Sistemas informáticos da PT alvo de ciberataques

145 Comentários

Desde esta manhã que várias empresas nacionais e também espanholas têm sido vítimas de ataques de ransomware aos seus sistemas informáticos.

Os sistemas da PT em Lisboa, Coimbra e Porto foram alguns dos alvos, tendo mesmo afetado os serviços de TV, já com muitos clientes sem sinal.


O ataque de ransomware está a ser dirigido a várias empresas a nível ibérico sendo que a PT parece ser uma das mais afetadas.

Segundo alguns relatos no Twitter, a empresa deu ordens explícitas aos trabalhadores para desligaram os PCs há já cerca de uma hora. Alguns computadores dos funcionários de repente ficaram com ecrã azul e ao reiniciar surgia uma mensagem a pedir resgate em bitcoins.

A imagem acima, aparentemente, é da mensagem que surgiu em alguns PCs da empresa.

 

Qual a origem dos ataques?

Segundo informações internas da PT, que problema está num vírus cuja assinatura ainda não é detetada, que chega por e-mail e ao ser aberto bloqueia as máquinas com ransomware.

A PT deu ordem para desligar os computadores dos funcionários apenas por precaução, porque os antivírus utilizados não são capazes se detetar o vírus. Além disso, o Pplware sabe que a falha explorada está no smb v1 do Windows, logo afeta todas as versões.

Segundo o JN, existem também já vários clientes da PT (serviços MEO) afetados, mas esta é uma informação contraditória, pelo que ainda estamos a apurar a sua veracidade.

Os ataques estão a ser dirigidos também à espanhola Telefónica, tendo levado a empresa a desligar a sede central em Madrid, de forma a evitar que os ataques atinjam mais computadores.

Outras empresas nacionais afetadas

Ao que parece, empresas como a EDP, que também já procedeu ao encerramento dos seus computadores, a NOS e SIBS também foram afetadas. A Vodafone parece que também foi alvo deste ataque, mas a empresa ainda não confirmou.

Declarações da Vodafone ao Pplware

Na sequência desta notícia, o Pplware contactou a Vodafone que garantiu que nem a empresa em Portugal nem em Espanha foram alvo de qualquer ataque informático.

 

E os clientes?

Ainda não há uma confirmação de que os clientes estão a ser diretamente afetados por este ataque. No entanto, existem vários casos repotados de clientes que garantem que estão sem acesso a alguns serviços. Em algumas zonas de Portugal o acesso às redes 4G da MEO e da Vodafone já foi mesmo cortado.

Comentários

145

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu só digo uma coisa… HAHAHHAHAHHAHHA actualizem-se!

    1. Avatar de gumma
      gumma

      Actualizem-se ? é essa a dica? É assim que o meu amigo pretende resolver este ataque à escala internacional? com… actualização?

      dou-lhe a titulo de exemplo um cenário possível:

      – Um trabalhador da PT/Vodafone/Hospital UK/qq empresa com serviço informático. que tenha uma idade compreendida entre os 60 e os 67 anos… recebeu um email, fez a descarga de um ficheiro que achava seguro… era ransomware… e agora? no que é que estar actualizado tinha ajudado?
      Vai culpar o idoso por não estar actualizado? Vai culpar o pessoal de segurança por não estar actualizado? vai culpar a empresa por não ter liquidez financeira para actualizar os sistemas de segurança?
      Não é um cenário muito engraçado para se rir de gargalhada como o amigo Jorge o fez… esperemos que nenhum dos bancos do dinheiro dos seus pais seja afectado, esperemos que corra tudo bem no hospital onde poderão estar os seus avós ou familia, esperemos que tenha sido um ataque de ransomware… e que não venha mais nada cifrado…

      Amigo jorge actualize-se.

      1. Avatar de Luís M
        Luís M

        Queres ver que os mais novos têm comportamentos de risco na internet!

        1. Avatar de gumma
          gumma

          Eu disse e”dou-lhe a titulo de exemplo UM cenário possível:”
          não disse que dava TODOS os exemplos possíveis…

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Amigo gumma, excelente resposta!
            subscrevo!
            abraço

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Eu até entendo o ponto de vista do Jorge. Qualquer empresa de informática “atualizada” faz scan em cloud (/sandbox) de qualquer ficheiro antes de o descarregar, acho algo simples de emplementar e não existe custo elevado.

