Shellshock: Apple lançou actualização para resolver problema

10 Comentários

O Shellshock foi o mais recente problema de segurança a surgir na Internet. Afecta todas as máquinas com sistemas operativos baseados em Unix, o que engloba as muitas versões do Linux e até o OSX.

Sendo um problema que afecta as máquinas expostas na Internet, foi por isso urgente criar actualizações de segurança para eliminarem este problema.

Depois de várias distribuições Linux terem já apresentado a sua solução, surge agora a resposta da Apple na forma de uma actualização para o OSX.

Shellshock_1

A Apple já tinha vindo a público no final da passada semana alertar para o facto de que a maioria dos utilizadores do seu sistema operativo não estavam expostos ao Shellshock.

Segundo a empresa de Cupertino este problema apenas afectaria os utilizadores do OSX que tivessem serviços avançado configurados e a serem usados na Internet.

Na prática isto significava que todos os que tivessem o acesso por SSH, servidores HTTP ou FTP, ou outros serviços de rede estariam provavelmente expostos.

A Apple avisou também nessa mesma comunicação que estaria a trabalhar numa solução para o problema para os utilizadores do OSX e que muito em breve o lançaria.

Pois essa actualização surgiu hoje e está já disponível para download nos servidores da Apple. Na verdade são três as actualizações disponibilizadas, sendo cada uma dirigida aos sistemas operativos da Apple em uso.

Para aplicarem a actualização disponibilizada pela Apple apenas precisam de descarregar a que está ajustada ao vosso sistema operativo e executá-la.

O processo não requer qualquer reinicialização do sistema e actualiza a bash para uma versão mais recente livre de problemas.

Estranhamente a Apple está a disponibilizar a actualização da bash para resolver o problema do Shellshock fora da sua forma tradicional. Em vez de usar as actualizações do sistema coloca-as para download na sua área reservada ao suporte.

Mesmo com as indicações da Apple que este é um problema que apenas afectará os utilizadores que tenham serviços avançados instalados e a correr esta é uma actualização que todos devem fazer.

Só assim garantem que ficam imunes ao Shellshock e a outros problemas que dele advenham.

Se não conhecem o Shellshock vejam esta explicação

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Modem
    Modem

    Uau, 3 artigos de rajada sobre a apple. Até parece que não há mais tecnologia.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens agora uma sucessão de windows e Microsoft para poderes descansar

  2. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Então e a conferencia da MS sobre o novo Windows? Não? Só Apple?

    1. Avatar de Pedro Simões

      https://pplware.sitedev.pt/windows/evento-microsoft-vem-ai-o-windows-9/

      Tens de deixar as coisas decorrerem ao seu ritmo e com a normalidade desejada…

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        As minhas desculpas. Faltando dois minutos e nada de artigo pensei mesmo que ia passar ao lado 😉

        Bom trabalho.

  3. Avatar de silva
    silva

    Nas conferências Apple, até live blog o pplware faz… para o windows.. nem sinal do evento. : (

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ora vai ver melhor na homepage…

    2. Avatar de xoxota
      xoxota

      Com barra de iniciar ou sem barra de iniciar?! Ah.pera, desta vez temos os desktop virtuais.

  4. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Aleluia! Já era sem tempo.

  5. Avatar de fernando morais
    fernando morais

    Afinal atá a perfeição tem pequenas imperfeiçoe…