Será um erro deixar de desenvolver motores de combustão? Este CEO alemão acha que sim

148 Comentários

O caminho que a União Europeia (UE) quer traçar em matéria automóvel não é consensual e, desta vez, foi o diretor-executivo da alemã Mahle que criticou a estratégia definida.



Na Europa, o debate sobre a regulamentação “esvaziou a linha de desenvolvimento, esvaziou a linha de formação em engenharia, porque as pessoas estão a concentrar-se noutras tecnologias”, disse Arnd Franz, diretor-executivo da Mahle, no Congresso da Automotive News Europe, no dia 12 de junho.

Penso que isto pode ser um erro.

Disse o executivo da empresa alemã de componentes automóveis, criticando a regulamentação europeia proposta, por via da qual haverá uma abolição efetiva dos motores de combustão interna até 2035, uma vez que a venda de carros novos com este motor será proibida.

A Mahle, que admite ter “muitos clientes que planeiam ter peças para motores de combustão durante muito tempo”, planeia continuar a responder à procura de motores de combustão interna por parte dos clientes.

Mahle

 

Indústria automóvel precisa dos veículos híbridos plug-in, segundo Franz

Apesar de não ver o fim dos motores de combustão interna como a solução para o problema, Franz reconhece que os veículos elétricos a bateria são “uma grande oportunidade”.

Na sua opinião, em meados do próximo século, a eletrificação será a tecnologia dominante em algumas regiões, como a América do Norte e a Ásia, apesar de obstáculos como a energia verde e o custo residual após alguns anos de utilização.

Híbrido

Os veículos elétricos a bateria precisarão, contudo, de uma alternativa, pois “não serão a única resposta à descarbonização”. Afinal, do ponto de vista da redução das emissões de CO2, a indústria está a avançar muito lentamente.

As emissões globais de CO2 têm de ser reduzidas mais rapidamente. Precisamos de combustíveis sustentáveis desde o início.

Se não reduzirmos drasticamente a pegada das atuais emissões de CO2 já nos próximos anos, ou na próxima década, poderemos estar mais perto dos 3 graus Celsius de aquecimento global, o que seria um desastre.

Na perspetiva do diretor-executivo da Mahle, que produz pistões, cilindros, árvores de cames e outros componentes cruciais para o motor de um carro, os híbridos plug-in serão reconsiderados como um meio de reduzir as emissões de CO2.

Para responder à potencial evolução do mercado automóvel, a alemã Mahle organizou-se em três unidades principais, como parte do seu plano estratégico para 2030: eletrificação, gestão térmica e motores de combustão sustentáveis.

 

Leia também:

Alemanha volta a ser do contra… quer evitar ou atenuar as taxas sobre os elétricos chineses

Comentários

148

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    “A perguntar ao cego se quer ver ?”

    1. Avatar de Realista
      Realista

      “Na perspetiva do diretor-executivo da Mahle, que produz pistões, cilindros, árvores de cames e outros componentes cruciais para o motor de um carro (…)”

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Os alemães sempre fizeram carros para velhos….

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Por isso sao um pais tao pobre e portugal tao rico. O hugo comentou isso da taberna? Ou nasceu assim atrasado?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E sem piscas…

    2. Avatar de LOl
      LOl

      estás a comentar isto dentro do teu clio 1.0 ?

      1. Avatar de Millennial
        Millennial

        OK Boomer!

    3. Avatar de Fred
      Fred

      Sempre são melhores do que o teu papa-reformas

  3. Avatar de Ze+do+telhado
    Ze+do+telhado

    As emissões globais de CO2 têm de ser reduzidas mais rapidamente.
    as grandes mentiras do clima o CO2 e residual nos gases do planeta tudo isto serve para desviar o foco o objectivo é a eliminação das pessoas ( com a desculpa que tb são um foco de CO2 )
    Admiro-me profundamente como as pessoas acreditam em tudo o que lhes contam e não questionam nada.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porque não as começam a matar ?

      Então e devemos acreditar em si porquê?

      1. Avatar de GM
        GM

        Não é preciso matá-las, a natureza faz isso naturalmente. Basta que não nasçam. Daí os LGBT, o incentivo ao aborto, e por aí fora. Que existe um excesso de população no planeta, é um facto. Agora, não é preciso as fabulações que nos contam, e tentam dizer que tudo o que é contra natura, afinal é natural e é bom.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sendo um incentivo é uma escolha dos próprios, e não uma imposição.

