SIC e TVI contra o fim das chamadas de valor acrescentado

64 Comentários

Quem vê televisão facilmente se apercebe que existem vários programas com passatempos/concursos. Para participar, os telespectadores apenas têm de realizar chamadas para um número de valor acrescentado e esperarem que a sorte lhes bata à porta.

No entanto, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, recomendou ao Governo a proibir os concursos da TV que usam números de telefone de custos acrescido. SIC e TVI estão contra.

SIC e TVI contra o seu fim das chamadas de valor acrescentado


Fim das chamadas de valor acrescentado: SIC e TVI dizem-se “surpreendidas”

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral quer que o Governo não permita concursos da TV com chamadas de valor acrescentado. A SIC e a TVI já vieram defender que os “760-761” até angariam verbas para solidariedade. Em comunicado conjunto, a SIC e TVI dizem ter sido “surpreendidas” pela notícia de tal recomendação que, referem, “tem implicações significativas na sustentabilidade económico-financeira” da sua atividade e, acrescentam, que não foram consultadas nem ouvidas.

As operadoras televisivas defendem que “a recomendação carece de fundamentação, não se baseia em elementos técnicos objetivos e omite o facto de os operadores de televisão cumprirem com o quadro legal aplicável a esta atividade”.

No comunicado é ainda referido que a recomendação ”

omite que as chamadas para os números da gama 760-761 foram e são utilizadas frequentemente para campanhas de sensibilização e angariação de receitas para fins de interesse público e de solidariedade, sem qualquer ganho para os canais de televisão

e ainda que…

A proibição da realização dos concursos televisivos que recorrem à utilização de chamadas para os números da gama 760-761 (…), em plena pandemia e crise económica e social, teria um forte impacto sobre os operadores televisivos TVI e SIC e sobre outros elementos da cadeia de valor, com um consequente aumento na precariedade em todo o setor do audiovisual, provocando ainda uma queda significativa em receitas fiscais para o Estado

SIC e TVI contra o seu fim das chamadas de valor acrescentado

A recomendação de Maria Lúcia Amaral foi assinada a 19 de outubro. Nesta, a Provedora de Justiça, considera também que “a realização de concursos que apelam à realização de chamadas telefónicas através de números com prefixo 760 e 761, que são números de tarifa especial majorada, coloca em causa o cumprimento da Lei do Jogo”.

 

Leia também…

Saiba como fugir dos números que começam por 707

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estão contra a mama que são as chamadas de valor acrescentado. Numa emissão normal, cansam as pessoas a pedir que telefonem para esses números. Pessoas que normalmente vivem com dificuldade gastam o pouco que têm na expectativa de ganhar algo que as ajude…

    1. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
      António Alberto Sampaio Barandas

      Desculpa lá mas hoje em dia toda a gente sabe usar um comando de tv e só vê essas anormalidades e telefona para lá quem quer, a ninguém é apontada uma caçadeira para esse fim… bom fim-de-semana…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Claro que sim, então no TDT a que muita da população idosa têm acesso, a oferta alternativa a esses canais é imensa!

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Claro que sim, a maioria da população idosa, que muitos nem a 4ª classe têm, têm o mesmo discernimento de vossa senhoria.

      3. Avatar de danny
        danny

        Sei que nem vais aparecer aqui, mas cá vai. O problema não está no comando de tv e mudar de canal. Muitas destas pessoas, mesmo que tenham 100 canais, elas terão uma preferência pelos canais nacionais. E acho que nós deveríamos preferir sim estes canais, no entanto cansam as pessoas com tais pedidos e fazem uma “festa”, incentivando e convencendo as pessoas a realizar uma chamada “fácil e barata”. Isso é o que está mal. Tu por acaso não vês a Santa casa a anunciar constantemente que jogar no Euro milhões é fácil e barato, pois não?

        1. Avatar de JPSOC
          JPSOC

          Com o slogan “É fácil, é barato e dá milhões”??? não, nunca se viu…

          https://www.jogossantacasa.pt/web/SCNoticias/newsDetail?contentId=11385

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Tendo em conta que a Santa Casa factura 6milhoes de Euros por DIA em Portugal, parece-me que essa tua comparação é duvidosa e mostra falta de conhecimento dos factos.

      4. Avatar de Alberto Silva
        Alberto Silva

        Claro, contudo ninguém, acho eu, que lhe apontou uma caçadeira para vir proferir para aqui tamanha idiotice, contudo veio e proferiu tamanha idiotice. OK.

    2. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Completamente de acordo, deveria ser considerado CRIME, são uns chupistas e a RTP é igual, nao há paxorra!!!!

