Será que os salários na área das TI vão subir em 2015?

133 Comentários

Por Hugo Sousa para o PPLWARE

Como todos temos seguido, o mundo das tecnologias da informação está em pleno crescimento e em plena ebulição, tendo até assistido a notícias que dão conta que este é um mercado que irá precisar cada vez mais de trabalhadores e trabalhadores especializados.

Esse cenário levanta, contudo, uma nova questão e pertinente: o aumento da procura irá fazer com que os salários dos trabalhadores das TI aumente?

Imagem: Romelli


Segundo um relatório realizado recentemente, em 2015 os salários para a área das tecnologias da informação ficarão estagnados, no entanto, trabalhadores com conhecimentos altamente cobiçados e com conhecimentos em tecnologias emergentes no mercado poderão ver o seu trabalho recompensado.

“Quando você olha para os salários reais, falando apenas em geral, o que se vê é um monte de cargos altamente remunerados. Você não vê um monte de grandes aumentos. As empresas não querem pagar taxas exorbitantes. No entanto, quando eles têm um nicho específico que é realmente difícil de preencher, eles não querem perder o talento. “

Jack Cullen, presidente da empresa de recursos humanos de IT Modis

 Segundo este mesmo relatório, o facto de existir um pequeno aumento nos salários em 2015 não significa que o mercado esteja a procurar menos profissionais TI, sendo até espectável até 2022 uma contratação sólida e robusta de profissionais nesta área.

Imagem: Orion

Nos EUA, nos próximos 8 anos serão criados cerca de 685 mil postos de trabalho no mercado das tecnologias da informação, mostrando assim um crescimento de 18%, valor superior aos 10,8% de crescimento esperado para outros mercados.

O relatório da Modis avança ainda que em 2015 os salários irão sofrer um crescimento de 3 a 18%, dependendo da capacidade dos profissionais e do tamanho e localização da empresa. Sendo que os trabalhadores mais beneficiados serão os profissionais com conhecimentos em segurança, mobilidade e manipulação e análise de grandes quantidades de dados.

Sendo o mercado da Segurança o que terá uma taxa de crescimento maior, podendo o salário variar entre os 74 917 dólares para um administrador de segurança até 115 415 dólares para um gerente de segurança.

“Esta é uma área em que as empresas não podem ter uma oportunidade de não gastar. Eles precisam ter certeza de que seus dados estão protegidos “

 Esta preocupação deve-se ao facto das empresas quererem proteger os seus funcionários que muitas das vezes utilizam dispositivos móveis como smartphones ou até mesmo tablets pessoais para tarefas profissionais, colocando dessa forma a segurança da empresa em risco. A tendência BYOD é cada mais acentuada!

No entanto o aumento da procura de competências não se traduz necessariamente em aumentos salariais muito grandes, como podemos ver com o caso dos programadores Web para .NET e JAVA. Estas áreas irão ter um crescimento de 20% nos próximos 8 anos no entanto o salário médio poderá ir no máximo até aos 85 mil dólares.

imagem_trabalhadores_ti02

Além do mercado da segurança, vamos assistir também ao crescimento das tecnologias de informação no sector da saúde, onde até 2022 será disponibilizado um valor de 56,7 mil milhões de dólares. Este sector inclui empregos como System Trainer com um salário médio de 66 710 dólares, Analista de Segurança com um salário de 72 414 dólares e arquitecto de sistemas clínicos que tem um salário a rondar os 141 371 dólares.

“Este sector é um dos mais requisitados. Complacência é crítica, e multas associadas ao abandono são muito importantes, por isso não vai ser uma continuação rampa até em passar para as empresas envolvidas com a saúde “

Com isto e em jeito de conclusão, os postos de trabalho com maior crescimento nos próximos anos incluem gestores de projectos que terão um crescimento de 15 por cento, analistas de sistemas com um crescimento de 25 por cento e por fim programadores com um crescimento de 22 por cento.

Quanto às funções de gestão de projectos e análise de negócio, serão áreas entregues em muitos casos a mulheres, devido ao facto destas terem desenvolvido um grande interesse nestes últimos anos por estes sectores.

Estes são dados relativos aos EUA, uma das maiores potências tecnológicas a nível mundial, a questão é, será que na Europa vamos assistir a este crescimento também?

[ Fonte ]

Comentários

133

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Alves
    João Alves

    Compensa tirar certificações (MS, Cisco etc)?

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Obviamente.

    2. Avatar de André
      André

      Em portugal, muito pouco….

    3. Avatar de Mark
      Mark

      Depende da empresa que trabalhes, mas para a empresa compensa sempre

    4. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      Eu tenho um certificado da Cisco, e é o que me vale, para estar a trabalhar onde actualmente estou.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        E onde trabalhas?

    5. Avatar de Jorge
      Jorge

      Eu tenho certificacoes MSFT (programacao) e isso nao serviu para absolutamente NADA.

      Eu neste momento trabalho fora de PT e aqui nem e’ o curso que interessa, e’ saberes fazer o que falas.

    6. Avatar de J
      J

      Quando tens experiência, pedem certificações, quando tens certificações, pedem experiência.

      Depois mesmo com certificações também já me foi proposto o 600 e qualquer coisa para trabalhar em equipamentos Cisco.

      Empresas tipo MS e Cisco deveriam ter tabela salarial prevista para cada certificação que passam, ou então qualquer dia ninguém as quer… pelo menos em portugal.

      1. Avatar de Diogo Ribeiro
        Diogo Ribeiro

        O mais ridículo é que só são válidas por 3 ou 4 anos e custam um balúrdio!

        1. Avatar de m4x
          m4x

          Ridículo não é, em 4 anos muita coisa muda no mundo da tecnologia, se fosse a cada 10 anos já não podias dizer que estavas certificado porque o que aprendeste já era completamente diferente.

          Quanto ao preço, por isso é que um gajo as tira a partir da empresa e ela paga, ela é que ganha com isso e para muitos trabalhos é obrigada a ter pessoas certificadas.

          1. Avatar de J
            J

            Já agora, alguém me sabe dizer se uma empresa que tenham colaboradores em regime de outsourcing com certificações Cisco/Microsoft se esses colaboradores contam para serem Gold Partner? Ou se só contam caso sejam dos quadros da empresa?

  2. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    1 de Abril? É ver para querer…

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Tal como em qualquer outra atividade…o pagamento do salário é proporcional á oferta/procura.Se existir muita procura de profissionais e pouca oferta…o salário aumenta. Na situação inversa…o salário “congela” ou desce. Excepto para os “geneos” e “craneos”,pois para esses há sempre um lugar.Mas são “espécies” em extinção em Portugal…o pessoal por cá gosta de empregos e não de trabalho!!

      1. Avatar de x
        x

        Sim em Portugal é tudo uma cambada de preguiçosos. Por isso é que há tanto desemprego. E os que querem realmente trabalhar vão para outros países. Por isso é que a nossa economia esta de rastos. Já agora. O que estas aqui a fazer a comentar artigos em vez de estares mas é a trabalhar?

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          Eu já ganhei “estatuto”…para estar aqui a comentar,tenho 58 “escravos” a fazerem o trabalho por mim!! Só que para chegar a esta “posição” tive que ser “escravo” de outros durante alguns anos. Ou seja…tive de trabalhar!!