          Andam-lhe a contar fábulas ? É questão de mudar de leitura.

          1. Avatar de Jose Silva
            Jose Silva

            ahahahah
            as agendas gostam muito de gente como o senhor facilmente manipulados.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então sou manipulado com quê ?

  4. Avatar de yamahia
    yamahia

    “Mahle”
    Marca de confiança. Engraçado que n tem muitos dias que falaei neles. Coincidências 😛

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se perguntassem em 1975 ao diretor executivo da Olivetti o que achavam da transição da escrita para os meios digitais ele teria respondido da mesma forma ou até mesmo se perguntares ao diretor executivo de qualquer companhia petrolífera vais ter uma resposta semelhante porque os seus interesses estão definidos.

      Igualmente se perguntares ao diretor executivo da Tesla ou da BYD qual o futuro do automóvel vais ter respostas que diferem bastante se perguntares ao diretor executivo da Toyota onde a economia do próprio Japão pode colapsar devido à sua dependência ao motor a combustão – aliás é daí que advém a sua resiliência aos elétricos porque é o próprio país que está em risco.

      Assim, a grande fatia de produtos que a Mahle vende está diretamente relacionada com carros a combustão onde refere mesmo que possui “muitos clientes que planeiam ter peças para motores de combustão durante muito tempo”.

      É preciso saber filtrar, e esta opinião é claramente uma opinião que não se deve considerar.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Quanto aos equipamentos de metrologia posso, por experiência, afirmar que são de confiança.

    3. Avatar de JL
      JL

      Ainda há quem produza máquinas de escrever…..

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E gira-discos.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Para começar é cultura Totalitária impedir alguém de desenvolver um motor.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não há cultura totalitária quando vem da maioria. E quando a maioria aprova a proibição do motor de combustão é de crápulas tentar sabotar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Viste por aí o Timmermans?

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Então mas os imperialistas não vêm da maioria?

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Podem continuar a desenvolver o motor na mesma… ninguém diz o contrário.
      Aliás o desenvolvimento do motor a combustão acontece primeiramente nas corridas.

    3. Avatar de JL
      JL

      Como se agora fossem descobrir a roda dos motores a combustão. Loooool

  6. Avatar de MegaMan
    MegaMan

    Tudo no mundo se move por interesses.
    Durante anos os motores a gasolina ficaram congelados no tempo porque os diesel é que havia interesse em desenvolver.
    Se tivessem aplicado 1/100 do desenvolvimento dos motores a diesel nos motores a gasolina provavelmente os elétricos não teriam surgido como alternativa.
    Porque estamos a acabar com os motores a combustão? Porque a fatura na saúde está a ficar mais cara que o rendimento obtido pela sua utilização.
    Os governantes alemães foram dos primeiros a ver isso, mas ainda assim foram cedendo aos fabricantes de automóveis. A cerca de 10-15 anos atrás disseram que 2025 era o ano do fim do motor a combustão, depois mudaram para 2030 e agora é 2035 tudo por pressões económicas. A saúde até agora foi sempre secundária.
    Vejam o número de óbitos por doenças respiratórias, tem vindo sistematicamente a crescer mas não parece ser suficiente para as pessoas mudarem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Certo, mas há países regiões que não usam gasóleo e os motores evoluíram, só a Europa é que foi pela maluqueira do diesel.

      Estados Unidos, América do Centro e Sul, Canadá , Grande parte da Asia, Japão, poucos usam diesel em automóveis ligeiros

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Europa e Índia. No Japão o diesel está proibido nas cidades. E fora, só para camiões.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Noruega tb usa mais diesel.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Usa muitos que não obrigaram a abater em troca de subsidios para aquisição dos elektros (erro crasso ou propositado, sabe-se lá…). E mesmo agora, novos, vende mais Diesel que gasosas.

          2. Avatar de JL
            JL

            O erro foi darem incentivos para diesel, mas pronto, todos erram.

            Errado, vendem 3 vezes mais gasolina que diesel, diesel deve ser só para ligeiros de mercadorias, lá o gasóleo é mais caro que a gasolina.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Gasolina 1%, gasóleo 3%
            Gasolina vende mais q diesel como?