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          aí é que se enganam…sandbox tem custos sim, e aumenta o tempo de processamento do email. sabem o que é ter clientes a reclamar por atrasos de 5 min?? pois…trabalhem na area e depois falem

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Nunca disse que não tinha custos, lê bem o que escrevi. Atrasos de 5min? Estamos em 2001? Seja e-mail interno ou de clientes dúvido muito que tenha mais de 10Mb, criando um catalogo de MD5 Hash para evitar novos scans diminui brutalmente os scans constantes e claro ter opção para ser forçado. Nada disto é complicado para uma empresa como a Vodafone ou PT, e acredita que só no dia de ontem sem sistema (por exemplo) no 16200 etc perderam e não foi pouco, e isto é só um brainstorm de 3min. existem muitos fatores a serem levados em consideração.

        2. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          O paradigma tem estado a mudar e agora, está claro, que vai ter de mudar. Máquinas windows configuradas à vontadinha com conta de administrador para utilizar em trabalho normal, senhas do tipo 123456 e utilizadores de “má vontade” (é um eufemismo) é uma receita para o desastre! É assustador pensar que sistemas criticos não privados podem, também, estar sujeitos a este tipo de problemas. O estado devia pensar, seriamente, no interesse nacional e na independência tecnológica, pois, a dependência dá no que dá pela amostra junta. Aproveitar o know how existinte na administração pública, universidades, privados, etc, etc e migrar para sistemas open source devia ser um imperativo e designio nacional. A questão não é se a m3rd4 vai atingir a ventoinha, mas sim, quando! Dito isto, mais vale prevenir que remediar…

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        gumma, vou fazer de advogado do diabo mas a questão nem é a idade do trabalhador. É se ele está qualificado para interagir com os sitemas informáticos, as permissões que lhe dão e as configurações do técnicos. Simples.

    2. Avatar de Carlos A.
      Carlos A.

      pois pois, aconteceu aquilo que eu mais temia. há muito tempo que andava a alertar 🙁 paciência, talvez agora comecem a investir na segurança e comecem a dar ouvidos

    3. Avatar de João martins
      João martins

      O caro Jorge está enganado e não deveria rir da sua ignorância. deveria antes informar-se que esta é uma das razões pelo qual o sistema de ogivas militares dos EUA ainda estão ligadas através de sistemas de disquetes. E não há especialista nenhum que aconselhe a “actualizarem-se”.

      1. Avatar de Joao Campos
        Joao Campos

        He’s not wrong. O patch para este problema foi publicado em Março pela Microsoft, qualquer sistema atualizado bloqueia este ataque.

  2. Avatar de L_730
    L_730

    Já agora o ataque começou na Telefónica e só depois a pt.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Quando não se aposta na segurança porque estas coisas só acontecem aos outros. Quando temos departamentos de IT a dizer que usam IE 11 “porque é seguro”, está tudo explicado. Se os discos foram efectivamente encriptados nunca mais os recuperam.

    1. Avatar de Nuno Lima
      Nuno Lima

      X2
      Enfim, eu bem sei… Trabalho para NOS e eles usam IE11 pfff

    2. Avatar de Jorge Barbosa
      Jorge Barbosa

      é quase isso…
      é mais do tipo tenham cuidado com o que abrem no e-mail.

    3. Avatar de Jota
      Jota

      Mesmo apostando na segurança, nunca estas a salvo alem disso é impossível monitorizar vários funcionários como é o que o vais fazer? Basta um USB, um download ou um clique para que isto aconteça, podes apostar em segurança e segurança mas de nada adianta haverá sempre forma de entrar e saír, fácil? Não será, mas impossível também não o é.

      1. Avatar de CM
        CM

        USB = Utilizador Super Burro?

    4. Avatar de anti-ácaros
      anti-ácaros

      o ie11 é tão seguro como qq outro se for bem utilizado!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Deixa-me corrigir essa tua frase: “o ie11 é tão seguro como qq outro se não for utilizado!”

        Pronto, agora está correcto.

  4. Avatar de ..wtf..
    ..wtf..

    ..wtf.. Yes, é verdade. Trabalhamos com eles, e já ligaram para o gabinete para se desligar as VPN’s a rede PT. A MEOCLOUD também está fora de serviço.

  5. Avatar de ..wtf..
    ..wtf..

    ..wtf.. Os trabalhadores PT já foram mandados para casa.. Tolerância de ponto a força. Mas no UK está bem pior, afectar os hospitais..

    1. Avatar de MM
      MM

      mesmo a serio! Os bancos de angola já a precaver, mandaram desligar tudo!