          1. Avatar de x
            x

            Um escravo nunca deixa de ser escravo. E agora toca mas é a trabalhar

  3. Avatar de str
    str

    Vejam essa proposta de trabalho, os conhecimentos pedidos e já agora reparem no salario

    1. Avatar de Mark
      Mark

      vai para Developer que duplicas o salário…

      1. Avatar de str
        str

        Apresentei o exemplo porque parece que nao pedem grandes qualificaçoes(aparentemente) em comparaçao a Portugal que pedem n qualificaçoes.Pedem um gajo com conhecimentos e gosto pela profissao e vejam o salario que pagam a um gajo assim comparado ao que pagam cá ao mesmo tipo, miseravel este pais

        1. Avatar de Mark
          Mark

          É outra realidade, a isto chama-se trabalho especializado. São empresas que sabem exactamente o que querem e querem o melhor para aquele trabalho especifico.

          Por isso e que a produtividade é tão elevada, uma pessoa especializada produz mais e com melhor qualidade que aquele que faz tudo.

        2. Avatar de DSpinola
          DSpinola

          A fazeres suporte de 1st Line (simples) no UK ganhas facilmente 25-30k / ano…

  4. Avatar de Rui
    Rui

    O Ipad a correr o windows 7 ganhou xD

    1. Avatar de JJ

      Bem observado… lol

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      O mais certo é estarem a aceder remotamente a um PC win! Usando o teamviewer ou similar..:)

      Vocês fazem cada filme…. 🙂

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        lol acredito mais no photoshop

        1. Avatar de DSpinola
  5. Avatar de Mark
    Mark

    No estrangeiro sempre em portugal duvido.

    Em portugal eu e mais pessoal que conheço nunca fomos aumentados, e ai por fora temos 1 primeira revisão salarial passado 6 meses. E depois disso na pior das hipóteses um pequeno aumento todos os anos. Isto sem falar que o pessoal está sempre a saltar de 1 empresa para outra porque por vezes recebemos muito boas propostas.

    Ainda este ano fui aumentado em 300€ e o meu gestor pediu-me desculpa por ser pouco mas como a empresa fez grandes investimentos para já não é possível dar grandes aumentos.

    1. Avatar de Toze
      Toze

      Muito inventas…. Trabalhei numa empresa durante 3 anos e nunca fui aumentado… tive mudar de empresa para receber um aumento.
      (Não falo do mercado de trabalho de lisboa como é obvio… as empresas vão todas para lá… nem que tenham de pagar o dobro)

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Mas eu actualmente estou a trabalhar no Reino Unido, obviamente que este exemplo não e em portugal.

        Em portugal também nunca fui aumentado por isso é que volta e meia mudava de empresa, na ultima empresa que tive trabalhei mais de 3 anos, subi de posto mas sempre a ganhar o mesmo.

  6. Avatar de nocode
    nocode

    Sou consultor informatico em portugal à 6 anos.
    Ainda sem acabar o curso já estava colocado numa das maiores consultoras nacionais com um ordenado de 800 euros. Para mim um orgulho e via o meu futuro promissor. Entretanto terminei o curso vi o meu ordenado aumentar 200 euros. Optimo.1000 euros um pitufo acabado de sair da faculdade.passados 2 anos e boas avaliações vejo o meu ordenado revisto em 30 euros na progressao de carreira,liquidos pois o resto ficou diluido com o aumento de escalao de irs e respectivas taxas.Mudei entretanto de empresa e hoje recebo 1450 com 6 anos de experiencia.A responsabilidade que tenho em mãos muitos não imaginam mas um pequeno erro pode causar serios danos a uma empresa com alguns milhoes de clientes num outro pais europeu.Ganho mais por isso?não.Uma pequena tarefa de 15dias que desenvolvo a minha consultora cobra ao cliente 5mil euros…portanto fica a ganhar bastante num mes de trabalho meu.

    A grande questão aqui, é que como o mercado IT funciona no mundo, não é propriamente igual ao seu funcionamento em Portugal ou ate mesmo nos paises latinos. Ora vejamos,colegas meus sairam da mesma empresa que trabalho para ir para o UK e foram ganhar a fazer exatamente o mesmo…6mil euros limpos apos impostos.Valorizaram todas as certificações que tinha,as mesmas q tenho cá e não sou mais remunerado por isso e tem um horario fixo.

    Ora em Portugal,consultor é cpnsultor,seja Programador java,consultor Siebel,TIBCO,Basic é tudo igual.a questão é que para determinadas tecnologias tipo TIBCO,Siebel,BI,e tantas outras, não sacas um livro for dummies e aprendes.Tens que investir em cursos de 4mil euros para conseguires aprender alguns toques.Java qq um aprende,bem como qualquer linguagem de programação e acho bem que se for bom programador receba bem mas especialistas em determinados sistemas deviam ser valorizados pois são raros.
    Segundo ponto,em portugal o consultor não pica ponto.Tem isenção de horario e isso serve para poder trabalhar 10 a 12h por dia sem levar mais um chavo para casa.Os gestores de projecto dimensionam os seus projectos com a seguinte aritmetica…preciso 10 consultores para fazer isto…mas se meter 6 fica mais barato,tenho mais lucro e eles desdobram-se em overtime e fica pronto on budget e o meu chefe vai gostar. E o PM vai embora para casa as 7 da tarde e diz “ate amanha pessoal”

    O IT em portugal está estragado pela falta de humanos na frente das consultoras e apenas terem gestores de meia leca,muitos dos administradores nao executivos são ex deputados/ministros que são orientados ao lucro. conclusão…somos uma mão de obra barata em relaçao a outros paises.

    No meio disto tudo,somos ainda uns priviligiados pois sei bem que ainda assim é acima da media nacional e não pretendo incendiar ideias muito menos picar.Acho injusto qualquer ordenado em portugal abaixo dos 800 euros. A minha indignação é apenas em relação ao que vemos em portugal em comparação com a europa na minha profissão.

    Querem saber o que a minha empresa com 2000 colaboradores faz? Precisa de gente?…não arranja malta de informatica?…recruta Electronica,BIomedica e Mecanica e tudo mais o que for.Por um lado é bom,tira malta desses cursos do desemprego.Mas…por quanto tempo?e a razão pelo qual os levou a ir para esses cursos?Vão para la pq é o que arranjam e tempos depois estao frustrados.e vão embora.e assim temos um reboliço de constantes entradas e saidas de trainees avcabados de sair da faculdade.Manter os experientes é que é mentira.

    assim não vamos la.

    Peço desculpa ter-me alongado.Era apenas um desabafo.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Atenção que contratar pessoal de electrónica para o desenvolvimento de software não é descabido.
      Aliás, é mais fácil para um gajo de electrónica, desde que especializado na área certa, adaptar-se à informática do que um gajo de informática adaptar-se à electrónica. Isto porque há especializações em electrónica focadas na engenharia de software, uma vez que é necessário fazer o software comunicar com o hardware e não só.
      O pessoal que acabou o curso comigo e que tem a minha especialização está tudo a trabalhar na área das TI. Uns num nível de abstracção mais baixo, outros num nível de abstracção mais alto, mas está tudo a programar para viver. Claro que também houve pessoal que acabou o curso comigo que foge da programação como o diabo da cruz, mas por norma esse pessoal não acaba na área das TI e vira-se mais para a indústria ou para a investigação.

