Serviço Universal fixo da NOS tem 2 clientes e custa 9,6 milhões

24 Comentários

O serviço universal fixo prestado pela NOS termina em junho, com os dois únicos clientes da operadora, em Lisboa e Faro, a deixarem de ter a garantia de que o mesmo seja prestado nas condições fixadas por aquele contrato.

Os dois únicos clientes do serviço universal fixo (telefone fixo) estão localizados em Lisboa e Faro, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).


As comunicações na rede fixa registam uma baixa taxa de utilização. Por esse motivo, a Anacom recomendou ao Governo que terminasse com este serviço. Como resultado, um despacho do secretário de Estado das Comunicações decretou o fim do serviço universal de telefone fixo (SU). Questionada pela Lusa, a ANACOM referiu que “deixam de ter a garantia de que o serviço lhes seja prestado nas condições fixadas no contrato do SU [serviço universal]”.

No entanto, adianta o regulador das comunicações, a NOS “poderá continuar a assegurar-lhes o serviço nas mesmas condições, se o entender, ou noutras”.
Além disso, “existem ofertas disponíveis no mercado mais competitivas do que a oferta de serviço universal, isto mesmo é demonstrado pelo facto de apenas existirem dois clientes do SU”, argumentou o regulador.

“O facto de só existirem dois clientes atesta que o SU do serviço fixo não tem procura e que o mercado tem soluções que os utilizadores consideram mais adequados para dar resposta às suas necessidades”.
A Anacom recorda que “o serviço universal na componente do serviço fixo apresenta um custo de 9,6 milhões de euros em cinco anos para servir apenas dois clientes“.

 

O serviço universal consiste na disponibilização de um conjunto mínimo de serviços, que estão definidos na lei, a todos os utilizadores, independentemente da sua localização geográfica e a um preço acessível, de acordo com a Anacom.

Em 04 de abril último, o Governo anunciou que tinha decidido “não renovar o contrato existente com a NOS SGPS para prestação do STF”, o qual cessa em 01 de junho, bem como “não abrir concurso para selecionar um prestador de serviço universal para o STF”.

O que é o serviço universal de comunicações eletrónicas

O serviço universal é um conjunto mínimo de serviços com níveis de qualidade determinados que deve ser disponibilizado a um preço acessível a todos os utilizadores, independentemente do local onde residam. O serviço universal abrange os seguintes serviços:

  • a ligação a uma rede fixa e a prestação de um serviço de telefone fixo, assegurados pela NOS;
  • listas telefónicas e um serviço de informações de listas, prestados pela MEO; e
  • um serviço de postos públicos, prestado pela MEO – saber mais.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Quem são os 2 clientes? Seria interessante saber.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O Socrates e o Berardo.

      1. Avatar de Fabio Dias
        Fabio Dias

        Posso estar a confundir, mas na casa da minha avó tem rede fixa da NOS, mas vive no concelho de Olhão, só se falam em Faro por ser a Capital do Algarve
        O valor baixo que ela paga não compensa em nada para a NOS hahaha

        1. Avatar de darth
          darth

          deve ser telemovel a fazer de “fixo”

    2. Avatar de Manoel Neto
      Manoel Neto

      Um em Faro eu conheço. Eu a pouco tempo tinha também, mas com a péssima qualidade que a empresa tem em seus serviços, mandei desligar.

  2. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Agora era fazer as contas a quem tem linhas dedicadas em serviços (smas e afins) , são milhares de euros por mês em linhas de 12kbps que podem ser substituídas por 3g na maior parte dos casos.

  3. Avatar de Snow Olive
    Snow Olive

    e não é fixo são telemóveis transvestidos.

  4. Avatar de Mário Costa
    Mário Costa

    Antes de se gerar o habitual burburinho destes caso digo:

    não são o Sócrates e o Berardo
    não são telemóveis travestidos
    não têm cobertura 3G74G ou GSM
    não são linhas 12Kbps

    A solução é diferente, e poderia bem ser uma hipótese para garantir as comunicações do SIRESP… não dá é milhões!

    Havia um outro cliente no Gerês que desistiu do serviço. Falar é fácil e grátis, dizer alguma coisa é que mais difícil. Informem-se antes de comentar.

    P.S.: não tenho qualquer favoritismo com o operador visado, mas entendo que deveria ser esclarecido o funcionamento deste serviço para que não se crie uma tempestade sobre um não assunto.

  5. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Euy tb tenho telefone fixo NOS… o que me diferencia desses 2 clientes?

    1. Avatar de guilherme santos
      guilherme santos

      Eu também! Afinal… já somos pelo menos 4.

    2. Avatar de ASAS
      ASAS

      E é dos serviço universal?!
      Não? Pois…

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas este serviço tinha tudo para ser um sucesso, se fosse algo realmente pensado para o presente, e tivesse um endereço e web site dedicado e anunciado todas as semanas em todos os jornais nacionais, regionais e locais de maior circulação ou com boa presença na Internet (ou seja aberto ao público e com notícias verdadeiras actualizadas pelo menos uma vez por semana) e ainda televisões pela Anacom… já que a NOS claramente não estava interessada em publicitar o serviço.