  6. Avatar de Bernardo Azevedo
    Bernardo Azevedo

    O ataque afectou os serviços MEO pelo menos pelas 14h porque deixei de ter MEO GO nessa altura. Agora já voltou ao normal.

    1. Avatar de taz0r28
      taz0r28

      Talvez mais cedo. Eram 8 e tal da manhã e eu não tinha acesso ao MEO Music. Dizia sem ligação à rede mas eu tinha o Spotify e todas as outras apps a funcionar

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Entretanto Santander e BBVA já foram afectados.

  8. Avatar de Woot!
    Woot!

    Já chegou ao Santander, Vodafone, BPI e Caixa Geral…..

  9. Avatar de bruno amaral
    bruno amaral

    Já fui atacado 2 vezes na empresa, através do servidor RDP, bem complicado de resolver isso!!!

    1. Avatar de vitorpt
      vitorpt

      Podes explicar como foi o ataque?
      É que também tenho rdp aberto e pretendo fechar ao máximo que posso.

      1. Avatar de int3
        int3

        WTF. porque raio tens o RDP aberto?!

    2. Avatar de Borges
      Borges

      É complicado Bruno, o ideal é mudar a porta 3389 para outra (por ridiculo que possa aparecer evita bastante pois a maioria destes ataques não fazem portscan) e se possivel colocar certificado ou vpn…

      1. Avatar de int3
        int3

        VPN.
        NUNCA se deve, mas NUNCA, deixar um servidor faced à internet. NUNCA.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          É isso e usar VPN do tipo PPTP….
          Pode estar “faced á internet” basta mudar a porta defeito do RDP por uma outra que a segurança aumenta consideravelmente.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Uma maneira diferente de ter tolerância de ponto

    1. Avatar de Luís M
  11. Avatar de pedro
    pedro

    …o mais curioso é que na lista de sistema afectados não ha macs….

    1. Avatar de jacareDTR
      jacareDTR

      Normal, quando se quer trabalhar é preciso ter um computador, não um mac.

      1. Avatar de int3
        int3

        disparate. não trabalhas no mac queres ver?

        1. Avatar de jacareDTR
          jacareDTR

          se for mac intel trabalho, depois de lhe instalar o windows.

          1. Avatar de int3
            int3

            então porquê? trabalho no meu mac desde 2013.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Isso é como um músico dizer que não sabe tocar se a guitarra for de outra marca. A culpa é do músico.

      2. Avatar de João Balão
        João Balão

        ahahaahh boa resposta! Metem-se a jeito.

    2. Avatar de K
      K

      Não deve afectar Mac porque deve ter sido feito para Windows, como a maioria dos vírus. Mas isso tambémdiz muito sobre a utilidade real deles no mundo empresarial. Esquecendo o hype todo que se faz em torno da maca, quando comparado com o ecossistema da Microsoft, é praticamente irrelevante. A esmagadora maioria é Windows. Fazemos suporte informático em todo o tipo de empresas, quando há um Mac, ou é de alguém que quer mesmo um e pouco mais faz que ver sites, mail e texto, ou então é um designer qualquer que prefere o Mac. E tudo bem, cada um trabalha com o que gosta mas para tudo o resto, desde o servidor, SQL, produção, gestão, facturação, etc, é quase sempre Windows com a excepção de Linux de vez em quando.

      Não estou a criticar, estou a constatar uma realidade que já acompanho a mais de 10 anos.

    3. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não querendo defender os sistema em Windows, mas você por exemplo já se perguntou quantos Windows existem na Apple, mais concretamente em Windows Server?
      Pois é amigo, procure um bocadinho e verá que se o Windows não fosse tão bom se calhar nem a Apple os usava…
      Santa ignorância desta gente.
      Não percebe que se calhar a maioria dos utilizadores de sistemas usam “Windows”. Deste modo será mais rentável um ataque onde poderá ser mais rentável do que tu Universo Apple…

  12. Avatar de Carlos Bernardino
    Carlos Bernardino

    Lembro-me de alguém que trabalhava na PT em 2009, dizer que lá existiam computadores com o Windows 2000 e XP desactualizados… Com os SO desactualizados, não se pode esperar milagres!

    1. Avatar de Vipan88
      Vipan88

      Caro, se reparar nas versões atingidas de Windows, essas versões não constam xD

      1. Avatar de Joao Campos
        Joao Campos

        Penso que o Windows XP também é afetado, acho que essa lista é dos sistemas afectados para os quais foi publicado um patch.

