SmartTVs da LG espiam os utilizadores?

43 Comentários

A segurança informática é hoje um dos assuntos mais abordados em toda a sociedade. As “supostas” acções da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América e as polémicas e constantes revelações de Edward Snowden têm contribuído para este ambiente global de insegurança.

Depois dos PC’s, dos dispositivos móveis…será que os utilizadores também são espiados através da sua própria TV?

A informação que hoje divulgamos foi publicada no blog DoctorBeet’s e,segundo o autor, as SmartTVs da LG recolhem informação dos utilizadores para depois ser usada em publicidade direccionada.

lg_07


A descoberta foi feita quase por “coincidência” …pois a SmartTV começou a apresentar publicidade enquanto navegava pelos Menus.

Para tentar perceber o porquê de tal situação, o autor decidiu fazer algumas pesquisas e descobriu que de facto a LG tem um vídeo sobre este assunto e também alguma informação escrita que explica que o “programa/funcionalidade” LG Smart Ad permite oferecer aquilo que o utilizador procura.

LG Smart Ad analyses users favourite programs, online behaviour, search keywords and other information to offer relevant ads to target audiences.

For example, LG Smart Ad can feature sharp suits to men, or alluring cosmetics and fragrances to women.

Furthermore, LG Smart Ad offers useful and various advertising performance reports. That live broadcasting ads cannot. To accurately identify actual advertising effectiveness.

De facto, as SmartTVs da LG incluem uma funcionalidade designada de “Collection of watching info” que está activa por omissão.

Segundo o autor, esta opção está um pouco escondida, já que o utilizador tem de navegar nos Menus, fazer scroll e não tem nenhuma informação de apoio na própria TV (para um utilizador tradicional…certamente que tudo ficará como está).

lg_03

No entanto, o responsável pelo blog decidiu ir mais longe e recorreu ao wireshark, para monitorizar as comunicações, para perceber efectivamente o que era enviado para os servidores da LG.

Segundo conta, a opção estar definida para OFF ou para ON é igual…pois, aparentemente, a informação é sempre enviada.

lg_04

Aqui fica um outro pequeno log, que mostra que é enviado o nome do canal e o ID do dispositivo

GB.smartshare.lgtvsdp.com POST /ibs/v2.2/service/watchInformation.xml HTTP/1.1
Host: GB.ibis.lgappstv.com
Accept: */*
X-Device-Product:NETCAST 4.0
X-Device-Platform:NC4M
X-Device-Model:HE_DTV_NC4M_AFAAABAA
X-Device-Netcast-Platform-Version:0004.0002.0000
X-Device-Country:GB
X-Device-Country-Group:EU
X-Device-ID:2yxQ5kEhf45fjUD35G+E/xdq7xxWE2ghu0j4an9kbGoNcyWaSsoLgyk8JJoMtjRrYRsVS6mHKy/Zdd6nZp+Y+gK6DVqnbQeDqr16YgacdzKU80sCKwOAi1TwIQov/SlB
X-Authentication:YMu3V1dv8m8JD0ghrsmEToxONDI= cookie:JSESSIONID=3BB87277C55EED9489B6E6B2DEA7C9FD.node_sdpibis10; Path=/
Content-Length: 460
Content-Type: application/x-www-form-urlencoded
&chan_name=BBC TWO&device_src_idx=1&dtv_standard_type=2
&broadcast_type=2&device_platform_name=NETCAST 4.0_mtk5398&chan_code=251533454-72E0D0FB0A8A4C70E4E2D829523CA235&external_input_name=Antenna&chan_phy_no=&atsc_chan_maj_no=&atsc_chan_min_no=&chan_src_idx=1&chan_phy_no=&atsc_chan_maj_no=&atsc_chan_min_no=&chan_phy_no=47&atsc_chan_maj_no=2&atsc_chan_min_no=2&chan_src_idx=1&dvb_chan_nw_id=9018&dvb_chan_transf_id=4170&dvb_chan_svc_id=4287&watch_dvc_logging=0

A informação enviada não é cifrada e tal procedimento de envio acontece sempre que o utilizador muda de canal.

Ao perceber o que se estava a passar, o autor do blog experimentou então visualizar conteúdos que tinha numa Pen USB.

Para testar, renomeou um vídeo para Midget_Porn_2013.avi (que na verdade não tinha qualquer conteúdo para adultos).

lg_05

…voltou a correr o sniffer e descobriu que essa informação é também enviada para os servidores da LG.

lg_06

Na presença deste cenário, o autor reportou tal situação à LG que informou simplesmente que tais procedimentos fazem parte dos termos e condições de uso da TV.

Sendo assim, e não havendo um procedimento que funcione na própria TV, o autor aconselha que se bloqueie no router as comunicações da SmartTV para os servidores externos.

Aqui fica a lista de servidores divulgados no site:

  • ad.lgappstv.com
  • yumenetworks.com
  • smartclip.net
  • smartclip.com
  • llnwd.net
  • smartshare.lgtvsdp.com
  • ibis.lgappstv.com

Esta situação não deixa de ser caricata uma vez que raramente os clientes são informados dos termos e condições de uso da TV (ainda mais a este nível).

