Será possível viver no mar? Gouveia e Melo diz que vamos povoá-lo dentro de 50 anos

36 Comentários

Somos mais de oito mil milhões de pessoas no mundo, com a Organização das Nações Unidas a estimar que sejamos mais de 11 mil milhões, em 2100. Se há quem pense em povoar Marte, o Almirante Gouveia e Melo sugere que vamos, dentro de 30 a 50 anos, habitar o mar.

Projeto de uma cidade no mar

Os projetos que estudam a potencial colónia de seres humanos em Marte têm tanto de ambiciosos como de impressionantes. De facto, com a Terra a albergar milhares de milhões de pessoas e a ver os seus recursos pressionados a cada ano, os visionários temem o futuro e desenham alternativas.

Na perspetiva do Almirante Gouveia e Melo, contudo, há muito por explorar por aqui, pela Terra, uma vez que há dois terços do planeta inabitados.

No podcast Bitalk – Negócios à Portuguesa, disponível no YouTube, o Almirante Gouveia e Melo falou das potencialidades do mar e previu que, em 30 a 50 anos, estaremos a povoá-lo: “Nós, na realidade, vamos habitar os grandes espaços marítimos”.

Apesar de sermos nómadas nestes espaços, porque transitamos por via deles, isso pode mudar, futuramente.

Os seres humanos foram praticamente iguais, em termos da sua escala de desenvolvimento, durante quase um milhão de anos. Só nos últimos 30 mil anos é que fizemos um salto gigantesco.

Na sua perspetiva, este salto deu-se, porque os seres humanos tornaram-se sedentários e criaram comunidades, que se foram especializando e adotando uma melhor organização. Conforme disse, “o mar ainda é nómada, mas vamos tornar-nos sedentários no mar; vamos povoar o mar; a humanidade vai povoar o mar”.

Almirante Gouveia e Melo. Crédito: Rui Gaudêncio | Público

 

Futuro no mar pode estar mais próximo do que as pessoas pensam

Com dois terços do planeta inabitados, o Almirante Gouveia e Melo prevê que as “cidades no mar” serão uma realidade em 30 a 50 anos, uma vez que a tecnologia de hoje já permite esse trabalho.

Reforçando a sua visão, explicou que, embora um terramoto em terra seja devastador, um maremoto no meio do mar, no meio do oceano, “é uma onda de 30 centímetros”.

Estamos a falar de uma nova geografia, no futuro, [que] vai situar-se no cruzamento dos grandes tráfegos marítimos.

Na perspetiva do Almirante Gouveia e Melo, no mar, será possível desenvolver plataformas de negócio, sistemas de serviços, cidades… “Este mundo completamente novo” está a 30 a 50 anos de distância.

Concorda que será possível povoar o mar?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de subtrassao
    subtrassao

    Se for dentro de água, como a pequena sereia, acho interessante.

  2. Avatar de MManuelito
    MManuelito

    Estou precisamente agora a ver essa entrevista, o Almirante é claramente uma pessoa bastante lucida!

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    podcast Bitalk ….muito bom.

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Não é um sujeito que quer ser Presidente da República e para isso faz de tudo para dar nas vistas? Que se acha um militar salvador da pátria e que seria um desperdício passar à reserva e nunca mais se ouvir falar dele?
    Espero que, como bom militar, passe à reserva, com o dever cumprido e não se meta na política, porque não é função dos militares. Mas os que se acham salvadores da pátria gostam dele.
    Eu vou matutar nas suas sábias palavras: “A humanidade está ameaçada por maremotos, mas, no meio do oceano não passam de uma onda de 30 cm”. Profundo, isto 😉

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      He pá, ó Mestre Alves, não sou psicanalista, mas vejo por ai uma arestazinha de aversão a fardas. Trauma do RI2 de Mafra, o de Abrantes ou foi em Sta Margarida que te fizeram mal?

      Sabes quem foi Ramalho Eanes? sabes o quanto lhe devemos?

      1. Avatar de 25 de Abril, sempre!
        25 de Abril, sempre!

        Ao Ramalho Eanes, o povo deve a reincorporação dos fascistas no poder, desde o 25 de Novembro de 1975. E ainda um par de lambadas nas ventas. A ele e a todos os que lhe lambem as botas.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Tanta “Biolência”, credo!
          Ide ao cinema, namorem, relaxem rapaziada!

        2. Avatar de Comache
          Comache

          Porque não vais viver para a Rússia…

        3. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Presumo que as celebrações do 25 de Novembro, o dia que completou o 25 de Abril, façam-te azia.
          Temos pena…nenhuma!
          Viva à liberdade, abaixo as ditaduras!

      2. Avatar de Anung
        Anung

        O Aves é claramente uma pessoa que teve uma infância difícil, é fisicamente frágil e com níveis de testosterona abaixo dos valores minimos.
        Essas pessoas têm por norma aversão a pessoas de indole forte.

        É uma pessoa que fora dos meios virtuais não existe.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Ao que isto chegou, ofensas pessoas. Deixem-se de politiquises, isso faz mal. Só é bom é para os políticos.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O homem não quer ser político. Já o disse publicamente numa entrevista na televisão. Inclusive, disse que seria muito mau político. Por isso, pegando nas palavras dele, se ele se tornar candidato a Belém, será mais um mau político mentiroso.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        E não tem direito a mudar de ideias?

