Sismo de magnitude de 5,3 sentido esta madrugada em Portugal

43 Comentários

Na madrugada desta segunda-feira, dia 26 de agosto, foi registada a ocorrência de um sismo de magnitude estimada de 5,3. Para já não há muitas mais informações, mas as várias plataformas, como o Google, já emitiram aos utilizadores os alertas necessários a ter nestas situações.



Foi por volta das 5h11 desta madrugada que se fez sentir um sismo que, segundo dados do IPMA, teve uma magnitude de 5,3 na escala de Richter. O terramoto foi sentido em Gibraltar, Marrocos, Portugal e Espanha, sendo que Lisboa se encontra a 84 km de distância do epicentro. Segundo os especialistas citados pela imprensa, o sismo teve origem no mar, mas não há risco de tsunami.

A Proteção Civil não tem registos de vítimas nem danos de maior.

Muitas pessoas acorreram às suas redes sociais para dar conta do sucedido, o que permitiu verificar que muitos utilizadores sentiram a terra a tremer em diversas localidades do nosso país, de norte a sul.

Vários utilizadores deixaram também registos em vídeo dos efeitos deste mesmo sismo nas suas residências.

A tecnologia também já começou a dar o seu contributo. O Google, por exemplo, enviou prontamente alertas para que as pessoas estejam conscientes dos riscos e quais os comportamentos a adotar nestas mesmas situações.

De entre essas informações, constam alertas como “calce os sapatos”, “verifique o gás” e “evite edifícios danificados”.

A página do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) também foi acedida imediatamente por várias pessoas, levando até a alguma dificuldade em abrir a página nos momentos seguintes à ocorrência.

Na secção de sismologia do IPMA, podemos também ter acesso a várias informações e gráficos sobre este terramoto.

[Artigo atualizado às 8h00]

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sandra patricio
    Sandra patricio

    Também senti o sismo sou da zona de alenquer

  2. Avatar de Lol
    Lol

    Segundo os últimos cálculos foi de magnitude 5.4 (conformados por vários laboratórios europeus)

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois as informações para já ainda são muito iniciais. Certamente que ao longo do dia haverá mais certezas.

  3. Avatar de Halnaweb
    Halnaweb

    Eu senti por volta das 5 e pouco. A cama estremecia. Não fiquei assustado, embora ficasse a pensar nisto.
    Resultado, são 7 e 12, e perdi o sono. Vou ter um dia chato.

    1. Avatar de Zé

      O Juan Valdez ajuda

  4. Avatar de Mysta
    Mysta

    Não sei se o sismo foi sentido na zona de Guimarães mas por volta dessa hora os meus dois cães (dentro de casa) começaram a ladrar de forma anormal, ao ponto de me fazer levantar e vir perceber o que se passava. Percebi agora ao ver a notícia

    1. Avatar de rc
      rc

      Eu acordei com isso (moro na zona de Guimarães)…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        com os cães do vizinho?

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Lá vou eu ter que reativar o Facebook para receber os alertas da proteção civil.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      De facto foi uma pouca vergonha ainda bem que não existiu problemas maiores mas o que ficamos a saber é que:
      – site do IPMA afundou
      – site da proteção civil eram 6 horas da manhã e ainda não tinha informações

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Mas queres a Prociv a mandar-te informação para o site ou que esteja em alerta para ocorrências? E eles metem no site á medida que vão tento também informações, para além de já terem dito que receberam muitas chamadas telefónicas a pedir informações…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Não percebeste mesmo a ironia do @Miguel a proteção civil andava a fazer postas de pescada no Facebook sobre o sismo e passado 1 hora ou 2 ainda não existia nada no site oficial da proteção civil.

      2. Avatar de Zé

        Não aconteceu nada nem havia grande coisa a informar. Eu senti um ligeiro abanar e acordei. Parou, virei-me para o lado e segue. De manhã vi que tinha havido um sismo (que já sabia).
        Houve um sismo. A terra tremeu. Aliás, a terra treme todos os dias. Umas vezes mais, outras vezes menos. Desta vez foi um pouco mais, mas não deixou de ser fraco. A proteção Civil só ativa os protocolos adequados para abalos de 6.1 ou superior (se não me engano).

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Pois mas usaram o Facebook logo após o sismo mas no site nada, como se admite uma treta destas!

  6. Avatar de Valasca
    Valasca

    O site do IPMA não respondia logo a seguir ao evento, enfim sempre mais do mesmo!

    1. Avatar de Playa
      Playa

      Talvez, muitos acessos…

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Talvez um dia eles ouçam falar de CDN (Redes de Distribuição de Conteúdo) e coloquem o web site em uma delas. Existem imensas, como por exemplo: Cloudflare; KeyCDN; Akamai; Bunny CDN; CacheFly; CDNetworks; CDNvideo; Amazon CloudFront AWS; Edgio; Fastly; Gcore.
      Não sei qual a mais apropriada, mas provavelmente terão mais capacidade do que aquilo que afora têm.