          4. Avatar de JL
            JL

            Então não eram os híbridos que eram a combustão ? A maioria são a gasolina.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tb há híbridos a gasóleo. Não sabe quais os mais populares por lá…eles não discriminam essa classe.

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Muito interessante essa tabela, permite constatar que cada vez mais vendem menos carros.
            Que o mercado automóvel na Noruega se está a espalhar ao comprido em resultado da panka elektra loooloool Qualquer dia têm um parque automóvel mais envelhecido que o português. 😛
            Também permite conferir que apesar de todos baixarem vendas , os diesel são, de longe, aqueles que precisamente aqu que baixam menos, apesar das taxas pornográficas a que são sujeitos na venda de novos.
            Adiante
            Quase 40% do Parque circulante na Noruega mantém o diesel https://pplware.sitedev.pt/motores/na-noruega-eletricos-poderao-ultrapassar-os-carros-a-gasolina-ate-ao-final-de-2024/
            Os decisores políticos pro elecktros da Noruega já devem estar a arrancar os cabelos.

          7. Avatar de JL
            JL

            Sim, cada vez se vende menos automóveis, especialmente a combustão, o que quer dizer que realmente acertaram em cheio, com eléctricos não precisam de andar sempre a trocar, já que são carros mais fiáveis como já se tem visto em vários artigos.

            É possível que venha a ser, com carros que realmente duram, até podem ser mais velhos, e mesmo assim melhores, entende agora a diferença ?

            Claro que baixam menos, são os menos vendidos, uma coisa que nada vende não pode baixar muito.

            Esse gráfico e estes números dizem o que acabei de dizer, duram pouco, basta ver que o reinado deles acabou em 2018 e passados 6 anos como pouco se vendem, já estão a desaparecer, porque se durarem esse tempo já não é mau.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como estão a desaparecer?
            Mais de 70% da frota é puros a combustão. Esses carros estão a ser mantidos desde antes de 2010, ano a partir do qual os decisores impuseram taxas impossíveis de suportar sobre a venda de novos puros a combustão ao mesmo tempo que ofereceram tudo e mais alguma coisa a elektros.
            É clarinho como o algodão que esses carros vão ser mantidos até não dar mais.
            Noruega vai ser a Cuba nova Cuba.

          9. Avatar de JL
            JL

            Então vem com um artigo e não o lê?

            Mas não estão só a cair as vendas, estão a cair o número deles, ou não viu ?

            Mantidos não, estão a ir para sucatas devido à pouca duração deles.
            .

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se está à espera que um combustão entregue a alma ao criador, bem pode esperar sentado. É só rever a matéria dada e observar o parque automóvel de Cuba.
            O que se está a verificar é que os elektros mesmo novos, até 3 anos, avariam mais 80% que o seu equivalente a combustão e depois como não há muitos técnicos elektros a reparação sai bastante mais cara e demora muito mais o tempo a entregar o carro reparado, se tiver reparação que muitas x’s vão directamente para a sucata por causa de pequenos toques .

          11. Avatar de JL
            JL

            Tanto entrega que as vendas desceram e o número deles começou a descer, portanto são carros que vão para abate, porque para a Europa não vêem, quem é o maluco que vai importar um carro de um país que não pertence à UE. Aí está a prova da pouca duração deles.

            Cuba é outro má exemplo, recebe tanto lixo que aquilo até vai funcionando com atamancos, já que os americanos mandam para lá os carros oferecidos, é um favor que lhes fazem.

            Se já viu a estatística já sabia que andou a inventar, ainda há pouco tempo vimos aqui que na Noruega os EV têm muito menos problemas.

            Mas eles não vêem arranjar os carros cá, é lá, e lá têm bastantes e bons técnicos. Mais caro é impossível, até nos EUA fica muito mais barato, o carro mais barato de manter até são os teslas, isto relatado pela consumer reports, também tem aqui um artigo sobre isso, escusa de inventar.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os carros americanos foram deixamos pelos americas quando estes foram expulsos da Ilha no ínicio dos anos 60. Não foram mandados para lá agora. Deixe se ser anhoca! Cd carro daqueles tem à volta de 67 anos, mínimo 63 anos.
            RESPECT!!!

            Qt à prova que os elektros avariam mais 80% que os combustão, está aqui o último relatório da ConsumerReports.
            https://www.consumerreports.org/cars/car-reliability-owner-satisfaction/electric-vehicles-are-less-reliable-than-conventional-cars-a1047214174/
            Já lhe tinha dito. Os Clientes andavam hipnotizados com as missas elektras mas agora já caíram na real.