    2. Avatar de Diana R.
      Diana R.

      Ainda existem.

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não é só Portugal e Espanha, isto é a nível mundial!
    Espanha está a ser o terceiro país mais afetado ao momento.

    1º Russia
    2º Tailandia
    3º Espanha

    1. Avatar de lmx
      lmx

      +1000 🙂
      Aqui ha uns tempos USA disse que era capaz de levar a cabo um ataque informatico na Russia..
      A Russia e China são as mais afectadas…e os locais…são governamentais…
      Ferramentas criadas pela NSA…alguém percebeu?

      O resto ..Danos colaterais!

  14. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Tantos comentários sem saberem, a PT tramou-se por falta de path, mais concretamente https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/ms17-010.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396
    Receberam mass spam por email onde alguns colaboradores executaram o ransomware WanaCry, numa variante que se espalha por SMB para máquinas que não têm esse patch, cá em portugal as empresas brincam com os sistemas e não fazem updates, temos pena.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Não é de todo só em Portugal que se “brinca” com a segurança!!

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Sim resumiste tudo.
      A maioria dos comentários está a leste.

  15. Avatar de VDF PT
    VDF PT

    Na Vodafone tudo roda sem stress. Recebemos o aviso de fora e Portugal e percebemos o ataque e claro, reagimos… Embora não fosse preventivamente, reagimos e por agora nada se passa. Por aqui temos algum cuidado paranóico… Clientes na nossa MPLS estão também seguros para já. Já na concorrência parece que está a correr mal…os servidores de IPTV estão em baixo…

    1. Avatar de JB
      JB

      Não sei quem és dentro da Vodafone, mas eu sei por um colega teu que também foram atacados. A PT onde eu trabalho foi atacada sim a nível de rede privada, todo o nosso MPLS e restante rede Core está fora de perigo, foi feito um shutdown em alguns serviços “cliente” por precaução mas já foram restabelecidos, e peço que corrijam a notícia, nenhum cliente “doméstico/empresarial” foi afetado!!!
      Como sabem este tipo de ataques acontecem mesmo com as maiores firewalls ativas, foi um ataque bem estruturado e feito por quem sabe, todos aqueles que afirmam “que comigo nunca vai acontecer” um dia pode-se dar mal, lamento o possível constrangimento que pode ter sido causado a qualquer nosso cliente mas estamos a trabalhar para corrigir o problema e a ajudar as autoridades a apurar as causas.
      Cumprimentos,
      JB

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uma vez fui atacado dessa forma. A solução foi simples: restaurei o sistema para um ponto anterior e ficou resolvido. Não aconselho a pagarem. Para quem não conseguir fazê-lo, vá a uma loja de reparação. Mas nunca dêem dinheiro a essas bestas, amanhã voltam a repetir a proeza.

    1. Avatar de int3
      int3

      quem tem os backups encriptados vão restaurar o **. XD

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        quem te diz que os dados estao mm encriptados? pode ser um aviso com falsa informação de ficheiros encriptados sem nunca estarem pertos disso… digo eu n sei

        1. Avatar de int3
          int3

          se não sabes não digas o que não sabes.
          não achas que é a primeira coisa que se faz?

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pelo menos na altura em que me aconteceu, e já lá vão 3 anos, os dados não estavam encriptados, era bluff, o ataque limitou-se ao mais fácil atacando o ficheiro de registos; pode ser que seja igual.

  17. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Não sei se já teria a haver com os ataques, mas sei que num mail da sapo duma empresa que colaboro, ontem à tarde de repente no mail apareceram todos os mails dos últimos 3 meses pelo menos como fosse cópia de segurança do mesmo…. conclusão só estão por ler novamente uns 11 mil aproximadamente… 😛
    Confirmo, se alguém precisar ligar para algum call center da Meo/PT o mais certo é dizer que tem que tentar mais tarde que foi tudo mandado desligar.

  18. Avatar de JJ
    JJ

    Visto que a maioria dos trabalhadores tem limitações de instalação de software, o problema de certeza começou no departamento de IT…

    Isto é o que dá andarem a reduzir o pessoal e depois dá nisto.

  19. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Aos anos que isto existe e só agora é que estão preocupados porque vai afectar as grandes empresas, agora chorem.

