Smartphones 20x mais rápidos com 40% mais autonomia

24 Comentários

É o objectivo de uma nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Hanyang, na Coreia do Sul.

A autonomia e o desempenho de um smartphone são sempre dois dos pontos fulcrais no momento da escolha de um destes equipamentos e são esses os aspectos com que as marcas mais se debatem, nomeadamente, no que toca à autonomia, que tende a diminuir quanto maior for o desempenho do equipamento.

smartphone_utilização


Write Ahead Logging Direct IO (WALDIO) é o nome da tecnologia desenvolvida pelo departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade de Hanyang, na Coreia do Sul, que pode melhorar, significativamente, o desempenho em termos de velocidade e a autonomia dos smartphones.

O princípio fundamental desta tecnologia é o facto de não registar dados desnecessários num smartphone, algo que muitos de nós apagamos, consecutivamente, de forma manual.

O Professor Won You-jip, líder da pesquisa desenvolvida, explicou que o uso desta nova tecnologia irá tornar o smartphone mais rápido e fluido e aumentar o tempo de vida útil da bateria, uma vez que irá reduzir (drasticamente) a quantidade de dados inúteis gravados.

Teste ao desempenho da memória flash
Teste ao desempenho da memória flash

Segundo foi avançado, a utilização desta tecnologia já conseguiu melhorar entre 14 a 20 vezes a velocidade dos smartphones, diminuindo a utilização da memória e, consequentemente, diminuindo substancialmente o consumo da bateria, em quase 40%.

O propósito desta tecnologia, recém-desenvolvida, é de registar apenas uma pequena quantidade de dados, tornando possível a utilização de memória flash de baixo custo por muito mais tempo, tal como o conseguido com as memórias mais caras.

Explicou o professor Won You-jip.

Fonte: Business Korea

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fabio
    fabio

    Boa, mais uma treta que nunca vai sair do papel e nunca vai ter impacto real.. noticia para encher chouriços!!

    1. Avatar de Xplouder
      Xplouder

      “a utilização desta tecnologia já conseguiu melhorar entre 14 a 20 vezes a velocidade dos smartphones”
      Ao que parece já saiu do papel, resta saber quando chega aos consumidores.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        resta saber é o que é que realmente eles estão a falar, pois esse aumento de velocidade não deverá ser na performance geral do aparelho mas só nalgumas funções.

      2. Avatar de Silva
        Silva

        Pelo facto de essa frase dizer que “já conseguiu melhorar 14 a 20 vezes” isso refere-se aos testes de laboratório.

        E em relação ao comentário a cima: o desenvolvimento custa dinheiro, e os investidores gostam de ver o dinheiro devolvido com juros. Terás de esperar uns 5 a 10 anos para que vejas a tecnologia aplicada, mas é assim que as coisas funcionam.

        O exemplo disso são as baterias de graphite. Já se fala disso à uns 5 anos, mas só daqui a mais uns 5 anos é que talvez esteja pronto para começar a ser comercializado.

    2. Avatar de Diogo Pereira
      Diogo Pereira

      A pensar assim nunca vai mudar nada, a uns anos atrás ninguém pensava que ia deixar de ter teclado nos telemóveis e agora é o que é

  2. Avatar de JBM
    JBM

    Muita coisa que fica por explicar. Que dados são estes que eles falam e os aparelhos ficam mais rápidos no quê?

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      “não registar dados desnecessários num smartphone” Todos os dados que não sejam imprescindíveis. Tens atualmente a ser registado muita informação não usada/necessária. Ou a criação de lixo.

      “irá tornar o smartphone mais rápido e fluido ” no uso do telemóvel, não em ações concretas.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        estás a dizer o que eles dizem por outras palavras sem indicar o que é que realmente envolve! Os smartphones actuais já não escrevem quase nada no disco que não seja para ser realmente guardado para mais tarde.
        Quanto a ser mais rápido no uso de telemóvel, a maior parte do uso do processamento no telemóvel não envolve estar a escrever alguma coisa para o disco! E dado que não inventaram nenhum novo processador…

    2. Avatar de Pll
      Pll

      Se queres factos e informação completa acho que estás no sitio errado. isto é apenas click bait.