É certo que a LG tem uma opção para desactivar tal funcionalidade mas, segundo o autor, não funciona…e porque devem também ser enviadas informações sobre conteúdos presentes em dispositivos de armazenamento externos?

Enquanto cliente, é informado dos termos e condições de uso da TV? O que acha desta situação?

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tomás
    Tomás

    BIG BIG brother.

  2. Avatar de -_-
    -_-

    Não deve ser só a LG de certeza
    Daqui a uns dias será a Samsung e entre outras marcas…

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Claro que não será a unica.
      Já a muitos anos que ouvi sobre este tema nos USA onde TV ligadas a cabo foram usadas para espiar.
      Estes novos BIG BROTHER apenas vão servir para criar ditaduras onde todos são espiados e controlados.

    2. Avatar de AlGuidar
      AlGuidar

      Se fazem isto com as tvs, como serao os computadores, discos multimedia, etc? E tvs com cam? Quem tiver tralha coreana é melhor não colocar imagens intimas, heheeh.

  3. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Não percebo como podem criar termos para o que lhes bem apetecer.

    Sony/playstation diz que as gravações/prints sao nossas, mas no entanto nao as podemos partilhar, e eles e os devs podem as utilizar em meios lucrativos para campanhas…etc…

    Começa a ser nojento este tipo de backtrack.

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    Arre burro, que parece que não há empresa nenhuma no mundo que deixe os utilizadores estarem á vontade?

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Só se tivermos que voltar á idade da pedra… e parece que cada vez vai piorar…

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Mundo é gerido por dinheiro, não há ninguém que queira saber da privacidade dos compradores.

    Quanto ao assunto em questão, enquanto não houver nenhuma lei que limite os termos e condições, eles podem fazer tudo o que quiserem. É uma infeliz realidade.

    Não há nenhuma empresa que não abuse dos termos e condições.

  6. Avatar de Nuno M.
    Nuno M.

    Acontece é que para o cliente puder ler os termos e condições de uso da TV, que supostamente virão na caixa do equipamento, o cliente tem 1.º que a comprar!…

  7. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Este tipo de serviços prestados devem de ser mais transparentes, mais esclarecidos e banidos.
    Eu por mim a televisão é mesmo offline, serve para ver televisão, para tudo o resto à o tablet e o computador.

  8. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    De facto a única coisa mais estranha nesta noticia é mesmo haver uma opção nos menus que para nada serve. No lugar do individuo que descobriu a situação, eu não abordaria a LG no sentido de: estão-me a espiar. Mas sim de: tenho aqui uma tv com defeito grave. Ter uma opção que para nada serve eu chamo de enganar o cliente. Quanto a situação em si… Tudo o que está desligado da rede não causa problemas. No entanto, a mim não me chateava nada esta situação, afinal a smartAd já anda a por ai á muito tempo.

    1. Avatar de coiso
      coiso

      Se os coreanos fazem disto com as televisoes, imagina o que farao nos computadores, discos multimedia, etc. Quem tiver tretas da lg, não coloque imagens muito intimas…

    2. Avatar de MarioM
      MarioM

      O ter a opção nos menus que para nada serve.
      Na realidade serve para enganar o cliente,faz de conta que desligou a opção.
      E assim podem controlar ainda mais a vontade.

  9. Avatar de Roby
    Roby

    tenham medo, muito medo!!!

    Agora a sério: não dá para evitar o envio dessa informação?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Da, firewall no teu router.

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        O problema é que uma grande parte do Routers chamados “domésticos” não permitem que se controle o trafego no sentido “out”.
        A sua firewall só vem programada para funcionar no sentido “in” e não temos a opção de a por a funcionar no “out”.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim, verdade 😉

  10. Avatar de coiso
    coiso

    LG e afins…enfim, não refilar. O engraçado são os “entendidos” que andam por aí a tentar convenver que escolhem estas marcas porque é bom, quando deveria haver a humildade de reconhecer que este material só é opção como opção baratucha.

  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    Boas, está aqui um bom motivo para criar um artigo, sobre, como bloquear o router nestas situações.

  12. Avatar de AlGuidar
    AlGuidar

    Se tiverem tralha coreana ou chinesa em casa, não digam mal porque podem estar a ser espiados. hahah

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Quer dizer que a tralha Americana ou Japonesa ou outra não espião ?
      Deve ser versão Light

  13. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Se isso funcionar nos modelos de Portugal, a estas horas estão os gajos da LG a pensar:
    WTF? Coitados dos tugas, nos 4 nacionais só dá m****
    E ao domingo? eiiii, têm que gramar a pimbalhada em 2 canais!!
    …no comments…

    1. Avatar de GM
      GM

      Infelizmente já é nos três canais e não só em dois…e montes de novelas durante a semana. E assim se vai perdendo neurónios

  14. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Qual é a surpresa?
    A partir do momento em que o cancro é um negócio, o dinheiro é feito a partir de nada e os aviões contaminam o ar com químicos poluentes/cancerígenos (pesquisem sobre “Chemtrails”), já acredito em tudo.

