Sismo de magnitude 6 abala sul do País

54 Comentários

Caros,

Não tenho por habito escrever sobre estes temas, mas parece-me importante o suficiente para merecer um post! Ainda mais por ter sentido na pele o treme-treme.

Estava eu descansadinho a iniciar o dia de trabalho. Ia inclusive iniciar mais um post no Pplware (se é que isso se pode chamar trabalho! Tomara eu não ter de fazer mais nada) quando começa a secretária a tremer. Não bebi café ainda, deve ser síndroma de abstinência, pensei eu! Mas a coisa não parava e lá me apercebi do que era. Mais um sismo, e pelo que a coisa tremia não era dos pequenos.

Calma, pedi eu para a colega da sala que de olhos cheio de pavor começava a dizer “Sentes Pedro?”. E como poderia eu não sentir…

E como somos portugueses lá fomos todos para o corredor dizer as piadas do costume:

  • São gases meus, peço desculpa
  • É a vingança do Sr… Por causa do referendo? Não, porque o SLB não passou na eliminatória!!

Felizmente a coisa ficou-se por ai.

Report para a Guarda, pois não gosto que, por ficarem longe dos centros de decisão, percam informação util.

Chamada da praxe para a minha Maria, pois é o que mais me interessa é saber do seu bem estar. E é aqui que começa a segunda parte da coisa!! Rede GSM inacessível! Felizmente, e entre duas chamadas do Sr Silva lá consigo falar com a Maria. Tudo óptimo, mal sentiu. Mais descansado!!

É nesta altura que inicio a minha busca incansável por mais informação na net para vos alimentar!! Depois de tentar sem sucesso aceder a 3 sites desisto e vim escrever este post!

Pelo que consegui achar (nos sites que ainda respondem) a coisa até nem foi pacifica:

Vários pontos da área metropolitana de Lisboa, bem como outros do sul do país, foram afectados esta manhã, pelas 10h35, por um sismo, segundo revela o Instituto de Meteorologia.

De acordo com informações avançadas pela SIC Notícias, o sismo atingiu os 6,0 na escala de Richter com epicentro a 160 quilómetros do Cabo S. Vicente. A Protecção Civil não registou quaisquer danos até ao momento.”(in www.sapo.pt).

Este post irá sendo actualizado à medida que for arranjando mais informações.

Pedro Simões

PS- Desculpem o ligeirismo com que a situação foi tratada, mas temos de relaxar e, se possível rir um pouco (pelo menos sorrir).

As noticias seguem dentro de momentos.

UPDATE (12:01)

Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o sismo teve uma intensidade de 6,1 graus na escala de Mercali, e ter-se-á desencadeado 188 quilómetros a Sudoeste de Lagos e 160 quilómetros a Sudoeste do Cabo de São Vicente, no Banco de Gorringe, uma região sísmica ao largo de Portugal.

Não há registo, até ao momento, de qualquer dano ou vítima do abalo, que foi sentido na cidade de Lisboa.

O SOL recebeu testemunhos de todo o país, incluindo Évora, Beja, Elvas, Setúbal, Almanda, Mafra, Matosinhos, Maia, Santarém, Tábua, Marco de Canaveses, Guimarães, Grândola, Sintra, Salvaterra de Magos, Reguengos de Monsaraz, Gondomar e Vila do Conde, entre outras localidades.

A maior parte dos leitores sentiram o sismo no local do trabalho, e dão conta de secretárias e computadores a tremer, enquanto que alguns testemunhos do Algarve falam do chão «a ondular».” (in sol.sapo.pt)

Pedro Simões

UPDATE (12:17)

O epicentro do treme-treme (obrigado ao Sergio pelo link)

E mais uma imagem

Pedro Simões

UPDATE (12:30)