    2. Avatar de André Rosa
      André Rosa

      Dá-me pena e enoja-me que assim o seja, mas concordo a 100%!

    3. Avatar de Vítor M.

      Muito interessante este testemunho. Obrigado pela partilha.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Obrigado para tua partilha. Como recém licenciado é bom saber o que me espera.

    5. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Carissimo não conseguiria dizer melhor! Assino por debaixo é o retrato real do que acontece com o explorado IT em portugal.

      Depois perguntam-se como resolver o problema da falta de IT’s em Portugal? Que tal aumentarem os salários? Quando a procura é maior que a oferta aumentam-se os salários mas em PT essa regra não existe. E acabar com a exploração desmedida em que o IT tem hora de entrada mas não de saida?

      Às vezes evito olhar para os salários de outros países para não cair na tentação de arrumar as malas e dizer adeus de vez!

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Mas foi exatamente isso que fiz e espero que mais façam.
        Acredito na lei da oferta procura.
        Apenas se saír um nº suficiente de engenheiros da nossa área que faça mossa forte nos lucros dos gestores gananciosos é que eles compreenderão que foram longe demais.
        Apenas ao atingir o ponto de ruptura serão obrigados a aumentar os salários significativamente para voltar a atrairem os recursos especializados que têm sangrado a pouco e pouco do país.
        Faz algum sentido pagarem-nos menos em Portugal que ena República Checa e Polónia que o custo de vida são bem inferiores?!
        Os salários apenas são baixos porque o profissional IT português está bem domesticado,
        leva chicotadas do dono e ainda lhe se aproxima de mansinho.
        Querem que os salários aumentem? Despeçam-se !

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Delloites e afins é para enterrar pessoas…
      Outsourcing ainda consegue ser pior…

      Deixem-se de consultoras manhosas e ou apostem numa decente ou ataquem empresas que desenvolvam PRODUTOS e não vendam pessoas!

      Há muita startup por aí a precisar de boa gente e a oferecer bem boas condições!

      Vejam a JOBBOX.io

    7. Avatar de Robson
      Robson

      +100
      No Brasil é a mesma coisa!!!!

    8. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Somos os trolhas do futuro!

    9. Avatar de Woot!
      Woot!

      Essas 1450€ que falas após 6 anos são líquidos certo?

      1. Avatar de Custo de Vida!
        Custo de Vida!

        Não é descabido pensar em ganhar isso (líquido, sim) ao fim de 6 anos de experiência. Tudo dependerá das tuas escolhas e se sabes aquilo que o mercado procura.

        E se tiveres mudado pelo menos uma vez de empresa nesses 6 anos. Se estiveres sempre no mesmo sítio, se estiveres a ganhar 1200€ líquidos já não é nada mau.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Eu perguntei se era líquido porque se fosse bruto, com 6 anos de experiência estava a ser roubado…eu ganho quase isso líquido (sem duodécimos) com apenas 2 dai a minha pergunta.

  7. Avatar de JJ

    O que consideram “conhecimentos altamente cobiçados”!?
    É uma pessoa que saiba programar em todas e mais algumas linguagens de programação, trabalhar em 3D e em outros elementos gráficos?

    Pelo o menos em Portugal é quase isso que pedem nas propostas de emprego na área…

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Em Portugal é assim, pedem sempre uma pessoa de 22 anos com mínimo de 6 anos de experiência na área e que saibam programar 10 linguagens

  8. Avatar de Rui Costa

    Até este ano, alguns informáticos devem ter visto o seu ordenado a subir consideravelmente: de 485€ para 515€!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Essa é que é essa… A moda agora é pagar muito pouco, seja-se bom ou não naquilo em que se faz, de pouco interessa para muitos empresários tugas. Ainda quem dá mais valor são empresas estrangeiras de TI do que propriamente as nacionais.
      Querem 1001 conhecimentos para depois pagar uma miséria.

    2. Avatar de tavares
      tavares

      @Rui Costa…acho que tens aí um pequeno erro. O aumento “normal” vai ser para 505 Euros. Uma empresa pagar (por exemplo)10 Euros a mais que o O.M. a 10 empregados…dá um “prejuízo” de 100 Euros por mês!!

  9. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Já agora, para quando é que as empresas portuguesas começam a informar qual o pacote salarial que oferecem nas propostas de emprego?

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Achas mesmo? Assim não podem contratar o gajo mais barato lol

    2. Avatar de João Luciano Gelásio Marques
      João Luciano Gelásio Marques

      Nunca. O segredo é a alma do negócio. É bastante provável que depois de 3 rondas de entrevistas intensivas te proponham salários que só dão vontade de rir.

      É assim no nosso burgo.

      Também sou profissional de IT, trabalho à 5 anos e também já percebi que para ser aumentado… só mudando de empresa. É triste mas é verdade

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Acho que isso não é só em TI. A minha namorada teve 5 fases de entrevistas para uma cadeia de hospitais privados bastante conhecida em Portugal (ela é TOC), estas 5 fases demoraram cerca de 2 meses. Na última fase disseram “Está contratada, vai assinar na próxima Segunda”. Ao que ela pergunta “Então e a proposta?”

        A resposta foi “depois falamos sobre isso”. Entretanto ela também estava em outras entrevistas como é normal e acabou por aceitar uma outra. Na Segunda-Feira os senhores ligaram todos indignados a perguntar porque é que ela tinha aceitado outra proposta visto que estava no processo há muito tempo e ainda não fazia ideia do que ia receber.

        Não me parece admissível.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Artigo muito interessante

    2. Avatar de Rocha
      Rocha

      Trabalho à 6 anos numa empresa tecnológica de referência em Portugal em modo de outsourcing, este artigo reflete a 100% a realidade em que vivo.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em Portugal é tudo corrido a 900 euros, ou gostam muito do que fazem ou são tótós. Pois se forem para a Suiça lavar pratos, ganham o dobro e não estoiram os neurónios.

    Não sejam tótós, emigrem, depois chegam aos 50 anos com o cérebro todo avariado e a carteira vazia e vão-se arrepender…..

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E o mais triste é o vosso patrão a viver à grande… à custa do vosso trabalho escravo. Á vossa frente pode não parecer, mas nas vossas costas ri-se à grande, enquanto está no seu jacuzzi com uma miúda ao lado, a pensar onde vai gastar o seu ordenado milionário….

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      De todos os que comentaram aqui tu és o único que aparenta ter o “cérebro todo avariado”. Se calhar é por falta de utilização.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Deves ser um dos tais patrões, que vive bem à custa dos ordenados baixos nas TI, não é?

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          Na verdade até estou no início da minha carreira. Não sou patrão, nem nada que se pareça.

          Eu respondi ao teu 1º comentário onde recomendas que o pessoal emigre para a Suíça para lavar pratos e não estourar os neurónios. Isso é opinião de alguém que é no mínimo ignorante, para não dizer imbecil. Só alguém que não quer evoluir e melhorar um bocado o mundo que o rodeia é que pensa em não “estourar os neurónios”.

