Skype com apagão global

39 Comentários

Actualizado – 16:37

A tecnologia tem destas coisas, quando menos se espera os problemas acontecem e deixamos de ter acesso aos serviços que mais necessitamos. Foi isso que hoje de manhã aconteceu com a Skype, ao deixar milhares de utilizadores sem conseguir aceder ao seu serviço e os que conseguiam viam-se privados da possibilidade de fazer chamadas.

O problema afecta as plataformas Windows e Mac. As restantes plataformas (iPhone e Android) não apresentam problemas e estão a funcionar de forma plena.


Naturalmente que assim que tiveram conhecimento deste problema, a Skype começou a tratar dele e até agora ainda não conseguiu apresentar uma causa para ele. Anunciou no entanto uma forma de contornar este problema para os diferentes sistemas operativos afectados.

Se estão com problemas em aceder ao Skype ou em fazer chamadas telefónicas por este serviço, eis a solução que devem aplicar. Escolham o sistema operativo que usam e sigam de forma criteriosa as instruções. Estas instruções são retiradas directamente do blogue da Skype, sendo por isso de completa confiança.

Windows Vista e Windows 7

  1. Feche o Skype.
    1. Carregue com o botão direito do rato em cima do ícone do Skype que deverá estar Área de Notificação.
    2. Escolha a opção Fechar (Quit).
  2. Garanta que tem a opção “Visualiza ficheiros e pastas escondidas” está activa.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva control folders e clique em OK.
    3. Escolha o separador View tab e garanta que essa opção está activa.
  3. Localizar o ficheiro shared.xml.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva %appdata%\skype e clique OK.
    3. Apague o ficheiro shared.xml.
  4. Reinicie o Skype. o ficheiro shared.xml será recriado.

Windows XP

  1. Feche o Skype.
    1. Carregue com o botão direito do rato em cima do ícone do Skype que deverá estar Área de Notificação.
    2. Escolha a opção Fechar (Quit).
  2. Garanta que tem a opção “Visualiza ficheiros e pastas escondidas” está activa.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva control folders e clique em OK.
    3. Escolha o separador View tab e garanta que essa opção está activa.
  3. Localizar o ficheiro shared.xml.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva %appdata%\skype e clique OK.
    3. Apague o ficheiro shared.xml.
  4. Reinicie o Skype. o ficheiro shared.xml será recriado.

Mac OS X

  1. Feche o Skype.
  2. Aceda à pasta ~/Library/Application Support/Skype/
  3. Apague o ficheiro shared.xml (será recriado assim que inicie novamente o Skype, não existe qualquer problema).
  4. Inicie o Skype.

Linux

  1. Acedam à pasta :   /home/YourLinuxUserName/.Skype
  2. Apaguem o ficheiro shared.xml.
  3. Reiniciem o Skype.

A informação disponível sobre se este problema indica que este está a afectar todas as versões do Skype para os sistemas operativos de PC e Mac, deixando de fora as plataformas móveis, iPhone e Andriod.

O problema está a ser acompanhado pela Skype e em breve vão surgir novidades e o reestabelecimento do serviço.

Actualização

Passou a estar também disponível a solução para este problema em Linux

Homepage: Skype

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ainda agora a Microsoft comprou a Skype e já começa a ter problemas XD

    1. Avatar de R
      R

      Faço destas as minhas palavras (embora eu metesse uns palavrões aí pelo meio… LOL).

    2. Avatar de André M.
      André M.

      Podes crer Daniel :S

      Eu por acaso hj de manha estive no skype mas nao fiz chamadas.

      Espero que resolvam o problema rapidamente.

      Mas nao me acredito que a Microsoft tenha culpa disto 😛

    3. Avatar de Fábio Rocha

      A equipa técnica é a mesma, e isto não acontece agora pela primeira vez.

    4. Avatar de kekes
      kekes

      Ainda aconteceu a pouco tempo e a MS ainda nao tinha comprado o skype…

    5. Avatar de BMJ
      BMJ

      heheh, tb ia dizer o mesmo, no meu Ubuntu funcionava às mil maravilhas, hoje de manha tinha um update do skype e deixou de funcionar… Pensei que a microgaitas tinha feito de propósito… LOL

  2. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Nao tenho nada contra a Microsoft, ate porque foi gracas a eles o meu gosto por informatica e tecnologia comecou, mas depois da anunciada aquisicao nao me digam que o Skype vai de mal a pior.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Este tipo de apagão já não é a 1ª vez, ainda o ano passado compensaram os clientes de assinatura ( que foi/e é o meu caso ) com £3.00 que se converteram em chamadas para destinos fora do plano ou TXT.E não é o apagão que vai retirar o crédito do bom funcionamento do passado recente ou do futuro só porque agora é da MS. Pode ir de mal a pior para os não pagantes para quem paga assinatura, não deve ter muitas razões de queixa eu pelo menos eu não tenho nada a reclamar.