        E se de entres os maus ele foi o menos mau?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Claro que sim, aliás os bons políticos demoram alguns meses a mudar de opinião, este demora 2 anos…deixa-o entrar na política que vai mudar mais vezes de opinião e mais rapidamente.

  5. Avatar de Filpe
    Filpe

    50 anos? as ilhar artificiais já existem há uns aninhos o almirante anda desactualizado.

    1. Avatar de Grymlord
      Grymlord

      Quando o Alm Gouveia e Melo fala em povoar o mar nao e a superficie mas sim colonias submersas. E faz todo o sentido

      1. Avatar de Zé

        Não, não faz. Além das correntes, agitação marítima e outros fenómenos também se sentirem debaixo de água, a logística será bastante complicada. Mesmo a pouca profundidade, não existe qualquer presença humana subaquática em permanência (tirando alguns pontos de pesquisa e se bem me lembro alguns hotéis com preços exorbitantes, não existe nada). A gestão de recursos, de resíduos e de suporte de vida (água, comida e oxigénio principalmente) a juntar às questões técnicas, principalmente da pressão subaquática e manutenção da pressão atmosférica interna e regulação de temperatura e humidade, são enormes desafios. Consegue-se fazer com a tecnologia atual? Na minha opinião consegue-se, mas não a custos aceitáveis e com fiabilidade algo incerta. Honestamente, acho que mais depressa conseguimos ter uma colónia em Marte. É algo estranho, mas os desafios de construir debaixo de água são enormes.

        1. Avatar de Pedro Pereira
          Pedro Pereira

          O custo deve ser menor que ir para Marte…

          De qualquer forma penso que deve estar a falar de cidades flutuantes.

  6. Avatar de Zé

    Basta ir à favela de Makoko em Lagos, ou a uma das muitas “cidades” flutuantes na Ásia, umas temporárias (nas épocas de chuva), outras permanentes.
    Se bem que este Senhor Almirante não deve saber nada de mar. Ele que venha com a conversa dos 30 cms para um qualquer comandante de navio de pesca, militar ou mercante. Mas daqueles comandantes que andam no mar, não dos que navegam nos gabinetes. Este ainda deve ser daqueles que não acreditam nas Rogue Waves.
    Mas pronto, se calhar andou a ver o Waterworld e ficou com ideias.

  7. Avatar de Tiriri
    Tiriri

    Se a Povoar 1/3 do planeta, já esgotamos os recursos para o ano em 3/4 do tempo, imaginem se ocupássemos os outros 2….

  8. Avatar de rui
    rui

    Graças a Deus temos marinha PT forte cheia de submarinos. Gouveia e Melo para o Presidente de Galáxia!

  9. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Waterworld?!!!

  10. Avatar de Luís
    Luís

    Em o PÚBLICO 28/10/2021: Gouveia e Melo volta a afastar entrada na política – “Se isso acontecer, dêem-me uma corda para me enforcar”

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Tradução:
      “Se isso acontecer” (entrar na política), sabem bem que não queria, mas senti-me obrigado, antes queria “uma corda para me enforcar”. Por isso, votem em mim todos os que detestam os políticos, porque eu não sou político.
      Os populistas e salvadores da pátria gostam muito desse discurso.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Olha aqui Aves, o Trump fez este video, mesmo a pensar em ti- cheio de fardas e significados: https://x.com/EndWokeness/status/1844113704746615286

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Qual é o teu candidato favorito a PR?

      3. Avatar de Zé

        Olha… tens toda a razão.
        Entre os políticos “do costume” e o “político que não é político mas faz política para chegar à política” venha o diabo e escolha. Ainda assim, prefiro o Tino de Rans.

  11. Avatar de Silva
    Silva

    Boa noite já não é para o tempo dele.O fim da humanidade é o mais provável,deixemos de histórias.

  12. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Que vão povoar marte! deixem o nosso planeta, no que resta de azul, em paz….

  13. Avatar de Paulo Bastos
    Paulo Bastos

    Penso que sim,os humanos são as criaturas mais estranhas no planeta!

  14. Avatar de Jose morais
    Jose morais

    Nos precisamos de agua para viver se ate la o processo de dessalinizacao for uma certeza com viabilidade financeira nao me custa nada acreditar nessa possibilidade visionaria.

  15. Avatar de Marini
    Marini

    Então e o interior? Continua vazio?
    Se se candidatar à presidência da república eu voto em si, não precisa de me vender sonhos…

  16. Avatar de Hugo Moreira
    Hugo Moreira

    Será que devo mesmo responder
    Com o devido respeito; Os seres humanos nunca iram construir uma cidade no mar
    Há diversas justificações que me fazem afirmar isso!

    Obviamente eu não vou conseguir as expor em um único texto!

    Precisava de um, bom par de horas ,para o fazer de forma ortografica☺️

  17. Avatar de VaPoC
    VaPoC

    Férias em Atlantis.