          Se eu não quisesse “estourar” os neurónios tinha enveredado por outra profissão. Se calhar lavador de pratos ou chapeiro, quiçá na Suíça ou em outro país.
          Como eu até gosto de pensar e de ver o meu trabalho a produzir frutos, decidi virar engenheiro… São escolhas.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Então és um dos escravos, que ganha +-900 euros e achas que é melhor do que ganhar o dobro e teres uma vida digna? Quando tiveres 70 anos, vais perceber o que é mais importante na vida. Quando olhares para trás, será tarde.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @Só um gajo, eu percebi alí uma ponta de ironia no lavar pratos, e tu?

    3. Avatar de Andre
      Andre

      Tens razão na tua perspectiva, mas pelo menos no norte ninguém é corrido a 900 euros a 800 e menos…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        É a quanto?

    4. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      Finalmente alguem com a mesma opinião que eu. Gosto muito de informática, mas infelizmente o melhor que consigo são 650€ mensais. Quando me fartar de Portugal e desta “gestão” de meia leca que existe neste país, imigro, nem que seja para as obras, e acredita que vou ganhar 10x mais que qualquer consultor/analista em portugal. Enquanto isso aprofundo o meu Inglês e tento entrar nas IT lá fora, e aí em vez de 10x mais, passo a ganhar 20/30x mais.. Just saying

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Mas és licenciado/mestrado? Tens certificações? Fazes o quê? Não conheço ninguém de TI que ganhe assim tão pouco…

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Ah, espera não me digas que foste daqueles que aceitou as propostas de 650€ da delloite com horários das 9 às 23? 🙂

          1. Avatar de Diogo Jesus
            Diogo Jesus

            tenho apenas o 12º lol

          2. Avatar de Woot!
            Woot!

            Pois…assim é mais normal estares a ganhar isso. Mas fazes o quê, estás numa loja de hardware? Ou estás numa consultora? Sabes programar?

            Se souberes programar bem, mesmo pessoal com 12º ano há empresas a recrutar que pagam bem mais, precisas é de saber o que estás a fazer.

    5. Avatar de Luís
      Luís

      O trabalho manual só é bom até determinada idade, depois de certas idades 40 e tal para frente o pessoal começa a ser descartado. Vai às lojas por exemplo, vê quantas pessoas com mais de 40 anos tens na ZARA. Já trabalhei em fábricas enquanto estava a estudar e sei do que falo, ou consegues subir como capataz à moda do antigamente ou quando deixas de ter rendimento oferecem-te uma miséria para saíres ou fazem-te a vida negra até saíres por ti e sem indemnização. O mundo das TI está a ser mal remunerado, mas isso a culpa não é do patrão, é do empregado que prefere estabilidade para comprar um carro importado e outras coisas, para isso endivida-se e com medo não troca de emprego com tanta facilidade. Estou no mundo das TI e vejo o pessoal tão acomodado que me enoja.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Concordo plenamente, se as pessoas não aceitarem as propostas miseráveis que são feitas por muitas grandes empresas, isso não acontecia. A culpa de TI ser mal remunerado (e não só TI) é das pessoas. Há sempre um marmelo qualquer que aceita trabalhar pelo ordenado mínimo.

  11. Avatar de Cris.
    Cris.

    Apesar de ser uma noticia a clique, seria interessante o pplware fazer 1 sondagem, com as profissões, ramo tecnologico, salario, satisfaçao e posteriormente “confrontar” algumas consultoras com os resultados e discutir o actual panorama.

    Eu concordo com a maioria das opiniões sobre a xulisse actual, exploraçao e baixos salarios no mundo das IT – jà passei por aí, actualement no estrangeiro. Mas acho que uns dos maiores problemas sejam os impostos e o pagamento a 60/90dias por parte do cliente final. Para um professional receber 1000euros liquidos a empresa tem de desembolsar 1600euros, se 2000euro jà são 3500euros brutos – o estado fica com uma fatia de leão num salario digno. Um problema tambem para as consultoras é o pagamento desfasado, caso um cliente falhe, é bastante dinheiro empatado…

    Enfim, gostaria de ouvir o outro lado mas como estão de barriga cheia não lhes interessa falar…

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Isso é verdade, eu já fiz a simulação e com o mesmo ordenado bruto, e em Portugal iria receber menos 600€ que estando a trabalhar no Reino Unido. E esses 600€ não vão para a empresa

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Isto sim..
      Pplware, façam uma sondagem muito completa com isso tudo para o pessoal ver..

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Comentário mais produtivo do artigo.

  12. Avatar de John Doe
    John Doe

    Estamos a transformar-nos na India da Europa…

  13. Avatar de Paulo Alves
    Paulo Alves

    Fotografe e Filme em Grande com o Pequeno

  14. Avatar de É
    É

    Por cá querem tudo de borla …

  15. Avatar de Rui C
    Rui C

    A questão é que a crise veio a mudar as regras salariais. E a trocar todos os paradigmas, portanto se acham que ganham mal e as coisas são assim foi porque não agiram no seu devido tempo.
    Se aceitam trabalhos de especialistas a serem pagos por valores miseráveis devem meter a mão na consciência e se calhar pensar que deviam ter uma posição firme e não aceitarem.
    Ganha tanto uma empregada de supermercado como um programador hoje em dia e isso sim é triste!

    Já não tenho conta das vezes que sai porta fora de uma entrevista após ouvir as condições. E com esta atitude tenho tido ofertas acima do mercado, com isto quero dizer, que valorizo o meu conhecimento e experiência. E se a empresa que me quer contratar não o valoriza, não quero trabalhar pura e simplesmente lá.
    Chego ao ponto de receber telefonemas com contra propostas para se aproximarem dos meus valores, portanto tudo é negociável consoante a experiência de cada um.

    Actualmente estou na área comercial IT como director comercial de uma equipa , numa empresa espanhola com escritórios aqui em Portugal a auferir um salário para lá de bom.

    1. Avatar de tavares
      tavares

      @RuiC…um comentário como o teu é próprio de quem está de “barriga” cheia. Não deves viver dentro da realidade de um País(Portugal) que tem uma brutal(quase 37%) taxa de desemprego jovem.E é nessa faixa etária que se encontram os mais qualificados nas areas tecnológicas.Como pode alguém que necessite de dinheiro para as necessidades básicas,muitas vezes com família para sustentar…ter em conta o seu “conhecimento e experiência” e “ter uma posição firme e não aceitarem” o que lhes é proposto?? Em 100% dos casos a “recusa” de um…vai ser “aproveitada” por mil!!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não sabes a minha realidade nem o que lutei para atingir o nível de vida que tenho actualmente, portante remete os teus comentários há tua situação em que vives, porque todas as decisões ate ao dia de hoje que tomaste reflectiram-se no teu estado actual de vida.
        Na minha vida nem tudo foram rosas e barriga cheia, mas a partir do momento que marquei a minha posição no mercado de trabalho e nas entrevistas de trabalho , começou a ter resultado. Tudo na vida e preciso ATITUDE e motivação, e assim que vejo as coisas.
        Se entras como derrotado na vida e precisamente isso que vais ter!
        Entende como quiseres e pensa o que quiseres as minhas palavras.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Bravo Rui.
      O profissional IT português precisa verdadeiramente de ser reeducado.
      Pensam que lhes estão a fazer um favor enorme ao oferecer emprego.
      Vocês estão a dar lucro à empresa, é para isso que vos pagam!
      É vosso dever conseguirem um salário que vos permita uma boa qualidade de vida e andarem com moral suficiente para serem produtivos.
      A produtividade IT no nosso país seria bem superior se todos batessemos o pé às inúmeras reuniões intercalares de projectos e forçassem os gestores de projecto a definirem bem os requisitos antes de decidirem qual a direção a tomar.
      Baixam sempre as calçinhas ao cliente e requisito após requisito alterado é “pimenta no ** dos outros para mim é refresco” para os gestores porquê?
      Porque sabem que o profissional não se dá o valor devido e sai barato ou até gratuitamente fazer umas centenas de horas extra por ano.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim e precisamente isso que falo e refiro.