  20. Avatar de nt
    nt

    Mas porquê dizer um ataque? Isso é um “vírus”. Porquê é que só está a atacar empresas X ou Y … Práticas de segurança… Espero é que tenham os bakcups em dia e um plano para recuperação dos sistemas.
    Agora vamos ver se depois do desastre as empresas afetadas irão disponibilizar informação de como é que isso aconteceu e o que fizeram para que outros não sofram o mesmo tipo de “mazela”.

      1. Avatar de nt
        nt

        workaround disponível.

  21. Avatar de diogomm
    diogomm

    Bem achei estranho não conseguir aceder à minha área de cliente meo.
    Enfim, a ver se pelo menos isso não chegou aos servidor de backup, se não……muito mau. Por aqui continuo a ter internet, e serviço satélite normal. No telemóvel também continuo a receber e enviar sms/chamadas normalmente.

  22. Avatar de Fernandez
    Fernandez

    EDP sem sistemas informáticos

  23. Avatar de #$%&
    #$%&

    A culpa é do Benfica

  24. Avatar de Rui
    Rui

    tivessem Adaptive Defense

    1. Avatar de Papoila
      Papoila

      Hahahah – eu tenho e já fui atacado

  25. Avatar de AJMS
    AJMS

    Aqui tudo operacional , meo adsl tv e net e a cloud meo também está normal.

  26. Avatar de Luis
    Luis

    Samaritan… is still… online…

    1. Avatar de nt
      nt

      geeeeeeeeesssssss 🙂

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Bem jogado! 😉

  27. Avatar de Manuel
    Manuel

    Se os servidores usarem Linux o serviço não é comprometido

    1. Avatar de int3
      int3

      se o pc com share mapeada for comprometido tanto faz linux ou windows.

  28. Avatar de Emanuel Alves
    Emanuel Alves

    O mais curioso deste ataque é que utiliza uma vulnerabilidade já corrigida pela Microsoft e que a mesma inclusive alertou, em março, para o risco de não instalar a actualização que a corrige.
    Uma clássica falha de segurança causada por erro humano.

    1. Avatar de P
      P

      Existe muita informação no ar, a mais recente que li, e mais curiosa, é que não está relacionado com o Windows Defender, mas sim com a forma de atualização dos PCs via LAN

  29. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Cuidado, o PPLWARE vai ser comprometido também 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Naaaa segura essa má língua… agoiro 😀

      1. Avatar de #Fernando
        #Fernando

        EHEH, domínio SAPO, PT…2+2 e o resultado pode ser 🙂 Acreditamos em vocês sr. Vitor 🙂 já nos malware…. eheh

    2. Avatar de Shout
      Shout

      Espero que isto não atrase o “E porque hoje é sexta” porque estou ansioso 😉

  30. Avatar de MEO
    MEO

    Sou colaborador MEO, existe mais alguma informação ? Qual a gravidade da situação?
    Qual o tempo de demora ?

  31. Avatar de JJ
    JJ

    Ao que parece o problema começou logo de manha, havendo vários clientes a contactar a MEO a dizer que estavam sem acesso ao Sapo Mail.

    E quando os funcionários foram informados para desligar os cabos de rede, o mal já estava feito.

  32. Avatar de Toni Ribeiro
    Toni Ribeiro

    Report: Servidor de empresarial da PT Empresas (Cloud) em baixo.
    Se foi atacado ou por precaução – não sei.
    Não há email nem DBs (mysql) – siga fim de semana 🙂

    1. Avatar de Francisco Neto
      Francisco Neto

      E já é a 2 vez esta semana.
      Na quarta-feira foi durante 2,5 horas

  33. Avatar de TiManel
    TiManel

    Hum…. Algo me diz que foi trabalho interno!! Tipo vingança por não haver tolerância de ponto! Loool

    1. Avatar de ..wtf..
      ..wtf..

      ..wtf.. Acho que foi mais pelos despedimentos que estão a ser feitos em massa…. :/..

  34. Avatar de Marneus
    Marneus

    Boa tarde ate ao momento a Vodafone não foi atacada nem em Portugal nem em Espanha.

  35. Avatar de Jota
    Jota

    Que raio de título, até aparece que foi só a pt, poderiam adicionar outras no título.

    A culpa não é da PT, a culpa é das pessoas que estão por de trás de um computador, pessoas que clicam em tudo o que é sítio inclusive no Facebook nem se fala, nas horas de trabalho põem-se no facebook e outras redes sociais (nada contra usarem fb na hora do trabalho, se for permitido) o problema é que clicam em tudo, fazem download ou abrem sem verificarem a fonte, até NOTICIAS FALSAS em que no site diz que é falso partilham!