          13. Avatar de JL
            JL

            Está a falar de clássicos, isso é outra história e só os vê em Havana.

            A verdade é esta, só em 2023 foram no valor 10 milhões de dólares.

            Sobre a fiabilidade tem aqui na Noruega:

            https://pplware.sitedev.pt/motores/meio-milhao-de-carros-eletricos-depois-noruega-conclui-que-sao-mais-fiaveis-do-que-os-termicos/

            Marca mais barata de manter, Tesla:

            https://www.consumerreports.org/cars/car-maintenance/the-cost-of-car-ownership-a1854979198/

          14. Avatar de yamahia
            yamahia

            VC diz cada uma que até parece que não vive.
            1- sobre a Noruega, é associação que vende o ideal Elektro que quer fazer crer que o Elektro é mais fiável. Não arranja melhor ??? loooloool

            2-Cuba. Cuba está embargada pelos EUA. Como é q VC tem a caravde pau para vir dizer que Cuba importou dos EUA 10M de carros? Que apardalanço loolool
            Os carros que os Cubanos usam são clássicos aos seus olhos para eles são carros de trabalho!!!
            Aprox. 80% soa parque automóvel cubano e anterior à década de 70.
            3-Manutencao não tem a ver com avarias. Não misture os assuntos. O NR. de avarias é superior 80% num carro elektro SIC

            voltando à manutenção, para a próxima arrange uma métrica de 10 a 15 anos. É aí que a Tesla e os outros elektros vão levar pela medida grande.
            De resto apenas mais barata que a Toyota 40€/ano nos 1⁰s 6 a 10 anos, não impressiona.

          15. Avatar de JL
            JL

            VC diz cada uma que até parece que não vive.

            Então é a associação que compra os eléctricos e entrega aos noruegueses ?

            Eu não disse nada sobre Cuba, quem disse foi a notícia, não leu ?

            Carros de trabalho todos lavadinhos e tratados ? Sim, realmente parece que andam no trabalho. Loooool

            Pois não tem, sai terem menos avarias como vimos e até custarem menos a ter.

            Então já foi ao futuro para ver ? É que não existem muitos teslas na Europa com mais de 10 anos.

            Impressiona, sendo a Toyota famosa pela fiabilidade e are preço, mais impressiona a Tesla…..

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim, e pela mesma ordem de ideias, que autoridade tem a associação para determinar que os elektros são mais ou menos fiáveis? É ela que os usa e sente na pele os constrangimentos?
            Quem sabe é quem anda com os elektros, portanto os clientes que caíram na patetice dos comprar e isso está bem expresso no último CR onde os consumidores relataram mais 80% de avarias nos elektros até a comparar com equivalentes a combustão.

            Em relação a Cuba, diga lá onde está o artigo que indica que os Cubanos compraram 10M em carros aos Américas depois dos anos 70? Não vejo artigo nenhum! E isso é impossível por via do embargo. Ainda se me falasse em trabants da antiga Alemanha de Leste ou Ladas Soviéticos ainda comia, agora carros americanos? Não vê que está a cair no ridículo?
            Seja como for 80% do parque automóvel de Cuba é anterior à década de 70, é usado para trabalho e foi abandonado pelos Américas qd tiveram que dar à sola da Ilha.

            Em relação à manutenção, continua baralhado. Custos de manutenção não têm nada a ver com custos com avarias. Os Clientes Tesla só vão sentir na pele esses custos qd acabarem as garantias. Já há muito carro elektro com mais de 10 anos. Os padres não os colocam na tabela pq sabem que os custos vão disparar para o triplo ou quadruplo quando comparados com o equivalente a combustão.
            Para finalizar acho um exagero uma média de 400€/ano para manter um carro que os padres dizem que não precisa de manutenção no periodo de garantia. É só grupes atrás de grupes. loooloooloool

          17. Avatar de JL
            JL

            Qual associação ? Quem mandou esses números foram as empresas de reboques, ou já se esqueceu ?

            Eu vejo, está nos links, é só consultar.

            Clássicos não são usados para trabalho.

            Ninguém falou em custos de manutenção, falou em custos de posse, onde entram todos. O meu já acabou a garantia há 6 anos para o carro em si, e há 2 para bateria.