        Para estar onde estou fui a 32 entrevistas de trabalho, das quais 80% sai assim que apresentaram as condições de trabalho.

        Actualmente:
        Eu entro TODOS os dias as 8h da matina nos escritórios porque em Espanha já são 9h la. adaptei-me a rotina deles, e ate nisso senti vantagens. Aproveito melhor os meus dias. Saio cedo ,tenho mais tempo disponível, e a minha produtividade aumentou. Isto porque onde trabalho valorizam o meu trabalho , quando preciso de alguma coisa a empresa disponibiliza e com isso tem resultados e acima de tudo tem colaboradores super motivados e felizes com as suas vidas.
        Pena que são poucos os patrões que sabem o que e GESTÃO e TEAM WORK.

        Portanto e para concluir, MUDEM a vossa ATITUDE perante o mercado de trabalho, porque se forem realmente bons não vão ter grandes problemas em conseguir “aquele” trabalho em que se sentem felizes e pagos justamente.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Concordo plenamente.
          Tem de ser a nova geração de profissionais a reeducar os empregadores.
          Percam essa mentalidade que uma empresa vos está a fazer um favor enorme ao vos dar um emprego.
          Vocês estão pura e simplesmente lá para gerar lucro !
          Eles *precisam* de vocês funcionais e felizes, com tempo para amigos e família, para férias,
          sãos da mente e rápidos de raciocínio.
          Não prestes a atingir o limite, desgastados, constantemente a provocar cascatas de erros.
          Se os team leaders, gestores, e hierarquia superior são medíocres o suficiente de pensar que é isso que eles querem,
          sequem-lhes a fonte, procurem durante semanas um emprego em que se sintam realizados e
          *fujam* das empresas que os vossos colegas/profissionais da área mais dizem mal,
          onde há fumo, há fogo.

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            Para que conste estou no mercado à 16 anos.
            Não esperem que aceite propostas de 500€ a recibos verdes e com comissões medíocres.

            Valorizem-se pois tenho a certeza que valem bem mais do que são pagos.

            No fim quem ganha mais é a empresa no final das contas.
            Devem ser poucos os que dia após dia andam com um sorriso nos olhos. 🙂

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Concordo plenamente contigo Rui e acho que todos devíamos ter atitude. Espero um dia chegar a um ordenado que considere “para lá de bom”.

      Neste momento não acho que ganhe mal tendo em conta a conjuntura actual e conhecimento do ordenado da maioria dos colegas que estão no mesmo patamar que eu, no entanto tenho apenas 2 anos de experiência profissional e o que me levou a receber mais que todos os os meus colegas logo à cabeça (ou seja assim que terminei a faculdade) foi precisamente marcar o meu valor, ter atitude e não aceitar propostas quando acho que não estou a ser valorizado.

  16. Avatar de ze
    ze

    Não vejo as coisas como a maior parte aqui.
    Tirando programadores que cada vez mais são “mato”, em portugal vejo o IT como área mais bem paga e cada vez a ser mais valorizada.
    Facilmente um consultor com 5+ anos de experiência começa qualquer trabalho com uma base salarial de 2.000/2.500€ + 25% sobre o base por isenção de horário, depois é uma questão de politica da empresa de progressão de carreira, onde em chegando a cargos de chefia (não direcção) facilmente se atingem ordenados brutos de 5.000€.

    É tudo uma questão de estratégia, falando no meu caso, trabalhei na área de IT para pagar os estudos, quando os concluí já tinha certificações e experiência suficiente para me destacar em qualquer entrevista de emprego, aliado a sentido de liderança e uma personalidade forte é uma questão de tempo até as oportunidades baterem à porta, depois é só tomar as decisões certas para progressão de carreira.

    Aconselho-vos a optarem pelas empresas certas, Banca, Utility, Automóvel, Quimica/Farmaceutica, Petrolifera, preferencialmente com capitais estrangeiros ou focados na exportação e terão o palco certo para se mostrarem.
    Se tudo correr bem preparem-se para trabalho normal de 12 horas, com dias a chegar as 16/18h, muitos fim-de-semanas de trabalho, raramente vêm a familia, e mesmo quando estão de férias estão de “serviço permanente”, a vossa profissão é serem bombeiros 24/7, 365 dias por ano e a única coisa que vos faz dormir é saber que nada faltará à vossa familia.

    Isto tudo para dizer que cada caso é um caso e devem tomar as opções que vos façam felizes, independentemente de ganharem 500 ou 5.000 o importante é que façam o que gostam e trabalhem num ambiente que vos dê gosto trabalhar, os aumentos no IT e a base salarial vêm à custa de muito sacrificio pessoal que a maior parte das vezes não justifica o dinheiro.

    Seja como for estamos numa era de mudança de mentalidades na área do IT em Portugal e esta área cada vez está a ser mais reconhecida, como já é no resto do Mundo, a área mais bem paga.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Por esses valores não deves estar a falar de Portugal ou então falas de alguma empresa muito especifica porque essa não é a realidade na maioria das empresas.

      Eu com bastantes anos de experiência comprovada e formação nem de perto vi esses valores.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Esta é a realidade de qualquer multinacional em Portugal com mais de 1.000 colaboradores.

        Como referi em cima, não falo de programadores, pois há tantos que nunca haverá falta de alguém que trabalhe por 600 euros.
        Em programação a chegar a esses valores em Portugal só vejo para quem programa ABAP.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Idem.
      O único de 25 ex-colegas que sei que ficou a receber verdadeiramente bem em Lisboa (bem mais de 40k€ ano) foi por ter sido abordado para trabalhar como freelancer para uma empresa britânica que lá abriu escritório.
      E isto depois de ter ido a uma entrevista para “aquela” empresa de Coimbra em que lhe ofereciam 600€.
      Façam um favor a vós próprios, levantem-se imediatamente e digam boa tarde sem nem mais uma palavra lhes dirigirem,
      não merecem esse respeito ao desprestigiarem dessa forma o lucro que lhes trazem.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        A mim já me ofereceram 600€ eu respondi que não estava interessado a trabalhar em Part-Time aos sábados 🙂

        1. Avatar de ASilva
          ASilva

          Já fiz coisas idênticas, acho que os que ganham pouco deviam fazer o mesmo, porque o mercado gera muito dinheiro e eles têm de pagar!
          Parabéns pela atitude!