Segundo o jornal espanhol “El Pais” este sismo foi “El más fuerte en diez años

“Un terremoto de magnitud 6.3 en la escala de Ritcher se ha registrado pasadas las 11.30 horas con epicentro en el sureste de Cabo San Vicente, al sur de Portugal. De momento, no se ha informado de víctimas o daños materiales en el país vecino. Sus efectos se han sentido en varios puntos de España, en concreto Sevilla, Málaga, Cádiz, Huelva y Madrid, según informa un portavoz del Instituto Geográfico Nacional (IGN). El Servicio de Coordinación de Emergencias 112 asegura por su parte que se ha notado “en casi toda Andalucía” y la Comunidad de Madrid. En Sevilla y Madrid capital, cientos de personas han desalojado, a iniciativa propia, numerosas sedes oficiales e inmuebles de oficinas…”

Leiam o resto no site do El Pais

Pedro Simões

UPDATE (14:55)

Num dos comentários (mais precisamente no do dc) foi pedido que fossem indicadas algumas medidas a serem aplicadas em caso de sismo.

A fonte é o Instituto de Meteorologia. Elas aqui seguem:

Na verdade espero que nunca tenhamos de as aplicar. Mas a informação, por ser muito útil, fica aqui!

Pedro Simões

UPDATE Final, espero eu (16:01)

Parece que coisa foi mesmo pior no Algarve, a fazer lembrar o famoso dia da onda gigante:

Várias pessoas saíram hoje para a rua em pânico, em várias cidades do Algarve, devido ao sismo com epicentro a 160 quilómetros da costa sudoeste da região, mas também houve quem não notasse o abalo. Pelo menos uma escola foi evacuada, a escola secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, onde os alunos cumpriram as normas de segurança, escondendo-se debaixo das mesas e depois saíram do estabelecimento de ensino, disse à Lusa uma docente.Em várias outras escolas, os alunos saíram das salas de aula, disseram à Lusa fontes locais.O tremor de terra de 5,8 graus na escala de Richter, que se registou às 10:36, foi mais sentido na zona oeste (barlavento), mais próximo do epicentro, nomeadamente em Sagres, Lagos e Portimão.. ” (in Jornal de Notícias).

Pedro Simões

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Santos
    Marco Santos

    Aqui no algarve ( Serra de Monchique ), sentiu-se e muito!! Também ainda não tinha tomado café, mas depressa percebi que a minha abstinência ao café não seria motivo de tal “sismo” :-)!!!! Para ser sincero, foi a primeira vez que presenciei um, e até confenso que me senti um pouco assustado. A passagem de Al Gore por Portugal já está a dar os seus frutos!!!!!

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Já ha algum tempo que vejo o site mas só agora vou colocar o 1º post.

    De facto, o sismo foi sentido e bem. Tou em Palmela (perto de Setúbal para quem não sabe) e sentiu-se bem.

    Podem ver mais aqui: http://earthquake.usgs.gov/eqcenter/recenteqsww/Quakes/quakes_all.php

    Um abraço

  3. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Marco,

    Destes é pelo menos o segundo que sinto em Lisboa. Espero que os vá sentindo assim para que a baixa Pombalina não se evapore num tsunami!!

    O engraçado da situação é que nestas ocasiões tudo para menos os serviços que realmente fazem falta!! Net lentissima, com sites a não responder devido ao excesso de pedidos e rede de telemovel a não dar sinal!!

    Felizmente os serviços de socorro usam redes alternativas!! Ou não…. Infelizmente parece que é mais a segunda alternativa.

  4. Avatar de Jose Loureiro
    Jose Loureiro

    Aqui em Coimbra, senti um tremor como nunca tinha sentido até hoje.
    Ainda pensei se estava a alucinar ou a sonhar, quando percebi que o melhor é sair de casa o mais rápido possível… hehehe 😀
    Enfim foi só de passagem e tudo ok.

  5. Avatar de nrocha

    Estou no Porto e senti.. mas foi uma coisa mesmo leve e bastante rapida mas o suficiente para os monitores das secretárias vibrarem todos.