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olhe amigo, a associação diz que foram as empresas de reboques, assim como diz que a história dos incêndios foram os bombeiros eheh. Só cai quem quer.
            Repito:
            -Os carros elektros avariam mais 80% que os seus equivalentes a combustão. Pode dar as voltas que quiser. O algodão ConsumerReport não engana. Aguente-se!

            Em relação a Cuba, mostre lá o seu link e vá mas é apender história para não voltar a meter argoladas:
            “But one of those relevant things that cause great curiosity in the world IS THE LARGE NUMBER OF CARS MORE THAN HALF A CENTURY OLD THAT CONSTITUTE THE BULK OF ITS AUTOMOTIVE FLEET. And that is something that undoubtedly has a very curious story behind it.
            … built between 1925 and 1960 and most of the 1940s and 1950s.”
            ” that the majority of American car lovers would spend hundreds of thousands of dollars on. AND CUBANS USE THEM AS THEIR EVERYDAY VEHICLE”.
            TAXI
            https://www.cubaprivatetravel.com/blog/wp-content/uploads/2020/09/classic-car-e1606759596640.jpg
            São usados sobretudo no transporte público e privado, a maioria desses carros foram adaptados para servir de taxis e muitas famílias cubanas possuem esses carros para uso pessoal. E são exaustivamente usados deslocações diárias, viagens de família e outras necessidades.
            Esteja descansado que estão longe de estar parados em museus ou em coleccionadores nem a sua venda é permitida a colecionadores estrangeiros ou cubanos. Entretanto vá sonhado com o dia em que verá um elektro atingir esta longevidade. Não vai acontecer, portanto, SONHE!
            https://en.wikipedia.org/wiki/Yank_tank

            Qt à manutenção, Vc tem o carro há meses, o seu carro não é exemplo para ng. O último que apareceu aí parecido com consistência histórica já tinha levado 13 motores e 4 baterias.

          19. Avatar de JL
            JL

            Qual associação ? O pplware é uma associação ?

            Carros clássicos são carros clássicos, nem sequer podem andar mais de x KMS.

            O meu carro é um excelente exemplo, até porque comprei com uma avaria e com o dobro dos KMS que é normal num carro com esta idade.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Kuka. Partículas, que é a causa dessas mortes, tem pouco a ver com emissões dos tubos de escape dos automóveis actuais.
        No sector automóvel a emissão de particulas tem a ver com desgaste, sobretudo, dos pneus.

        1. Avatar de JL
          JL

          Partículas menores que 2.5 têm a ver com o quê?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pneus

          2. Avatar de JL
            JL

            2.5 não.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aprenda:
            https://snippet.finance/tyre-pollution/

            Se soubessem do problema a tes, nem se tinham dado ao trabalho de regular os escapes. Tal é a gravidade do assunto q a matilha elektra quer esconder.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É própria indústria pneumática é reconhecer o problema que você procura branquear como sempre:
            https://revistadospneus.com/pt/2023/01/25/a-luta-contra-as-particulas-finas/https://revistadospneus.com/pt/2023/01/25/a-luta-

          5. Avatar de JL
            JL

            Pois, nada a ver com pneus.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não de partículas de abaixo de 2.5 PM, que são as piores e provocam mais mortes.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vs é teimoso que nem uma mula:
            “The tests also revealed that tyres produce more than 1tn ultrafine particles for each kilometre driven, meaning particles smaller than 23 nanometres. These are also emitted from exhausts and are of special concern to health, as their size means they can enter organs via the bloodstream.”
            https://www.theguardian.com/environment/2022/jun/03/car-tyres-produce-more-particle-pollution-than-exhausts-tests-show

          8. Avatar de JL
            JL

            Viu como não é 2.5 ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É abaixo. Precisamente aquelas q se infiltram na corrente sanguínea e matam.
            Está td explicado nesses artigos, não há q enganar.

          10. Avatar de JL
            JL

            2.5 não é o tamanho delas, é partes por milhão.

          11. Avatar de JL
            JL

            Sim, está explicado que as piores são as que saem pelo escape, por alguma razão decidiram meter filtros de partículas, catalisadores e outros dispositivos nos carros, porque são essas as perigosas.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu repito, agora em PT e com letras garrafais a ver se consegue ver:
            “OS TESTES TAMBÉM REVELARAM QUE OS PNEUS PRODUZEM MAIS DE 1 TRILHÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS PARA CADA QUILOMETRO PERCORRIDO, O QUE SIGNIFICA PARTÍCULAS MENORES QUE 23 NANÓMETROS …E SÃO MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO ESPECIAL PARA A SAÚDE, POIS O SEU TAMANHO PERMITE QUE ELAS ENTREM NOS ÓRGÃOS ATRAVÉS DA CORRENTE SANGUÍNEA.”