    3. Avatar de Rui
      Rui

      “Se tudo correr bem preparem-se para trabalho normal de 12 horas, com dias a chegar as 16/18h, muitos fim-de-semanas de trabalho, raramente vêm a familia, e mesmo quando estão de férias estão de “serviço permanente”, a vossa profissão é serem bombeiros 24/7”

      37,5h semana, das 9h-17:30, religiosamente cumpridos para não afectar as normas internas da empresa, salário superior ao que referes, simplesmente não é em Portugal.

      Trabalhar em Portugal para ver os outros a enriquecer? Não obrigado! 😀

  17. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Mas que questão mais obvia!
    Claro que não vai haver aumentos!
    Parece que são parvos!
    Se aumentarem num lado é porque vão cortar no outro.
    O que interessa são os lucros!

  18. Avatar de Ricardo Moura
    Ricardo Moura

    Uma consultora, não interessa qual, que paga a um colaborador/”recurso” 800 Euros LIQUIDOS cobra a um cliente cerca de 2700 + IVA pelo mesmo “recurso”. Meninos, o curso deve servir para se tornarem pessoas inteligentes e com um sentido crítico sobre a vida i.e. não vos fazerem o ninho atrás da orelha, e não para ter emprego. Posto isto, os salarios tanto sobem como descem, depende da atitude de cada um. Beijinhos e Abraços.

    1. Avatar de ASilva
      ASilva

      Melhor comentário! concordo plenamente.
      Vejo pessoas a receberem muito mais com pouca experiência do que outros com muitA, O CURSO E A PROFISSÃO SERVEM PARA NOS FAZEREM PESSOAS CRITICAS PERANTE A VIDA E NÃO MACACOS QUE SABEM PROGRAMAR E RECEBEM BANANAS!!!!
      cumps

  19. Avatar de Redin

    Ainda me vou arrepender de dizer isto, mas aqui vai.
    Nunca em tão pouco tempo vi o Pplware a lançar a discussão à volta de qualificações ou sobre anuncio de falta de mão de obra sobre TI’s.
    Acho que numa semana e meia, saíram uns 5 ou 6 artigos sobre esta temática, mas o que eu tenho visto é 98% do pessoal a procurar um emprego estável onde alguém chamado de patrão lhe pague um salário desde que não lhe traga mais responsabilidades.
    E que tal então pensarmos em arriscar mais vocês próprios e empenharem-se em criarem um projeto de negócios? Serem vocês os patrões de vocês mesmo?

    Não tem sido à toa que eu tenho (espero bem que não tenho abusado do Pplware) colocado uns comentários a apontar oportunidades nesse sentido e até hoje, no meio de varias dezenas (para não dizer centenas) quantos responderam?

    Zero, nicles. É preciso dizer mais?

    1. Avatar de J
      J

      Olha eu acho bem mais interessante a discussão de emprego à volta das TI´s do que as discussões típicas de Apple vs Android.

      Quanto a ser empreendedor… isso tem muito que se lhe diga.
      É necessário ter capital para investir, ou mesmo obtê-lo da banca.
      É difícil conseguir certos contractos que certas empresas têm porque existem outros interesses instalados.
      Podes ser um bom profissional (ex: programador) e não teres vertente de gestor e/ou comercial.

      Já agora, quais são as oportunidades que indicas teres sugerido?

      Cumps,

        1. Avatar de J
          J

          Segundo o que vi, as razões do facto de não terem surgido propostas podem ter sido:

          – As únicas propostas que sugeres, são para o patamar Sénior.

          – Após a tua sugestão, houve alguém que te questionou os vencimentos que a empresa pratica, o qual ficou por responder e essa ausência pode ter deixado a ideia que é mal pago.

          1. Avatar de Redin

            Poderás verificar que não, apenas terás de ler com mais atenção. O requisito sénior será apenas na primeira linha.

            Sobre os vencimentos, terás de concordar comigo que estas não são para serem discutidas na praça pública, até porque a oferta está pendente para uma participação na empresa e daí virem participação nos lucros da mesma.
            Ainda assim, quem esteja mesmo interessado em fazer algo pela vida, contacta e não fica à espera que as oportunidades lhe venham bater à porta.

          2. Avatar de Badjouras!!
            Badjouras!!

            Desculpa mas eu nao concordo com a parte do salario!! Na maioria das ofertas de trabalho nos principais paises da europa vem na descricao o intervalo de valor que estao dispostas a pagar (ex:entre 20k-30k), e sim depois dentro desse intervalo devera o valor ser negociado consoante a experiencia do candidato! E isto que se tem de comecar a fazer tb em Portugal!! Nao fazer as pessoas perderem tempo com intervista sem a priori terem nocao do que as vai tar espera! Chega da mentalidade de pagar o menos possivel!! Chega da mentalidade de exigir aos trabalhadores horas extra!! Chega de pensar a curto prazo!! Para conseguir ser uma empresa de sucesso e preciso dar boas condicoes as trabalhadores e pagar de forma adequada de modo a que estes sintam a existencia das condicoes necessarias para darem o seu melhor e se sentirem na obricacao para com empresa pelas regalias que esta lhes da!!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      “E que tal então pensarmos em arriscar mais vocês próprios e empenharem-se em criarem um projeto de negócios? Serem vocês os patrões de vocês mesmo?”

      E que tal as empresas pagarem e reconhecerem aquilo que é justo aos colaboradores? Será que emprego/trabalho em Portugal tem de ser sinónimo de exploração?

      Ainda me recordo bem dos tempos em que trabalhava em Portugal, cujos “chefes” recebiam sempre bons salários, melhores carros, e na hora dos aumentos, as desculpas variavam entre o situação de Portugal, a crise, etc.

      Fazendo uma analogia ao iOS e Android, fiz jailbreak e root ao mesmo tempo! Aconselho vivamente ao fazerem o mesmo.

      Há outra coisa que ainda não li ninguem a referir, as reformas. Quando chegarem aos 60/65 anos e se quiserem reformar, como vai ser tendo em conta os salários e o que se está a implementar?

  20. Avatar de x
    x

    Uma coisa que aqui ainda não foi dita mas acontece muito em Portugal é a contratação em cascata. Passo a explicar
    A empresa Z contrata um consultor a empresa Y
    que por sua vez o vai contratar a empresa X
    que por sua vez o vai contratar a empresa W
    que por sua vez o vai contratar a empresa V
    que por sua vez tem esse recurso a recibos verdes.
    Concluido a empresa Z não se importa de pagar 80 euros hora á empresa Y por esse recurso em vez de o fazer directo e pagar bem menos e ter 5 chulos ali pelo meio a mamar sem produzir o que seja e o consultor no final leva 1200 euros a recibos verdes para casa no fim do mes.