  2. Avatar de ze
    ze

    É uma autentica praga essas chamadas. Deviam ser proibidas

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tal lavagem cerebral devia ser mesmo considerado crime.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    TVI e SIC são predadores autênticos exploram a fragilidade emocional de quem mal tem pao para sobreviver

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Agora é que disseste tudo!! Irrita-me profundamente a postura dos apresentadores ao insistirem neste tipo de chamadas ou então a impingir produtos de natureza altamente duvidosa, enquanto que ao mesmo tempo dão aquele show teatral de que se preocupam muito com os problemas daqueles que recorrem àqueles programas para pedir ajuda.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A Fátima Lopes da Tvi é um bom exemplo. Chora mt no programa com casos complicados, e dps na vida real é do mais arrogante e vedeta possível. Um nojo.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Só faltou juntares aí a CMTV…a pior delas todas!

    3. Avatar de danny
      danny

      Predadores é dizer pouco! exploram tudo e mais qualquer coisa. Basta ver as publicidades. Outro abuso. 15 a 20 minutos de publicidade de seguida! ninguém merece. Eu mudo de canal, no entanto se quero ver noticias ao menos podiam controlar a publicidade. que esta pudesse aparecer em menos tempo, mas não!

  4. Avatar de IM
    IM

    É acabar com isso, até assino uma petição para reforçar esse feito e no final quem manda afinal, se é o estado ou os interesses por detrás dessas campanhas.

  5. Avatar de PGomes
    PGomes

    A Sic e Tvi chateadas porque não podem roubar mais…

    1. Avatar de paulo
      paulo

      sic e tvia tentarem concorrer com o estado no roubo!

  6. Avatar de Marco
    Marco

    E quando o cartão multibanco não funciona ou a caixa ou para pedir algum serviço do meu banco é só tem números desses é melhor ir pessoalmente ao balcão do banco.
    Depois das operadoras terem feito plano de dados e chamadas para todas as redes ao mesmo preço de chamadas móveis lá aparecem os números de valor acrescentado!

    1. Avatar de TóSousa
      TóSousa

      Tens sempre o 707.pt que dá os números alternativos aos 707, que não são a mesma coisa do que e fala aqui, mas enfim.

      1. Avatar de RCT
        RCT

        Grande Dica. Ganhei o dia, Muito Obrigado!

  7. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Já vai tarde, os canais televisivos abertos, já estão a abusar desse segmento, todos os dias durante todos o dia, dantes não havia tanto disso, agora ui…..é ver quem fatura mais.

  8. Avatar de sergio
    sergio

    A medida tem que ser implementada para regulamentar estes canais a não depender deste verba. Porque? simples. Desde que estes canais tem posto em prática estas medidas o que se tem notado é um aumento na população no jogo quer nas loterias quer nos casinos. A outra é a mais evidente mediocridade de programação dirigida a captar estas verbas.
    Outra cosa. Eu também quero ter o meu numero de casa então para quem me ligar alguém a chatear a vender um serviço ser obrigado a me pagar se quiser chatear.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    O verdadeiro papa reformas dos velhotes, é um crime!

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Num dia a SIC e a TVI ganham mais de 2 milhões nessas chamadas. Sou a favor de que se acabe com estas chamadas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quanto ganham os casinos? É um negócio como outro qualquer, só liga quem quer, e eles até avisam do custo da chamada na TV.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Mas os casinos não pedem para ligar a cada 10 minutos.

  11. Avatar de albino negro
    albino negro

    pior que a praga dos 760 é a falta de transparecia desses “concursos”.
    Alguém sabe como sao regulamentados ou como sao controlados?
    De qualquer forma as pessoas tem o direito de estourar o seu dinheiro no que quiserem.
    Melhor seria obrigar as operadoras a fazer como fazem para os outros números de valor acrescentado. Barrar por defeito e so permitir contato para esses números após pedido expresso do próprio cliente.

    1. Avatar de scp
      scp

      Também discordo desses segmentos mas são regulados. Pelo menos é o que dizem em direto, já há bastantes anos. Têm lá um polícia presente quando fazem o sorteio no final.

  12. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    É acabar com isso e com big brothers… Esse tipo de programas deixa as pessoas mais estúpidas que o que já são….

    1. Avatar de scp
      scp

      Até vejo os big brothers e outros programas dos canais portugueses, mas mudo quase sempre de canal quando vêm com os mini breaks ou metem as televendas.

      “Já a seguir a este mini break”
      “Vou só ali falar…” Entra o gajo da medicare a falar na sic e na tvi ao mesmo tempo.

    2. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Concordo plenamente.

    3. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Concordo plenamente! É uma triste realidade, são programas para estupidificar as massas.

  13. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Acho muito bem acabarem com esse esquema,que rouba quem pouco tem.

