Snapchat: Apps de terceiros retiradas da loja do Windows Phone

20 Comentários

Os problemas de segurança que atingiram o Snapchat tinham levado a que a empresa que dá suporte ao serviço de mensagens anónimas alertasse para o fim das aplicações de terceiros que fazem uso deste serviço.

Estes alertas tinha sido lançados depois de se descobrir que o ponto de entrada que originou a último roubo de mensagens, imagens e vídeos tinha partido de um site que usava as API’s do Snapchat de forma não autorizada.

Pois essa remoção de aplicações parece ter começado já, e justamente numa das plataformas onde o Snapchat não tem um cliente próprio, o Windows Phone.

snapchat_1

A notícia do fim das aplicações criadas para dar acesso ao Snapchat e ao seu serviço que estavam disponíveis na loja de aplicações do Windows Phone foi dada pelo criador de uma das mais conhecidas.

Foi a remoção da aplicação 6snap que deu alarme e que fez outros irem procurar da presença das suas aplicações. Claro que tal como o 6snap também as restantes foram removidas.

Esta acção de remoção não foi antecedida de qualquer alerta aos criadores das aplicações e nem teve qualquer informação adicional da Microsoft ou da Snapchat.

Existiu apenas o alerta da Snapchat que iria iniciar a procura das aplicações não oficiais e sites web, e que colocavam em causa o seu serviço, tornando-se um potencial ponto de quebra de segurança.

Para além desta medida a Snapchat terá também já começado a desactivar as contas de utilizadores que tinha contactado antes e que usavam as aplicações de terceiros, alertando-os para o facto de se estarem a expor a problemas de segurança. Estes utilizadores ignoraram o pedido do Snapchat e continuaram a usar essas mesmas aplicações.

As mensagens iniciais indicavam que a continuação da utilização dessas aplicações poderia levar ao fecho das contas desses utilizadores, o que agora veio a acontecer.

snapchat_2

Mas a remoção destas aplicações pode não ser definitiva, uma vez que a Snapchat indicou estar a trabalhar na criação de uma API pública que permita o acesso à sua rede, sem que comprometa a sua segurança.

O Windows Phone é uma das poucas plataformas onde o Snapchat não tem um cliente próprio e estas aplicações de terceiros eram a única forma destes poderem usar o serviço de mensagens que se destroem ao fim de alguns segundos.

Pode ser que num futuro próximo a Snapchat crie as ferramentas necessárias para dar a oportunidade aos programadores de criarem as aplicações que os utilizadores necessitam e pedem, mesmo para os sistemas onde o Snapchat ainda não tem presença.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CPereira
    CPereira

    Isto é complicado. Damos conta que para este sistema operativo não existem algumas apps oficias de serviços populares das outras plataformas. Um developer faz uma solução, muitas vezes melhor do que as que acabam por chegar mais tarde à loja, até que a empresa mãe lhe puxa o tapete, bloqueia as APIs. A app não-oficial deixa de dar.

    Os clientes ficam com aplicações que não vão poder ser actualizadas. Muitos deles pagaram para não terem publicidade ou até para terem mais funções. Caso peçam todos a devolução do investimento o developer tem um problema dos grandes.

    A única coisa que fez foi criar uma alternativa.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    ******[SOLUÇÃO]*****

    Pessoal eu entrei em todos os possíveis contatos de suporte da snapchat e enviei essa mensagem em inglês:


    Good evening, I am user of the application from the
    beginning. First I used in my iphone, but recently switched cellular and
    continued using, but by a “third party” application because
    unfortunately you have not yet provide an official application to the operating
    system I am using: WINDOWS PHONE. And it’s a tremendous lack of consideration
    what you are doing with Windows Phone users. By blocking accounts that are
    using other applications to join the network snapchat you are depriving people
    from connecting to the world! I believe it is a fault and is highly vulnerable
    to a company before I admired for saying no to facebook.

    You are losing a very large target audience, who are the
    users of this Windows operating system. And more than that, opening door for
    rivals applications and these appear rather meet this need and to make the
    connection with all windows phone users. Anyway, I come here to appeal, which
    is to care more for that portion of the market that are users like me!
    Honestly, we feel discriminated because there is not an explanation or date for
    when we will have an official application. Simply block the accounts and do not
    give a reasonable explanation NOT AN ATTITUDE OF A COMPANY SIZE OF THE SNAPCHAT
    MET. Thanks in advance and a good day.

    – > Se todos copiarem e colarem nesses canais de suporte, podemos ao menos, CONSEGUIR UM POUCO DA ATENÇÃO DA EMPRESA.

    -> link dos canais de suporte: https://support.snapchat.com/ca/support
    (selecionar OTHER ISSUES WITH SNAPCHAT)

    Vamos inundar a caixa de entrada do snapchat com nossa insatisfação!!

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Devias era melhorar esse inglês. Ninguém te vai levar a sério com essa mensagem.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Faz melhor então Anônimo. Ninguém te vai levar a sério com essa criticidade e visualização só nos problemas.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Adiciono à minha anterior frase que também deverias melhorar o teu português.

  3. Avatar de Fernando Costa
    Fernando Costa

    Já que não deixam ter apps de terceiros que lacem a app oficial.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Exacto, empresa pior nao vi, quer viver sem consumidores! Mas uma peticao ja esta a decorrer, quanto mais assinarem melhor, coisa que o pplware podia fazer um post nao so dizer que ohh ja foi nao ha mais!
      https://www.change.org/p/snapchat-make-snapchat-for-windows-phone

  4. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Mais um tiro na microgaitas.. estou ansioso.. para que esta empresa vá á falência de vez e comecem a fazer software primeiramente para plataformas ope-source e só depois para rasquido e pago.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O pedido de eliminação das aplicações veio de parte da Snapchat, não foi escolha da Microsoft.

    2. Avatar de Ace Young
      Ace Young

      Desculpa?!

      A “microgaitas” como tu lhe chamas é uma das melhores empresas do Mundo que criou um SO móvel espectacular e que brevemente vai fazer uma revolução com a unificação de todo o ecossistema: Windows 10.

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Az8teiro,a Microsoft é que tem que desenvolver as apps para outros serviços?? Eu pensei que era ao contrário…mas a Microsoft até já o fez!! Sabes que eles desenvolveram uma apps para o Youtube e a Google não aceitou…apenas porque era MELHOR do que a oficial do próprio Android??

  5. Avatar de MM
    MM

    sao preguicosos e n lancam para WP e dps ainda se queixam? Mas porque estao todos contra o WP? a google nem lanca apps, sera uma guerra contra a microsoft? Isto apenas me faz comprar um iphone no futuro mas com alguma pena pois o WP e um sistema mto fluido e interessante, bem melhor que o android por ex.

    1. Avatar de censo
      censo

      A google tem claramente um preconceito contra a MS. Deve ser por causa dos valores que tem de pagar a esta pelo uso de patentes.

    2. Avatar de minie
      minie

      bem melhor que o android? ehuehue. sim sim, da para ver as quedas da microsoft

      1. Avatar de MM
        MM

        diz me um lagdroid com melhor camera,suporte, fluidez que o meu lumia 930. Apenas um (se disseres nexus esquece pois ja o testei e n e)

  6. Avatar de NewJ
    NewJ

    Quanto à aplicação do Snapchat,
    Who cares?

  7. Avatar de Ace Young
    Ace Young

    Também ainda não percebi o que custa ao Snapchat fazer uma app oficial para WP.. Quem perde são eles.

  8. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Se realmente fosse uma aplicação indispensável…agora snapchat…é deixa-los estar