  7. Avatar de Veritas
    Veritas

    Sem ser fatalista, o pior estará para vir segundo os cientistas.
    Segundo os cientistas, haverá um tremor de terra da mesma intensidade ao que destruiu Lisboa e muitas outras localidades em Portugal no século XVIII.

    Seria oportuno fazer simulacros de resposta e assistência pela proteção civil em todo o país, e formar a população sobre o que fazer em caso de um sismo de grande intensidade.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      infelizmente é bem verdade, temos uma bomba relógio aqui perto de Lisboa que pode acontecer novamente como 1755

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Exactamente. Esse fatídico dia 1 de novembro de 1755 irá repartir-se, tal como já tinha acontecido antes desse ano.

        É cíclico. Melhor prevenir do que remediar.

        1. Avatar de PoPeY
          PoPeY

          Como fizeram no covid… Na minha opinião esquece. Primeiro acontece e depois logo se resolve.

      2. Avatar de Veritas
        Veritas

        Repetir-se *

        Maldito corrector automático lol

    2. Avatar de Zé

      A fatalidade não será ocorrer um sismo. Será não termos os edifícios preparados para isso. No Japão ocorrem sismos de grande intensidade todos os anos e quase não se passa nada.

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Fatalidade porque infelizmente irá morrer gente.

    3. Avatar de jotas
      jotas

      É ensinado nas escolas no 3
      Ciclo em Ciências Naturais como preparar e reagir a um sismo assim como prestar Primeiros Socorros e SPV. Todos os anos é efetuado o exercício “A Terra treme” da Proteção Civil como uma preparação básica de autoproteção no decorrer de um sismo. É necessário referir isto porque na comunicação social foi referido que é necessário ensinar isto nas escolas… o que já é feito há muitos anos…

    4. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Existe por aí um mapa chamado “Future Map of the World.” de Gordon Michael Scallion disponível aqui: https://www.davidrumsey.com/luna/servlet/detail/RUMSEY~8~1~339974~90108162
      que a ser verdade (sabe-se lá), um terramoto até parece coisa pouca.

  8. Avatar de Bravo
    Bravo

    Não dei por nada, mas independentemente disso, há muito que se peca e andar desleixado em termos de preparação de como proceder em caso de uma calamidade, mas como tem sido sempre casa assaltada trancas a porta, os nossos governantes só quando as coisas se dão é que vêem a correr cheios de intenções só para mostrar que estão dentro do assunto e vai-se tomar medidas. Piuu.

  9. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    iOS não avisou nada

  10. Avatar de SergioA
    SergioA

    App LastQuake (EMSC) e uma app mais que recomendada

  11. Avatar de André R.
    André R.

    E a rocha que está para cair na Arrábida desde o ano passado não caiu… ora bolas…

  12. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    É preciso averiguar se o sismo ocorrido na madrugada de 26 de Agosto de 2024 foi provocado pela Natureza ou pelo Homem.

    1. Avatar de Álvaro+Campos
      Álvaro+Campos

      Cá para mim foram os ucranianos…….

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Consegue provar o que escreveu?

    2. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      Claro que foi o Homem que fez, ainda tens duvidas disso #facepalm

    3. Avatar de Zé

      Olha que nunca se sabe. Os Russos e os Americanos sabiam sempre que o outro lado fazia um teste nuclear usando sismógrafos. Obviamente que também se detetam outros testes nucleares.

    4. Avatar de Helio
      Helio

      Na duvida, são efeitos do futuro cabo submarino que vai ligar Sines aos EUA

  13. Avatar de Zé

    Vou deixar um link para um pequeno artigo sobre o que se pensa ser o primeiro sismógrafo criado no ano 132 DC, na China. Já conhecia a história, e lembrei-me dela agora. Fascinante o engenho dos povos.
    Se quiserem saber mais, aconselho vivamente a procurarem outras fontes.

    https://chcp.org/ancient-seismometer/

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pela partilha.

  14. Avatar de Aves
    Aves

    App Sismos@IPMA (iOS)
    Tem o mapa, as coordenadas do local do sismo (38º 0′ 3″ N 9º 31′ 44” W), a distância, a intensidade do sismo e à quanto tempo foi. Idem para as três réplicas
    A 24H, 7 dias e 30 dias. Nos últimos 30 dias houve 13 sismos no mar, na zona Sines – Lisboa

    1. Avatar de Aves
      Aves

      … e um em terra, em Lisboa, há duas semanas, de intensidade 1,4

  15. Avatar de Kindy
    Kindy

    Recebi sinal sonoro forte do telemovel no momento do terramoto (Estaba dormido e dei um salto da cama com o sinal) e mensagem posterior.

  16. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    O carro elétrico do JL até fez curto-circuito.

  17. Avatar de PJA
    PJA

    Não dei por nada, estava a dormir como um santo. Bem também deitei-me às 4h.