  14. Avatar de JS
    JS

    Boas Acho muito bem e alem destas mencionadas tamém esta La as CMTV e Sim a RTP do estado e ai ninguém fala alem da mensalidade que pagamos na conta da Luz para a taxa de audiovisual
    Também deveriam era barrar nos Telemóveis que muitas das vezes não ativamos nada e so no fim de Mês ou nos carregamentos é que sentimos isso sim era a favor do consumidor

  15. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Não era pra comentar, mas falta aí muita coisa.
    Canais de televisão, operadoras de telefone, bancos, seguros e por aí fora.
    Temos uma avaria ou acidente e o primeiro número que aparece é 760 e se tiver fora do país já é 21!
    Tudo ganha minha gente, mas do meu telemóvel, não recebem um cêntimo pois está tudo barrado.
    Já agora, sou a favor que acabem com essa corja “papa reformas” como alguém já referiu em comentários atrás.

    1. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Concordo plenamente.

    2. Avatar de Raminhos
      Raminhos

      Não era para comentar, e apesar de também não concordar com esses “concursos”, não devemos ser injustos.
      Os números 760 são números de valor acrescentado e a notícia está a falar sobre estes.
      O bancos, seguradoras, participação de acidentes, operadores de televisão, etc, usam o número 707, que é diferente do 760.
      Apesar de ser contra o 707, não concordo que se fale mal só por falar, e se misture as coisas para jogar areia ou confundir as pessoas tambem

  16. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Além de acabarem com essa treta das chamadas de valor acrescentado, antes deviam acabar com o que sou obrigado a pagar para a RTP, incluído na factura da luz, que nunca vejo.

    Ou seja, pago para uma estação de TV que só a vejo quando me engano e é só por segundos… esses é que são chulos.
    Mais uma do Capone Soares, ele é que teve essa ideia, ideia à Xuxa é assim..

    1. Avatar de danny
      danny

      Ninguém tem culpa que não vejas a RTP e muito menos vão adivinhar se vês ou não. Daí não haver tanto abuso por parte da RTP com tais chamadas.

  17. Avatar de Germano
    Germano

    Nas Tvs é um negócio legítimo, baseado neste financiamento. Quem não quer, não liga ou muda de canal. Se a pessoa tem pouca instrução, pergunta a alguém que tenha mais.
    Ou querem que seja modelo RTP com o estado a ter um canal de televisão e cobra nas faturas de serviços esses custos, mais publicidade, mais orçamento de estado?
    O estado tem de ser regulador, coisa que é pouco, são só interesses. Se proibirem nas empresas de prestação de serviços, nas quais existe um contrato, mas que depois cobram ao cliente, chamadas de valor acrescentado para resolver questões decorrentes desse mesmo contrato, aí sim estão a trabalhar.

  18. Avatar de João Pedro Silva
    João Pedro Silva

    “(…)tem implicações significativas na sustentabilidade económico-financeira” da sua atividade, mas “(…)a SIC e a TVI já vieram defender que o “760-761” até angariam verbas para solidariedade”. Então como é que ficamos: quem fica prejudicado são essas instituições de solidariedade ou as operadores? O maior cego é sempre o mesmo.

    1. Avatar de danny
      danny

      Eles nunca falaram disso durante os programas. Que eu tenha visto, o valor até aumenta quando ninguém atende ou acerta na pergunta deles.

  19. Avatar de Ze
    Ze

    Eles que sa f… vigaristas

  20. Avatar de Algo
    Algo

    Normalmente quando os apresentadores perguntam quantas vezes o escolhido ligou eles respondem uma vez. Eu às vezes acho que eles escolhem o último número que ligou.

  21. Avatar de Luís Gonçalves
    Luís Gonçalves

    Boa TóSousa,
    Um comentário positivo. se funcionar passarei a colocar esse site nos favoritos.
    Obrigado

  22. Avatar de João Dias
    João Dias

    Já vai tarde…

  23. Avatar de Um Qualquer
    Um Qualquer

    Fazem concorrência à Santa Casa.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Embora perceba a comparação mas é diferente a pessoa fazer uma chamada que é motivada dezenas de vezes durante várias horas a ter que se levantar, comprar, um boletim, preenche lo e por fim entregar/registar.
      E ao menos algum desse dinheiro vai para caridades.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        e a raspadinha?

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não é bem concorrência, nesses prémios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, recebe em dinheiro, e além disso tem uma probabilidade de ganhar de uns +/- 20% (não me lembro do valor exacto) nas raspadinhas… nos passatempos dos telefonemas de valor acrescentado as probabilidades de ganhar devem andar próximas dos 0%, e se por milagre ganhar recebe um cartão bancário de débito que só pode usar para pagar coisas, não pode levantar o dinheiro propriamente dito… logo nunca vai ver o dinheiro, mesmo se por quase milagre ganhar.

  24. Avatar de Nelson Fernandes
    Nelson Fernandes

    Aleluia

  25. Avatar de amavel silva
    amavel silva

    pobre velhinos que caiem nesta armadilha.3 idade e como criança

    1. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      velhinhos e novinhos também.