          13. Avatar de JL
            JL

            Mas porque não traduziu como lá está ?

        2. Avatar de Mário
          Mário

          @Yamahia, diz que é do gasóleo senão o homem não se cala…

          1. Avatar de JL
            JL

            Claro que é do gasóleo, daí os filtros de partículas.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é nada a gasóleo leiia os links acima e aprenda

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois não, é do gasóleo, da gasolina e até dos aviões, e até GPL.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nesses países mais desfavorecidos até é mais em resultado da mineração para baterias elektras do q outra coisa qq.
            Vide Antofagasta a centenas de kms da mina e esta tudo o morrer de cancro por causa da mina.

          5. Avatar de JL
            JL

            Sim, aqueles que minerais minerais super raros para veículos a combustão.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A mina q fica a 400kms de Antofagasta é de cobre e começou a dizimar vidas depois do surgimento da febre elektra.

          7. Avatar de JL
            JL

            Então os a combustão não usam cobre ?

          8. Avatar de JL
            JL

            Isso é o sensacionalismo do costume, culpar as minorias dos males das maiorias.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Minorias?
            ahahah
            O carro elektro precisa 5x+ cobre que o equivalente a combustão:
            “A normal Honda Accord needs about 40 pounds of copper. The same battery electric Honda Accord needs almost 200 pounds of copper.”
            “https://news.umich.edu/copper-cant-be-mined-fast-enough-to-electrify-the-us/”
            Fora toda a estrutura de carregamento.
            É preciso ter lata seita elektra de um raio!

          10. Avatar de JL
            JL

            Então mas não existem 128x mais de carros a combustão que eléctricos (não era 0.8 %)? então quer dizer que ainda gastam 25x mais de cobre que os eléctricos.

            Como vê, isso é culpar as minorias dos males das maiorias.

            Realmente é preciso ter lata para inventar tanto, e paciência da minha parte só para os refutar.

          11. Avatar de JL
            JL

            Ah, fora toda a infraestrutura tanto de eletricidade e combustíveis para os alimentar, uma única bomba leva quantos kilos de cobre com aqueles motores todos e válvulas e tubos ?

          12. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não se esqueça que a China está açambarcar todo o cobre(entre outros metais e terras) que pode tendo em vista o domínio total da indústria do carro Elektro que é a aposta deles rumo à relevância.
            Neste momento já devem ter para 2ou 3 parques automóveis globais.
            Como já deu para perceber, faço votos que a aposta deles saia furada.

          13. Avatar de JL
            JL

            Fazes eles muito bem, porque é que os portugueses não fizeram o mesmo ?

            E também têm minas de raros para veículos a combustão ? A começar pela platina, rodio, irídio ? Entre muitos outros ? Considerados os metais mais raros do planeta ?

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Perguntem a um Ceo portugues e ele diz que tudo eletrico, os portugueses e que foram os pioneiros dos veiculos nao combustao com os carros de bois e as caravelas. Deviam voltar

    1. Avatar de JL
      JL

      Agora em Português?

      1. Avatar de kokas
        kokas

        Não sabes ler português? Ha aqui gente muito sensivel mas depois aposto que nem o 12 ano tem

        1. Avatar de JL
          JL

          Então explique lá o que ele quer dizer ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu também aposto que ele não tem.

    2. Avatar de Moina
      Moina

      É em Português de Portugal.

  8. Avatar de LOl
    LOl

    Sim, realmente andar a comprar popós a pilhas vai fazer um grande diferença enquanto existem super potências que poluem a torto e a direito.

    1. Avatar de JL
      JL

      Cá em Portugal não se vendem pópós a pilhas, lamento.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Certamente nao te preocupas em comer visto existir fome em muitos paises.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Incluindo PT

  9. Avatar de Anung
    Anung

    Eles não vão deixar de ser produzidos.
    Aquela data de 2035 vai facilmente extender-se para 2065.