    Aposto que um funcionário sem conhecimento algum abriu algum email ou descarregou ou clicou em algum link e abriu algum programa, um ransomware não aparece por acaso pode ter sido por USB, Discos Rígidos.

    Isto tem de ser averiguado, e depois ver de onde surgiu o problema e ir diretamente a fonte, se a culpa foi de um funcionário é despedir-lo.

    Mas la está, é bem feita não por mal mas é assim que aprendemos que nunca estamos seguros e as vezes são precisos estas coisas, para que as empresas mexam os cordelinhos, atualizem e usem sistemas mais recentes, ou as melhorem!

    Não posso confirmar, mas tenho quase a certeza que o erro foi de um funcionário, sem nada na cabeça.

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, vai ficar já tudo bem explicado. Há novidades a chegar. Isto nesta altura parece algo muito grave, mas em Portugal ainda não se fez sentir, há medidas de protecção e contactadas as empresas, para já… tudo normalizado mas estão em alerta. Contudo, há algumas situações que estão a afectar instituições em vários pontos do globo. Vamos acompanhar para perceber como estão a evoluir os “pretensos” ataques.

    2. Avatar de Sómaisum
      Sómaisum

      Já foi explicado que foi através de um erro no protocolo SMB, logo, podes ser atacado só por estares ligado a internet (sem os devidos patchs de segurança).

      Em nada tem a ver com erro do utilizador, pelo menos, grande parte deles.

    3. Avatar de José Lito Vidigal
      José Lito Vidigal

      Desculpa mas quando uma empresa desta dimensão não dá formação​ aos trabalhadores e só pensa em outsourcing vamos culpar quem? O trabalhador que só pensa no fb e passa o dia nisso?

    4. Avatar de Diana R.
      Diana R.

      Nos pcs das lojas meo o acesso a redes sociais é restrito.

  36. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Nao percebo muito destas coisas mas queria saber, se seria bom mudar a password do acesso a area de cliente ja que tb vi alguns serviços falharem?

  37. Avatar de Paulo
    Paulo

    Atualizem-se, o ataque começou na Microsoft e não em nenhuma das empresas mencionadas lol

  38. Avatar de Alberto_
    Alberto_

    Melhor mudar o título 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Melhor fazer um completo com mais informação e o antídoto 😉 está no forno.

  39. Avatar de Joao Estrela
    Joao Estrela

    Mr. Robot? Are you alive?

  40. Avatar de JP
    JP

    Aqui em Inglaterra está a ser muito grave. O sistema nacional de saúde foi atacado e neste momento o sistema informático incluído exames de diagnóstico estão em baixo, deixando milhares de vida em risco. Está um caos

  41. Avatar de Antonio Mendes
    Antonio Mendes

    Sem Meo Go. Fizeram reset do login.

  42. Avatar de sergio
    sergio

    Isso tera afetado os bancos tambem. Quero levantar dinheiro o multibanco nem me deixa tirar o saldo. Sou milenio ja agora

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Afectou a SIBS, logo eles devem ter desligado a rede MB, por segurança.

      1. Avatar de NeoK
        NeoK

        É apenas lockdown de segurança.

  43. Avatar de Jorge M
    Jorge M

    Acho que encontrei o culpado! https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/ms17-010.aspx
    A Microsoft bem avisou… (Alguém não aprovou os últimos updates)

  44. Avatar de Miguel
    Miguel

    Há certas aplicações da PT que só funcionam em Internet Explorer, por exemplo a verficação de viabilidades… Algo não está bem naquele sistema há muito tempo. O JSN (sistema utilizado pelos vendedores PAP e Lojas) também está inacessivel desde o inicio do almoço…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E parte do site da MEO tambem está em baixo.

  45. Avatar de MarioM
    MarioM

    Afinal o velhinho XP está imune.
    É das vacinas .

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Não está imune! Também tem smbv1, mas o que vai acontecer é que não vai sair patch de segurança!
      Ou seja chegou a razão para deixar o XP de vez, para quem não o fez!

  46. Avatar de Mr.Mr
    Mr.Mr

    O BCP mandou a malta para casa e desligaram todos os acessos. Também por precaução.