      1. Avatar de Silva
        Silva

        No entanto tu mordeste o isco 😀

      2. Avatar de JBM
        JBM

        o problema é que nem na notícia original se fica a perceber!

    3. Avatar de PedroMoleiro
      PedroMoleiro

      Tirado de http://techxplore.com/news/2015-07-waldio-mode-smartphone-life-usenix.html

      Researchers from South Korea’s Hanyang University and the Ulsan National Institute of Science and Technology (UNIST) have got together to resolve the journaling of journal anomaly in the Android IO stack.

      The authors wrote: “In the smartphone, the storage subsystem is arguably the main governing factor for performance. Android IO stack suffers from the excessive IO behavior. Sending two character message, ‘Hi’, through the text messaging application yields at least 48 KByte of writes to the storage device. This anomalous amplification is due to the uncoordinated interaction between SQLite and EXT4 filesystem.”

      Na prática o Android não é muito eficaz na escrita de memórias mais duradouras.
      Em relação ao comentário “noticia para encher chouriços”: tenho pena que o silêncio esteja subvalorizado.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        obrigado! agora já se percebe um pouco melhor, mas o aumento de 14x certamente que só será nalgumas coisas!

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sempre que se reenicia o smartphone ele torna se ligeiramente mais rapido, nao sei se ha uma relação entre esses dados que sao apagados que se esta a falar, mas com o meu iphone isso costuma acontecer.

  3. Avatar de Peter
    Peter

    Será que é mesmo uma tecnologia ou um conjunto de algoritmos e otimizações que podem ser feitas nos SO? Essa “tecnologia” é aplicável de igual forma em todos os SO moveis?

  4. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Pelo que depreendo nos smartphones a memória utilizada é toda com pilha (independentemente da tecnologia), desta forma os dados estão todos ficam sempre gravados. Este tipo de memória tem consequências em termos de desempenho e bateria, pois são preciso muitos mais ciclos de escrita.
    Eles por ventura poderão estar a propor um modelo diferente em que os dados não estejam todos a constantemente ser gravados nestas memórias. Mas isto é só uma suposição.

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Nem tinha reparado na imagem. De facto referem-se ao que eu estava a dizer: ciclos de escrita em memórias flash.

  5. Avatar de Full
    Full

    Mas para que raio quero um telefone mais rapido OMG Isto anda tudo maluco… O que tenho ja bem rapido é, faz tudo estantaneamente. Nao me digam que este faz as coisas antes de pensar mos nelas, so se for lol

    Que raio querem substituir um telefone por um PC, anda tudo doido so pode.

    1. Avatar de Full
      Full

      “Substituir um PC por um telefone”

      1. Avatar de Rato
        Rato

        acho que o objetivo final é mesmo esse, tornar o telemovel o unico objeto de interface ao mundo eletronico e digital. Todas as novas tecnologias visam em primeiro lugar o telemovel e faz todo o sentido.

    2. Avatar de José Alves
      José Alves

      Adorei o ” estantaneamente”

    3. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Lembro-me de 1991 pensar como tu e discutir isso com os meus amigos. Eu tinha um 386 a 16MHz e era um topo de gama. Dizia eu para que queria mais. Brincávamos exactamente com a mesma expressão que usaste, de fazer as coisas antes de pensarmos.
      Em 2001, 10 anos depois, discutia com os meus colegas para que que queria eu 1GB de cartões, ou mesmo 512 MB na minha máquina digital. Na altura os cartões de 1GB eram um sonho.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Utilizaram a imagem de telefone errado para a notícia. Certamente não será um Apple, especialmente na questão de autonomia.