  6. Avatar de renatobarbosa
    renatobarbosa

    Eu sou do porto tive teste por volta dessa hora e um colega meu na brincadeira disse que sentia a mesa a tremer mas todos estavam na brincadeira e começaram-se a rir porque ninguem reparou!!! mas afinal foi mesmo!!!

    Entao foi sentido em todo o país!!

  7. Avatar de jtiago
    jtiago

    eu estou em guimaraes e nao senti nada… mas em alguns topicos de MSN lê-se que a terra abanou!!!

  8. Avatar de Migas
    Migas

    eu trabalho el alcantar ao pe da ponte 25 de abril e nao senti nada lol

  9. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Migas,

    Deves ter uns belos amortecedores!!! Aqui em Alvalade (junto ao Julio de Matos) a coisa tremeu e bem!!

  10. Avatar de Nelson
    Nelson

    Agora imaginem num 12º andar na zona de Almada! Não há tempo para fugir. Elevadores… nem pensar. pelas escadas nunca mais chegava lá baixo.

  11. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Nelson,

    Se a coisa desse para o torto era um instante que aparecias cá em baixo!!
    E sim, é a nossa triste realidade. Prédios altos e sem vias rápidas para acesso à rua.

    Estranhamente, e aqui na zona passam muitas, não vi uma única ambulancia a correr para lado nenhum!!

  12. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Epah eu sou de Gondomar e não me apercebi de nada… (alias estava a dormir e bem até as 12h lOOL) a cadela que costuma ser uma medrosa também não sentiu nada.

  13. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Se tambem senti bastante o tremor!!!

    já não se pode programar sem descanço!

  14. Avatar de dc
    dc

    @Navyseal

    Eu acho que a essa hora estava a tomar banho! lol
    Aqui não senti nada, mas lembro-me que á um ou dois anos atrás senti um bem forte aqui na zona de Lisboa, esse é que me ia borrando todo, fui logo de corrida desligar o gás e pus-me debaixo duma porta e esperei uns segundos!

    Mas realmente Lisboa, diga-se Portugal está a receber vários avisos sísmicos para o meu gosto, não sou vidente nem algo do género, mas não tarda metade de Lisboa fica sobre agua! Quando as barragens do Tejo romperem e o Atlântico se chatear, ou o pessoal agarra nas suas pranchas de surf, etc ou então vamos todos ver como é o o fundo do Rio Tejo, eh eh

    Vítor, tu é que podias dar continuidade ao post e fazer uma espécie de “coisas básicas” neste tipo de situações, pode ser que alguém abra a pestana.

    CUMPS

  15. Avatar de Ice
    Ice

    desde que não exista vitimas e nem danos graves é o que interessa.

    nao tem a ver com este topico: á paginas na net para ver fotos é preciso instalar um flash plug-in e eu carrego no indereço desse flash e faço o download mas não me aparece na barra para instalar o activX, qual será o problema?

    Abraço,

  16. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @dc,

    Será que vai ser desta que a minha casa fica com a praia do Tejo à porta?
    É que 5 minutos de bicicleta começa a ser cansativo!!

    Quanto ao how-to para sismos, ou mandam informação ou vou ter de chatear o meu cunhadinho para que ele me arranje info do INEM.

  17. Avatar de Diego Marcell

    Ainda bem que no brasil “ainda” não ocorre tremores desse nível.

  18. Avatar de NT
    NT

    Ora cadê do ppl que disse logo para a maria saltar para cima… É que é de aproveitar. ;p
    Embora o ppl não ligue muito a estas coisas, só mesmo quando elas acontecem é que acordam para a realidade.
    Eu não senti nada, tlvz seja por estar numa terra em que isso é dia a dia (Açores) porém o ser humano está cada vez mais a ignorar esses sinais e, por exemplo no caso de Lisboa, isso pode ser muito grave tendo em conta que a baixa está “montada” em cima de cepos de madeira que se não fossem as construções subterrâneas (metro, parque de estacionamento etc…) ainda estavam bons porque estavam dentro de água… sendo assim muitos desses cepos (não é os cepos que estacionam em qualquer lado, mas sim os cepos que estão embaixo :p) secaram e estão a apodrecer… Ora se o Srs. Ministros estão preocupados com o Abortar a lei do Aborto ou deixar a mesma nascer (depois de fecharem meia duzia de maternidades até que é bom ter clinicas de aborto…) esquecem essas coisas e bora lá “esburacar” Lisboa até ela descer mais uns metros para baixo do tejo…