  21. Avatar de Joao
    Joao

    Isto apenas é ainda possível para eles pois ainda há muita carne para canhão,
    cordeirinhos vindos da universidade sem saberem no que se vão meter e que aceitam qualquer coisa ou são iludidos pelo nome da “grande” empresa.
    Apenas quando não houver suficientes recursos especializados e os lucros deles começarem a cair a pique
    serão forçados a subir os salários decentemente.
    Estar num meio em que nos temos de sujeitar a um emprego que não nos permite viver com a qualidade para a qual andámos anos a fazer esforços não é uma boa escolha.
    No Reino Unido tal como em qualquer país nórdico há uma falta enorme de profissionais qualificados,
    portanto não há lugar a estes intermediários sanguessugas caso contrário o profissional fazia-lhes o manguito.
    Ou aceitas posição direta para os quadros – mais estabilidade, salário aceitável,
    ou optas pela instabilidade de teres contratos renováveis de 3, 6 meses, em que tens continuamente de provar que és muito bom,
    mas pagam facilmente 400£/dia, bom para a empresa caso tenham de fazer downsizing, bom para ti pois até o fazerem ganhas um bom pé de meia.
    Que acontece em PT? Instabilidade conjugada com salários miseráveis em que caso aconteça um soluço na empresa e haja despedimentos em massa, o desgraçado que esteve anos como prestador não teve a única vantagem que lhe é oferecida nos países nórdicos.
    Porquê? Pela existência de intermediários absolutamente inúteis.
    Vocês como profissionais têm de saber dizer *não*, ou também aceitam uma relação doentia como uma namorada?
    É isso que essas empresas vos propoem, e vocês aceitam como cãezinhos abandonados.
    Compreendam o vosso valor, as empresas compreendem-no bem…

  22. Avatar de pmf
    pmf

    Custa-me ler comentarios a comparar apenas os ordenados e deixarem para trás o custo de vida.
    Desde novo (ainda sou do tempo da emigração clandestina), que oiço dizer lá fora é que é bom!
    Não dúvido! Mas custa-me que comparem apenas pela receita sem terem em conta os custos e o tipo de vida que fazem.

    Também gostei de ler aqui os comentários sobre atitude.
    É precisamente isso que falta.
    Custa a criar? Não “dá” dinheiro imediato para levar para casa?
    Sim, é verdade. Mas todos sabemos que para “apanhar batatas” elas têm de ser semeadas!

    1. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      E se te disser que sei de pessoas na construção civil conseguem tirar 3000$ Canadianos ou até mais, limpos de duas em duas semanas, em que os custos de vida rondam os 2000$ mensais. E posso-te também informar que nessa zona, tudo o que seja IT ganha entre 30/50$ à hora. Agora faz contas 😉

    2. Avatar de Badjouras!!
      Badjouras!!

      Concordo plenamente com as questoes que aqui colocas!
      De momento vivo e trabalho no UK.
      O conselho que deixo para quem quer emigrar e que escolha muito bem a cidade para onde o vai fazer! Neste momento estou em Belfast onde ganho 3x mais do que estava a ganhar ai e assim que quiser mudar de empresa facilmente o faco ja ha muitas oportunidades de trabalho! Escolhi Belfast porque e uma cidada relativamente pequena (pouco maior que coimbra mas muito mais industrializada) e o custo de vida nao e mais que 20% comparado com lisboa..
      Quer em Londres quer em Dublin podes ir ganhar 4x mais mas no entanto o custo de vida passa para o dobro.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      “e deixarem para trás o custo de vida”.
      Com 6 anos de experiência em PT poupava uns 500€/mês fugindo dos restaurantes,
      não indo a discotecas, pensando 2x no preço das bebidas aos fins de semana,
      fugindo das comidas mais caras no supermercado,
      fazendo farnel na maioria dos dias na única viagem em low cost que decidisse durante o ano.

      Em Londres, cidade mais cara do mundo em 2014,
      não é raro gastar 100£ em restaurantes numa semana,
      um copo de tinto a 6£ é caro? É. É por isso que o vou deixar de beber se trabalho para ter qualidade de vida? Negativo.
      Visitei este ano 3 países para além das viagens a PT, faço questão de provar e experimentar o melhor que cada cidade tem para oferecer.
      Gastei umas 1000£ neste 1º ano a tornar o quarto que alugo (sim, choque) mais confortável, em roupa e calçado.

      Tenho poupado um pouco mais de 1500€/mes.

  23. Avatar de Badjouras!!
    Badjouras!!

    Como ja disse noutro post relacionado com esta materia o unico culpado para os baixos salarios em IT em Portugal e o ESTADO!!!!
    Alguem me consegue explicar porque e que em Portugal nao existem mais empresas estrangeiras?? Porque e que o estado nao incentiva a vinda de empresas estrangeiras para Portugal? Porque continuam a ir para o UK e Irlanda (e outros paises) onde nao ha mao de obra sufeciente e quando ha e pelo menos o triplo mais cara? Se o governo fizesse algo para mudar esta situacao facilmente estas empresas viriam e pagariam um pouco mais para conseguirem pessoal qualificado e todas as outras teriam de pagar mais para manter os trabalhadores ou arranjarem outros!!
    Outra questao que coloco e porque e que os enfermeiros e farmaceuticos (nao sei se assim continua mas ainda e bem pouco tp era assim) comecam com um salario minimo de 1300€ e um enginehiro informatico a 600€? No meu ver o nosso curso e muito mais dificil e requer muito mais trabalho! Sem os nossos softwares nao faziam nada!!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      “porque e que os enfermeiros e farmaceuticos (nao sei se assim continua mas ainda e bem pouco tp era assim) comecam com um salario minimo de 1300€ e um enginehiro informatico a 600€?”
      Porque crescemos num país da carochinha em que o que faz sentido não é real e as profissões estatais que são de apoio a quem dá lucro ao país ganham mais que elas.
      Talvez eu fosse o único em que a mim me fazia urticária como é que uma enfermeira há uns anos conseguia 1500€/mês limpos
      qd fazia algumas noites e eu nos meses que tinha intervenções nocturnas após o horário normal, com pouco descanso para o dia seguinte de trabalho, chegando aos 1300€ já era ótimo.
      Em Londres uma enfermeira com 5 anos de experiência consegue umas 30k£ base anuais bem negociadas,
      um engenheiro IT no minimo 40k£.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Porque é que te causava urticária uma enfermeira conseguir 1500€ limpos?

        1. Avatar de Badjouras!!
          Badjouras!!

          O problema nao e a enfermeira 1500€ limpos… e um Software Developer 600€!! Achas que a nossa profissao tem menos de metade do valor da de um enfermeiro? Os enfermeiros se fazem horas extra sao pagas, muitos de nos tb as fazemos e ninguem as paga! Os enfermeiros trabalham ao fds mas recebem mais por isso, eu tb ja tive de fazer deployments durante a noite e ao fsd e recebi o mm!
          PS:nada contra os enfermeiros (muito menos enfermeiras!)

          1. Avatar de Rui
            Rui

            No estado, as horas extra por norma são pagas. No sector privado é que normalmente não são pagas essas horas extra.

            Não tem a ver com enfermeiros mas sim o tratamento publico vs privado.