    Mas que fosse algo tipo 4G/ 5G com chamadas e mensagens ilimitadas para todas as redes nacionais; tráfego verdadeiramente ilimitado de acesso à Internet e sem descriminação de tráfego de qualquer tipo (neutral do ponto de vista de rede sem: preferências/ prioridades nos protocolos/ redes/ locais a ligar-se), pelo menos 16 Mbps/ 16 Mpbs garantidos a 100% em 100% do tempo, em absolutamente 100% do território nacional continental e arquipélagos (em caso de inexistência de cobertura que permita cumprir os critérios e perante a queixa de quem quer que seja à Anacom a empresa responsável pelo serviço universal ser obrigado, no prazo de 30 dias a disponibilizar tal a 100% sob pena de perder entre 25% e 40% dos seus lucros anuais brutos referente ao ano anterior, como multa, para a empresa não se sentir incentivada a não cumprir ou a dar tanga). E pena de prisão de 10 a 15 anos, ficar sem acesso à reforma e ficar com todos os seus bens apreendidos para quem na Anacom tentasse proteger o prestador do serviço universal de terem mesmo de cumprir o contracto… que com multas tão elevadas a possibilidade de corrupção é mais que muita.

    Aposto que nenhuma empresa iria querer ser o prestador do serviço universal neste formato… pois estão sempre a gabar-se do seu 4G e tal, mas quem conhece o país sabe que a experiência varia muito de local para local e por vezes ao longo do ano e até ao longo do dia.

    1. Avatar de TD
      TD

      Meus ricos 5 minutos

  7. Avatar de Elso
    Elso

    Sua avó não nunca precisou de urgência telefónica…isto parece me mais complicado pelo seguinte eu usei o meu fixo para localizar o meu telemóvel.
    Mas podia ter precisado para chamar uma ambulância por exemplo.
    Acho ainda que a realidade não permite que atacam logo com perdas de milhões e não quererem fornecer um sistema simples de telefone.
    Os telemoveis acabam a bateria extraviam se mesmo dentro de casa e avariam.Acho muita falta de responsabilidade quererem acabar com o telefone.
    Há muita gente que ainda faz do telemóvel o bicho de sete cabecas neste país.Para concluir acho que esta notícia e uma brincadeira de 1 de Abril.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Outro com falta de argumentos…

      “eu usei o meu fixo para localizar o meu telemóvel.”
      ora usa outro telefone, não tem de ser um fixo

      “Os telemoveis acabam a bateria”
      Deixa ligado ao carregador

      “extraviam se mesmo dentro de casa ”
      amarra o telefone

      “Há muita gente que ainda faz do telemóvel o bicho de sete cabecas neste país”
      Tens telemóveis que quase nem agenda telefónica têm, comportasse exactamente como um fixo

      Total falta de noção de alguma pessoas…

    2. Avatar de ASAS
      ASAS

      Quanta ignorância!!
      Só asneiras e disparates porque nem sequer sabes do que estás a falar!…
      O telefone não vai acabar – o que vai acabar é o serviço universal, que custou 9,6 milhões de euros aos contribuintes para NADA!!
      Percebes agora?

  8. Avatar de Éumaespéciedemagazine
    Éumaespéciedemagazine

    Querem acabar com o serviço universal para cobrar valores “pornográficos”, por um serviço com canais de tv repetidos, internet de má qualidade com velocidades que são uma anedota autêntica, cobertura de rede móvel ridícula, é isto, querem fugir ao que é a lei do serviço universal, conseguiram acabar com ela e arrastar as pessoas que só precisam de ter um telefone fixo para pacotes sem que em nada de útil acrescenta á vida destas pessoas

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Disseste tudo

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        sim tudo, tudo exagero, primeiro porque o serviço aqui é o telefone, logo tudo o que ele adicionou a conversa é só porque não tem argumentos…

        Para que falar de tv,net, rede movel, e afins??? claro que diz que não tem qualidade, que continua a ser mais falso que verdadeiro, mas totalmente fora do assunto.

        Os varios operadores têm pacotes de telefone fixo apenas, preço tabela de ~13 com chamadas ilimitadas a varios niveis, e isto se quiser mesmo ter o telefone fixo, que devido a tecnologia requer electricidade em casa, pois soluções moveis mais baratas também existem.

        Total falta de argumentos, só demonstra o quanto ele percebo do assunto.

    2. Avatar de ASAS
      ASAS

      “pornográfico” é o Estado pagar 9,6 milhões por 5 anos à NOS, para esta não fazer nada e ter apenas dois clientes!
      Quando não se sabe, não se deve comentar…

  9. Avatar de dc
    dc

    Eu sou um dos que utiliza o serviço na empresa e tudo por causa de um elevador, que é obrigatório ter uma linha telefónica que não dependa da Internet (VoIP).

    Mas penso que existam muitos outros casos, no entanto aqui no edifício é tudo linha NOS, até esse cabo de telefone.

    Mas obrigado pela info, lá terei que me informar sobre o assunto com outra operadora.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Calma!…
      O serviço não vai desaparecer – informe-se com a sua operadora!
      O telefone fixo e as linhas telefónicas vão continuar a existir – o que vai acabar é o “serviço universal”, onde o Estado paga a um operador para este garantir esse serviço.
      Assim, continuará a haver linhas e telefone fixo onde e enquanto as operadoras acharem que é rentável – sem qualquer subsídio do Estado!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho 2 linhas analógicas ainda ativas. 1 para voz e outra onde me ligo à Internet através de um modem 1200bauds.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tal como referi no comentário anterior, o serviço não vai desaparecer automaticamente!!
      O telefone fixo e as linhas telefónicas vão continuar a existir – o que vai acabar é o “serviço universal”, onde o Estado paga a um operador para este garantir esse serviço.
      Assim, continuará a haver linhas e telefone fixo onde e enquanto as operadoras acharem que é rentável – sem qualquer subsídio do Estado!