  19. Avatar de NT
    NT

    Embora o ppl não ligue muito a estas coisas, só mesmo quando elas acontecem é que acordam para a realidade.
    Eu não senti nada, tlvz seja por estar numa terra em que isso é dia a dia (Açores) porém o ser humano está cada vez mais a ignorar esses sinais e, por exemplo no caso de Lisboa, isso pode ser muito grave tendo em conta que a baixa está “montada” em cima de cepos de madeira que se não fossem as construções subterrâneas (metro, parque de estacionamento etc…) ainda estavam bons porque estavam dentro de água… sendo assim muitos desses cepos (não é os cepos que estacionam em qualquer lado, mas sim os cepos que estão embaixo :p) secaram e estão a apodrecer… Ora se o Srs. Ministros estão preocupados com o Abortar a lei do Aborto ou deixar a mesma nascer (depois de fecharem meia duzia de maternidades até que é bom ter clinicas de aborto…) esquecem essas coisas e bora lá “esburacar” Lisboa até ela descer mais uns metros para baixo do tejo…
    ….
    Sorry ….

  20. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Ora eu posso dizer que mal senti, pensava eu que a senhora da sala ao lado, andava a fazer alguma coisa com os armarios, quando vi umas estantes da minha sala abanar LOL .

    também há que ter em atenção a altura em que se está, quanto mais alto , mais se sente, penso eu, estando num R/C , mal senti lol, mas como já por ai disseram, desde que não haja danos, nem vitimas ,isso é k interessa..

    Interessante é o facto das imagens colocadas sobre a situação , mostrarem que o epicentro , ainda foi longe.

  21. Avatar de Tauros13
    Tauros13

    lolol eu tava na cama e senti, como se tivesse a cair durante 2 segundos, lol mas foi puco o q s sentiu aki em Queluz mais propriamente em Monte Abraao! lol ficquem com Deus!

  22. Avatar de Maluk3
    Maluk3

    Eu senti e tive uma sensação estranha e pensei será que me ta a dar uma coisita má LOLOL pareço uma gelatina LOL estranho no mínimo 😛

    um abraço

  23. Avatar de Alex
    Alex

    Tava eu muito bem fazer um exame quando so começo e a ouvir o pessoal aos gritos…
    Eu ca nao senti nada…

  24. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    Eu cá senti. Tava a meio de um teste de L.P. cá em Coimbra e comecei a sentir um ligeiro treme treme como diz o Victor XD Nada de especial mas não sabia se era bem um sismo ou um abalo a anteceder um sismo asserio ou se era eu k tava a ficar nervoso XD Mas pelo k pareceu não houve nem sismo maior nem réplicas lol
    Abraço
    Joao

  25. Avatar de BisMarques

    Bem, quando comecei a ler o post, pensei que o autor ia fazer o relato de um dia da vida dele, mas afinal era só para dizer que houve um sismo que por sinal abalou o País todo!

  26. Avatar de KOISO
    KOISO

    a serio houve um sismo?! e k aki n zona d leiria n senti nada lol

  27. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Joao1991,

    De acordo com o site http://www.meteo.pt/pt/sismologia/ houve uma réplica de magnitude 2.5 na mesma zona. Mas é normal…

  28. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @BisMarques,

    mas afinal era só para dizer que houve um sismo que por sinal abalou o País todo!

