Será desta? TDT terá em breve mais dois novos canais

25 Comentários

Atualmente a oferta na TDT disponibiliza os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e também canal Parlamento (AR TV). Todos os canais funcionam em sinal aberto, mas o Governo pretende agora atribuir dois canais na plataforma de Televisão Digital Terrestre (TDT) e criar um Plano Nacional para a Literacia Mediática.

A proposta de lei faz parte do Orçamento do Estado para 2021 que hoje foi entregue no parlamento.

Será desta? TDT terá em breve mais dois novos canais


TDT tem atualmente 7 canais… mas ainda há espaço para 2

A TDT (Televisão Digital Terrestre) chegou a Portugal em outubro de 2008, em emissão experimental, a partir do retransmissor de Palmela. Depois de ultrapassadas várias barreiras tecnológicas e de mercado, a TDT chegou aos portugueses em 2012 e hoje estão disponíveis sete canais: RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e o Canal Parlamento… mas faltam dois.

De acordo com a proposta de lei que faz parte do Orçamento do Estado para 2021, o Governo pretende “atribuir os dois canais disponíveis na oferta” da TDT.

De relembrar que já em 21 de julho, a ministra da Cultura, Graça Fonseca tinha referido que o Governo pretendia retomar o processo de atribuição de dois canais de televisão na TDT (plataforma gratuita). De relembrar também que, a 23 de junho de 2016, o Conselho de Ministros aprovou o alargamento da oferta da TDT em Portugal, o que previa dois canais da RTP sem publicidade – RTP3 e RTP Memória – e outros dois reservados para os privados, estes últimos atribuídos mediante concurso.

Será desta? TDT terá em breve mais dois novos canais

As emissões da RTP3 e da RTP Memória na TDT arrancaram a 1 de dezembro de 2016, passando a oferta de televisão em sinal aberto (gratuita) a ser composta pela RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e ainda o canal Parlamento (AR TV).

Nos planos do Executivo está ainda “fortalecer a competitividade de Portugal enquanto local de produção cinematográfica e audiovisual e estimular a atividade dos produtores e coprodutores nacionais, modernizando e simplificando os procedimentos para filmar em Portugal, através da articulação entre diferentes entidades públicas da Administração Central e local, através da Portugal Film Commission”.

Leia também…

Woo: Chegou a operadora para quem só quer NET (e não só)

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Mais uma obra de Santa Engrácia.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Canais só se for de treta porque o lobby dos operadores não deixa os privados meterem lá canais.
    Muitos favores se fazem aos políticos!
    A mais de 20 anos sempre a mesma conversa com a TV em Portugal nada mudou….

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Seria de esperar pelo menos mais uns 12 canais na TDT, nem que alguns fossem em modo de subscrição mensal.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      A antiga PT, hoje Altice, ganhou o concurso para o desenvolvimento da TDT paga, mas abandonou o projeto. Tens a quem agradecer não teres mais canais na TDT.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A PT não pode meter canais que lhe aptece, quem manda na TDT é o Governo/Anacom, mas claro que os operadores não querem mais canais, por isso fazem lobby com o governo para nunca existir oferta de canais a privados.

  4. Avatar de joao
    joao

    podiam por um canal de radio, ou canal açores (com legenda)

  5. Avatar de JCR
    JCR

    Só ter-se 7 canais, com ainda 2 por preencher, é deveras miserável, mas isto é infelizmente Portugal, bastando ver-se o resultado de Espanha, que em termos de TDT, têm o tripo dos canais que temos…e ainda estamos agora a discutir da possibilidade de haver mais 2, mais valia não haver nenhum, para pouparem as pessoas da vergonha e miserabilidade que isto tudo é!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      E você vê TDT ou tem cabo? Ou tem cabo porque a TDT não está completa?

      Ora se gastam dinheiro a modernizar a TDT, gastam dinheiro a modernizar a TDT, se não gastam é porque não modernizam?

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Será que existe rentabilidade para termos mais canais na TDT? Hoje em dia, contratas um serviço de internet e vem com o serviço de TV de “oferta”.

  6. Avatar de ProGuy33
    ProGuy33

    E vao ver que canais? A malta só curte futebol, telenovelas, Big Brother e a outra caca da Sic (Agricultor e Casados)

  7. Avatar de manuel silva
    manuel silva

    é o governo que temos

    1. Avatar de Aguinaldo
      Aguinaldo

      Deixe lá… Assim que a direita voltar ao poder, vão fazer o que prometeram : fim da TDT e aumento de 500% nas mensalidades das operadoras.

