Será o fim das comissões bancárias do serviço MB WAY?

42 Comentários

Em era de plena pandemia, talvez se saiba dar o real valor a serviços como o MB WAY! Com este serviço podemos pagar usando simplesmente o nosso smartphone, evitando assim movimentações físicas de dinheiro entre pessoas. No entanto, este serviço tem associadas comissões por parte de alguns bancos.

O fim das comissões bancárias do MB WAY pode estar para breve.

Será que é o fim das comissões do MB WAY?


A Comissão de Orçamento e Finanças do parlamento ratificou as votações do Grupo de Trabalho que acabam com comissões bancárias no MB WAY, na rescisão e renegociação de crédito e, em novos contratos, o fim do processamento de prestação, segundo revela a Lusa.

MB WAY: 25 transferências por mês passam a ser gratuitas…

De acordo com o deputado do PS, Miguel Matos, foi aprovado o fim das comissões bancárias “para determinadas operações de baixo valor”, com um “limite de operação de 30 euros, um limite mensal de 150 euros, e até 25 transferências por mês”, que passam a ser gratuitas.

Será que é o fim das comissões do MB WAY?

Acima dessas transferências, é aplicada uma taxa igual ao do regulamento de transferências da Comissão Europeia, na percentagem de 0,2% para cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito, segundo o deputado. Para um cartão de débito que fizesse uma transferência de 40 euros, estaríamos a falar, no fundo, de oito cêntimos de comissão, revela ainda o deputado.

Este é um dos serviços que mais se tem destacado para a realização de pagamentos digitais. Apesar de alguns bancos terem começado a cobrar pelas transferências dentro da app, há outros que se mantêm fiéis aos princípios do serviço e as transferências continuam gratuitas. A votação final global no plenário está agendada para quinta-feira.

O MB WAY é a solução MULTIBANCO para fazer compras online e em loja, criar cartões MBNET, utilizar Caixas MULTIBANCO, enviar dinheiro e dividir contas com os seus amigos. Para começar a usar este serviço basta aderir através da app, ou através do MULTIBANCO. Basta associar o seu cartão ao seu número de telemóvel, e definir o seu PIN MB WAY!

Leia também…

Bancos não são obrigados a pagar prejuízos de burlas feitas através de MB WAY

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EU
    EU

    é impressão minha ou o limitarem as comissões está MUUIIIITO longe do que é questionado no titulo da noticia?

    1. Avatar de ze
      ze

      O problema nem é esse, o problema é que colocam valores irrisorios como gratuitos mas depois querem taxar igual às taxas de transferências dentro da EU, façam as contas a quanto vão pagar no final, no meu caso será 10x mais do que pagar as taxas actuais.

  2. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Exacto ainda bem que querem limitar as comissões. Mas não percebo o título que interroga sobre o FIM das comissões.

  3. Avatar de xnelox
    xnelox

    Calma, o título é para incentivar leitura e comentários sobre ele próprio

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      acho que devia haver um termo para isso /s

    2. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      +1000 não houvesse gente na equipa que é markter

      1. Avatar de Miguel Almada
        Miguel Almada

        Ri me

        1. Avatar de MalicX
          MalicX

          É uma boa medida. 25 transf por mês. Lembrem-se a coisa tem custos.
          Mas mesmo assim vamos pagar de outro modo. Outras comissões vão aumentar.
          O MB legalmente não pode cobrar comissões. Por esse motivo os cartões vê outras alcavalas têm custos absurdos. Ou as esquerdalha acha que as máquinas e o software é de borla? Só

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            “Lembrem-se a coisa tem custos.”

            a “coisa” era suportada gratuitamente por quem tinha que custos, a SIBS.

            Os bancos que não tinham custos é que quiserem aproveitar e ganhar mais uns trocos.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    (…) com um “limite de operação de 30 euros, um limite mensal de 150 euros, e até 25 transferências por mês”, que passam a ser gratuitas.
    Tanta complicação sempre….. Como uma aplicação super útil e simples de se usar ficou cheia de pontos e virgulas!!

  5. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Muito honestamente, se for como diz no texto parece-me uma medida surpreendentemente boa para o tipo de gulosos que decidem e lucram com o trabalho dos outros (políticos e bancos, neste caso).
    Claro que era desnecessário complicar algo que veio para facilitar a vida às pessoas mas pelo menos são comissões bastante baixas a meu ver.

  6. Avatar de Marte
    Marte

    Resumindo, como sempre, para o cliente fica tudo igual.
    – MBWay, já havia opções gratuitas e só pagava quem queria;
    – Rescisão/Renegociação de Crédito, é algo muito pontual (uma duas vezes na vida);
    – Comissão de processamento, só nos novos contractos. Ou seja, quem já paga continua a pagar e os novos contractos terão um valor de spread e outros serviços obrigatórios de modo a compensar essa eliminação.