  47. Avatar de 3 guerra
    3 guerra

    3 guerra mundial está a começar rápido ir ao supermecado abastecer vai acabar o stock, já armazenei 1000 fuel
    1000L agua potável e armamento pesado……

  48. Avatar de Alvega
    Alvega

    Deveria estar contente, pois passo a vida aqui no blog a “chagar”, contra a suposta SEGURANÇA, uma vez mais se comprova que seguro, nao existe. Na verdade estou contente sim por ser cliente Pt, e confirmo que o 4G está ok, adsl, ok, meo tv, ok.
    Sinceramente, espero que os prejuízos sejam restritos aos casos conhecidos e recuperáveis, hoje por ti, amanha por mim.
    Neste momento nao interessa de quem é a culpa, isso será para mais tarde, agora há que limitar os prejuízos.
    Claro que a culpa é de um humano, esteja ele onde estiver, tenha tido ou nao intenção, com a escala que foi e ao atacar hospitais , energia, comunicações….nao é serviço de amadores\ gabarolas.

  49. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Nao sei porque apagaram meu comentario so perguntei se sera necessatio mudarnos a pass da area de clie te meu?
    Que mal é que tem em perguntar??

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas o teu comentário está publicado, Ora procura lá sff 😉 Está publicado desde as 17:32.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        não tinha visto…. 😛

  50. Avatar de VC
    VC

    Está a ser noticiado que várias empresas estão a sofrer ataques informáticos, por um exploit para Windows com o nome ETERNALBLUE MS17-010 (uma das ferramentas tornadas públicas recentemente da NSA) que usa uma variante do rasomware WannaCry/WanaCrypt0r 2.0. Algumas empresas que se noticia terem sido afetadas: Portugal Telecom, Iberdrola, EDP, KPMB, Santander, BBVA, Hospitais Britanicos, etc

    Ficheiros afetados que ficam encriptados após o rasomware entrar em acção: .123, .3dm, .3ds, .3g2, .3gp, .602, .7z, .aes, .ai, .ARC, .asc, .asf, .asp, .avi, .backup, .bak, .bmp, .brd, .c, .cgm, .class,
    .cpp, .crt, .cs, .csr, .csv, .db, .dbf, .dch, .dif, .dip, .doc, .docb, .docm, .docx, .dot, .dotm, .dotx, .dwg, .edb, .eml, .fla, .flv,
    .frm, .gif, .gpg, .gz, .hwp, .ibd, .jar, .java, .jpeg, .jpg, .js, .jsp, .key, .lay, .lay6, .ldf, .m3u, .m4u, .max, .mdb, .mdf, .mid, .mkv,
    .mml, .mov, .mp3, .mp4, .mpeg, .mpg, .msg, .myd, .myi, .n, .nef, .odb, .odg, .odp, .ods, .odt, .ost, .otg, .otp, .ots, .ott, .p12, .PAQ,
    .pas, .pdf, .pem, .php, .pl, .png, .pot, .potm, .potx, .ppam, .pps, .ppsm, .ppsx, .ppt, .pptm, .pptx, .psd, .pst, .rar, .raw, .rb, .rtf,
    .sch, .sh, .sin, .slk, .sql, .sqlite3, .sqlitedb, .stc, .std, .stw, .suo, .swf, .sxc, .sxd, .sxm, .sxw, .tar, .tarbz2, .tbk, .tgz, .tif,
    .tiff, .txt, .uop, .uot, .vb, .vdi, .vmdk, .vmx, .vob, .vsd, .vsdx, .wav, .wb2, .wk1, .wks, .wma, .wmv, .xlc, .xlm, .xls, .xlsb, .xlsm,
    .xlsx, .xlt, .xltm, .xltx, .xlw, .zip

    Sistemas afetados:
    Windows Vista SP2
    Windows Server 2008 SP2 e R2 SP1
    Windows 7
    Windows 8.1
    Windows RT 8.1
    Windows Server 2012 R2
    Windows 10
    Windows Server 2016

    O ataque explora 4 vulnerabilidades críticas no smb que permite a execução de comandos e se distribui pelo resto das máquinas Windows que estão na mesma rede.

    Os atacantes estão a pedir um valor em bitcoins até 19 de Maio, ou eliminam os ficheiros.

    Mais informação:
    https://www.google.pt/amp/s/www.forbes.com/sites/thomasbrewster/2017/05/12/nsa-exploit-used-by-wannacry-ransomware-in-global-explosion/amp/

    Nota final: com isto, pode ser a altura ideal, para estas grandes empresas migrarem para o Linux ou outro sistema que tenha mais segurança…

    1. Avatar de JMCXL
      JMCXL

      Quando o universo de sistemas Unix \ Linux for lucrativo para os hackers, logo eles mudarão os alvos.
      A história do sistema X ser mais seguro que o sistema Y não é como a escrevem.
      O alvo agora está nos sistemas Windows, porque a mossa causada é muito maior em termos de afectados e, no caso do ransomware, mais lucrativo.
      Isto será sempre um jogo entre o gato e o rato.