    Acho que resumiste a coisa muito pouco…

  29. Avatar de BisMarques

    @Pedro Simões

    A função de um resumo é mesmo resumir! he he

    Abraço

  30. Avatar de Reporter
    Reporter

    O sismo mais forte dos últimos 30 anos.
    E senti, ainda que ligeiramente.

  31. Avatar de Nuno
    Nuno

    eu estava nos açores quando houve o sismo de ha uns 8 anos atras , e é algo que não quero voltar a sentir cerca de 7 na escala de mercali , mas com o epicentro a poucos quilometros da ilha do faial, tem uma força incrivel, parecia que a minha casa ia cair , so pra verem a força chegou a destruir por completo igrejas, matou 8 pessoas , enfim um rasto de destruiçao incrivel….espero nao voltar a sentir um daqueles

  32. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    “O comandante do Porto de Portimão, Marques Pereira, disse à Lusa que vários elementos da Polícia Marítima foram enviados para a zona de Sagres “e vão ficar atentos aos desenvolvimentos que possam surgir na sequência do tremor de terra”.”

    Eis o nosso sistema de alta tecnologia contra Tsunamis!!! Mete-se meia duzia de policias num barco e se vier tsunami eles gritam!! Socorro, acho eu!

  33. Avatar de sSs
    sSs

    Almanda??? Onde é que é isso?

  34. Avatar de Migas
    Migas

    epa… vejam la isto…. a serio agora fiquei preocupado… :S

    http://www.meteo.pt/pt/sismologia/sismObservGeral.jsp

  35. Avatar de dc
    dc

    @Pedro Simões

    lololol

    Bora fazer Surf?? Isto hoje até está um bom tempo! Parece que não mas até não está frio e hoje não usei metade das camisolas que costumo usar dia-a-dia! Está mesmo calor!

    O Mundo está maluco, é o que é!

    Mas eu por segundos visualizei essa ideia do tsunami e dos gajos da policia marítima e deu me vontade de rir, lolol

    CUMPS

  36. Avatar de peopleware

    Confesso que onde estou, norte de Portugal, não senti nada. Aliás, foi com surpresa que num refresh ao Pplware me deparei com o expedito post do Pedro Simões, aí dei conta do que se estava a passar. Caso ele não colocasse nada só mesmo na hora de almoço ficaria a saber, e de que maneira, as nossas televisões mandaram jornalistas para todas as esquinas de Portugal.

    E saiu cada entrevista… 😉

  37. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @dc,

    Já tens no post a info sobre o que fazer em caso de sismo, para além de correr que nem um louco e gritar a todos os que encontrares “Ajudem que vem ai o fim do mundo!”

  38. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Eu quero ver quem me vai pagar os traumas que esta coisa que causou!!!

    Acho que nos próximos tempos não vou comer gelatina… Alias, à anos que não toco nessa maravilha dos tempos modernos!!

    Acho que temos de fazer mais um referendo, desta vez para decidir se banimos de vez com os sismos do nosso querido Portugal!!

  39. Avatar de VossoLeitor
    VossoLeitor

    Apanhei um susto terrivel ao ser acordado com tudo no quarto a tremer…. ja agora so um pedido para quem me souber responder ….. Ao tentar comprar credito no Skype e na finalizaçao do pagamento pelo metodo do MBnet sou enviado para uma pagina que nao abre e me diz o seguinte—Page Not Found…..Status: 404…..The requested resource was not found on this server.
    Ja agora quero acrescentar que sou cliente netcabo
    se me puderem ajudar… desde ja agradeço…..

  40. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @VossoLeitor (ou deverei dizer NossoLeitor??)

    Tenho uma pessoa amiga que também anda com problemas a comprar crédito skipe. Depois de uma compra feita através de transferência bancária o crédito teima em não aparecer… Sinceramente não faço ideia do que se possa estar a passar.