      1. Avatar de Tózé
        Tózé

        Que se saiba, quem limitou o numero de canais na TDT foi quem assinou o contrato em 2008 com a Portugal Telecom, pois à PT não interessava ter muitos canais na TDT porque tinha a tv paga para vender, pasme-se, quem assinou o contrato foi a tal esquerda que fala, o Governo Sócrates, que aceitou limitar o nº de canais disponíveis na TDT, sabe-se lá a razão…
        Lá está a esquerda (o Aguinaldo) com fake news, nunca ouvi a tal direita ou seja quem for falar em fim da TDT nem aumentos de 500%.
        Caso não saiba existe a Anacom.

  8. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    e o HD em todos para quando???

  9. Avatar de Petrus
    Petrus

    O Canal Parlamento é que não pode sair! É assim que ponho o meu filho a comer a sopa. Ou comes a sopa, ou obrigo-te a ver o Canal Parlamento!

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Enfim e Espanha aqui ao lado! Pode ser que o interior também beneficie da parceria luso espanhola assim ficamos com 45 canais

  11. Avatar de Luisão
    Luisão

    Em Espanha têm bem mais canais… por cá “obrigam-nos” a contratar um operador.
    Se houver interessados espero que deles não seja CMTV, pior canal da história da televisão.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Existe interessados a 20 anos, quero lá saber se é a CMTV ou SIC Noticias ou outro qualquer desde que abram concurso publico e paguem por ano para estarem no TDT.

      Existes dezenas de canais privados prontos a entrar no TDT se o Governo deixasse e com o que eles iam pagar de contrato chegava para financiar os canais públicos, mas os operadores não deixam isso acontecer porque assim perdem a galinha dos ovos de ouro…

  12. Avatar de J
    J

    Os canais privados não vão passar para a TDT porque ganham mais dinheiro das operadoras (Vodafone, MEO e Nos), do que ficar apenas com a publicidade entre programas (ex.: SIC e TVI).

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Podem vir mais 2 ou mais 4 já não ligo a TV, não preta, não tem nada de jeito, Os atuais canais não passam de uma ferramenta de propaganda do governo.

  14. Avatar de Mário Sobral
    Mário Sobral

    Mais uma vez promessas destes políticos da treta, já o dizem há dois anos e nunca mais, dá tempo dos velhotes morrerem, e dizerem que a TDT tem espaço para mais dois canais que fartura, Espanha outros países da Europa tem carradas de canais na TDT será o espectro radioelétrico deles é diferente do nosso? deve ser extraterrestre.

  15. Avatar de João
    João

    eu ja deixei de ver tv a muito tempo

  16. Avatar de NATALIA PINTO
    NATALIA PINTO

    Em vez do Canal Parlamento ARTV estar sempre sem emissão, podiam meter a RTP ÀFRICA.
    Quanto a canais privados o interesse tanto da SIC como TVI não deve ser muito e para mais a TDT só emite em Standard, porque o HD é para o ano do senão nunca á tarde.
    Será verdade, a ver vamos

  17. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O queridos líderes que aprovam canais televisivos para estarem numa plataforma digital ” ridículo ” , confundem estação televisiva com canal televisivo , a lógica seria atribuir um MUX “canal radioeléctrico” a cada estação nacional ou seja a RTP,SIC,TVI como no analógico cada um tenha os seus canais radio elétricos, dando liberdade as estações nacionais colocarem os canais que quiserem nos seus Muxs “sem requerer aprovação governamental” .
    Seria se grande importância abertura de Muxs regionais no continente tal como existe nas regiões autónomas , para que venham surgir de novo canais regionais no continente devemos lembrar que os primeiras estações privadas a existir em Portugal eram de cariz de regional e local não foi a SIC e a TVI, isto aconteceu nos anos 80 do século passado , mas os nossos queridos líderes trataram de encerrar essas estações regionais/locais .
    HD ?
    Como em Portugal a TDT é só para os excluídos da sociedade, velhos e pobres , os nosso queridos governantes , pesam que o HD é um luxo por isso mesmo somos o único país na união Europeia sem um único canal HD em sinal aberto , não podemos esquecer que o primeiro canal emitir em Portugal em sinal aberto foi o AXN apesar de ter sido testes realizados pela meo na qual não foi preciso requerer aprovação governamental para tal canal emitisse em sinal aberto .
    Porque chamo de queridos líderes ?
    Neste tema os nossos políticos se comportam como fossem líderes da Coreia do norte , fazer listas de canais, aprovar canais , aja vergonha .

  18. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    A ideia ao que parece faz parte das pressões que o governo está a receber por parte da Cofina para meter a CMTV em sinal aberto e da IURD que também quer colocar a versão portuguesa da Record TV . O que é curioso é que ambos são canais propaganda do Chega de André Ventura.