Sistema anti-drone no Santuário de Fátima? Sim, é verdade!

18 Comentários

Os drones são equipamentos bastante usados para captura de imagens e vídeo. Em cenários como o Santuário de Fátima certamente que se deverá conseguir-se boas capturas (ainda mais nesta altura de maio), mas há uma questão… o Santuário é considerado uma área no-fly zone.


Em 2024 apenas detetados 2 drones no Santuário de Fátima

Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), as infrações com drones na peregrinação de maio ao Santuário de Fátima “baixaram substancialmente” face a 2023. Tal foi possível graças a um sistema anti-drone.

Em declarações à Lusa, o comandante do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da GNR, tenente-coronel Pedro Nogueira, referiu que…

Notamos que do ano passado para este ano, a larga maioria das pessoas já é conhecedora de que não pode [fazer] voar [drones], portanto, o número de situações de infração reduziu-se substancialmente, o que para nós é relevante e é muito satisfatório

De relembrar que em  2023, a GNR registou 20 voos de drones não autorizados e identificou cinco pilotos. Este ano foram apenas detetados dois e um foi intercetado.

Segundo Pedro Nogueira…

Isto é uma área considerada no-fly zone[área de exclusão aérea], não podem equipamentos de drone voar além daqueles autorizados, da comunicação social e, sobretudo, das forças de segurança e da Proteção civil

Estes são identificados e monitorizados pelo equipamento anti-drone da GNR, enquanto os restantes “são detetados, é identificado o equipamento, a localização do drone a localização do piloto” precisou.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Em termos práticos o que significa isso? Se eu levantar um drone no santuário ele é abatido? Ou se levantar, em menos de 5 minutos aparece a polícia?

    Outra questão, isto apanha drones de brincar? Aqueles abaixo de 250 gramas?

    1. Avatar de João
      João

      O Português sempre a querer furar o esquema.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Em Fátima é fácil, eles põem uns anjinhos a voar, que se aproximam do drone e dizem “vai de retro, ó satanás”, e põem logo o drone em fuga.

      1. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        ahahahah

  2. Avatar de Hacker Alhinho
    Hacker Alhinho

    É para não interferir com a áurea e com as asas dos anjos…

  3. Avatar de TdSR
    TdSR

    Voam é milhões para Itália à custa da exploração da fé de pessoas facilmente influenciáveis.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Eiiix onde foste tocar… daqui nada tens as virgens marias e os jasus maneis a vierem-te cair em cima, seu pecador!!

    2. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      E estes não dos piores (melhoraram com passar dos séculos), piores são aqueles do fanatismo.
      Exemplo: Seguidores de Políticos, Futebol, Talibans, Cientologistas da desgraça COV, etc…

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
        BurroFuiEuQueEstudei!

        os Woke também

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pelo teu argumento deves ter pensado que és mais inteligente que aquela gente toda, não?
      Oh, pá…deixa lá a vida dos outros, volta para a PlayStation.

      1. Avatar de Morangos
        Morangos

        Mas o facto de haver muita gente a ir a Fátima, valida a falácia?
        Se queres parecer mais inteligente do que o tipo aí de cima, pelo menos arranja argumentos minimamente articulados.

      2. Avatar de TdSR
        TdSR

        Se acreditas em histórias da carochicha…

    4. Avatar de gipsy89
      gipsy89

      Factos bíblicos:
      Jesus expulsou os cambistas do Templo de Jerusalém acusando-os de tornar o local sagrado em um covil de ladrões através de suas atividades comerciais.
      Outro: “Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.” – Isto é bem explícito do que Deus pretende! Além do mais, se Jesus se sacrificou por todos, porque raio as pessoas se sacrificam? Estão à espera de poderem comprar algo com o seu sacrifício? Ainda não perceberam que Deus sendo Todo Poderoso não quer isso mas sim arrependimento sincero e que creia Nele e faça por seguir o exemplo de Jesus.
      Acho que a mensagem bíblica é muito simples e explícita mas esta malta insiste em preferir as tradições criadas pelos humanos sem base bíblica!

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É tudo porque vai lá a esposa do 1º ministro…

    1. Avatar de a Altice nao vale nada .Sou 10055xxx
      a Altice nao vale nada .Sou 10055xxx

      nao há nenhum drone que lhe caia em cima?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Sim, ia a pé, mas só até onde já não se visse, a partir daí vinha o Jarvas recolhê-la de carro.