SMS da Proteção Civil não enviadas por falta de “voluntários”

39 Comentários

Uma das notícias em destaque ontem foi o não envio de SMS por parte da Proteção Civil neste cenário de emergência. As primeiras declarações por parte do organismo foi que foram usados meios de comunicações mais eficazes.

No entanto, segundo informações, as SMS de alerta da Proteção Civil não foram enviadas por falta de “voluntários”.


O “novo” sistema da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que deveria alertar as populações por SMS para situações de emergência não funcionou quando era preciso. Miguel Cruz, adjunto de operações da ANEPC, admitiu que “a opção passou por trabalhar mais a ligação com as populações via comunicados de imprensa com a colaboração dos órgãos de comunicação social“.

No entanto, segundo noticia de hoje do JN, o envio das SMS de alerta à população está dependente do voluntarismo dos funcionários do “call center”. Os voluntários têm antecipadamente de se disponibilizar para realizar este serviço, já que não há gente suficiente.

O JN apurou junto de funcionários que, a 16 de dezembro, quando se analisou a possibilidade de remeter aos portugueses informação via SMS, tendo em conta o avanço das depressões Elsa e Fabien, não haveria meios humanos suficientes para responder a tal exigência.

SMS da Proteção Civil não enviadas por falta de "voluntários"

900 mil euros pagos à Vodafone, NOS e MEO por SMS

De relembrar que este serviço custou ao estado 900 mil euros.  Cada operadora (Vodafone, NOS e MEO) receberam um valor de 245 mil euros, mais o pagamento do respetivo IVA, para um período de 381 dias, sendo que os primeiros 15 dias seriam de testes.

O contrato com as 3 operadoras inclui avisos sobre incêndios, situações meteorológicas adversas, cheias, tsunamis, entre outros. Tendo em conta o valor pago, não faz muito sentido que este tipo de serviço esteja dependente de “voluntariado”.

O presidente da ANEPC, Mourato Nunes, referiu, numa mensagem natalícia enviada aos colaboradores, que vai “exigir um acentuado reforço” e instalações funcionalmente apropriadas”.

Leia também…

Mau tempo! Onde “andam” as SMS de alerta da Proteção Civil?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Mas escrevem as SMS uma por uma?

    1. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      deve ser.. enviam uma de cada vez…

      é uma vergonha, andei a receber sms em dias que nao fazia sentido nenhum .. e nestes dias que foi bem pior nao recebi nada.. o que me safou foi andar prevenido e nao ter que estar à espera das sms dessa corja

    2. Avatar de indignado
      indignado

      lol, sim deve ser por isso que não tem voluntários depois de receberem 245 mil euros ano, se quiserem paguem me a mim metade desse valor, dêem-me acesso ao sistema e eu envio os SMS’s sem problemas.
      Corja de ladroes, mesmo que paguem 1000 euros por mês a quatro gajos para garantir que está sempre um de plantão nas ferias doenças etc ainda sobra muito dinheiro.

  2. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    E não só ninguém é demitido como ainda tentam passar a mensagem subliminar que a culpa pode ser dos funcionários que não se disponibilizaram a fazer serviço gratuito, em cima do mal pago serviço que já fazem. O costume: querem mão-de-obra mas não lhe querem pagar. Depois tentam disfarçar a argolada desviando a conversa para outras paragens, e quando desmascarados, dizem que há falta de “voluntários”, leia-se falta de gente disposta a trabalhar “à borliú”. Mas entretanto já se gastou uma pipa de massa.

  3. Avatar de Rico
    Rico

    O meu telefone tem esse sistema de alerta e nem 1 message recebi ate hoje, so fim de 2 dias de estar na Holanda recebi 1 pelo sistema de deles.
    Uma Tanga o sistema portugues mas isso ja todos estavamos ah espera servico de m..da.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Em Portugal não se usa sistema de alertas e sim SMS apenas.

      1. Avatar de Rico
        Rico

        Mesmo assim sms nada…

  4. Avatar de Awuele_man
    Awuele_man

    Portugal no seu melhor. Pago um serviço mas afinal é preciso voluntários para o fazer …..alguém mete ao bolso só pode.

