Sites «amigos» das crianças…

6 Comentários

«manipulam» os mais jovens!
As crianças são manipuladas frequentemente pelos sites considerados amigos dos mais jovens no sentido de comprarem produtos on-line, de acordo com um relatório.


Um estudo lançado pela Consumer Reports WebWatch e a Mediatech Foundation concluiu, segundo o portal Vnunet, que é comum as crianças a partir dos dois anos e meio irem à Internet e que os portais mais populares entre os mais jovens são «moderadamente» ou «muito» comercializáveis.

Os investigadores constataram que a maioria dos sites, incluindo os jogos on-line, promove a ideia de consumismo.

A técnica mais utilizada segue o modelo «recompensar pelo trabalho», premiando as crianças com pontos, moedas ou notas que podem ser utilizadas para «comprar» itens, como roupa, maquilhagem, televisões e outros acessórios, para os seus animais de estimação ou avatars virtuais.

O relatório refere ainda que os websites atormentam frequentemente as crianças, apresentando-lhes opções aliciantes e até ameaçando que as suas criações on-line vão deixar de ser acessíveis se não se efectuar um pagamento.

«As crianças adoram ir à Internet» e existem «exemplos de conteúdos on-line de qualidade», afirmou Warren Buckleitner, editor da Children’s Technology Review e autor do relatório.

«Mas após assistir a dez horas dos típicos jogos on-line, nós ficamos chocados com a extensão do comportamento manipulativo existente», acrescentou Warren Buckleitner.

«O estudo demonstra que nem os pais nem os publicadores sabem o que acontece realmente quando as crianças navegam na Net. Idealmente, os sites de crianças deveriam ser desenhados por pessoas com uma formação sobre o desenvolvimento das crianças e não com MBAs», frisou o autor do relatório.

Beau Brendler, director da Consumer Reports WebWatch, afirmou que os pais devem monitorizar on-line as acções dos seus filhos e averiguar quais os seus sites preferidos.

Fonte: Sol

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Não é essa a intenção? Pensei que isso fosse bom… :\

  2. Avatar de EvilMota
    EvilMota

    Ai só agora é que chegaram a esse pensamento?

    A teoria de criar máquinas que saibam copiar aquilo que ensinamos é totalmente estúpido.
    Não era isto que a sociedade cria? Pessoas iguais e totalmente abstractas de tudo o que se passa na realidade no mundo? Pessoas com mentes retro-gadas?

    A sociedade quer é gente que siga mais as coisas que ela tenta fazer, para “fechar os olhos”.

    Depois de tanto tempo com isto, só agora é que se preocupam? pf –‘

  3. Avatar de Artur
    Artur

    não é preciso ir à internet pra serem manipulados… basta ligar a tv de manhã em Novembro e Dezembro 😉

  4. Avatar de Miguel Jeri

    A TV, os jornais, os jogos, etc, etc…

  5. Avatar de aver
    aver

    Só para situar a coisa. O estudo foi feito com crianças dos 2 aos 8 anos.

    Acho que conheço vários dos sites, com jogos em flash, referidos no estudo e teria alguma coisa para dizer se tivesse tempo para escrever um texto curto. Para abreviar, alguns são bons, outros nem por isso, muitos estão carregados de banners publicitários e links para outros sites e é difícil aos miúdos habituarem-se a não lhes ligar.

    De facto é comum nos jogos ganharem-se prémios em “dinheiro” (quando se estoira com qualquer coisa) para se poder comprar objectos, mas tenho dúvidas que seja a única origem do consumismo.

    Concordo que os pais devem cuidar e acompanhar os filhos especialmente nestas idades, na internet e nos sites de jogos e no resto. Quando começam com os Sims passam a outra fase.