    O “ambientalismo” é incompatível com economia, e isso está a afectar a europa mais do que ninguém. Toda a gente é ambientalistas até lhe tocarem nos bolsos, e é nos bolsos que estão os votos.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      “As eleições para o Parlamento Europeu registaram hoje em território nacional uma taxa de abstenção de 63,6%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna…”

      https://www.rtp.pt/noticias/politica/taxa-de-abstencao-foi-636_n1578154

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Portugal é exemplo para mediocres.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tanto é que cada vez mais se vê casas a apostar em energia renovável. Há países que até já se queixam do excedente de energia renovável.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        E o que é que isso tem a ver com os carros e motores a combustão?

        1. Avatar de JL
          JL

          Quem falou em Portugal ?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            O @Realista e respondi para ele e não para ti. Já te disse, devias consultar um especialista, apresentas visíveis sintomas de má interpretação.

          2. Avatar de JL
            JL

            Foi por isso que ficou trocado, eu pensava que estava a responder ao meu post.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Absolutamente nada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tudo, já que grande parte das emissões tem a ver com energia.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Provavelmente porque isso facilita o carregamento de VE a custo 0??

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Quem é que se queixa?

        1. Avatar de JL
          JL

          Califórnia por exemplo, e já há os mesmos relatos na Noruega, onde a energia chega a ficar a 0 de custo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E a rede é de borla.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            vê-se.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            Onde é que fica esse país, a California? Para os lados da Fajarda?

          4. Avatar de JL
            JL

            Califórnia, Texas e outros são um estado que pertence a um pais.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Greenwashing

        1. Avatar de JL
          JL

          Em contrapartida com o petrolwashing.

      4. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Ainda hoje estive a ler uma noticia célula solar bate record de eficiência com 34,6, imaginemos quando chegar aos 50%, um painel como temos atualmente alimenta um prédio.
        Quanto aos motores a combustão não sei se acabaram assim tão depressa, não estou a ver os exércitos abdicarem de facilidade desta tecnologia ou os serviços de emergência, e colocar os ovos todos no mesmo cesto não me parece boa ideia.
        Em 2027 a F1 já vai utilizar combustíveis 100% sustentáveis, vamos ver no que vai dar a mudança e com o aumento de potência da parte elétrica dos carros vai passar 60% combustão e 40% elétrico e carros mais pequenos e leves, vão ter de apostar também na tecnologia das baterias / carregamentos.

  10. Avatar de Mário
    Mário

    O pessoal até pensa que em caso de emergência é possivel funcionar só a baterias…
    Por algum motivo se continuam a produzir motores estacionários para geradores e afins. Aliás, ambiente fosse preocupação, os datacenters assentavam tudo em UPS’s

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso existem mais baterias de emergência que geradores.

      Por acaso os datacenters assentam em energia da rede.

      1. Avatar de Pedro P.
        Pedro P.

        Como fonte de energia principal.
        Primeira linha de backup até tens baterias, mas depois disso… entram os geradores a gasolina. Mesmo que em niveis intermédios possas ter mais baterias alimentadas por paineis, mas a solução de backup principal vai sempre recorrer a geradores

        1. Avatar de JL
          JL

          E também não são a gasolina, são diesel, a solução principal são baterias, a secundária são geradores.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Errado. Solucao principal nao, primeira linha de backup para baixa reduncancia. Assim que as baterias acabam entram os geradores. Precisamente porque ai e possivel uma autonomia maior desde que hajam reservas de combustiveis. O que faz com que, dependendo do DC, possam ter varios dias de cobertura 100% devido a geradores. Fazendo deles a principal solucao de backup.

          2. Avatar de JL
            JL

            Portanto a primeira linha de segurança são as baterias, depois entram os geradores, até porque sem nada a estabilizar a tensão, os servidores não trabalham.

  11. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    Estou indeciso sobre o Jeep Avenger, o T-Cross, T-Rock, o Kia e o Seat… a gasolina com certeza, brinquedos a pilhas são para meninos… No Natal ofereci um ao meu sobrinho, telecomandado e tudo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem consegue comprar nenhum desses a pilhas, não existem. Lol

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Quando algo antigo se torna moderno e rentável 🙂

  12. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Eu também acho que sim é um erro. O que deve mudar é o combustível.