      1. Avatar de int3
        int3

        só que não 🙂

        1. Avatar de João Almiro
          João Almiro

          O pessoal nao entende que o universo Unix / Lunix já existe aooooooooos anos fogo! Acham que as gigantes usam windows server -.- Só desculpas lol

  51. Avatar de Bruno
    Bruno

    Renault Franca a semana passada aconteceu o mesmo, quase todos os dias enviam circulares a alertar para isto. Por aqu em Madrid está tudo em alvoroço

  52. Avatar de fc
    fc

    Ao contrario do que aqui já se disse o problema não está nos utilizadores mas sim nos administradores de sistemas. As actualizações de software nessas grandes empresas são controladas pelos administradores e o que acontece é que por norma não as disponibilizam com a mesma frequência que a microsoft as lança, porque há o factor medo que alguma corra mal e deixe os computadores dos utilizadores sem funcionar. Agora temos o belo resultado de uma actualização critica que foi lançada há 2 meses e que não foi aplicada nas estações de trabalho e em muitos servidores.

    1. Avatar de JMCXL
      JMCXL

      Não serão antes os donos dos sistemas?
      Sei de muitos casos em que os administradores sugerem a aplicação dos patches e os donos das plataformas abdicam dessa acção usando as mais diversas desculpas: indisponibilidade, falta de tempo para testar ambientes antes de aplicar em PRD, aplicações sem suporte, etc.

  53. Avatar de as
    as

    O titulo sugere que é só a PT que está com problemas, pf mudem o mesmo conformidade com o corpo da noticia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Está já cá fora informação mais abrangente.

  54. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mas se os ataques acontecem quando o virus vem por email ( como diz na noticia ) porque abrem os emails que não conhecem? Não percebo…

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      É simples, a maioria dos utilizadores é muito limitada e até burra!

  55. Avatar de Honorio Santos
    Honorio Santos

    O ataque de ransomware que esta sexta-feira está a afetar várias empresas explora uma vulnerabilidade do Windows que a Microsoft já corrigiu numa atualização de março, pelo que qualquer computador que esteja com o sistema operativo devidamente atualizado estará protegido.

    Para confirmar que têm o sistema atualizado, basta aos utilizadores particulares irem ao Windows Update / Atualizador do Windows e clicar em Check for updates / Procurar atualizações.

    Caso o sistema detete que está desatualizado, ele automaticamente descarregará e instalará os ficheiros necessários.

  56. Avatar de João
    João

    Sou um particular. Como posso evitar ou defender-me do ataque?

    1. Avatar de JMCXL
      JMCXL

      Vê o comentário do João Matos, lá mais em cima

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema operativo.

  57. Avatar de João Santos
    João Santos

    O melhor anti-vírus do mundo é o utilizador. Nunca abrir e-mails suspeitos especialmente os anexos e links.

  58. Avatar de Tuga
    Tuga

    Rede Vodafone fibra e 4G até agora não falhou mão tive problema.

  59. Avatar de Andrey
    Andrey

    Pra desativar o SMBv1 no VISTA ou nas posteriores sem aplicar a atualização:

    No Regedit procurar por:
    KEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters

    Mudar a entrada SMB1 para 0

    Se não existir, criar a entrada SMB1 como REG_DWORD e colocar 0.

  60. Avatar de Miguel
    Miguel

    Há clientes afetados. Confirmo várias PMEs afetadas por isto. Zona de Sintra e Lisboa

  61. Avatar de Joao
    Joao

    So empresas???
    Vi as noticias cheguei a casa e meti o windows a atualizar, assim que reiniciei para aplicar as atualizaçãoes o windows nao inicia e fica so uma tela azul….

  62. Avatar de xpto
    xpto

    Os serviços de alojamento da Cloud da PT ainda estão em baixo, e o servidor de mail também. Quem paga estes prejuízos?

  63. Avatar de Roberto K. M.
    Roberto K. M.

    Segundo as últimas informações 74 a 99 países tiveram computadores afectados (ransonware), de empresas a governos. E somente servidores Windows não actualizados, qualquer SO, de XP ao W10.