    Ficam todos bem na fotografia, mas na realidade, no bolso dos clientes vai ficar basicamente igual.
    Às vezes dá quase vontade em votar no Chega. Só não o faço porque sei que ficaria pior.

    1. Avatar de fc
      fc

      claramente não fica tudo igual. por exemplo tenho uma conta onde me dão 3 utilizações mensais de mbway de forma gratuita. é possível ter mais e até todos de forma gratuita se estiver a pagar por outro tipo de serviços bancários, não é isso que está aqui em causa.

    2. Avatar de albino negro
      albino negro

      Tas mesmo convencido que o chega iria mudar alguma coisa se fosse governo???
      A ver pela palhaçada que ate o programa do partido foi revogado…

  7. Avatar de Firefight
    Firefight

    Limitações ridículas. Em vez de promoverem a empresa que por sinal é portuguesa, se não me engano, e ajudá-la a expandir o conceito para o resto da Europa dando o exemplo de uma boa parceria com os bancos portugueses não, preferem dificultar a vida à SIBS. Para mim é a das apps que mais uso e que mais utilidade tem no meu telemóvel. 150€ por mês e um máximo de 30€ por transferência não dá para nada…

    1. Avatar de Marte
      Marte

      Sim. O meu receio é que com esta nova lei, os bancos que não cobravam passem também a cobrar. Mas acredito que haverá sempre uma alternativa gratuita como Moey!, Revolut, etc.
      Já em relação a quem tem prestação da casa, continuará a pagar 30 € por ano em comissão de processamento. No fundo, no principal ponto (e mais ridículo) fica igual.

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Basicamente, os bancos aumentam outras comissões para compensar a quebra nessa. Eles não ficam a perder, e encontram estratagemas de dar a volta a isso.

  9. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    cambada de ignobeis!
    é mesmo triste, podíamos simplesmente ser diferentes e inovadores em relação aos outros países, mas quando conseguimos em alguns aspectos vem sempre a mesma tralha cortar as pernas…

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Muita discussão e comissões para transferências até 30€!
    Se eu fizer uma compra de 40 euros pago comissão ou é para transferência entre bancos?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      só tranferencias

  11. Avatar de A. Costa
    A. Costa

    “com um “limite de operação de 30 euros, um limite mensal de 150 euros, e até 25 transferências por mês” !!!!
    Porque não complicar mais um pouco….
    para os desempregados o limite seria por operação 47 euros, um limite mensal de 73% do RMSI , e até 33 transferências por mês, com um acréscimo de 21% por cada dependente até ao limite de 96% do RMSI e 128 transferências por mês. isto para o primeiro escalão….

  12. Avatar de paulo
    paulo

    o povo paga ao braco direito do estado! os bancos! é tudo para eles

  13. Avatar de Jose Augusto
    Jose Augusto

    E se eu partir um pagamento de 60 euros em 2 transferências seguidas de 30 euros cada uma?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Não paga comissão até o total de 150€ por mês,penso que é assim.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Ou 25 transferências até 30€ por mês.

        1. Avatar de Jose Augusto
          Jose Augusto

          Mas 25 * 30 = 750. Bem mais que 150.

          Então se posso fazer uma transferência gratuita por mês de 150 euros, para quê o limite de 30 euros?

          Será o limite de 30 euros diário?

          1. Avatar de Marco da Madeira
            Marco da Madeira

            25 transferências até o total de 150 €, eu também estou com algumas dúvidas.

  14. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    E como fica o gerir a conta MB Way?
    Há bancos que cobram taxas mensais da aplicação (limpeza de conta).

  15. Avatar de Marco da Madeira
    Marco da Madeira

    Ok, está melhor assim do que cada banco fazer as suas próprias comissões, mas o valor de 30€ e150€ mês poderia ser um bocado mais alto mas ok agora sei que por esses valor não cobram €..
    A partir de agora sou Marco da Madeira e não só Marco já tem vários Marcos.