  13. Avatar de Marcos
    Marcos

    Só as placas gráficas e os PCs gamers é que só aumentam a performance a custo de mais conectores da fonte, era um de 6 pinos, agora já são dois de 8 pinos, até para abrir os estores de casa já são eléctricos tbm, nada disso contribuí para gastar mais energia em média e consequente CO2…..eu na minha opinião as gráficas não deviam ter mais de 60 Watts de TDP….. não se pode aumentar a performance ao custo apenas da energia…. lá vão evoluindo as placas mas em especificações mas a performance por watt parece que não é para mexer …. Há muita hipocrisia em vários sectores, não é só no automóvel….mais dia menos dia vamos ter de mudar mas tem de ser uma evolução gradual e não forçada para dar tempo de adaptação….a empresas e países, até mesmo em matéria de legislação

  14. Avatar de PJA
    PJA

    A novela dos fumarentos e dos pilhas.

    1. Avatar de JL
      JL

      A pilhas é impossível, não existem cá nem a noticia é sobre eles.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Carros a pilhas. Seja forte, não comente. LOL.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas estes não são a pilhas, ou não entende nada de carros ?

          Eu comento cada vez que quiser.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Eu sei é compulsivo. Tratamento.

          2. Avatar de JL
            JL

            Está à espera de quê?

  15. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Eu também gosto destes motores! Adoro-os, é pena seem poluentes, e que tal passá-los de poluentes para muito menos poluentes?! Não há imaginação ou criativiodade para isso?!

    1. Avatar de JL
      JL

      Desde que haja dinheiro para o combustivel….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Dinheiro? Só na UE e amigos da EFTA e HongKong é que o combustivel é caro. De resto quem me dera pagar o mesmo que se paga nos USA, Austrália ou Rússia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que é caro, não o têm para vender, mas nem estava a falar desse.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O q não falta é petróleo. “Todos os dias” se descobrem novas jazidas. Algumas enormes.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quem falou em petróleo ?

            Claro que descobrem, para manter o investimento e ações em alta.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda agora apareceram jazidas com mais quatidade do que todas as reserva dos EAU.
            O lobby dos climáticos elektros já estão a levantar acções
            contra a Rússia para impedir a exploração lool Devem ter uma sorte…

          4. Avatar de JL
            JL

            Volto a perguntar: mas o que isso tem a ver com o meu comentário ?

            Ele por acaso falou em combustíveis poluidores ?

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            “não o têm para vender”
            Não foi isso que VC disse? Ora vá lá ver…

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas eu não falei desse combustível, falei do outro que o rapaz fala.

  16. Avatar de Mário
    Mário

    Se for para fazer como um dito utilizador num grupo de facebook… ah eu faço médias de 13kwh / 100 no meu carro, mas não ligo AC, não passo dos 90, e whiskas saketas…
    Ora, se é para ter privação de conforto, mantenho o meu fiat uno de 1988 que é mais ecológico que qualquer elétrico, não paga IUC, seguro é uma bagatela, e faço a manutenção em casa e ainda me sai mais barato que um elétrico.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então vão desenvolver motores novos para quê? Mais valem manterem os antigos que consumiam bem mais.

      Também vejo a malta dos gpl, gasolina, gasóleo e os híbridos a tentarem fazer consumos, e nas mesmas condições.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        De certeza q não vão para as AE pastar a 90. Esse fenómeno só se verifica a partir da aparição de elektros naquelas vias.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas são os que se vêem mais a pastar nessa velocidade.

          Não, não havia há muito, agora basta verem um leaf a essa velocidade já dizem que são todos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            @JL Leafs, Teslas, Zoes, queres quantos que apanho todos os dias?

          2. Avatar de JL
            JL

            Quer que eu meta aqui as marcas dos que apanho a combustão nessas mesmas condições ? TODAS.

  17. Avatar de João
    João

    Motores híbridos com baterias capazes de fazer 100kms no qual o uso seria obrigatório o seu uso em horas de ponta e zonas de trânsito intenso . A solução passa por carregamentos que as pessoas possam fazer rapidamente e se possível em casa – com o tempo a infraestrutura melhora, as pessoas aderem aos elétricos e surgem avanços na tecnologia que tornam os carros mais acessíveis , os carregamentos mais simplificados e ao alcance de todas as idades e classes sociais, enfim aquilo que hoje em dia não acontece e que muitos tentam convencer-nos que , se amanhã todos mudássemos para carros elétricos o mundo seria um lugar melhor a partir do primeiro dia