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Obrigado pela dica, desde hoje de manhã que estava com um erro, não conseguia aceder ao serviço, o problema prolongou-se, mas graças à vossa solução ficou resolvido 😉

  4. Avatar de Pedro Pinto

    Testadíssimo…Estava concentradíssimo que nem dei conta que tinha o Skype OFF 🙂

    Boa dica Simões
    PP

  5. Avatar de Tribuna
    Tribuna

    Microsoft!!!!!! ahahahah
    funciona durante anos sem problemas é adquirida pela microsoft e já começam os problemas !!!! também pode ser uma casualidade, tipo a migração do servidor de gestão das ligações para windows !!!!

    abraço

    1. Avatar de Sarev0k

      já deixou de funcionar durante algum tempo pelo menos 2x no passado.
      AInda ha poucos meses fiquei sem skype durante mais de 1 dia

  6. Avatar de Miguel Pereira
    Miguel Pereira

    No Linux (Ubuntu) também há problemas…

  7. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    “O problema afecta as plataformas Windows e Mac. As restantes plataformas (iPhone e Android)(???) não apresentam problemas e estão a funcionar de forma plena.”

    E na PSP?
    Logo, quando puder vou testar a minha.

    PS: No original falta um “R” ao Android…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Corrigido, obrigado pelo reparo

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        entao e linux? 🙂 tb estou com problemas no linux (mint) tb nao consigo aceder

  8. Avatar de queria ver
    queria ver

    Eu queria ver como seria o mundo das TI sem a MS. Toda a gente tem a mania de dizer mal desse gigante (acho que dá um certo status) mas na realidade trabalham diariamente com produtos desses senhores. Ninguém fala que máquinas Mac que se desfazem, aquecem em demasia, são de um preço absurdo, completamente limitadas em termos de aplicações e regiões geográficas. Linux, aplicações menos userfriendly, helpdesk quase inexistente, configs para utilizadores avançados, etc… É claro que é bom existirem alternativas (como em todos os sectores), mas sinceramente…um SO melhor que a MS??? uma suite de produtividade melhor que o MS office??? Plataforma(pc) melhor/universal para jogos e entretenimento??? Vão-me dizer que o serviço da Skype nunca foi abaixo anteriormente??? Sabem que a esmagadora maioria dos users que se gabam dizendo mal da MS são utilizadores assíduos de apps dessa mesma empresa, pois não arranjam soluções de outras??? eu utilizo MS, MAC e Ubunto(linux) e jamais trocaria a MS por outra qualquer nos moldes actuais.peço desculpa por isso, eu e os 90% de utilizadores a nível mundial…

    1. Avatar de Ruthless
      Ruthless

      Bem … deves ter parte do “negócio” da MS !!
      Eu então deves ter uma carteira bem recheada, sim porque o licenciamento não é propriamente barato, digo eu !
      E essa dos 90% … bem agora já me cheira a dica politica !!
      Enfim … o bem espírito competitivo de “alguns” no seu melhor.
      Enfim …

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Cá está um apple fanboy, parece que têm palas nos olhos, sem ofensa.

      2. Avatar de queria ver
        queria ver

        Com respeito ao negócio não afirmo nem desminto(à boa maneira dos políticos), mas um MAC é barato? não podes ter o OS da MS e ter tudo o resto em sistema freeware/opensource)?? Sim podes ter um SO baseado em unix, mas e o apoio técnico? as migrações? as garantias? Além disto tudo, isto não é suposto comentar os posts do pplware? ou serve “apenas” para contra-atacar os comentários dos outros? 🙂 Já agora, qual é o SO que utilizas? em casa/escola/trabalho. caso seja no trabalho, a empresa tem mais que 500 trabalhadores/users?
        não “heartfeelings” mas vamos com calma. ao contrário dos radicais que arrasam a MS, independentemente de ser culpada ou não pelo assunto em questão, é pouco usual encontrar o contrário…

      3. Avatar de queria ver
        queria ver

        Embora utilize o SO da MS com mais frequência, não dispenso a Mozilla e a Google e toda uma panóplia de freeware disponível para essa mesma arquitectura.Testo a maior parte de distros linux que vão aparecendo (gosto bastante do RH Fedora), mas sinceramente sinto-me muito mais à vontade em ambiente MS. Desculpa Ruthless, mas eu não estou assim tão errado e fechado a outras opções.