  26. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    [mode irony ON]
    “Após esta boa decisão da Procuradora de Justiça, o Governo, prepara a criação de uma taxa de contribuição, de forma a compensar os operadores privados, desta perda de receitas.”
    [mode irony OFF]

    Já vi coisas mais impossíveis

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Bem possível, realmente.
      Mas sabe o que me parece ainda mais credível? Aumentarem a taxa áudio-visual na factura de electricidade para tipo 10 ou 20 euros e depois parte disso ir para as estações privadas no TDT para (re)compensar o seu “serviço público”.

  27. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Também podíamos por no role da vigarice a publicidade dos aparelhos auditivos, conheço um caso que a pessoa nem problemas auditivos tem e um aparelho que supostamente custava 9.99€, passou a custar 700€, e quando foi pedido explicações para a alteração de preço foi explicado que o médico tinha recomendo antes aquele modelo de aparelho, foi pedido a o número da sédula do médico e aí a conversa já mudou e afinal era só um técnico de aparelhos auditivos, consegui se anular o contrato de ver alegando o direito de arrependimento, dentro do prazo de 15, a pessoa ia pagar a prestações e ficava uma fortuna

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Deveria existir seguros de assistência jurídica total que cobrisse a 100% os custos (tribunal e tudo o mais), e que fosse relativamente barato para toda a gente conseguir pagá-lo… ia ser um regabofe de processos, mas também ia começar a acabar muitos esquemas que andam por aí que só subsistem porque as pessoas não têm dinheiro para andarem em advogados, tribunais e recursos sem fim até conseguirem ver reconhecidos os seus direitos.

  28. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    *Ironic mode: on*

    Tá mal… Se essas chamadas de valor acrescentado terminarem, deixa de haver justificação para passarem os programas de música pimba aos domingos à tarde. E depois, como é que vão financiar os patrocinadores e os apresentadores, que vivem desse sustento?

    *Ironic mode: off*

  29. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Parabéns à Sra. Provedora de Justiça
    Força nisso. Há uns tempos era um valor+iva, passado algum tempo, como a coisa dava, aumentaram o valor.
    Acabem com essa treta das chamadas para esses números, doa a quem doer.

  30. Avatar de Alfredo Pereira
    Alfredo Pereira

    Ainda este fim de semana a minha avó (90anos) liga-me ;
    -Liga rápido para a TVI que eles estão a mandar a ligar agora.
    -Mas ligar porquê?
    -Para ganhar o prémio, liga liga que eu fiquei sem saldo.
    -Ok eu ligo ( espera sentada).
    2 minutos depois volta a ligar..
    -És mentiroso não ligas-te.
    -Como sabe que eu não liguei?
    -Porque não ganhaste é que saiu a outro fulano.

    Isto foi mesmo verdade e é a realidade para muitos idoso que são o grosso dos telespectadores de esse tipo de programas.

  31. Avatar de informado
    informado

    Era bom mas os políticos têm medo da SIC e da TVI.

  32. Avatar de Nuno
    Nuno

    As chamadas de valor acrescentado (referindo-me apenas aos concursos) têm o mesmo impacto financeiro em alguns agregados familiares como os Jogos Santa Casa e outros jogos de azar, como casinos (quer online quer fïsicos).

    Por um valor monetário, o telespectador pode habilitar-se a um prémio. Se a mecânica de jogo é a mesma a lógica jurídica deveria também ser equiparável.

    A proposta da Provedora de Justiça parece-me uma ‘solução preguiçosa’ para um problema muito amplo. Se por um lado entendo um maior controlo das chamadas de valor acrescentado, também intendo o ‘Efeito Dominó’ que terá a introdução repentina desta medida despoltará.

    Acredito que a médio-longo prazo, os OCS arranjaram meios alternativos para recuperar as verbas perdidas, mas a curto-prazo, vários agregados familiares de um enorme numero de profissionais ligados principalmente a estes dois Orgãos.

    No meu entender, se a Provedora de Justiça está realmente preocupada com o impacto das Chamadas de Valor Acrescentado deveria propor uma alteração à legislação de forma a regular tais chamadas tal como faz com Jogos de Casino e Jogos Sociais do Estado.

    Obriguem as empresas de telecomunicações a impor um limite mensal baixo (ex. €20 por mês) obrigando o cliente a entrar em contacto com a sua operadora para aumentar esse limite (mas mesmo assim limitado a um valor máximo – ex. €500) criando assim uma maior visibilidade dos custos associados a estas chamadas.
    Os OCS também deveriam ser obrigados a reduzir um bocadinho a intensidade com que publicitam estes jogos e ser MUITO MAIS transparentes relativos a probabilidades.