    Na verdade isto não é grave, à beira do que se pretende fazer:
    -Privatizar a água – “A água não é um recurso básico humano e deve ser privatizada” – Presidente da Nestlé

    -Mover sem abrigos para campos de concentração – Sim, o demónio dos campos de concentração quer voltar

    -Privatizar SEMENTES

    É a loucura, e nós estamos vivos numa fase super-marada da nossa espécie 🙂

  15. Avatar de fornost
    fornost

    eu acho um absurdo isso, por isso não sou nada entusiasta em certas novidades que vemos por aí… smartv?? não obrigado. desde que tenha alta resolução vai continuar desplugada da internet… não quero saber.
    Google Glasses? Nem de longe… não coloco isso na minha cara, nem tenho respeito por quem o faz… e não ficaria à vontade em um estabelecimento com pessoas usando isso.

    Da mesma forma que eu possa ser “retrógrado” ou “ignorante” a respeito do assunto tenho certos argumentos e valores que ninguém, que país ou sociedade alguma, não importa o quanto tente, poderão tirar de mim.

    A única coisa que temos, como seres humanos, é a liberdade. Se quiser fazer gadget pra todo o resto, desde que não vilipendie a privacidade/liberdade, fiquem à vontade…. caso contrário não acho que a “skynet” vai acordar não (como alguns futuristas acreditam) . Acho que alguém vai usá-la, e seus desígnios não serão nada “bons”; simples assim.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Nem mais, concordo contigo no que dizes, no entanto, também não me vou privar de ter “brinquedos” e novidades interessantes.
      Como em tudo, é preciso peso e medida. Se em redes sociais não coloco detalhes pormenorizados da minha vida, também uma SmartTv, depois de ler isto levava logo com a firewall em cima (tal como descrito na notícia).
      Nem no operador devem confiar, veja-se o caso dos routers ZON que permitiam o acesso do exterior, e do novo firmware nos routers MEO que activam portas suspeitas para o exterior.
      1º passo para quem usa routers de operador: meter logo um broadband/firewall/gateway a seguir para separar as águas, a nós o que é nosso, a eles a box de TV e nada mais. Até o AP para Wifi está à parte.
      Não por ser paranóico ou algo do género, mas porque me fartei dos upgrades que os senhores fazem remotamente sem informar ninguém, e ainda têm a lata de dizer no apoio via telefone que não o fazem sem informar o cliente, bullsh*t.
      “Não minha senhora, fui eu que fumei umas coisas e o Thomson passou de X.1 para Y.2, desculpe lá ter incomodado”
      Enfim… desviei-me do tópico 😐

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É fácil, não tenham TVs ligadas à Net e está resolvido. Querem ir à Net usem um computador ou smartphone.

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Faltou-te dizer “que assim já não são espiados..”

      1. Avatar de newJ
        newJ

        Que se não querem ser espiados usem pc e smartphone e não tv’s com Net.. Que esperto estás..

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          LOL!!!! Até parece que um smartphone/telemovel não xiba a tua posição física (mesmo sem GPS), já para nem falar de acesso à net. Se vamos entrar numa de paranóias esquece as electrónicas, inclusivé a Via Verde 😉
          enfim…

    2. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      ora nem mais =)

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol se fosse só isso, se soubessem do pior que podem fazer atravês da vossa TV!

    Sabem aquele micro e camara que as novas SmartTVs tem, e que normalmente até esta no quarto na direcção da cama, o ppl anda a fazer muito filme amador sem saber, mas isso são outros trinta que nem interessa chatear o ppl com isso!

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Já vi que és fã de voyeurismo..

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Faz-se como nos portáteis, autocolante em cima 🙂
      Há sempre solução 🙂

  18. Avatar de Luis
    Luis

    Boas tenho uma smart tv da LG a cerca de suas semanas e neste espaço de tempo já actualizo o software 2 vezes e a dita opção desapareceu! lol ou descobriram e retiraram ou as TVs em portugal não tinha a dita opção já que não me lembro de ver essa opção!!

  19. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Qualquer dia, em vez de configurar uma firewall com blacklists, vamos ter o contrário… whitelists!

  20. Avatar de Pedro Barreira
    Pedro Barreira

    PAra informar o pessoal português eu tenho 2 smartv da LG uma de 2012 e outra de 2013 e em nenhuma delas aparece essa opção nem tão pouco apanho publicidade nenhuma. Pelo que deve dever-se a que em Portugal a LG tem essa opção bloqueada no software. por isso estejam descansados.

    1. Avatar de artur matias
      artur matias

      Ou então deveria-se fazer o teste como o moço fez. É que o facto de a opção não aparecer não quer dizer que a informação não esteja a ser recolhida na mesma…

  21. Avatar de kendimen

    Artigo muito interessante, Pedro Pinto!