  5. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    É sempre o mesmo que paga , nao ha problema ! Portugalol

  6. Avatar de BA
    BA

    querem um shell script para mandar sms?

    1. Avatar de jo
      jo

      Tem de arranjar um voluntário que o faça

      1. Avatar de BA
        BA

        bem… mas ao menos só é preciso um! 🙂

  7. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Impressionante! Então um serviço tão importante como este depende de voluntários? E qual tal um sistema que lista todos os números activos de telemóvel dos portugueses cedidos pelas operadoras, já que há acordos, e que envia as mensagens em massa escritos apenas uma pessoa apenas, em caso específicos, ou mensagens genéricas e pré-escritas para cada cenário?

    Conseguem autorizar algo complexo como o IRS mas não conseguem automatizar isso?! Dêem-me o dinheiro que eu faço isso!

    Para complicar e implementar leis idiotas é rápido mas para decidir coisas simples que podem salvar vidas já são burros e lentos.

    1. Avatar de The boy
      The boy

      Tu fazes e qualquer pessoa associada a desenvolvimento de software, principalmente se for backend.
      Mas infelizmente nem te pagam a ti nem a nenhuma pessoa competente.
      Porquê pagar se podem receber do estado limpinho e depois andam pendurados em “voluntários”?
      A notícia em si nem tem cabimento, porque o sistema tem de ser implementado via software, e o dinheiro deveria de ser para implementar isso, e depois convém até ser um tipo da proteção civil a escrever a mensagem a enviar, e outro a fazer de revisão, para ver se não há erros.
      Mas isto era ser profissional, mas cá em Portugal, profissionais há, mas inevitavelmente quando o assunto mete estado, dinheiro e políticos, a INcompetência é a maior “qualificação” que esta gente tem, seguido da “qualidade” ladrão.

  8. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Eu pensei que esse serviço tinha sido “comprado” às operadoras… Ou seja, na altura devida a Protecção Civil dava ordem de envio de uma mensagem à operadora. Brincam com isto…

  9. Avatar de BA
    BA

    mas… espera lá… 900000 €?!?! Mas quantas sms enviam para cada Português?
    Façam um contrato com a AWS e com esse valor conseguem enviar cerca de 28M de mensagens. Adicionalmente deixam de necessitar de voluntários que isso facilmente é feito por uma lamdba function.

    1. Avatar de The boy
      The boy

      Homem, isso é você a usar realmente o seu conhecimento e competência para resolver um problema, ou seja, o lema de qualquer engenheiro.
      Mas aqui eles não querem resolver problemas, querem enfiar dinheiro nos amigos. E como uma selfie vale mais do que competência, logo logo aparecem o Marcelo nas selfies e o costa tbm se associa a enaltecer a “competência” e “coragem” dos serviços associados no auxílio das populações.
      Repara que para ti, tal como para quem realmente trabalha e resolve problemas, se nós dessem acesso ao servidor de envio de mensagens, isto já tinha sido implementado por uma fracção do valor, mas isto é Portugal, não é uma Alemanha, Suécia, Holanda..

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol voluntários?
    Estão a brincar ou isto é a sério?

  11. Avatar de golo
    golo

    voluntários !!!!???? isto é a gozar com o povo só pode…

  12. Avatar de João Valentim
    João Valentim

    Este governo é uma vergonha, andam a gozar com os Portugueses, mas mais cedo ou mais tarde pode ser que esses socialistas tenham uma surpresa.

  13. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    A noticia não está escrita no seu melhor , mas a falta de voluntários não é para enviar sms , é para o call center que quando enviam a mensagem recebe dezenas de chamadas.
    O SMS no texto diz para contactar a ANPC para mais detalhes.

    Abc

    1. Avatar de The boy
      The boy

      Um serviço de proteção civil a depender de voluntários lolol
      Um sistema de mensagens que envia uma mensagem (que não foi enviada) que dizia que “qualquer coisa liguem para a proteção civil…”, Mas como não há voluntários para atender do outro lado, não se envia sequer a mensagem.
      Muito bom. Portugal em todo o seu esplendor.
      A pergunta que fica é: com tanta gente competente neste país, que quando vão trabalhar para outros lados são dos melhores, como é que em cargos de responsabilidade neste país é só me..da?

