Simplex+2018: Robô Lola está a chegar às lojas do cidadão

18 Comentários

É já hoje que serão apresentadas as novas medidas que farão parte do programa de simplificação administrativa deste ano, o Simplex+2018. A apresentação oficial só acontecerá no início da tarde, mas as principais medidas já são conhecidas.

A assistente da Loja do Cidadão, a Robô Lola, e as faturas sem papel são algumas das novidades.

Simplex+2018: Robô Lola está a chegar às lojas do cidadão



O Simplex nasceu em 2006 como um programa nacional para a simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos. Em 11 anos de Simplex foram concretizadas mais de 1 200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública.

Simplex+2018

O Governo vai apresentar hoje, quarta-feira, as medidas que fazem parte do Simplex+2018. O mágico Luís de Matos é o convidado para falar em nome de todas as pessoas que construíram o Simplex ao longo dos últimos 11 anos e, em seu nome, recordar que serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte não aparecem por magia, são Simplex.

Ao todo serão 8 as novas medidas que serão apresentadas. Primeiro a Robô Lola, uma assistente para a Loja do Cidadão, que, numa primeira fase, apenas estará apenas disponível no Porto. Esta robô irá ajudar nas tarefas básicas, como por exemplo, indicar qual o tipo de senha que deve tirar.

A outra novidade já conhecida são as faturas sem papel, sendo que esta medida visa o envio de um comprovativo apenas pela via eletrónica. Segundo o que foi já revelado, estas faturas terão um QRCode.

Além destas medidas haverá também um Cartão para estrangeiros que irá permitir associar ao processo de autorização de residência de estrangeiros a atribuição dos números de identificação fiscal, de segurança social e de serviço nacional de saúde.  

Qual@Escola é outra das medidas que irá disponibilizar aos cidadãos uma plataforma de informação georreferenciada permitindo aos pais ter acesso a informação sobre as escolas públicas da zona em função das ofertas. A Parentalidade e abono de família automáticos serão agora mais simples de obter, sendo que a comunicação entre os cidadãos e a Segurança Social será mais simples.

Governo vai também criar uma plataforma digital que permitirá às empresas exporem os seus produtos online. A Contratação + simples será também uma das medidas da nova versão do Simplex, devendo ser criado um novo enquadramento legal. Por fim a Central de marcações que visa simplificar todo o processo de marcações online de serviços públicos.

 

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Quanto tempo até substituir os governantes por robôs?
    Programados com os seguintes parâmetros:
    == Início de Programação ==
    – Está sempre tudo bem (mesmo que tenha ardido o país quase todo, como de costume, e morrido várias pessoas);
    – Uma vez dentro de períodos de 4 anos fazem de conta que baixam um imposto e aumentam outros dois para compensar;
    – Aumentam os salários de 4 em 4 anos, e dizem que foi o possível.
    – Se detectarem uma greve com impacto económico ou social demasiado grave, concedem 1/100 do que foi pedido para acabar com a mesma.
    == Fim de programação ==

    1. Avatar de KIKOfhm
      KIKOfhm

      Esse código pode ser melhorado com uns quantos if else while
      xD

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Do género: “Agora não temos tempo, mas se quiser, dou-lhe a Lola e é num instantinho…”!

    1. Avatar de Carlos Rino
  3. Avatar de Joao Ferreira
    Joao Ferreira

    else{
    break;
    }

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pessoas, o Simplex foi das melhores reformas dos últimos anos que este País teve e ainda como se vê está muito activo , melhorando e implementando e alargando todo o âmbito deste programa, ou foi ironia , ou então não perceberam para que era o robot, ele vai servir só para ajudar os utentes a saberem qual a senha que irão escolher.

    Existem imensas coisas com as quais não nos devemos sentir satisfeitos , mas o Simplex é um caso de sucesso , só quem é muito novo e não se lembra do que era o calvário de recorrer aos serviços públicos, já para não falar em muitas outras coisas que agora estão implementadas e que as pessoas parece não darem importunância como as recitas electrónicas , os diversos portais dos diversos ministérios , o podermos controlar a nossa reforma , o termos o IRS automático etc, etc , etc .

    Podem querer que estamos nesta área a frente de muitos, mas mesmos muitos Países Europeus .

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      um exemplo de um país europeu menos evoluído? nunca visitei nenhum, estou curioso…

      1. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        A nível de cobrança de impostos, vários. Tudo resto, poucos.
        Às vezes é preciso viajar um bocadinho para perceber onde estamos metidos.
        Vais a Madrid (aqui ao lado) e pede uma fatura do bocadillo que comeste e vê o papel que te dão para a mão. Grande parte do comércio espanhol ainda não tem faturas electrónicas, escrevem num papelito à mão com letra ilegível. Em pleno Madrid!, não precisa ser numa aldeia.
        Vai a NY e pede uma fatura ao taxista e vê o papel que ele te dá para a mão. Para preencheres tu com o valor que quiseres! Em NY, que não haja confusão.
        Nesse âmbito estamos muito à frente, para o bem e para o mal…

  5. Avatar de Vilna
    Vilna

    Subscrevo mas temos de ser exigentes e pedir mais 🙂
    Tudo o que é online para mim é melhor que horas em filas de espera.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    De simplex nao tem nada apenas o nome
    Estou para renovar o cartão é necessário perder um dia de trabalho !!!!

    1. Avatar de João Pires F. Santa Jr.
      João Pires F. Santa Jr.

      Tenho de renovar a Carta de Condução e não vou precisar de ir para fila nenhuma…

    2. Avatar de Peters Shvainz
      Peters Shvainz

      Porque não fazes marcação online e perdes apenas 15 minutos quando lá chegares. Foi assim que fiz e funciona perfeitamente.
      Se não souberes usar a plataforma online podes sempre marcar por telefone.

    3. Avatar de DrFrankenDerpen
      DrFrankenDerpen

      É o tipico.. fala mal só por falar e nem se apercebe que se calhar o problema é ele e não os outros

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Marcação online só para Julho
        Falas à toa …

  7. Avatar de Davidson
    Davidson

    Ainda existem desempregados em Portugal que isto,gozar com as pessoas ou pura proganda,mas acho que vão ver que as pessoas do norte não gostam de ser gozadas.

    1. Avatar de Desempregado Emocional
      Desempregado Emocional

      Desempregados? Isso é que é desconversar!
      O desemprego é um instrumento económico, não foi o simplex que o provocou.

  8. Avatar de Maria Falcão
    Maria Falcão

    A realidade é que estes robôs vão ocupar todos os postos de trabalho e deixar toda a humanidade sem emprego. Abram os olhos enquanto é tempo, se é que ainda há tempo. Na China já há robôs a passarem receitas médicas . 🙂