  41. Avatar de UKN
    UKN

    Fui eu fui eu … a ressonar de manhã … pelo menos deve ter sido isso pra mim já que não ouvi nem senti nada 😀
    Fiquem-se

  42. Avatar de jrg
    jrg

    pois e meu caro cheira-me ke a netcabo nao esta interessada em ligaçoes ao site dos seus pagamentos ao Skype

  43. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Também o senti nos arredores de Ovar, e pelos contactos que fiz, o sismo também foi sentido em toda esta zona do litoral entre Aveiro e Porto, pelo menos. Apesar de não ter sido o de maior intensidade, ainda assim meteu respeito…

  44. Avatar de ppinto
    ppinto

    Na Guarda também não senti nada. Se não fosse o amigo Simões a reportar o acontecido também não iria saber de nada até à hora do telejornal. Mas, o mais caricato foi as meninas que estavam a fazer emissão na Ant3na dizerem que se estava a sentir muito barulho e que estavam a tremer devido às obras que estavam a acontecer por baixo do edifício…passado um bocado la vieram pedir desculpa e dizer que tinha sido um Sismo. Mas o importante é que tudo ficou bem… Já no sábado tinha havido um em Varzim… eh eh eh (desculpem todos os do SLB mas teve de ser, o Mendonça fez estragos)

    Um abraço
    Pedro Pinto

  45. Avatar de dc
    dc

    @Pedro Simões

    Thanks, epá, eu sei o que fazer em caso de sismo (As aulas de Formação Civica no 9º ano ainda serviram para alguma coisa, baahhhh)
    Apenas pedi para que fosse publicada a informação porque muita gente inda não sabe e fica sempre bem neste excelente Blog ter a informação á mão!

    Será que hoje o pessoal vai dormir bem, a pensar em próximos abalos? Eu só sei que vou sonhar com uma loira mesmo boa, e que estou a dormir numa daquelas camas vibratórias como aparecem nos bordéis do jogo Max Payne 😛 lolololol

    CUMPS

  46. Avatar de Nuno
    Nuno

    @ppinto

    no porto tabem se sentiu 3 sismos bastante fortes de grau 10 , 2 deles com epicentro no estadio do dragao, mas pelo andar das coisas vamos ter outro sismo para a semana

  47. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    Pedro Simões

    Tem td a razão pelso vistos houve mesmo uma réplica, mas foi do tipo microsismo… Eu tava ali á espera se via algo forte XD
    Agradecido pela correcção
    Abraço
    Joao

  48. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    No porto também se sentiu (pelo menos eu senti). Se bem que ja houve camiões que ao passar fizeram a casa tremer mais… 😉

  49. Avatar de JOSÉ GASPAR
    JOSÉ GASPAR

    Eu tava a dormir com uma gaja e na senti memo nada. ( o sismo ). Porque de resto sentia-se mesmo bem. Lol….

  50. Avatar de Nuno
    Nuno

    @Ninguem

    nao eram camioes!!! eram os super dragoes revoltados com as 3 derrotas consecutivas

  51. Avatar de Vandread
    Vandread

    pow aqui no Brasil não ocorre terremotos ¬¬
    Na realidade ocorreu um nos anos 80 mas foi muito fraco…

  52. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    @Nuno

    Os Super não são assim tantos que façam a terra tremer (felizmente!), mas não me admira nada que tenham sido eles a encomendar um “terramotozinho” la p´ros lados do sul…. 😛

  53. Avatar de ag
    ag

    Sobre a melhor maneira das pessoas se protegerem em caso de sismo.
    Porque é do interesse público este tema, ouçam nestes links da tsf se estamos a ser bem ou mal informados pela protecção civil sobre a melhor forma das pessoas se protegerem quando há sismos.

    http://tsf.sapo.pt/online/radio/interior.asp?id_artigo=TSF76784

    O principal está na terceira parte do programa em :

    http://tsf.sapo.pt/online/common/include/streaming_audio_radio.asp?audio=/2002/04/noticias/11/3PT11.asx

  54. Avatar de debora kezia

    eu amo seu trabalho ate porque eu preciso dele vç è otmo de mais por te criado isso tudo parabens pedro simoês bjjj sou sua fa ta xau