  16. Avatar de albino negro
    albino negro

    Uso MBway para pagamento diversas vezes.
    Comissão paga ZERO
    Tenho cartao Novo banco associado. No dia que cobrarem mudo de banco…

  17. Avatar de AC
    AC

    A minha interpretação é que os 0,2% e 0,3% de comissão aplicável às transferências associadas a cartões de débito e crédito, respectivamente, equivalem à comissão máxima , suportada pelo comerciante, se fosse utilizado o cartão para o pagamento no ponto de venda (TPA). Fica assim protegida a desvirtuação do mercado pela fuga dos pagamentos em TPA (com a comissão paga pelo comerciante) para a ferramenta electrónica (MbWay sem comissões), que se vinha verificando.
    As infraestruturas e plataformas tecnológicas têm que ser pagas e o modelo aqui referido parece-me evitar abusos, mantendo a tendência de gratuitidade.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Podem me criticar se quiserem ,mas tenho a certeza absoluta neste país é so chulos…Nunca vamos ser um país organizado…ate com uma app que devia facilitar a vida,outros se tentam aproveitar da mesma…QUE FIQUE BEM CLARO, QUANDO UM PAÍS NÃO TEM UM CAMINHO TRAÇADO (um objetivo) TODOS OS CAMINHOS SERVEM…POIS ISSO NÃO NOS LEVA A LADO ALGUM, SO VERGONHAS

    1. Avatar de albino negro
      albino negro

      carlitos Isso cheira a andre cócó

  19. Avatar de JLB
    JLB

    SE todos deixassem de usar MB Way é que era, acabava-se esta palhaçada de vez !!! Mas não, a malta vai atrás dos facilitismos. Uns centimos aqui outros ali e os Bancos a mamar. Mas depois apresentam lucros do caraças, mas claro à custa do Zé Povinho e destas chulisses. Eu não uso MB Way, o BM cobra-me por fazer transf. entre contas de Bancos diferentes no serviço homebanking. Qdo quero fazer uma tranf. vou a uma caixa MB e não pago nada. Não alimento este tipo de chulisses ! Mas isto sou eu… e muito mais tinha para dizer !

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      ok boomer

    2. Avatar de MalicX
      MalicX

      É por causa dessa ideia parva que temos as comissões bancárias que temos. Ou achas que o MB nasce em árvores?
      A esquerdalha é que acha que sim. Mas não meus amigos. Pagas e não bufas. Se não é diretamente, pagas indiretamente.
      Faz lembrar o aluguer dos contadores de água. Os xuxas acabaram com esse aluguer, agora temos a taxa de disponibilidade do serviço que é, por norma, o dobro do anterior aluguer. Xuxas, está tudo dito. Inúteis.

  20. Avatar de MalicX
    MalicX

    Sampaio. E a SIBS é a santa casa da misericórdia? Não tem custos? Não fatura todos os meses cada transação do MB ou do MBWay aos bancos?

    É mesmo de quem não tem a noção de como funciona o mundo.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Vou voltar a repetir.

      A SIBS faz as coisas de borlar, quem quer sacar dinheiro são os bancos.
      Ora se a SIBS achas que pode fornecer de borla, qual o problema?

      O que dizes fazia sentido se fosse os bancos que tivessem os custos mas não é.

      1. Avatar de Caustico
        Caustico

        Mas que grande confusão vai nessa cabecinha rjSampaio.
        A SIBS cobra, e bem, aos bancos por cada transação efetuada na rede, pela simples ligação e até pelo facto de os bancos disporem de um serviço (independentemente de o utilizarem ou não).
        Nem lhe passa pela cabeça o «balúrdio» cobrado mensalmente nas múltiplas faturas da SIBS a cada banco; queria você ganhar num ano, o mesmo que um mês de faturação da SIBS a um banco (e nem precisa ser dos maiores bancos).
        DE BORLA … essa é boa!

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          E se for pelo multibanco tambem cobra?

          É que as transferências ai são de borla…

          1. Avatar de Caustico
            Caustico

            TODAS as transacções efectuadas na rede são cobradas, inclusive as consultas.
            Por questões históricas e de relacionamento com o cliente, os bancos têm optado por não cobrar a utilização das ATM (também porque ajudaram na redução de custos das redes comerciais). Em outros países, a simples utilização do ATM está sujeita a comissionamento.
            Espero que as mais recentes alterações legais, cujo objectivo será «proteger» o utilizador bancário, não tenham o efeito contrário, porque os custos associados ao suporte da infraestrutura têm que ser pagos e as comissões são um dos meios para o fazer.
            Sem pagar, o que nos espera é um sistema onde se vão suceder os erros, indisponibilidades e problemas, a todos os níveis, inclusive na fraude.
            Como utilizador, não é o que pretendo.
            Já agora e a título informativo, a SIBS é uma sociedade prestadora de serviços, criada e detida pelos bancos, com o objectivo de economizar custos associados à implementação da rede de pagamentos, com sucesso reconhecido internacionalmente e que só nós, em Portugal, não compreendemos (não tenho relação contratual com a SIBS, apenas conheço, bem, o sector).

  21. Avatar de Marco da Madeira
    Marco da Madeira

    Sim o mbway é gratuito os bancos é que querem cobrar comissões (não todos).
    O mbway foi criado para facilitar a vida de consumidores e comerciantes.