vergonhosos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Exactamente. Uma vergonha o artigo acabar assim. Quero acreditar que tenha sido o estagiário a escrever, de qualquer das formas, deveria haver muito mais rigor por aqui.

      Cumprimentos