        1. Avatar de Ruthless
          Ruthless

          Mas quem disse que eu sou um MacBoy ??
          Sou sim um utilizador que tenho uma preferência por opensource, nada mais.
          É lógico e as estatísticas provam isso, que a MS detém a maior fatia de mercado, mas não é por ser o maior que é sinónimo de ser o melhor, ou estou enganado na minha analise ?
          Cumps

          1. Avatar de queria ver
            queria ver

            Esse opensource está a correr em ms ou unix?Com respeito a maioria ser sinónimo de se ser melhor, concordo com isso. no entanto continuo a afirmar (sorry) que “Eu queria ver como seria o mundo das TI sem a MS”

    2. Avatar de Pedro Gaspar

      @offtopic
      desculpa desdizer o que estas a dizer, mas penso que se nao fosse a microsoft com o seu monopolismo neste momento haveria muitas mais soluçoes, e mais alternativas para os utilizadores… nao estou a dizer que os produtos da microsoft sao mais, ate porque ja nao os uso para consumo pessoal ha algum tempo… mas tambem nao vou apoiar a microsoft.. porque apesar de ela agora parecer estar mais adormecida e a perder terreno (ainda bem para ganho do consumidor final.. finalmente ha outras alternativas), durante muitos anos a politica da microsoft foi comprar outras empresas que lhe faziam concorrencia, e simplesmente descontinuar o produto dessas mesmas empresas….

      mas isso nada tem a haver para o caso da microsoft… acho que finalmente aprendeu com outras empresas que as vezes e bom aproveitar o material das empresas que compra, e nao estou a ver a ms a descontinuar o skype…

  9. Avatar de André M.
    André M.

    @Pedro Simões

    Na solução do Mac OS X tens escrito “Skyope” e nao “Skype” 😉

    1. Avatar de Pedro Simões

      Corrigido, obrigado pelo reparo.

  10. Avatar de Roberto
    Roberto

    Testei agora no windows 7 e ta funcionando as maravilhas

  11. Avatar de queria ver
    queria ver

    24 de Agosto de 2007
    MUITO antes do negócio com a MS:
    https://pplware.sitedev.pt/internet/skype-absolve-microsoft/#more-6249

    Afinal já tinha acontecido, pelo menos uma vez um crash grande do Skype

  12. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Eh pá, ó Simões… Troca de teclado ou escreve mais devagar porque, agora falta um “O” no Android! Eu sei, é a idade… Ha ha ha

    Grande abraço amigo.

  13. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Ops… já fui tarde! 😉

  14. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Aqui não existem problemas (Linux Mint)

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Já agora, o Linux Mint 11 Katya está disponível na versão final 🙂

      http://blog.linuxmint.com/?p=1760

      1. Avatar de patCRUZ
        patCRUZ

        obrigado pelo aviso! 😉

  15. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    “deixando de fora as plataformas móveis, iPhone e Andriod.”

    o android tem um erro.

    Excelente artigo caro Pedro.

    Abraço

  16. Avatar de Viriato

    Estou com o Ruthless, Opensouce sem duvida, mas uma coisa é certa, sem o (aBillio das Gaitas)e a microsoft estavamos hoje a milhas do avanço tecnologico que temos.
    Para mim a microsoft erra logo à partida pelo modelo de licenciamento que tem, demasiado dispendioso e complicado, só dá mesmo é vontade de piratear!

  17. Avatar de Johny
    Johny

    blue screen of skype

  18. Avatar de gramer
    gramer

    estou a usar arch e está tudo ok nada de problemas

  19. Avatar de Toni
    Toni

    grande GATES!

    ahahah

  20. Avatar de Liliana M.
    Liliana M.

    Para quem usa windows, já se encontra disponivel nova versão corrigida.
    Instalado (window 7) e a funcionar finalmente =)

    http://heartbeat.skype.com/2011/05/an_update_on_todays_downtime.html