  14. Avatar de João Valentim
    João Valentim

    Este governo é uma vergonha, andam a gozar com os Portugueses, mas mais cedo ou mais tarde pode ser que esses socialistas tenham uma surpresa.

  15. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Calma, o pior vai ser quando as escolas públicas e hospitais optarem por esse tipo de contratação voluntária.

  16. Avatar de gonsa
    gonsa

    Que bom! não quero, não tenho interesse nem pedi para me enviarem sms nenhuns que não solicitados.
    Como em tudo, deveria haver um opt-out deste tipo de serviços.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Porreiro, agora volta lá para a bunker de onde sais-te.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E tu a respeitar a liberdade dos outros e a escrever. Normalmente estão associadas.

  17. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Quer dizer…

    As companhias de telecomunicações, que apenas terão um maior volume de tráfego de dados nos seus sistemas – o que implicará mais gastos de electricidade e afins – cobram dinheiro.

    Mas, as pessoas que terão realmente de trabalhar para que isto funcione – fazendo o que não fazem habitualmente – têm de ser voluntários.

    Pois, porque as companhias de telecomunicações são pobrezinhas (e não podem estar a fazer menos *lucro*) e o Zé Povinho está, cada vez mais, cheio de dinheiro e pode e deve trabalhar de graça para o Estado – enquanto os directores *pagos* da Protecção Civil *roubam dinheiro* a esse mesmo Zé Povinho: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/comandante-da-protecao-civil-condenado-por-desvio-de-dinheiro-recebe-avenca-do-estado

    Mais um belo exemplo de como a palavra “voluntário” pode ser sinónimo de “otário”.

    E, que gente TÃO [PALAVRA FORTE] que NÃO SE REVOLTA com uma coisa destas!

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    A u T o m a Ç ã O???

  19. Avatar de Helder S
    Helder S

    Protecção Civil em Portugal é… Simplesmente Treta!!! Emitem apenas alertas (vermelhos, amarelos, laranjas, seja lá o que fôr!), agora indicarem ou avisarem COM ANTECEDÊNCIA de cortes nos transportes devido a tempestades e consequentes perturbações nas deslocações para as pessoas que trabalham ( muitas vezes para sustentar estes “meninos” sentados confortávelmente nos seus gabinetes) está quieto!!!

    1. Avatar de João Valentim
      João Valentim

      Se fosse só a proteção civil nem estávamos muito mal.

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Não sei o porquê do espanto quando falam em voluntários. Porque se as pessoas tiverem dois dedos de testa verificam que a proteção civil em Portugal é assentada num sistema de voluntário. Quantas pessoas no nosso país são socorridas por voluntários ligados a proteção civil. Enquanto a mentalidade do povo for pequena nada muda.

    1. Avatar de Zé

      Lá está, essas mesmas pessoas que fazem esse trabalho voluntário deviam ser remuneradas. O voluntariado é apenas uma maneira do estado poder poupar uns trocos e não pagar a esses “trabalhadores”. Com isto quero dizer que no que toca à segurança pública o estado é responsável e por isso mesmo devia ter pessoas a serem devidamente remuneradas por exercer esses mesmos trabalhos.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Também acho!
        Algumas organizações de voluntariado que eu conheço e que não funcionam como se viu, é só para dar nas vistas!

  21. Avatar de Novo do Restelo
    Novo do Restelo

    Voluntários??
    If you pay with peanuts you get monkeys.
    Isto resume o nosso Estado. Falta de visão estratégica, querer fazer tudo pela via do mais barato e das aparências.

  22. Avatar de PR & Costa lda , socialismo patriótico.
    PR & Costa lda , socialismo patriótico.

    Votam nesta corja e depois esperam o quê ? E daqui a uns 2 anos com a 4° bancarrota ,aí é que vai ser bom . Viva Pretogal viva o socialismo viva a kizomba LOL