          2. Avatar de HC
            HC

            Comecei como customer support e acabei como It project manager, numa empresa em Munique, c 2500e brutos os mmos k um enfermeiro aqui ganha.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          O Badjouras compreendeu,
          título comparativo, uma boa referência pois é uma profissão estatal, de suporte à atividade económica.
          De todos os países que conheço salários, um engenheiro informático recebe mais que essas profissões.
          Porquê? Simplesmente é mais difícil de formar um engenheiro, implica mais esforço (alguém conhece um enfermeiro que não tenha tirado curso nos 4 anos?), mais investimento por parte do estado, mais aprendizagem contínua por parte do profissional.
          Façam a vossa pesquisa e compreendem a absurdidade da questão.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Falo com conhecimento de causa, o curso de enfermagem não é mais fácil que o de informática.

            Verifica as notas de acesso para enfermagem e para informática. Só por aí justifica os 4 anos para tirar enfermagem e que para tirar Eng Informática há pessoal a fazer 8 anos. Se tens pessoas a tirar Eng Informática que se candidatam com médias de 10/11v, como é que queres que façam o curso em 4 anos? Têm lógica quem entre na universidade com médias de 15/18 façam melhor figura que os que entram com 11v, né?

          2. Avatar de Joao
            Joao

            A sério que acreditas nisso Rui?
            Entrei com média 16, demorei 6 anos para tirar o curso.
            Havia exames que estudava 8 dias exclusivamente para eles e volta e meia o regente lembrava-se de fazer um exame ‘giro’ e em 90 alunos a nota mais alta, a do melhor aluno da turma com média 18 na prática era 9.
            Qd ajudava uma ex minha de enfermagem a estudar havia algumas cadeiras no entanto que passaria com 2 dias de estudo,
            penso que todos sabemos que é relativamente mais difícil ter notas superiores a física e matemática que biologia e química, aparte isto ter sido apenas uma variável da equação que mencionei, o que tem mais impacto é precisarmos de bem mais horas de investimento ao começarmos a trabalhar para nos mantermos atualizados, não brinquemos.
            Dito isto, tirei o curso na única Universidade que costuma ter nota de entrada para o curso superior à do Técnico e também alguns professores gostam apenas de ser parvos.

        3. Avatar de Badjouras!!
          Badjouras!!

          Tambem ja tinha pensado sobre essa questao das notas… E provavel que um aluno com media mais altas tnh metodos de estudo diferentes que um aluno de media de 10. No entao para informatica acho k isso nao e assim tao relevante… Bem me lembro do meu primeiro exame de programacao e pensei – “ahh estudo uma semanita antes e ta feita”! Bem me lixei… programacao requer e pratica nao e estudo!! ou seja, tens de didicar muito mais do teu tempo livre en casa a praticar do que os outros. Praticamente a todas as cadeiras tinha trabalhos. Nao digo que nos outros cursos nao haja trabalhos tb, mas sao escritos. Nos de informatica a parte escrita era sempre a mais facil… Bem me lembro dos colegas de outro curso fazerem os trabalhos em 3 ou 4 dias e os meus demoravam 2,3 ou ate 4 semanas!

      2. Avatar de Badjouras!!
        Badjouras!!

        Exactamente… E esse exemplo que destes em Londres e muito igual por todos os outros paises e cidades!! So em Portugal e que um enginheiro informatico ganha menos do que nas outras profissoes do mm nivel…

  24. Avatar de Custo de Vida!
    Custo de Vida!

    Para ajudar (ou atiçar) a conversa sobre o custo de vida, há um site bastante interessante que permite comparar o custo de vida de Lisboa com praticamente qualquer outra cidade e que pode ajudar a tomar a decisão de ir (ou não) para o estrangeiro:
    http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp

    Façam as vossas contas!

    1. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      esse site é muito lindo para ter apenas uma ideia das diferenças. O caso que estava a falar lá em cima era de Calgary (Canadá). Tens aí a comparação: http://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_cities.jsp?country1=Portugal&country2=Canada&city1=Lisbon&city2=Calgary

      Acredita que por mês tiras bem mais de 5,333.64C$ seja em IT seja nas obras 😉

      Não se sigam 100% por essas estatísticas até porque não se janta fora todos os dias nem compras uma tshirt a cada semana, e outra, essa estatistica não inclui o que se ganha em overtime, subs férias, etc que por sua vez no Canadá é bastante bem pago. Por alguma razão o Canadá tem 3 cidades no TOP 10 das melhores do mundo para se viver 😉

    2. Avatar de Badjouras!!
      Badjouras!!

      Sim esse site e muito interessante, mas atencao que algumas coisas nao tem os precos reais!! Mas ajuda muito a ter uma ideia.

  25. Avatar de Redin

    Solicito ao moderador que apague a entrada anterior a este comentário por ter levado por acidente links repetidos e já agora este pedido tamém. Obrigado.

  26. Avatar de cfav
    cfav

    Bom dia, gostava que alguem me podesse esclarecer se uma pessoa com um curso superior de informatica acrescido do grau de mestre, tambem necessita de ter certificações.Obrigado.

    1. Avatar de Custo de Vida!
      Custo de Vida!

      As certificações são sempre um bom complemento mas não são obrigatórias.

      Trabalho há 5 anos na área, tenho licenciatura e mestrado em Eng.Informática e não tenho certificação em nada.

    2. Avatar de Badjouras!!
      Badjouras!!

      E sempre bom ter certificados, mas sinceramente acho que o que as empresas procuram e experiencia! No maximo podem usar a certificacao pa decidir entre 2 candidatos com a mesma experiencia, mas isso raramente acontece. Outras vezes podem dar a desculpa do certificado pa n contratar, e no entanto contrataram outra pessoa mais experiente que tu e sem certificacao tb 🙂

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Normalmente os fornecedores de produtos como a MS ou a CISCO fazem descontos às empresas que tenham um X de trabalhadores certificados. Normalmente as empresas podem oferecer a certificação aos colaboradores, mas depois colocam adendas aos contratos com clausulas que salvaguardam o valor da mesma, por exemplo se o colaborador sair antes de Y meses tem que pagar o custo da formação. Muitas vezes esse tempo pode chegar a ser o tempo que a certificação é válida. Mas se o colaborador for bom há empresas que pagam as clausulas de rescisão para os contratar.
      Penso que não é factor para ganhar mais no primeiro emprego.

  27. Avatar de J
    J

    Isso da experiência, já é uma questão antiga. Como é que o pessoal pode vir a ter experiência se não lhe são dadas oportunidades de a ganharem?

    1. Avatar de Badjouras!!
      Badjouras!!

      Quando nao ha oportunidades para se ganhar experiencia tem de se procurar!!! Felizmente acho que em informatica somos priviligiados nessa materia.. Se nao consegues arranjar trabalho para ganhar experiencia tens 3 hipoteses:
      – Todos nos temos ideias de negocio, por isso escolhe uma dessas ideias e implementa-a (Perdes 3 ou 4 meses mas dp disso chegas a uma entrevista e dizes que fizeste sozinho o site x e que tens y utilizadores registrados). As empresas cada vez tem mais enconta projectos pessoais (Na minha opiniao ganhas mais experiencia num projecto deste tipo do que num ano a trabalhar numa empresa).
      – Emigra! Na nossa area ha oportunidades por todo o lado e pa todos os niveis (mesmo juniors e recem licenciados)
      – Continua a procura e podes ter sorte em encontrar um estagio ou trabalho a receber 600€ 🙂